Kerkythea

Externas MLT em Alta Resolução – Maurício Camargo

Visualizando 20 respostas da discussão
  • Autor
    2794 Views Posts

Participante

Bom dia,

Seguem dois dos meus últimos trabalhos os quais testei um método diferente de renderização no MLT e que me agradou muito, renderizei em alta resolução na casa dos 5000 e ficaram prontos em média em 1 hora e meia com 2 passes…ou seja..uma coisa bastante diferente, pois, estamos acostumados a renderizar em resolução normal no MLT com imagens prontas em média na casa dos 20 passes.

Tenho alguns prints que postei no face com a área de trabalho do KT com o render em andamento que conforme for eu posto aqui também.

OBS. Na segunda imagem eu queria uma sombra um pouco mais marcada, e reduzi o softshadows, só que no redimensionamento ficou com menos suavização do que eu queria, mas serviu de experiências pras próximas.

Grande abraço!

Participante

E ai Maurício!

Faz pouco tempo que descobri isso no KKT também. Além de se ganhar na diminuição do ruído pelo redimensionamento da imagem, têm se um ótimo resultado com uma quantidade muito menor de passes.

Outra coisa que percebi foi a influência da potência do processador x quantidade de passes. Quanto mais potente, menos passes para um resultado mais satisfatório. Num processador mais fraco como o meu, haja passes até ficar tudo limpo no MLT.

Este trabalho aqui: http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?topic_id=10740&forum=13&post_id=73583#forumpost73583, renderizei em 5000px. A noturna ficou neste estado com 3 passes e a diurna com 4 passes. Ambas com tempo de render de aproximadamente 1h:30min. Isso numa máquina de 4 núcleos de 2,4GHz cada.

Paralelo a isso, deixei fritando no meu notebook Core2Duo de 2GHz por quase 24 horas e não tive o mesmo resultado!!

Quanto aos trabalhos exibidos, dispensam comentários. Gostei demais da humanização do primeiro e to estilo arquitetônico do segundo.

Grande abraço

Participante

Sensacional Mauricio!!! Realmente são pouquíssimos pouquíssimos trabalhos feitos no kkt que me impressionam, já os seus, se me falasse que era 3dMax acreditaria tranquilamente..

Parabéns!

Abraço!

Participante

Duílio (Newbe) .. obrigado pelas palavras.
      Realmente o MLT em alta resolução foi uma ótima surpresa, eu atualmente to renderizando num i7 3930k de 12 núcleos, mas informática é uma coisa surpreendente, descobri tbm recentemente que meu pc renderiza melhor quando coloco 8 e não os 12 e não me pergunte o porquê rsrsrs .. mas acredito q só com 8 a máquina fique mais solta pra trabalhar e se vc com 4 núcleos já está tendo resultados ótimos eu com esse i7 to conseguindo granulação zero.

Já to ansioso pra fazer os próximos trabalhos nesse esquema pq cada render a gente vai aprimorando um ajuste diferente.

Grande Abraço.

Participante

Pietro,

Vc ta cada dia mais monstro, e receber um elogio desse seu é uma grande honra.

Grande Abraço.

Participante

Parabéns Mauricio, tanto pelas artes quanto pelas dicas.
      Já aprendi muito com seus comentários…e já estou usando essa técnica de aliar alta resolução com MLT.

Vlw

Participante

Mauricio, sinistro esse processador ai, hein? kkkk

Ele tem 6 núcleos físicos (como se fossem 6 processadores dentro de um) e mais 6 núcleos lógicos (“virtuais”). É de se esperar que os núcleos virtuais não tenham a mesmíssima eficiência dos núcleos físicos (claro que não achei que isso na verdade “atrapalharia” nos resultados de operações complexas como a renderização)… Quem não lembra do “Pentium 4 HT” (HyperThreading). Foi o primeiro ensaio da Intel neste sentido: 1 núcleo físico + um lógico….

Diante disso que você tá falando, é capaz até de vc trabalhar melhor só com 6 núcleos em vez de 8 no KKT rsrsrs. Faça um teste!

Participante

12 Núcleos ? Monstruoso néh ?!! hehee

Participante

Mauricio,

Bom trabalho, ficou muito bonitas as imagens, parabéns…

Pietro,

Cara eu curto seus trabalhos também, vejo que é um cara dedicado, sempre correndo atrás para evoluir, o Mauricio manda bem no Kt, realmente ele é um profissional.
      Eu também uso o Kt, é um bom renderizador, pretendo continuar usando, atende bem minhas necessidades.
      Mas me desculpe, nada se compara ao 3ds Max, “Vray do max”.
      Segue uma sequencia de links, LEMBRANDO TUDO É 3d. “MAQUETE”.

http://www.peterguthrie.net/

http://pressenterdesign.com/EN/

http://xoio.de/en/gallery/architecture/

http://2gs.co/#!/exterior/

http://www.sergiomereces.com/?page_id=227#all

http://metrocubicodigital.com/pt/home

http://www.matheuspassos.com/

http://3dsermen.blogspot.com.br/

http://www.arch515.com/index,projekty,,en.html

http://www.mir.no/

http://www.flickr.com/photos/bbb3viz/

http://www.motyw.org/37192/work

http://www.estudioa2t.com/exteriores/

Participante

E ai Glauco, pois é cara, realmente tem trabalhos feitos no max que parecem foto, é quase inacreditável… mas esses eu acho que são só uns 20% de todos os que usam o max…

Comentei do trabalho do Mauricio pois realmente poderia se passar por MAX sem nenhum problema, é um trabalho de alto nível em todos os quesitos e te garanto que tem MUITO trabalho feito no max por aí que não chega nem perto desses do Mauricio….

que o 3dMax é superior, não há o que questionar…. mas como em qualquer renderizador, o usuário precisa conhecer o programa, caso contrário não usará nem 50% do que ele tem para oferecer e no caso do Mauricio acredito que tenha chegado ao auge do kkt, e não falo isso por ” puxa saquismo ” não, até pq eu não sou disso….

Fico feliz que também goste dos meus trabalhos, um dia também quero migrar para o max, mas até lá, quero sugar tudo o que o Vray do SketchUp tem para oferecer.

Abraço cara!

Participante

Fala Pietro,

Sim, concordo com o que citou, renderizar qualquer um aprende rápido, mas independente de programa, tem que conhecer as técnicas.

Em relação ao Mauricio, sem comentários, o cara é bom mesmo.

Em questão de sugar que disse, aprimorar conhecimento, eu também tenho procurado correr atrás.

Um dos pontos positivos deu continuar renderizando no Kt, foi que eu andei estudando muito, mas MUITO MESMO, para conseguir converter os belíssimos blocos do Max para o KT de forma correta, isso me da uma flexibilidade maior deu usar os blocos que desejo.

Tem alguns macetes que demorei para aprender, não se acha aqui no fórum, mas hoje já estou convertendo blocos de carros, arvores pessoas da forma correta, mapeando, texturizando e ajustando a escala, convertendo para Kzx, tenho me preocupado mais em coverter blocos de externa primeiro.

Futuramente posto algum trabalho com bloco que eu converti.

Estou criando uma biblioteca.

Abraço..

Participante

A qualidade do vray do max é inquestionável, mas os renders que o Glauco postou como exemplo, são feitos por grandes escritórios que possuem um andar inteiro de computadores (Farm Render) com uma equipe de profissionais envolvida trabalhando para clientes que podem pagar 20.000,00 por uma imagem .. então são imagens que dificilmente veremos por aqui que é um fórum formado em sua grande maioria por profissionais que trabalham sozinhos em seus computadores comuns.

Participante

Prof.Mauricio.
      Fico impressionado com suas imagens, sem comentários, estou aprendendo muito com seu curso, mas ainda estou longe desses resultados. Belo trabalho.

Participante

Mauricio,

Concordo com vc, estes links que postei acima, são realmente de imagens, alta qualidade, mas meu intuito não foi desprezar o Kt em relação ao 3ds Max “Vray do Max”.

Mas sim contribuir com os usuários do site, em questão de pode ver até que ponto chega este fantástico mundo de maquetes eletrônicas.

Conforme vc mesmo mencionou acima:

São imagens que dificilmente veremos por aqui que é um fórum formado em sua grande maioria por profissionais que trabalham sozinhos em seus computadores comuns.

Me desculpe se por caso vc tinha interpretado de outra forma, mas o intuito foi conforme eu descrevi acima.

Eu e todos no fórum sabemos de seu potencia, é um excelente profissional.

Mais uma vez, parabéns, sua maquete ficou 10.

Grande abraço Mestre.

Participante

Não Glauco..eu nao entendi como desrespeito ao KT..bem longe disso .. até pq conheço vc… mas achei equívoco na sua colocação quando disse nada se compara ao 3D Max colocando aqueles links de imagens de Estúdios Grandes de Renderização , e quando o Pietro quis comparar, ele comparou com imagens de usuários comuns, e nesse caso, quando a gente coloca no KT blocos de Max e faz um render no modo Unbiased em HD. tem sim como associar ao renders do Max, tanto que recebo emails de muitos usuários de diversos renderizadores perguntando como q a gente consegue fazer render no KT parecidos com render de Vray do Max e explico que é devido à essa possibilidade de inserir blocos diretamente do max etc.

Mas a qualidade do render do max, mesmo de usuários comuns, é superior sim, isso nao se discute, mas trabalhar dentro do max é mais complexo, então esse aumento na qualidade também tem seu preço.. por isso que nunca tive vontade de ir pro max uma vez que o kerkythea supre minhas necessidades….. e tem gente que pode pensar… ele nao vai pro max pq ele tem o curso de kerkythea, mas já recebi uma quantidade gigantesca de emails de alunos pedindo pra eu estudar e produzir um curso de max, mas eu nunca estudei o kerkythea pra fazer curso, o curso foi uma consequência da experiência que adquiri trabalhando com o programa e pro meu curso de Max ser realmente bom ele teria que ser da mesma forma …mas agora com o Kerkythea 64 bits, digo com toda certeza que o potencial do Kerkythea ainda nao foi totalmente explorado por mim, nem pelos nossos colegas, e cada trabalho que faço vou descobrindo coisas diferentes .. como essa agora do MLT em Alta resolução… e enquanto eu estiver conseguindo renderizar com a qualidade que atende aos meus clientes trabalhando de forma prazerosa, eu estarei renderizando no KT e sempre buscando evoluir na modelagem, no render, e na pós.

Pra ver como é uma coisa complicada, eu tinha esquecido que o Pietro usa o Vray do SU .. tanto que comentei que o render dele tava perfeito em todos os sentidos..ou seja…tava superior a muitos renders feitos no Vray do Max e o Pietro pode se ver necessitando do vray do max pelo fato dele suportar bem mais geometria .. pq o que atrapalha mais o vray do SU nesse lance da quantidade de geometria é o fato do SU ser 32 bits, se o SU vier 64 Bits, vai ajudar muito aos usuários do Vray do SU nesse sentido pq em qualidade de imagem tem muito render do vray do SU muito similar ao do Max e em alguns casos até superando.

Grande Abraço!!!

Participante

Concordo e assino embaixo!!

Participante

Grande mestre…como sempre trabalho de qualidade 1000x…
      Sucessos…

Participante

Brigadão pelas palavras Mindows!

Participante

Estou acompanhando o post… Vi o print do face, realmente os trabalhos ficaram excelentes, alto nível como sempre o professor faz. Parabéns grande Mauricio, mestre é mestre!

Abraço

Participante

Pra deixar registrado aqui como Dica…outra coisa que descobri nestes dois trabalhos e que acho importante compartilhar.

Na primeira cena a do Shopping, eu inseri 33 blocos de 3D Max para Kerkythea ( 14 pessoas, 4 carros, 9 arbustos que estão na beira da calçada em primeiro plano e mais 4 coqueiros), então é um número significativo de blocos principalmente os carros e os coqueiros que tem uma quantidade grande de geometria devido ao detalhismo da modelagem deles………..então quando temos um número grande de blocos em uma só cena, de acordo que vc começa a inserir os blocos, a movimentação deles vai ficando mais lenta e isso dificulta um posicionamento exato dos blocos, principalmente no alinhamento deles com relação ao chão … sendo assim, o macete é vc dar um Hide em todos os materiaise deixar visível só o bloco que vc vai movimentar e o material do chão o qual ele será alinhado, daí vc movimenta o alinha o bloco confortavelmente como só tivesse ele na cena, e daí vc vai fazendo isso com todos os blocos que vc for alinhando e movimentando. Algumas vezes de tanto que vc for inserindo bloco vai chegar uma hora q vc vai inserir um bloco e ele nao vai se movimentar, dái vc salva o projeto (Save Scene) e depois fecha o kerkythea e ao abrir o kt e o projeto novamente, o bloco vai se movimentar normalmente e vc pode continuar trabalhando e inserindo mais blocos.

Para dar um Hide é só clicar com o Botão Direito no Material que vc quer esconder e clicar em Hide, vc pode selecionar vários ao mesmo tempo com o Shift pressionado ou o Ctrl e para fazer estes materiais aparecerem depois, selecione todos da mesma forma > Botão Direito > e clica em “Show”.

Lembrando que essa dica é válida só quando temos realmente muitos blocos em cena, pq no geral a gente não coloca tantos blocos de Max para KT na cena e consegue movimentá-los de forma bem tranquila ….. mas pra quem quiser usar e abusar da quantidade de blocos de Max fica aí essa dica importante.

Seguem abaixo duas images pra ilustrar o que falei.

Grande Abraço.

Participante

Grande Sávio…muito obrigado pelas palavras meu amigo.

Visualizando 20 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2021 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.