Kerkythea
Dúvida – Textura no Render
- Este tópico contém 26 respostas, 9 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 8 meses atrás por
dudinha-sc.
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15/06/2011 às 21:59 #36007
Olá pessoal,
Não sei se fiz certo abrindo este tópico, caso esteja errada por gentileza voces me dão um toque.
Estou com um problema, fiz uma modelagem (nas coxa sem me preocupar com nada) só pra voces terem uma ideia do que estou com dificuldade. Tenho uma textura (uma foto que foi batida em ótima resolução), só que na hora que coloquei multiplicou.
A principio tudo bem, pois no kekythea é só ir nas corrdenadas pelo que sei e vou mudando, mas mesmo assim não consegui. Só fica direito se estiver muito grande, no tamanho de melhor visibilidade fica horrivel.
Vejam na imagem.
Se puderem me ajudar agradeço, um forte abraço a todos.
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15/06/2011 às 22:09 #36008
Oi Dudinha,
Acho que vc já falou tudo, a modelagem foi feita nas coxas sem se preocupar com nada, só que para renderização é fundamental ter uma boa modelagem e a recomendação é sempre levar o posicionamento da textura pronto para o kerkythea. E não é só isso, existem vários cuidados a serem tomados antes de exportar e estes cuidados vc pode aprender através dos vídeos gratuitos que disponibilizei para o usuário iniciar no programa corretamente.
Segue o link com os vídeos: http://kerkytea.blogspot.com/p/instalacao.html
Abraços.
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15/06/2011 às 22:25 #36010
Eu só fiz isso, pra voces terem uma ideia. O arquivo exportado esta todo ok, é um predio e bem modelado….só que eu fiz so para exemplificar.
Mas se a necessidade do arquivo completo tudo bem, eu mostro como é.
O video eu ja havia visto e é ótimo, foi como eu aprendi.
Mas vou postar aqui o arquivo real e bem modelado para se ter uma ideia do que estou dizendo.
Obrigada.
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16/06/2011 às 00:32 #36013
Alguém que possa me da uma ajudinha ai….obrigada.
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16/06/2011 às 09:28 #36023
Dudinha, veja se as faces onde você colocou a textura são “backfaces”?
Quando você trabalha no Sketchup tem de ter essa atenção. As BACKFACES devem ficar sempre para o lado de “dentro” e sempre que temos a necessidade de aplicar um material ou textura necessitamos de fazer uma ótima modelagem como Maurício diz e essa boa modelagem passará também pelas FACES.
Por vezes o modelo pode estar bem modelado, como seu caso até mostra, mas as BACKFACES podem estragar todo o resto. Pode ser um dos motivos que estão levando ao erro da sua textura. E quando digo pode, é porque também pode ser uma outra coisa…
Por exemplo no meu caso, atento sempre na boa modelagem, mas quando descobri que existiam BACKFACES praticamente todos os meus modelos tiveram de ser revistos para que eu pudesse tentar renderizar sem problemas!
Já em novos modelos esse tema está sempre “em cima da mesa” e já não perco tempo pois estou sempre atento as estas Backfaces.
Abraço e espero que essa dica possa ajudar.
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16/06/2011 às 11:42 #36025
Olá joaotorres,
Como voce viu ta bem modelado e esse arquivo eu tenho que entregar pronto para um cliente, vai ser meu primeiro trabalho remunerado….rs.
Então, estou fazendo da maneira que ele pediu, é algo simples que pra mim ainda está sendo um desafio.
Já tinha observado essas backfaces como tu mesmo estás falando, pois de tanto ler aqui no forum, já havia feito isso….mesmo assim obrigada pela resposta. As faces estão todas corretas.
É que sou persistente, não queria ir para o plano dois….rsrs…… colocando outra coisa, pois esse cliente bateu a foto dessa textura de churrasqueira que ele está construindo para o prédio dele e ele queria essa. Mas, se eu não conseguir resolver esse problema, vou ter que mostrar a ele outro caminho. Mas não era a minha vontade…aff.
Caso ninguém tenha mais um caminho aqui, vou partir para o plano B….rsrs…..e depois mostro pra voces como que ficou o trabalho, como disse é algo simples, pois ainda estou no começo do aprendizado.
Obrigada.
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16/06/2011 às 11:50 #36026
Olá Dudinha
Texturização não é meu forte
Não sei se foi isso mas me dá a impressão que você colocou a textura sobre um grupo, se for o caso então coloque em cada face.
Se ainda ssim não der certo por fsvor me envie por e-mail seu arquivi no sketchup para ajudar a ver a questão.
joshen48@hotmail.comQuem Curtiu?
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16/06/2011 às 12:01 #36028
Olá Joshen,
Obrigada pela ajuda. Estou no momento no meu trabalho e os arquivos estão em casa, vou dar uma olhadinha no que falou. Entretanto, essa textura eu coloquei diretamente pelo Kerkythea, pois essa textura não era a original que estava, a qual ele ja tinha visto e aprovado. Dai, ele veio com essa mudança, pra não precisar mexer em todos os materiais novamente, sendo que ja estava pronto no kerkythea, só troquei a textura lá dentro no próprio programa e dai ficou assim.
Só pode ter algo que estou fazendo de errado. Mas foi isso que aconteceu. Mesmo assim quando chegar em casa vou dar uma olhada e qualquer coisa eu te envio sim o arquivo.
Muito obrigada pela disposição de me ajudar.
Abraços.
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16/06/2011 às 15:14 #36039
Oi,
você já tentou selecionar a textura e depois ir em TOOLS>BITMAP COORDINATES, dai tentar mudar nos quadradinhos? dai depois só escalonar a textura com os parametros de baixo.
aqui muitas vezes acontece isso e resolvo assim…
tenta mudar e observa se melhora alguma coisa.Quem Curtiu?
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16/06/2011 às 18:19 #36054
Olá guigolino,
Não estou com o arquivo aqui onde trabalho, mas quando chegar em casa vou tentar, como mostra na foto acima eu fui direto naquelas coordenadas, que eu fiz um circulo. Desta maneira que voce falou eu não fiz indo em tools.
Quando chegar em casa vou fazer isso e mando uma resposta.
Obrigada pelo o interesse de me ajudar.
Abraços
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17/06/2011 às 02:35 #36092
Olá ,
Aqui está o resultado final, infelizmente nenhuma das dicas deram certo. Então, tive que fazer de outra maneira.
Aguardo criticas desse que é o meu primeiro trabalho.
Obrigada
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17/06/2011 às 11:56 #36097
Olá Dudinha
Que pena que não deu para usar aquela textura.
Mas o projecto ficou dahora, pena que fez muito tempo de render.
A imagem está pequena para ver os detalhes, mas dá para comentar alguma coisa: Gostei do background, pena que a sombra das duas árvore aqui na esquerda não aparecem na grama.
A árvore menor está muito artificial: aplique nas folhas um pouquinho de Specular e reflexãozinha e e diminua o Shininess para um valor médio ou baixo ao actual (isso aplica-se a todas as folhas de árvores).
A cor vermelha do carro está esquisita (meu sentido óptico).
Dá a impressão (se for a ideia retiro o que disse) que a estrutura de vidro nas varandas estão altas para o normal.
Quanto a pós produção, foi Photoshop né (manjo dele pouco mesmo, uso o Gimp, mas as técnicas são as mesmas), seria bom duplicar a camada da cena e aplicar na camada superior uma luz dura ou Hard Light e diminuirias a opacidade para corrigir esse esbranquecer da cena.
Com todo respeito ao seu trabalho…
Abraços e sucessosQuem Curtiu?
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17/06/2011 às 13:03 #36106
Olá Joshen,
Obrigada pelo comentário.
Me diga como colocar de um jeito aqui que de para todos verem melhor, pois estou aprendendo a fazer isso e seguir um dos tuto aqui para inserir imagem, mas não consegui ainda achar o jeito certo para todos poderem me ajudar melhor.
“e e diminua o Shininess para um valor médio ou baixo ao actual (isso aplica-se a todas as folhas de árvores)”
– Não sei como fazer isso. Podes me ajudar?“A cor vermelha do carro está esquisita (meu sentido óptico)”
– Hum vou dar uma olhadinha nisso e mudar.“Dá a impressão (se for a ideia retiro o que disse) que a estrutura de vidro nas varandas estão altas para o normal”
– Essa parte esta certa, é assim mesmo.
“seria bom duplicar a camada da cena e aplicar na camada superior uma luz dura ou Hard Light e diminuirias a opacidade para corrigir esse esbranquecer da cena”
– Não sei fazer isso …luz dura…….hard light…não entendi, e o tal esbranquecer da cena…rsrs….me ajuda.
Bem como disse é o meu primeiro projeto e quero melhorar com a ajuda de voces, eu entendendo essas coisas que voce esta falando eu reajusto tudo. Gostaria que ficasse um projeto ótimo.
Obrigada pela sua ajuda. Abraços
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17/06/2011 às 14:20 #36110
Segue mais uma dica se puder. use uma camera mais baixa pegando a área de uma altura de 1.80m para cima, assim fica mais legal e não deixa ver erros de bg
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17/06/2011 às 14:27 #36112
Oie Roni,
Claro que eu quero todas as dicas, pois quero melhorar a me aperfeiçoar mais.
Como faço isso…
Obrigada.Abraços
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17/06/2011 às 16:45 #36118
Ficou muito legal heim Dudinha!
Segue as dicas ai que o Roni falou que vai ficar ainda mais belo.
Parabéns!!!Quem Curtiu?
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17/06/2011 às 16:51 #36119
Pegue a vista, do chão para o teto na casa, veja renders de alguns monsters e pegue-os como base para os seus, a camera tem que estar a altura de um espectador, e pegar para cima da casa, e ao mesmo tempo sem perder conteúdo;.
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17/06/2011 às 17:11 #36121
Olá a todos,
Obrigada pelos comentários de todos.
Teria como voce me exemplificar através de uma imagem…desculpa a minha falta de entendimento, é que eu preciso entender o que todos estão dizendo para eu poder colocar em prática.
E a princípio não estou entendendo, sei que para voces deve ser muito facil, mas pra mim precisa ser mais desenhado….rsrsrsrs
Obrigada pela compreensão de voce em me ajudar.
O cliente adorou, mas eu quero melhorar e sei que falta muito.
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17/06/2011 às 17:30 #36123
Duda, a chaminé na altura que esta escondida na frente da platibanda não vai funcionar. Não haverá canalização de vento que puxará a fumaça para cima.
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17/06/2011 às 17:47 #36124
Olhe a câmera, como foi posicionada, do chão rumo ao teto, e mesmo assim deixando todos os itens a mostra, não sei se é o certo mais pra mim fica melhor, e é bom também na hora de colocar background.
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17/06/2011 às 18:06 #36126
Olá arqpadao,
Essa estrutura do predio não posso mudar em nada, porque foi o arquiteto que montou. Pra mim só veio o desenho para modelar.
Essas mudanças não posso fazer. Não fui eu que criei o predio.
Agora entendi o que tu falaste Roni em relação a camera, vou tentar fazer isso.
Obrigada.
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17/06/2011 às 19:32 #36131
Dudinha
Bem vinda ao aprendizado rsrsrs
Um conselho de ouro: Procure Conhecer o Editor de materiais do Kerkythea ao fundo e vc produzirá imagens sobremaneira fotorreais.
O que falei sobre o Shininess tem hanver com o Editor de materiais e isso está na secção Reflectance.
Agora quanto ao Hard Light ou luz dura é um efeito que eu uso para aplicar o equilíbrio de brancos. O que vem a ser Equilibrio de Brancos? Veja esse link: http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?topic_id=4980&forum=18Ah, enquanto eu aprendia precisava fazer dinheiro para garantir o aprendizado rsrsrs
Então, sucessos, bom aprendizado e muito money. rsrsrs
Abrassos e sucessosQuem Curtiu?
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17/06/2011 às 20:08 #36132
Olá Joshen ,
Nossa obrigada pelas palavras e pela ajuda.
Vou ver tudo que voce me passou, realmente é complicado algumas coisas. Tenho lido bastante, entretanto a ajuda de quem ja sabe é muito valiosa.
Obrigada.Abraços
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19/06/2011 às 19:06 #36167
Olá amigos,
Obrigado por todas as dicas. Apesar que foram poucas sugestões, talvez esteja bem bom esse projeto ou bem ruim….rsrsrs.
Entretanto, nos novos projetos vou por em pratica tudo que vocês me falaram por aqui. Agora estou modelando um novo prédio bem diferente desse e vou colocar em prática.
Obrigada pela ajuda e dica de todos.
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19/06/2011 às 23:54 #36181
dudinha,
o número de dicas varia msmo…hehe
eu nem posso sugerir muito no render pq não sou usuário do kt….
mas o pessoal mandou bem nas dicas, se tu seguir vai evoluir certamente…..
o seu projeto ta legal, só o que achei mais impactante foi a vista, mas o roni já deu o exemplo de posicionamento…..isso dá uma outra kra a cena….
mas é isso ai, continuar estudando pra evoluir sempre….
bons estudos…..
…..
abraçs……Quem Curtiu?
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20/06/2011 às 00:48 #36183
Oi Dudinha,
Gostei bastante da imagem.
Foram ótimas as dicas dadas aí pelos colegas e a minha principal observação é com relação ao tamanho da imagem, está muito pequena o que impossibilita ver os detalhes de cena, então o ideal é vc aumentar aí o tamanho da imagem para postar.
Não posso deixar de observar q para uma iniciante vc está indo muito bem, o realismo vem com o tempo, com a prática, com os estudos e o aumento da percepção, então agora é estudar e se dedicar e ficar sempre atenta às dicas do pessoal mais experiente.
Parabéns.
Grande abraço.
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20/06/2011 às 19:38 #36220
Obrigado novamente pelas palavras de encorajamento. Quero ficar fera como todos voces e ajudar outros.
Foi um grande desafio tudo, até postar a imagem aqui no forum que li diversas vezes pra acertar…..rsrsrs…ainda bem que tinha imagen explicando.
Em relação a imagem, realmente as proximas vou postar melhor para voces verem melhor tudo. Obrigado professor pelas palavras, como disse acompanho seu trabalho e de todos voces.
Cada conselho, dica, e alterações sempre serão bem vindas, pois quero evoluir também e compartilhar o conhecimento.
Estou muito feliz pela ajuda de todos.
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