Kerkythea

Ganhei coragem…! Não é o primeiro, mas…

Visualizando 18 respostas da discussão
  • Autor
    930 Views Posts

Participante

Boa tarde gente.

Finalmente ganhei coragem e estou vindo aqui mostrar o meu mais recente trabalho. Sou discípulo Kerkythea do Maurício e espero não desapontar o professor!

O meu volume de trabalho não permite que eu passe à fase de renderização e quase 100% das vezes basta uma imagem pura do Sketchup e o cliente já fica mais que satisfeito. Mas como dessa vez eu quero mostrar para o cliente a minha posição face aos materiais a colocar no prédio, precisei de renderizar.

Notem que apesar de ter feito o curso do Maurício, ainda não estou muito à vontade com o KT (principalmente na escolha do motor de render) por isso tenham pena de mim nos comentários. Apontem defeitos e virtudes desse meu trabalho. Para evoluir nesse desafio que é o mundo da renderização precisamos de aprender a ouvir os prós e os contras.

O trabalho trata uma recuperação arquitetónica de um edifício que já foi café e até loja de electrodomésticos.

Esse prédio fica bem perto do meu local de trabalho, até posso ver ele daqui da janela 🙂

Primeira foto mostra o estado atual do prédio. Em seguida vem os modelos puros do Sketchup (afinal o nosso fórum se chama Sketchup Brasil, não é assim?) só depois termina com o render no kerkythea.

NOTA: Estou renderizando ao mesmo tempo que escrevo esse tópico, por isso tenham calma que eu vou inserindo os conteúdos à medida que os 3D vão saindo do forno! 🙂

Motor de Render: 19
      Tempo de Render: 1hora
      (ainda sem edição final no Photoshop)

Render no KT puro sem edição:

E como eu adoro os “Clay Renders” aqui vai…

Aqui fica o primeiro Render com edição no Photoshop.
      Aspetos trabalhados:
      – troquei o céu;
      – adicionei reflexo do céu no carro;
      – adicionei reflexo do céu nos vidros;
      – adicionei pessoas e ave;

Um estudo que segue as ideias do cliente.
      Já se encontra editado em Photoshop!

Participante

E ai João!

Gostei muito da tua cena – parabéns!
      Como dica eu apenas daria uma outra cor as paredes que sobram do teu empreedimento, pois está com branco demais. Isso ajudaria a dar mais ênfase ao projeto em si.

Parabéns e sucesso!

Participante

Também achei que existe um pouco de branco a mais. Até tenho aqui uma outra solução (que talvez eu mostre, ainda não fiz render) onde aplico um painel de madeira na parte superior que está a branco, mas por imposição do cliente ele quer isso mesmo assim em branco.

Vamos ver como fica no final, mas desde já obrigado pelo apoio.

Vou tentar evoluir também no photoshop (colocar os prédios contíguos, humanizar um pouco a cena) e dar uma melhorada no render a ver como fica… 😉

Participante

João,

as vezes ,melhor do que colocar prédios no PS é colocar algo pronto do próprio Sketchup. Eu costumo em alguns casos pegar casas ou prédios simples do SU e colocar no entorno para complementar e dar um efeito melhor na cena. Dá um pouquinho mais de trabalho, pois é mais uma coisa a se configurar tanto no SU quanto no KT, mas o resultado final atrai bem mais e compensa o trabalho extra.
      Abração!

Participante

E ai Joao parabéns belo trabalho. Gostei da postagem com foto atual , skt de wireframe , skt puro com entorno , render clay e do render .
      No render acho que faltou colocar o prédio dos lados … e as janelas do superior ficaram cinzas sem reflexo … as janelas do carro tambem.
      Coloca um bump no material de pedra da fachada e no piso pra ver como fica.
      abraço

Participante

Amauri desde que vim nesse fórum pela primeira vez que desde esse momento eu percebi que se tratava de Sketchup e não de um fórum sobre render, daí eu tentar colocar sempre as imagens primitivas do SK.

Fachadas laterais:
      eu coloquei lá no SK as imagens das fachadas laterais como imagens e não como texturas, daí elas não aparecerem no render (prefiro colocar elas no photoshop).

Quanto aos vidros do carro foi uma opção mesmo, pois a modelagem desse audi não tem um interior “digno” de ser mostrado 😛 mas no próximo render posso colocar um vidro escuro que pelo menos mostra ulgum reflexo exterior!

Participante

Vergonha de que?
      Ficou ótimo teu render cara.

Atentar para alguns detalhes e etc…

Meus parabéns!!!

Participante

Ta bem legal…vai ficar 101% perfeito com o PS

Participante

Olá,

Parabéns….muito legal.

Ah eu já quero aproveitar e dizer a todos que eu fiz meu primeiro blog…rsrsrs……e que estou montando um curso de coreldraw para plantas humanizadas.

Se alguém tiver interesse e de ver alguns trabalhos da uma passadinha lá.

Obrigado pela ajuda e uma abraço a todos.

Participante

De todos os vidros existentes no KT, alguém indica um que funcione bem para renderização exterior?

Já experimentei 2 ou 3 mas ainda não estou satisfeito com a reflexividade da envolvente e do céu em especial.

Participante

Demorou mas chegou em grande estilo!

Parabéns pelo trabalho..ficou belíssima a cena.

Senti falta de um bom fundo em alta resolução trocado pelo ps, coisa que sei q vc sabe fazer com o pé nas costas.Com relação ao reflexo do vidro, claro q colocar o vidro certo é fundamental, mas o q muda mais de um para outro é a opacidade e cor de cada um, mas o entorno influencia mto na reflexão, e pra não precisar modelar o entrorno e ter um bom vidro, é aí que entra o Photoshop e por isso q no segundo curso abordei técnicas para melhoramento de vidros em janelas, faróis de carro, para brisas etc. isso no ps quebra um galhão.

Aproveitando sua postagem, pois vc é um dos alunos de Portugal, pois, antes para adquirir o curso o pessoal de Portugal tinha um enorme trabalho e acabava pagando taxas altíssimas pela conversao da moeda etc. e agora qualquer pessoa de Portugal pode adquirir o curso de maneira bem prática através do sistema Moneygran que tem parceria com o Itaú o qual a pessoa daí de Portugal faz o depósito e em 20 minutos já é confirmado o pagamento com a moeda já convertida em reais. Eu não sabia que isso existia e um Aluno de Portugal essa semana me informou essa possibilidade e fizemos a negociação através deste sistema e me impressionou a rapidez e eficiência do sistema.

Link do site da Moneygran de Portugal: http://www.moneygram.com/MGI/PT/PT/Send/Send.htm?CC=PT&LC=PT

Grande Abraço.

Participante

Obrigado mestre pelas palavras.

Aqui fica o primeiro Render com edição no Photoshop.

Aspetos trabalhados:
      – troquei o céu;
      – adicionei reflexo do céu no carro;
      – adicionei reflexo do céu nos vidros;
      – adicionei pessoas e ave;

Participante

Ai joao belo trabalho cara não entendo muito de kerky apesar de ter o curso do nosso mestre mais ta dificil achar tempo para estudar e construção da minha casa e trabalho e faculdade tudo de uma vez só mais sempre dou uma olhadinha pra ver se aprendo um pouco olhando sua imagem achei interessante a inserção da imagem original no seu projeto, scho que esses vidros da parte de cima estão refletindo muito posso estar equivocado na minha colocação, mais está de parabéns pelo seu projeto cara. bons estudos e trabalhos

Participante

Blza João!
      Ficou muito bom a tua modelagem e essa proposta da nova fachada.
      Também sou um feliz aluno do mestre Maurício, e também ainda não tive coragem de postar algum trabalho por enquanto.
      -Do pouco que sei do Kerkythea eu posso te dizer que o vidro bom é J4 da pasta Glasses.Acho que vai ficar menos reflexivo.
      -Aumenta um pouco o BumpMap da calçada e do granito da fachada.
      -O carro eu procuraria outro modelo mais bem detalhado,não tão “facetado”,ou até mesmo tiraria ele de cena, dando mais destaque a fachada.
      -Diminua a proporção do casal da esquerda e deixe apenas um dos lados das pessoas com aquele efeito de movimento.Porque a sensação que dá é de que elas estão tremendo.
      Parabéns pelo projeto e continue postando outros trabalhos.

Participante

Independente de comentários técnicos sobre render, que aliás já houveram, gostei de mais da proposta de seu projeto, parabéns.

Participante

Gostei bastante da inserção da imagem original na cena, as informações da imagem ficaram bem mais objetivas e o cliente teria a noção real de como o local ficará..gostei bastante da pós..só ali na telha do sobrado da esquerda q ta sobrando um pouquinho de imagem, o ideal é sempre a gente recortar um pouquinho mais pra dentro, mas nada q tire o mérito desse belo trabalho.

Abraços.

Participante

Muito obrigado a todos pelos comentários.

Eu estou dando meus primeiros passos no mundo da renderização e acho que sem o curso do Maurício nunca conseguiria arrancar com meus estudos de uma forma concreta.

Na modelagem procuro sempre um estado quase perfeito dado que na maior parte das vezes nem chego a renderizar o projeto pois leva muito tempo (não no KT 🙂 daí uma boa modelação e o cliente fica satisfeito vendo só a imagem pura do Sketchup. No entanto essa boa modelagem significa um bom trabalho na hora de renderizar.

Esse meu cliente em concreto é uma pessoa muito complicada e eu estou tentando mostrar a minha ideia para o espaço. Está sendo muito dificil pois ele tem umas ideias muito “duras” quanto ao projeto.

Nesse meu primeiro estudo procurei colocar elementos encontrados na arquitetura tradicional portuguesa mas de uma forma mais moderna. Mas o cliente com sua mentalidade meio antiga, não está muito virado para minha ideia e já estou trabalhando numa outra abordagem que considero não tão vanguardista mas que vai de encontro ao que o meu cliente quer e “ponto final”.

Essa é a dura realidade do arquiteto. Nem sempre faz o que quer mas sim o que lhe mandam fazer. Desde o primeiro dia da faculdade que os professores me alertavam para isso e os meus mais de 10 anos de experiência me confirmaram essa teoria.

Mesmo assim procurarei intervir da melhor maneira e mostrar a meu cliente qual o melhor ponto de vista para essa obra.

Vamos ver se “dobro a fera” 🙂

Em breve mostrei aqui a solução que o cliente me está pedindo, mas claro que com as minhas opções para o espaço. Afinal ele é o cliente mas eu sou o técnico. Chegaremos a bom porto com as “negociações” 🙂

Participante

Um estudo que segue as ideias do cliente.
      Já se encontra editado em Photoshop!

Primeiro POST atualizado…!

Participante

Muito legal a inserção. Parabéns pelo trabalho.

Visualizando 18 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.