Kerkythea

Estudo de Grama

Visualizando 35 respostas da discussão
  • Autor
    2518 Views Posts

Participante

Olá a todos!!

Eu apesar de estar abarrotado de trabalho pra terminar antes das festas, resolvi nesse domingo pegar a GH pra começar a mexer nela, pq se eu for esperar fikar tranquilo pra fazer, nao farei nunca e essa barreira do tempo, pra mim, é um desafio sempre a ser quebrado. Antes que alguém pergunte pq nao postei isso no tópico do grupo de estudos..é pra ficar fácil pro pessoal achar qdo tiver alguma dúvida e a dica nao ficar perdida dentro do tópico.

Outro dia eu estava conversando com o Padão e ele estava com grande preocupação na demora que a grama na externa causaria no render e aquilo ficou martelando na minha cabeça.. e meu foco inicial nesse meu estudo foi fazer algo q eu nunca havia feito antes pra poder facilitar a todos nós, e assim criar uma nova técnica e estou muito feliz pq estou gostando mto dos resultados iniciais e a técnica é a Criaçao de Grama pelo Sketchup com o Fur…Será q pesa?? será que Exporta?? Será q o resultado fica Bom?? O q iremos ganhar com isso???

Particularmente não achei pesado, mesmo após colocar uma quantidade boa de fios, meu sketchup continuou se comportando normalmente, na hora de exportar, exportou super rápido, não mudando em praticamente nada..Mas e o Render??

A gente sabe q o Instance brush faz o tempo de render aumentar bastante e fazendo a grama pelo sketchup o tempo de render não aumenta em nada mesmo, esse render q to postando abaixo foi gerado no Quick em 25 segundos só pra eu ver como ficaria a grama…nao editei nada..só coloquei a água pra nao ficar mto chapado..a preocupação aki nao foi o render, mas só a grama..nao tem ps , nao tem nada…o meu render mesmo ainda postarei futuramente.

Então ta aí a dica pra quem quiser testar e o bom é q vc tbm fica com uma grama densa tbm no sketch puro…seguem as imagens:

Pra quem nao conhece o Fur, tem tópico aki no fórum sobre ele e é só dar uma pesquisada.

Abraço a todos!!

Participante

Oi Mauricio, também resolvi adiantar um pouco o arquivo da casa e acho que pensamos na mesma coisa.
      Bem eu usei o fur e o meu Su demorou muito para se soltar até que travou.
      O arquivo que disponibilizei para todos sem textura estava próximo de 3 megas, depois que coloquei texturas e alguns componentes pulou para 14 megas.
      Bem usando o Fur pulou de 14 megas para 106 megas por isso deu uma travada.
      Veja as minhas configs, gostaria de ver as suas já que não pesaram muito.
      Abraços.

Convidado

Padão, sinto-lhe informar, mas para essa grama ficar boa você vai ter que aplicar mais umas 2 ou 3 vezes o Fur, pois assim tem muito espaço entre os fios, ficando esquisito. haushuas

Coloca só com 2 divisões, não vai pesar tanto igual com 3 e vai dar quase o mesmo resultado.

Abraços.

Participante

Padão,

Tua área com fur ta mto grande cara..eu só apliquei na lateral, a tua parece q dá a volta por trás do observador e tem uma área com o dobro da minha com fur aplicado…tem q ter um pc mto top pra aguentar toda essa área, pq o sketchup é pesado demais. Porém..nao precisa se preoucpar tanto com a densidade da grama no sketchup, pois lá no KT vc pode duplicar o material do fio qtas vzs quiser selecionando o material do fio vá em Edit > Duplicate e chega o metarial um pouquinho para lado movimentando ele pelo eixo, tem muita gente q faz telhado no kt assim..e lá no kt a geometria é mto mais leve q no sketchup. Duplique o material qtas vzs achar melhor…mas sem exageros pra nao travar o pc.

Meu arquivo está apenas com 45 megas…segue a imagem com os valores do Fur q apliquei.

.

Participante

Oi pessoal, com as dicas de vocês já consegui baixar para 67 megas e agora não travou, rodou beleza.
      Mauricio depois quero entender a multiplicação dos “pães” que falastes que se faz no KT.
      valeu

Participante

Eu to aki procurando o pessoal que te deu as dicas.

Convidado

Eu tambem quando li “pessoal” pensei, mas eu só comentei, não dei dicas e quem deu (as dicas, calma, olha os pensamentos) foi só o Mauricio, ué… hahah

Participante

dizem que pra bom entendedor meia palavra basta.
      Vocês comentaram e eu vi ali dicas, só isso.
      Baixei o tamnho do arquivo do Su 67megas, mas ao exportar para o KT o arquivo XML esta la com 109 megas, esta exportação faz crescer tanto o arquivo?

Participante

eu nao sei usa esse fur settings ai… =///

Participante

Excelente tópico Maurício…como você sabe, já conversei com você a respeito da minha dificuldade em fazer uma grama legal no KT…o instance pesa demais…
      com suas dicas comecei a colocar pelo PS mesmo, e até que gostei do resultado…depois de apanhar muito…

Achei interessante essa técnica do Fur,irei testar essa semana assim que baixar a cena e começar a estudar…
      Fazer uma grama legal no KT sempre me deixou confuso, se me recordo bem também tentei uma técnica do clip map que vi no blog, mas não gostei muito do resultado que obtive… sempre tive essa dificuldade com grama no KT

Participante

Oi gente, eu não tinha sobre fur ainda, mas pesquisei e achei que é um plugin e tal, mas não consegui achar aqui no fórum, busquei de várias formas mas não consegui. Tentei baixar pelo sketchupcation, mas não sei o que acontece que tento recuperar minha senha e não consigo, faço todos os passos e coloco os caracteres de segunça e ele só diz que ta errado e repete. Se alguém puder me ajudar com o plugin ou outro lugar pra eu baixar, agradeço mto. Quero começar a testar para colocar aqui pra vcs tbm algo pra ajudar. Pq já to com vergonha de só pedir. Mas é que eu não consegui mesmo. Obrigada a todos desde ja

Participante

Izabel tem uma discussão sobre o Fur neste tópico:
      http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?start=0&topic_id=3162&viewmode=flat&order=ASC&type=&mode=0
      Podes baixar a ultima versão 1.5a no meu hd virtual na pasta Sketchup Plugins

Participante

queria dar uma dica ao padao ao marlons e aos donos do fórum, é ridículo a busca desse fórum não permitir palavras com menos de 5 letras, outro dia fui procurar por um tópico de hdri e adivinha, não pude pq tem 4 letras, se digitarmos fur na busta não vai achar também pq? pq ele ignora as palavras com menos de 5 letras…. isso é muito absurdo.

Obrigado pela atenção.

Convidado

Andeciuala, esse topico é para discução de tecnicas de grama no KT, não para criticar o forum. Entre em contato com os Administradores do Site pelo Fale Conosco. Nós, moderadores, não temos poder de mudar o layout ou de mudar a HTML do site, não sei se o Layout que os Adm escolheram suporta tal busca.

Abraços

Participante

Padão mto obrigada. Já estou fazendo testes e posto pra vcs como fiz, talvez possa ajudar.

Abraço

Participante

Oi gente td bem vcs?
      Então, eu fiz uns testes ontem e hoje com o fur e nossa, é mto bom. Uma dica que acho que talvez seja boa é o seguinte, eu primeiro testei com as configurações e iguais do mauricio e do padão, hoje fazendo um tapete deixei a densidade e num de faces em 200 (padrão) e fui multiplicando, achei que fica melhor de e mais leve de trabalhar, pq posso estar errada mas gostei pq dá pra controlar melhor a quantidade de gramas ou pelos, além de ficar mais leve. E uma outra dica, que acho legal, é fazer todo projeto e deixar a parte de gramas ou fios por ultimo pro caso de pesar. Lembrando que ontem e hoje foram minhas primeiras experiencias com o fur, mas fiz assim e achei bem bom. E aproveitando pra agradecer mais uma vez ao pessoal do fórum pela ajuda. abraço a todos

Participante

Pessoal o que a Izabel comentou procede.
      Veja, aplique num quadrado de 500x500cm o fur padrão que é 200 na Density e 200 no Max Number. dê dez cliques no Make fur.
      O arquivo ficará com aproximadamente 3 megas.

Faça tudo de novo agora com 1000 no Density e 1000 no Max number.
      Com 5 cliques no MakeFur chagará na mesma densidade de cobertura, no entanto o arquivo sobe para aproximadamente 6 megas.
      Capiche

Participante

hum!
      Estou tentando aquí
      Minha versão está em português talvez me facilite.
      Vou seguir as dicas da Izabel e do Arq. Padão
      Abraços e sucessos

Participante

A minha dica é não deixar muito densa, pois na hora de exportar vai ficar pesado, pois lá no kerkythea vc selecionando o material e indo em Edit>duplicate, vc pode duplicar esses fios aí qts vzs vc quiser, eu acho muito mais prático, pois o xml no kt, pesa mto menos do q o skp…por isso q meu arquivo ficou leve..pois eu nao me preocupei em ter uma grama mto densa no sketchup, pois dei volume nela lá no próprio kerkythea…qdo vc clicar no material do fio lá no kt, todos os fios ficarão selecionados, e qdo vc der o duplicate, todos se multiplicarão..daí vc chega eles um pouquinho pro lado movimentando pelo eixo, faça isso qtas vzs achar melhor até ter uma grama legal.

Não tem mistério..é selecionar o material do fio, na barra de menu vá em Edit>duplicate, qdo vc der esse comando, automaticamente o material q foi criado vai estar selecionado, daí é só movimentar ele um pouquinho pro lado pelo eixo, pois se nao movimentar vai ficar 1 trepado no outro e nao vai aparecer.

Abraços.

Participante

Mauricio, vou fazer isso, com certeza.

Participante

Pra faciliar a dica do Mauricio, é digitar na tecla “Insert” que ele multiplica e aí segue o resto da dica do Mauricio

Participante

Mauricio, podes me mostrar como duplicar e mexer no eixo?
      tentei várias vezes e não consegui mexer.
      Outra pergunta qual a agua mais calma?

Participante

Pra duplicar o material é só selecionar o metrial e na barra de menu vá em Edit > Duplicate e o material selecionado se duplicará e automaticamente a seleção passa a ficar nele então é só movimentar ele pelo eixo pra onde vc achar melhor.

Com relação à água vo pedir para q solicite essa dúvida pelo email de suporte do curso, pois, qualquer água pode ser calma, pois todas são editáveis e podemos deixá-las da forma que a gente quiser.

Abraços.

Participante

Obrigado pelas dicas, vamos tentar novamente…

Participante

Fiz os testes e configurações sugeridos e acho que melhorou bastante.
      No fur deixei o padrão no intensity e no Max number que é 200.
      Com isso foi preciso aplicar o fur várias vezes para cobrir o plano melhor.
      Depois usando a técnica do KT, o Duplicate mexendo nos eixos para que os elementos selecionados se desloquem em vários sentidos, ampliando ainda mais a cobertura da grama.

Participante

Oi gente tudo bem com vcs?
      Mai uma coisa que testei no fur para grama em grandes áreas. Se vc tiver uma grande área que precisa de grama em toda ela e for tentar colocar em toda área de uma vez, o SU acaba travando e não fica bom. Testei o seguinte: Dividir toda área em pequenas partes +- iguais e deixar a configuração do fur em 200/200 mesmo, e ir colocando partes por partes com aplicação de vezes iguais em cada uma parte. Fazendo assim fica mais leve tbm. Depois posto a imagem em andamento de como fiz.

Participante

isso vai ajudar bastante, pra mim ajuda! 🙂

teria a versao em portugues neste site http://forums.sketchucation.com/viewtopic.php?f=323&t=28092&start=285#p249923
      se alguem estiver cadastrado.

Participante

Izabel, foi assim que fiz, fica mais fácil se divideres em partes, bem observado.
      O fur é exelente, para mim foi um dos melhores ou o melhor plugim lançado no ultimo ano.

Tobias – já tinha visto esta opção, mas é mania minha usar tudo em inglês. Se funciona bem é uma opção para quem tem dificuldade com o Inglês.

Abraços

Participante

Qual textura aplicar na grama? alguma das texturas padrão do SU está de bom tamanho?

Participante

cara, ninguem me consegui um tutorial de como aprender a mexer nesse fur?
      obrigado

gustavo

Participante

GustavoConstrusempre escreveu:
      cara, ninguem me consegui um tutorial de como aprender a mexer nesse fur?
      obrigado

gustavo

manolo… usar o fur é “mel na chupeta”… ql é a sua dúvida?

Participante

mel de xupeta auehauehaue, sei la acara, abro as parada ali, mas nao sei oque poder, onde eu clico antes, qualeh a hora que eu faco o fio para depois multiplicar e tal…
      tipo, des do inico
      uaheaheuae

abraco

Participante

Ainda é uma boa maneira usar o Fur?

É que o tópico é antigo, de repente a galera ja sabe de maneiras mais simples.

Mestre

Como o Kerkythea foi descontinuado, acredito que as técnicas tb n se alteraram!

Participante

também não se alteraram @danielreple ou se alteraram e não funcionam mais?

Mestre

@DiegoChagasMachado, também não se alteraram

Visualizando 35 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.