Kerkythea

Celebrando 1.000 postagens: Volkswagen Karmann Ghia Coupe 1955-1974 !!!

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Autor
    659 Views Posts

Participante

Pessoal,

Celebrando a minha milésima participação neste forum onde pude tanto aprender e ensinar, posto a última brincadeira, que finalizei hoje:

Um bloco do max de um “Volkswagen Karmann Ghia” que encontrei na web e resolvi fazer uma experiência meio excêntrica: mandar o bloco pro sketchup e renderizar no Kerkythea!

Pois bem, o arquivo em princípio já baixei em 3DS “medindo” 19,5 MB. Acho que já é um bloco bem pesado pro sket, especialmente na minha maquineta. Importei no sket e salvei em formato SKP. O arquivo foi pra 142 MB!!! rsrsrs

Daí vem o problema conhecido dos blocos de carros nesse formato: curvas “sextavadas”, dando aquele aspecto “quadradão” difícil de contornar. Me aventurei: desmontei o bloco inteiro, grupo por grupo. Dei uns tapas no material de TODOS os grupos e fui ao extremo: subdivie & smooth neles!!!!
      Dessa vez achei que ia colocar fogo no processador do note! kkkkkkk

Algumas horas depois, salvei de novo o arquivo, agora devidamente suavizado: 245 MB (isso mesmo: 245 MB só o carro!!).

Feito isso modelei um cenário simples, importei um archmodel do max pro sket (o banquinho de praça) e exportei tudo pro Kerkythea. Resultado: um xml de 1,05GB somente para essa cena. Incrível!

Alta resolução (3352px): https://lh5.googleusercontent.com/-bVETPLCpZzY/UlDWmmHa0tI/AAAAAAAACnw/p16__uNeSTk/s3352/Modelagem.jpg

Importei no Kerkythea e dei umas incrementadas: grama (modelo do sket replicado com instancing brush do kkt), umas florzinhas esparramadas por ela (archmodel importado pro sket e replicado com instancing brush no kkt) e a árvore (bloco archmodel que curto demais, mandado pro kkt).

Algum tempo depois (nunca marco porque deixo renderizando e vou dormir kkk), render pronto. Uns tapas na pós, e o resultado foi esse:

Alta resolução (3000 px): https://lh6.googleusercontent.com/-1UMmEc_3_BQ/UlDW7zCa8AI/AAAAAAAACn4/wKdULsDqpck/s3000/v1POS.png

Conclusão: aventura gostosa e resultado bem satisfatório, ao meu ver. Mas meio inviável o pessoal que trabalha na área fazer umas “loucuras” dessas em seus projetos acompanhados de prazos curtíssimos rsrs.

Como sempre, críticas e sugestões são bem vindas!

Abraços

Participante

Oi Newbe

Que legal, parabéns e obrigado por prestigiar o nosso fórum.
      Ficou muito legal o seu KarmannGuia.
      Atenção para o farol.
      Abraços.

Participante

Muito legal newbe.. parabens..
      bela imagem..

Participante

Parabéns newbe, você é um cara bem assíduo por aqui, sempre com comentários importantes… Curti pra caramba a imagem, principalmente da texturização e do trabalho total, o render tbm ficou de alto nível, só acho que pecou levemente na proporção dos modelos, o que não tira a beleza artística desse belo trabalho!

Abraços e “vamu que vamu”

Participante

Padão,

Obrigado pelas palavras e, principalmente, pelos esforços que faz para manter este local. Você é quem merece os parabéns!
      Quanto ao trabalho: o que mais me incomodou foram os faróis. Segui o mesmíssimo método que aplico em outros trabalhos e alcanço bons resultados, mas desta vez não me convenceram.
      Como cada teste na minha máquina é um parto, acabei deixando assim depois de alguma insistência.
      Abraço.

Lucas,
      Obrigado!

Sávio,
      Obrigado pelas palavras.
      Elogios pra imagem vindos de você são honra. Curto seus trabalhos desde o tempo de KKT.

O que te incomodou na proporção dos modelos? Pode compartilhar?

Participante

Parabéns Duilio,

Ótimo trabalho. Me amarrei na configuração do carro, arvore, grama.
      Mas creio que todo esse trabalho valeria um contexto melhor, o entorno deixou a desejar.

Mas nada que tire o sucesso do seu esforço.

Abraços

Participante

Trabalheira em chefe!, você e o Michel gostam de fazer o sket suar né! Pra mim fica um pouco inviável isso pois minhas cenas já costumam ficar pesadas sem 3ds, imagina se eu começar a colocar isso tudo!
      Abraço.

Participante

Grande Matheus, sempre comentando…

De fato o cenário ficou bem simples. Tava quase impossível trabalhar na minha máquina. Claro que daria pra modelar separado e mesclar, ou coisa do tipo, mas no fundo acho que deu um pouco de preguiça (e pressa de ver renderizado) depois de todo esse trabalho.

Valeu!!

Tizzoni, é como disse: como brincadeira valeu demais, mas acho mesmo que seja inviável pra profissionais que tem prazos a cumprir e limitações a respeitar.
      Fico observando algumas limitações do sketchup num trabalho desses: a dificuldade de lidar com grande quantidade de geometria (ta certo que minha máquina não é o melhor parâmetro) e o tamanho dos arquivos. O simples fato de salvar um 3DS como SKP dobrar o tamanho dele é dureza!!

Valeu por comentar.

abç

Visualizando 7 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2022 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.