Tenho várias cenas renderizadas em 19-MT que é um motor imparcial de render e requer uma boa máquina pra fazer os cálculos de iluminação. Meus trabalhos renderizam nesse motor de render em média em 40 minutos. Em Photon Map esta mesma cena não passaria de 10 minutos. Porém tudo depende mto da sua máquina e do domínio que vc tem do programa, ou seja, configurar o render, as luzes, sombras, materiais, fatores externos, enfim…são muitos fatores que ficaria inviável explicar aqui. Eu dou aula aqui no RJ no Instituto Bramante http://www.institutobramante.com.br e faço muitos testes pra poder levar as cenas pra sala de aula. Tenho 1 Athlon 2200 com 2 GB de ram que comprei ha 8 anos atras e um Quad 9300 com 8GB de ram que é minha máquina principal de trabalho. Sempre testo nas duas máquinas e já constatei que muitas vezes o problema não é na máquina, mas sim na maneira como configuramos a cena, pois tem cenas que renderizam com quase o mesmo tempo em ambas.
Em Metrpolis Ligth 1 passe não pode demorar mais que 10 minutos, no quad demora em média 2 minutos e a partir de 23 passes a cena já pode ser parada. No render imparcial se vc não parar a cena ela vai renderizar infinitamente.
Abraços.