Kerkythea

Atualização 2010: Colocando Lâmpada IES pelo Sketchup

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Anônimo 5 anos, 10 meses atrás.

• Autor
     |  2698 Views Posts

.

Boa tarde a todos!!

Desta vez eu venho para trazer novidades e mais do que isso, ensinar a usufruir desta novidade, pois o kerkythea teve seu plugin atualizado para a versão 3.16 a qual trouxe grandes vantagens, aumentando a rapidez e a estabibilidade na exportação, corrigindo problemas que a versão 3.15 tinha que de vez em quando a textura ia projetada de forma diferente tendo que ser corrigida pelas coordenadas de bitmap e agora isso já nao acontece mais. Mas a grande novidade é a possibilidade de colocar Lâmpadas IES pelo Sketchup, para quem nunca ouviu falar em lâmpadas IES, são lâmpadas Fotométricas que têm suas projeções de luz muito mais realistas do que as normais, com projeções de lâmpadas dicróicas reais, consequentemente agregam muito mais beleza e realismo aos nossos projetos.

Quem já colocou uma IES sabe o trabalho que dava, pois era muito chato ter que ir no advanced e fazer vários passinhos tendo que setar uma por uma e fazendo muitas vezes a pessoa até desistir de colocar. Mas agora todo esse problema acabou, e com apenas um clique no Sketchup você pode colocar todas as suas lâmpadas IES com total praticidade e facilidade.

Segue o tutorial que fiz pra facilitar o entendimento do pessoal:

Link para baixar o plugin 3.16: http://www.kerkythea.net/joomla/index.php?option=com_remository&Itemid=42&func=fileinfo&id=112

Link para baixar as IES: http://www.kerkythea.net/joomla/index.php?option=com_remository&Itemid=42&func=startdown&id=84

Lembrando que essas. IES você precisa descompactar, e colocar na pasta do Kerkythea no drive c: conforme citado na primeira imagem do tuto. E você também pode usar qualquer arquivo de extensão .IES e não somente as que estão disponíveis no site do kerkythea.

Bons Estudos!

Grande Abraço a Todos!

.

P_ _ _ a meuuuu.
    assim fica muito fácil, acho hehehehe.
    parabéns mauricio pela atualização com o 3.16

Depois que eu baixar instalo onde ? ou colo onde ?
    Obrigado

Ja vi. Funcionou muito bem. Obrigado

Poxa cara que massa com essas empolgações e facilidades com kerkythea to até com vontade de largar o podium e passar logo pro kerky!! Vlw cara são pessoas assim como você que enriqueem os fóruns pela internet a fora:-D:-D:-D

.

Georgeo,

Não tem que instalar nada..é só colocar a pasta com os aqruivos de extensão .IES no diretório do Kerkythea no drive c: como mostra a primeira imagem.

Abração.

Pingo,

Obrigado pelas palavras, será um prazer ter você na comunidade de usuários Kerkythea no Brasil, realmente ele é muito prático em tudo.

O podium é um bom renderizador, o problema é a falta de material para estudar e pessoas para compartilhar experiências.

Grande Abraço!

Quem domina o programa é outra história….
    Belo tutorial maurício……
    Pro pessoal que usa kerky vai ser útil demais…..
    olhando assim dá até saudade da época que arrisquei mexer um poquinho no kerky….hehehe
    parabéns pelo tutorial..
    ficou excelente….
    ……
    abraços……..

Brigadão Nandim,

Como se diz aki no rio….Tamo junto!

Abração!

muito bom, muito mesmo, valeu demais, acabei de testar a tecnica numa pequena cozinha aqui e foi facinho, mas meu problema com luzes e motor mlt continuam, constatei que a iluminação IES também desaparece quando renderizada em mlt, as spot e pointlights comuns vindas do SU também, o mlt aqui só reconhece o sol e planos emissivos, você sabe o que pode ser??? obrigado.

Oi Elson,

Que bom que conseguiu fazer aí.

Desconheço isso do MLT não reconehecer IES, pois tenho vários renders em MLT com IES e nunca tive problemas com isso e vc é a primeira pessoa que relata isso.

O que deve estar acontecendo é q os seus passes podem estar lentos nem chegando a gerar a luz.

Pra usar o MLT é recomendável que se tenha no mímimo um Quad, o traço dele e o cálculo de iluminação são mais reais mas ele demora mais para gerar o produto final, eu particularmente hoje uso mais o Motor 6 e 7 pra tudo.

Abraços.

^^
    obrigado, mas não é isso, sol e planos emissivos reconhece normalmente, mas as su2ktspotlight e su2ktpointlight e tb as IES ficam simplesmente apagadas, como se estivessem desativadas, não entendo o que pode estar acontecendo, não existe nada no setup que possa fazer isso (de desativar as luzes para um determinado motor)?

até mais!

Uma questão:
    tem como saber que efeito visual cada um destes códigos IES darão no render, tipo imagens associadas ao código, ou um softer que ao ler os códigos me mostrem o efeito final?
    Isso ajudaria muito para não ficar tentando a sorte em testes de render?

Padão, eu tenho no meu HD Virtual um IES Viewer e um IES Generator (para criar os arquivos IES como você quiser).

Mas para encurtar a procura seguem os links, IES Generator e IES Viewer

Abraços

Zanela, maravilha, era tudo que eu queria, melhor impossivel, vou ver se acho um tut dele para entender melhor os recursos.
    Mas matou a charada.

OBRIGADO

Mauricio e Marlonn. Essas IES são as mesmas utilzadas no Vray? (as quais podem ser baixas do site de fabricantes de lampadas)

Elson,

Não existe isso de luzes ativadas ou desativadas para um determinado motor, se no setup da luz ela está como ativa, ela estará ativa para qualquer motor e funcionam normalmente tantos as spots, points, projector, onmi e IES..ou seja…todas funcionam normalmente nos motores parciais e imparciais.

Abraço.

Paulo,

Essas IES do tutorial são as mesmas que os fabricantes distribuem…não sei se são as mesmas do v-ray pq não uso o v-ray…..mas qualquer Arquivo .IES funciona no Kerkythea.

Abraços.

Paulo, sim, o Vray 1.48 suporta qualquer arquivo com extenção *.ies, essas ai tambem servem no Vray, só o que pode acontecer é uma diferença de Intensidade, mas que pode ser corrigida no Vray ou no arquivo IES.

Abraços

As luzes ies servem para qualquer renderizador que tenha a caraterística de poder associa-las ao render.

Meus caros, ultimamente andei fazendo uns trabalhos e ao tentar colocar IES na forma como o Mauricio informou no inicio do Tópico. Não consegui. Não funcionaram. Fazendo pelo método “antigo” através de Settings > Advance, funcionou.
    Fica a questão para os mais experts em KT.
    Obrigado

No Brasil só tem uma empresa que esta distribuindo arq. IES de suas luminárias – REVOLUZ.
    Precisa ter cadastro no site para poder baixar.
    Ai será percebido que para luminárias que usam lâmpadas Halógenas ( dicróicas, par, AR etc. ) não tem esses arquivos.
    Porque?
    Por que nestes casos como as lâmpadas tem um refletor no seu próprio bulbo.
    Para isso é preciso conseguir com o fabricante de lâmpadas.
    Phillips e Osram.
    Com a phillips já consegui, vou disponibilizar no meu hd.

mas no nome tem que botar também no nome o “.ies”?

Oi Padão,

Provavelmente vc está fazendo algum passo diferente do tutorial, o procedimento é mais simples que ir no advanced (método ensinado na vídeo aula) mas se vc não seguir exatamente o que está ali, ele não funciona.

Só teve um aluno que tbm nao havia conseguido, o outro Fernando (alagoano) que é daki tbm, e ele não tinha conseguido pq nomeou a pasta como Lâmpada IES e não somente como IES, ele já estava desistindo e qdo me mandou tdos os prints, constatei o erro e ta funcionando perfeitamente.

Tente verificar o q está acontecendo e se não conseguir..vai lá para o email do suporte pq se a galera conseguiu vc tbm tem q conseguir e tenho certeza q deve ser uma bobeirinha q deve estar impedindo isso. To dizendo pra vc insistir em dominar este método pq o dia q vc precisar colocar várias IES, pelo método antigo vc terá q setar uma a uma pelo advanced .. daí vc vai querer sentar no meio fio e chorar ou até desistir de colocar a IES no projeto.

Fico no aguardo.

Abraços!

kkkkkkkkkkkkkkkkk
    sentar no meio fio e chorar é boa…
    pelo que falastes acima deve ser o meu porblema.
    eu coloquei os arquivos ies assim:
    C:/Kerkythea/IES/Phillips > ai vem os arquivos ou
    C:/Kerkythea/IES/Geral > ai vem os arquivos
    Deve estar ai o erro: gerenciamento de arquivos
    Pelo que estou vendo deve ser:
    C:/IES/Phillips > ai vem os arquivos
    se estive errado me corrija.

Tava passando pelo mesmo problema…era o nome da pasta também..foi só renomear que a mágica aconteceu!

Abraços!

Ola Marlonnz. Nao consigo vizualizar as lampadas que crio no meu kerkythea. Tem algum segredo para salva-las?
    Valeu Obrigado.

Como assim visualizar as que cria no KT ? Não aparece no render ?

P.S.: pode me chamar só de Marlonn. hahahha

Rsrsrsr valeu Marlonn rsrs. Assim ó dois pontos explico. Baixei os dois programinhas que você disponibilizou no forun. Ate ai beleza, funcionaram e tudo. Só que quando crio uma Ies no “IES Generator” e à salvo, não consigo vizualiza-la no Kerky, ela não aparece como as outras Ies.
    Obrigado.

AAAhhh, ai as Tretas do KT não são comigo ! hauhauha

Se o Mauricio ou outro usuario do KT, usou o IES Generator e teve o problema ou soube sana-lo, fala ae.

Abraços, desculpe não ajudar.

Esta dispinonível um atualização do IES VIEWER – release 2.99t
    Com bugs resolvidos, foram incorporados novos comandos, entre eles a possibilidade de ter os icones com as imagens dos efeitos das luzes IES.
    Antes tínhamos que clicar em uma determinada luz para ver seu resultado.

Download:http://www.photometricviewer.com/1_4_Download.html

Opá……

Valeww pelo post ………………..

valeu padão, apesar de não dominar nada bem as IES estou treinando, e só na tentativa e erro pra aprender…

valeu pelo link!!

Boa noite povo…

Baixei alguns arquivos IES e gostaria de saber de vocês o seguinte…

meu wind. é o seven, então a pasta do KT está no seguinte caminho…

…Program Files (x86) /Kerky…/ ies

eu posso criar outras subpastas dentro da pasta ies, pois baixei um pacote disponivel no site do KT, e está dividido por aplicação (comercial, industrial, residencial, decorativo enfim…)

Vlw galera!

Site com arquivos IES…

http://www.revoluz.com.br/downloads.asp

Bom dia,

Bom eu sou novo no forum e em usar foruns então já peço desculpas anteciapadas se não estou fazendo a pergunta no topico certo.

Eu pesquisei no forum sobre como utilizar as luzes IES no kerkythea, contudo mesmo seguindo todas as orientações (colocar na pasta com nome IES, copiar o nome inteiro quando colocar o spotlight no sketchup), mesmo assim quando eu faço o render ele não da o efeito que deveria, mostrando somente uma iluminação direta e sem os efeitos realistas das lampadas IES.

Alguem pode me ajudar com alguma dica do que pode ser que eu tenha errado?

Desde já agradeço,
    abrs a todos,

Não intendi bem sua pergunta maaais….Vou tentar responder:

Se você executou exatamente como manda o tutorial “exatamente mesmo”, trocou a spot light no kerkythea pela ies light lá no advanced, coloque uns 20.000 de potência e veja se esta emitindo luz, conforme você usou o modelo de Ies, se não estiver emitindo, é porque você não fez corretamente.. =P

Então eu testei ir no kerkythea e colocar direto as luzes IES e funcionou.

Mas o que não funcionou foi colocar no sketchup o spot (só com o nome da luz IES). Por que qnd eu passo o arquivo pro kerkythea a luz aparece como sopt simples e não como a IES que eu tinha colocado no sketchup.

Por acaso tem que converter todas as luzes spot que eu coloco no sketchup para IES quando eu transfiro o arquivo pro kerkythea?

abrs,

Uhum, não se coloca a luz diretamente no kerkythea, se poe as spots lights no Sketchup, depois da exportação você faz o seguinte procedimento com a spot exportada do sketchup.

Advanced>Scene>Lights>Spot Light (a que você quer transformar em ies)
    Depois da mais um clique com o botao direito do mouse e vai em Ies light, algo assim, quando trocar aparece na janela a sua direita um diretório, você clica nesse diretório e mostra ao programa aonde está instalada sua biblioteca de lâmpadas ies, depois que escolhe a ies, clica dinovo na árvore de itens a sua direita, clica em add radiance ou algo do tipo, add difuse, e poe cor branca, regula a intensidade e depois é só correr para o abraço.

Roni Brigadãooo,

Consegui fazer esse ajuste que vc falou, bem facil de fazer.

Agora sim vou conseguir coocar luzes mais realistas nas cenas que eu to fazendo.

Qnd eu criar coragem eu coloco uma pro pessoal dar opnião. Por que ainda tenho que aprender muito hehehe

abrs, =D

Gente,

não acredito que deixei passar esse tuto batido……rsrrs
    precisei usar um monte de iluminação num projeto e fui uma a uma no advanced…….dói o pulso só de lembrar….rsrs

Obrigado Mauricio e pessoal por mais essa belissima ajuda!!!

valeu pelo arquivo, vai ajudar muito.

Você deve fazer login para responder a este tópico.