Kerkythea

Grupo de Estudos Sketchup e Kerkythea – Edição 1

Visualizando 207 respostas da discussão
  • Autor
    1890 Views Posts

Participante

Grupo de Estudos Sketchup e Kerkythea:

Fica desde já aberto o Grupo de Estudos de Renderização Kerkythea para Sketchup, o qual tem o objetivo de avançar no conhecimento do programa, compartilhar materiais, blocos, informações, configurações e técnicas. Em todos os estudos será disponibilizada uma cena a qual todos renderizarão com suas configurações e detalhamentos pessoais e compartilharão os resultados com o grupo. Espera-se que deste estudos sejam criadas novas técnicas, novos materiais, domínios de novas configurações, elevando assim o domínio do software para todo o grupo.

Regras:

1- Todas as imagens deverão ser renderizadas no kerkythea, podendo ser pós produzida em qualquer software;

2- Qualquer membro do Sketchup Brasil pode participar dos estudos, portanto que o mesmo renderize no Kerkythea;

3- O participante ao postar sua imagem deverá postar com os itens:

Motor de Render:
      Tempo de Renderização:
      Pós Produção:
      Configuração do PC:
      Observações:

4- O participante precisa ter conhecimento dos procedimentos básicos do programa : Exportação, Edição de Materiais e Iluminação, pois o objetivo do Grupo é de Estudos é Compartilhar Pesquisas;

5 – Imagens postadas não obedecendo aos itens 1 e 2 serão removidas em até 48 horas após a notificação da moderação;

6 – O participante terá liberdade para editar a cena no sketchup da forma que achar melhor, porém, atentando para os objetivos propostos nos estudos.

Grupo de Estudos Edição 1:

Objetivos:

– Texturizar a cena;
      – Renderizar a cena com luz Natural (sol);
      – Renderizar a cena com Luz artificial usando lâmpadas IES e iluminação indireta no forro;
      – Avaliar Viabilidade dos motores usados, levando em conta o fator Qualidade x Tempo;

Recomendações:

– Usar boas texturas, pois a texturização influencia diretamente no realismo da cena;

– Renderizar em alta resolução. Exemplo: Na janela Start Render aumente a resolução (Resolution) multiplicando os valores por 4 ou 5 proporcionalmente. Exemplo: se o valor inicial está em 800×600 você precisa multiplicar estes valores proporcinalmente por 5 ou mais (quanto maior a resolução, maior será a qualidade)..ou seja…se eu tenho 800×600 ficará em 4000×3000, pois se você não multiplicar os valores proporcinalmente, perderá o enquadramento que fez no Sketchup.

– Depois de renderizar em alta resolução..redimensione a imagem no editor de imagem que vc usa..reduzindo ela para o tamanho original, os píxeis se agruparão e qualidade dos traços das sua imagem terão muito mais qualidade.

Bons Estudos.

Link com a página para baixar a cena: http://www.cursodekerkythea.com.br/grupodeestudos.html

Proposta desenvolvida por Mauricio Camargo.

Participante

Boa tarde!

Ta aí dada a largada para os estudos pelo nosso grande Arq Padão….lembrando que muitos materiais não estão separados em cena, justamente pra cada um ir colocando suas próprias texturas. Então antes de exportar coloquem o piso etc.. e atribuam materiais para as coisas que nao tem materiais já separados…pois tem muita coisa aí com material igual e quem não atentar pra isso antes de exportar, vai encontrar muita dificuldade na edição de materiais.

Bons Estudos!

Participante

Boa maurício e padão..a partir de amanhã dou largada nos estudos!
      Só uma dúvida, devemos renderizar qual das cenas?1,2 ou 3? ou fica livre a escolha de qual renderizar?
      Bons estudos para a galera aí!

Participante

Oi Guigolino,

É livre…pode até deletar essas cenas aí e criar as suas.

Grande Abraço.

Participante

Ja baixei a cena. Valeu

Participante

Bom galera, já baixei a cena e estou ancioso para ver o resultado de todos, tenho certeza que aprenderemos novas tecnicas e agregaremos novos conhecimentos. Bons estudos a todos. E mais uma vez parabéns pela iniciativa.

Grande Abraço!

Willian Alexi

“Ninguém é tão bom como todos nós juntos”

Participante

tambem ja baixei, vo mexe amanha ou quarta, ancioso pelo resultado tambem.

Participante

Já baixei, estou bastante ansiosa para ver como ficará a cena por cada um aqui!

Mesmo que meu resultado não seja muito bom, já estou feliz em estar nesse grupo de estudos, tenho certeza que vou melhorar muito.

Obrigada pela iniciativa pessoal!! Até mais!!

Participante

Só uma dúvida: Postamos as imagens neste mesmo tópico do fórum?

Abraço a todos

Participante

Oi Izabel,

É aqui mesmo que postaremos as imagens.

Abraços!

Participante

Hoje fiz um teste rápido aki pra ver como a luz se comportaria no ambiente sendo iluminado apenas com a luz do sol e vi que para iluminar esse ambiente apenas com a lum do sol nos motores Photon Map, a gente precisa retirar essa cortina, sei que isso será um ponto negativo para a ambientação. Então se a pessoa quiser fazer a diurna com a cortina vai ter q colocar uns spots abertos aí dentro com fallof 177 do mesmo jeito que postei no tutorial.

Não retirem a cortina no sketchup, exporte com ela, depois façam os testes apenas desabilitando elas no kt, assim terão liberdade de renderizar com ou sem ela.

Participante

O meu pc é um Quad, e atende bem a minha demanda de trabalho…mas queria convocar alguém que tenha um i7 para testar o ambiente renderizado no motor 19- Metropolis light Transport, que demora bastante mas tem uma qualidade de render fotográfica.

Fico no aguardo.

Participante

Boa Noite!

Vou então abrindo os trabalhos postando a minha diurna.

Motor de Render: Photon Map High + aa 0.3;
      Tempo de Renderização: 32 minutos;
      Pós Produção: Photoshop CS4;
      Configuração do PC: Quad Core 9300, 8GB de ram, G Force 9800 GTX +;
      Observações: Soft Shadows ativada.

Fico agora no aguardo do restante da galera.

Comentários: Este render não tem nenhuma configuração complexa, o mais difícil foi o processo de modelagem para ambientar o espaço com bons blocos. Infelizmente tive que sacrificar a cortina pra luz entrar melhor, pois mesmo com a transparência tava dando alguns problemas que ainda estudarei formas de soluciona-los para poder futuramente inserir a cortina na diurna, mas cada cena é uma cena, pois tenho várias cenas em que a cortina não causou este problema, e as vzs render tbm conta mto com o fator sorte. Na noturna a cortina vai voltar.

Nesta cena o Background foi colocado próprio KT.

Grande Abraço a todos.

Participante

ooooo Mauricio, que belo exemplo para buscarmos resultados em nossos trabalhos.
      Show, wonderful…

Podes colocar o render sem o PS.
      Para vermos a diferença.
      abraços

Participante

Vlw padão!

Segue o link com a cena original do jeito q ela saiu do kt: http://img269.imageshack.us/img269/7317/cenaoriginal.jpg

Grande Abraço!

Participante

GRande mestre……
      já vi a cena no orkut…….
      ficou muito bela….
      só a madeira repetitiva…
      mas nada que tire a beleza da cena…..
      o pessoal do kerky ta mandando bem….
      …….
      abraços…..

Participante

A galera ai mandando veer hein? boto fé.
      Quero um santo desse no vray tbm. AUSHUSAH
      Poliszuk so anunciou.. Tomara que seja 0800 que nem o Mestre Mauricio ta fazendo 😛

Participante

Muito bom Mauricio…
      Só acho q o vidro está refletindo muito as coisas de dentro da cena.
      Um brilho e reflexo na madeira cairia bem. Achei uma coisa interessante q parece q vc não faz isso e as outras pessoas q colocaram brilho ou reflexo na madeira de outras cenas, fica estranho, não sei se exageram na dose ou é mais complicado de se fazer isso no Kerkythea.

Participante

Boa mestre, começo a renderizar a minha…rolou só um bump ai no tapete mesmo para não pesar o render?

Danilo, como utilizei o vray posso te dizer que o processo é praticamente o mesmo no KT,mas os parametros de reflexão do KT são um pouco mais difíceis de controlar do que no Vray(na minha opinião).Ainda estou tentando achar o reflexo ideal, principalmente em madeiras, mas uma coisa que ajuda muito é a biblioteca do KT que vem com ótimas madeiras já configuradas.

Participante

Olá pessoal, vou começar por agora, pois estou viajando… assim que tiver alguma coisa eu posto aqui… bom estudo a todos…

Participante

Oi pessoal!

Realmente tdas as observações citadas acima são pertinentes.

A setagem manual de uma boa madeira no kerkythea é simples, porém ela só funciona de forma fiel nos render imparciais, pois o Kerkythea é um render Híbrido que também renderiza em motor imparcial igual ao maxwell render e nestes motores a absorção de luz em Superfície Fosca se comporta de forma mais fiel.

Segue um exemplo de imagem de um post antigo meu o qual a madeira está renderizada em MLT, q é um motor imparcial, apesar de não ser o mesmo efeito que eu daria na madeira deste quarto, a gente nota que ela se comporta de forma melhor.

Então Galera vamos aos estudos de parâmetros para uma melhor madeira para os motores Photon Map, que é o que a gente usa no nosso dia a dia…isso vou deixar por conta de vocês!

Abraços!

Participante

Guigolino,

O tapete ta só com bump mesmo.

Abraços.

Participante

HUmrum,ficou legal só com o bump.Lembro que na video-aula você fala que o tapete felpudo com instance aumenta muito o tempo de render, cara fiz um teste nessa cenado grupo e o tempo aumentou assustadoramente mesmo…um render que fiz em 38 min com o tapete só com o bump,subiu para mais de 2 horas só com o instance aplicado. De certa forma fica inviável usar o instance em grandes superfícies para trabalhos comerciais que são para ontem, a relação tempo x custo fica muito pesada.
      Daqui a pouco posto umas imagens que fiz com a cena do grupo,não ficaram essas coisas mas para estudo está bom.

Participante

Boa tarde pessoal!

Hoje resolvi dar um Up na imagem utilizando o Photoshop sem precisar voltar e refazer a cena toda novamente.

Fiz um novo render em Pm Medium + aa pra nao demorar, peguei as cortinas e a madeira e inseri na imagem original sobrepondo à madeira antiga…aproveitei e ajustei o guarda corpo tbm no photoshop. Eu ainda não tinha feito essa experiência com as cortinas, e particularmente gostei bastante do resultado.

Agora chega!! rsrs

Grande Abraço a todos!

Participante

Bom, lá vou eu postando meus meros resultados.

Motor de Render: Nos dois foram: 07 -PhotoMap – High+AA 0.3
      Tempo de Renderização: Na diurna: Quase 2h e 30 min, e na noturna 1h 10 min.
      Pós Produção:PS4
      Configuração do PC:Core 2 Duo, 2 GB RAM, VGA HD4670 512mb GDDR3
      Observações:
      Na diurna tive dificuldades em relação ao tapete,que aumentou bastante o tempo de render devido ao instance e que também não ficou tão bom,fora o BG que é do KT mesmo e ficou um pouco estranho.Na noturna, primeiramente eu só utilizei um bump no tapete, e a luminância dos materiais também aumentaram bastante de tempo.Sei que a configuração do pc não é tão boa, e com os testes definitivamente tive certeza de que não é viável para mim utilizar o instance brush e a autoiluminancia dos materiais em trabalhos comerciais devido ao grande aumento de tempo.
      Outra grande dificuldade foi em relação a iluminação natural.Por mais que eu posicionasse o sol “forte” no SU, a intensidade não era satisfatória quando renderizava,daí aumentei os parâmetros editando o sol no KT.

Segue as cenas:

Participante

Realmente Mto bom! Belíssimo trabalho. Deu seu toque pessoal à cena que como sempre ficou mto bem detalhada, só nao gostei mto do travesseiro q esta ao lado do lap top.

Na diurna achei a cortina transparente demais, na noturna senti falta da projeção de umas IES na parede atrás da cama. E ambas o rejunte tbm ta grosso, inclusive outro dia eu tava conversando com o padao sobre os rejuntes e temos q produzir uns pisos de rejuntes bem fininhos com seus devidos bumps…e tenho q parar pra fazer isso e disponibilizar no site pra gente ter pisos melhores.

Porém, isso q citei acima nao tira o mérito dessas belíssimas imagens, gostei mto da edição de materiais e das cenas como um todo.

Parabéns!

Participante

ahhh Guigolino, convenhamos hein, “meros resultados” são os meus..rsrs..que ainda estou tentando fazer sair alguma coisa…haha, ficou lindo! Adorei as duas cenas!

Participante

Mauricio!

Como sempre, as cenas ficaram belissimas!

Parabéns!

Abraço!

Participante

Guigolino!

Parabéns cara ótimas imagens!
      Como o Mauricio falou, só o rejunte do piso que ficou um pouco largo!
      Fora isso, ta show!

Abraço!

Participante

Boa Tarde, galera!

Então segue abaixo meus primeiros testes para estudos, mudei algumas coisas da cena. Comentem a vontade!

Grande Abraço a todos!

Willian Alexi

“Ninguém é tão bom como todos nós juntos”

Cena Diurna:

Resolução: 1214×580 ppi
      Motor de Render: Photon Map Medium + aa 0.3
      Tempo de Renderização: 17:02min
      Pós Produção: Photoshop CS4 + Photo Filtre
      Configuração do Note: HP Pavilion dv4 1290BR, Intel Core2Duo T 6400 2.0 GHz, 4GB Ram DDR2 Dual-Channel 400 MHz, Video NVIDIA GForce 9200GS 512 MB 64 Bit

Cena Noturna:

Resolução: 1214×580 ppi
      Tempo de Renderização: 28:45min
      Configuração do Note: HP Pavilion dv4 1290BR, Intel Core2Duo T 6400 2.0 GHz, 4GB Ram DDR2 Dual-Channel 400 MHz, Video NVIDIA GForce 9200GS 512 MB 64 Bit

Participante

Esse grupo de estudo ta ficando feraaaaaaaa…
      pena não pode estar postando imagens… :.(
      mais um dia estarei contribuindo de algum jeito..
      por enquanto só admiro as belas imagens que estão saindo daqui…

parabéns povooo …

Participante

Willian,

Mto bom cara…belíssimas imagens!!

Gostei bastante de como ficou a madeira…a iluminação ficou mto boa.

Show de bola…parabéns!

Participante

Lembrando a todos, que ao final dos estudos, faremos um rateio das texturas, blocos adicionados, imagens de fundo etc.

A galera ta aí realmente mostrando o verdadeiro poder do KT, o pessoal dizia que eu fazia mágica e tal…e ta aí a prova de que todos podem fazer.. e isso com pouco tempo de estudo…pois tenho certeza farão ainda mto melhor..pois o KT ainda é um programa novo.

Abraços!

Participante

Belas Imagens Wilian,parabéns cara. Agora compartilha comigo uma coisa…o tempo de render foi muito bom, você editou muitos materiais ou só os principais?outra coisa, na diurna senti dificuldade em fazer o sol entrar até o final do quarto como vc fez, posicionou no SU mesmo ou editou algo no KT?

Maurício: verdade, o rejunte ficou grande mesmo…mas como era para a gente testar novos materiais, tentei criar esse no PS, mas o rejunte ficou grande mesmo. Essa semana quando der uma folga dou um up na cena arrumando com as dicas de vocês!

Participante

Guigolino,

O rejunte ficou grosso pq a gente tem q lembrar q quando a textura se repete, a espessura se duplica…e o meu tbm ta grosso ainda e a gente vai ter q parar um dia pra criar isso.

Mas o teu piso ficou show..já q vc vai dar um up..tira só mais um pouquiiiiinho de reflexo dele.

O bump dele ficou fantástico.

Abraços.

Participante

Guigolino!

Valeu cara! Então quanto aos materiais, acabei editando quase todos, para melhorar o tempo de render.
      Quanto ao sol, utilizei as configurações a seguir

Configurações de sombra ( Sketch)

Horario: 17:22 min
      Data: 02/08 (Agosto)
      Claro: 80%
      Escuro: 45%

No KT usei o global HDRI – HighTresSkies – Clear 03

E configurei o Sol para 4.000

É isso ai garoto!

Configura lá que vai bater igual ao meu!

Grande Abraço!

Willian Alexi

“Ninguem é tão bom como todos nós juntos”

Participante

Rapaz…….
      o pessoal me surpreende a cada nova imagens….
      …..
      Guigolino: rapaz…..tua cena ficou muito boa….gostei bastante dela, só o que não curti foi o piso que achei muito reflexivo….
      Mas no geral ta muito bom rapaz…..
      ……
      W_Alexi: Grande trabalho kra……curti a tua cena, gostei do estilo da madeira…..E o resultado tb ta muito bom…
      ……
      Parabéns pro pessoal que ta firme no estudo…..
      …….
      abraços…..

Participante

Nandim!

Valeu cara!

Grande Abraço!

Participante

Valew Nandin!Vamos estudando para evoluir cada vez mais!

Wilian: Beleza cara, quando for dar um up na cena testarei com essas configurações!

Maurício: com certeza, seria show se fizermos um banco de dados com uns pisos legais.

Strtowers: Valeu mesmo!posta aí seus resultados, podemos ajudar em algo se você precisar..como o inutito do grupo é a troca de experiências!

Participante

quero deixar meus parabéns a todos que já iniciaram os trabalhos…as imagens estão super legais… em breve vou mandar as minhas e espero conseguir os níveis de vocês…abrçaos a todos…

Participante

Desde ja parabens a todos pelas belissimas imagens !!! Ja tenho aprendido muito soh de ver as imagens. Muito em breve estarei postando as minhas tambem, mas antes gostaria de tirar uma duvida… a camera que voces estao usando eh a padrao do Kerkythea ou vcs fazem alguma modificacao nos ajustes dela?

At + pessoal.

Participante

Erick!

Com relação a camera. é bom que você configure todas as cenas e enquadramentos no Sketchup, pois é mais facil o posicionamento das mesmas, quando você exportar todas as configurações vão automaticamente para o Kerkythea e você alterna entre uma cena e outra na hora de renderizar!

Abraço!

Participante

olá ! bom dia a todos . sou nova no fórum , já estudo Su e kerkythea , logo postarei meus trabalhos.

Participante

pessoal, que tamanho está ficando a cena de vocês no Sketchup? estou achando o meu tão pesado!

Participante

guigolino, assim que ficar um pouco melhor eu coloco aqui sim… por enquanto ainda não está como eu gostaria … talvez no natal eu termine… hahaha

Participante

aqui também está muito pesado…mas eu já consegui fazer um render de teste,mas logo eu vou mostrar o meu resultado aqui no fórum.

Participante

StraTowers: Acho que o meu ficou com algo em torno de 50 mb, o que não é muito se levar em consideração que já vi arquivos com 300 mb ou mais.Qualquer coisa faz ela sem editar muito a cena no SU assim como o Willian fez, e ficou excelente.

Participante

Com relação ao peso do render…blocos de qualidade são realmente pesados…mas esta cena em particular ficou relativamente leve pq já disponibilzamos ela toda pronta com o lençol, cortinas, travesseiros, tv…e ainda assim ela ficou com 15 mb….e considero pesada uma cena de 100 mb pra lá.
      Infelizmente no sketchup geralmente não existe bloco bom e leve, ou o bloco é bom ou é leve…e isso é o qua mais influencia na qualidade de uma renderização.

Vou dar como exemplo um cilindro leve feito a partir do círculo de 12 seguimentos feito na config padrão do sketchup, que pelo fato de ter apenas 12 seguimentos acaba sendo uma união de vários retângulos e não uma superfície lisa..fazendo com que os reflexos projetados ali se dividam e não tenham uma projeção realista da luz recebida.

Resumindo…se quer realismo, tem q pagar o preço do peso do bloco, não tem pra onde correr….Mas quero deixar claro que isso é um ambiente de estudo…o profissional tem q avaliar a viabilidade disso no dia a dia de trabalho.

Abraços.

Participante

obrigado pessoal!

Maurício: Interessante esse exemplo, ainda não tinha entendido muito bem esse termo “seguimentos” que leio em alguns lugares, bem legal.

Guigolino: já dei um jeito aqui… minha cena está com quase 43MB agora, pois fui no WINDOWS > MODEL INFO > STATISTICS > PURG UNUSED … diminuiu quase 12 MB (sei lá o que eu tinha aprontado ali!) mas agora já está melhor. Obrigada.

O meu note não é uma mega máquina, mas assim melhorou bastante!!

Participante

Sra Towers,

Excelente procedimento!

Fica aí como recomendação à todos!

Só lembrando ao pessoal de desabilitar as sombras para modelar e só ligar elas pra posicionar..mesmo com a sombra desativada no skp ela fica normal no KT.

Abraços!

Participante

Fala ai galerinha, postando meu humilde teste!!!!!
      Ainda precisa melhorar muito, vou tentar!!!

Motor de Render: 07 -PhotoMap
      Tempo de Renderização: 2hs
      Pós:PS4
      pc: athlon 64 2gb ddr

Participante

Ficou bom!

só não gostei muito do vidro verde da varanda e das luzes que ficaram muito claras pro dia… e por que você tirou o tapete? fica tão bonito com ele…rs ..

a tv ficou com muito reflexo, não acha?

mas ficou bem legal

Participante

Ficou bem legal seu render!
      mas parece que não possui vidro nenhum na porta da varanda,como se estivesse aberto,você pode baixar a galeria de vidros novas do kt,repleta de vidros com reflexão,vidros verdes,etç…
      é uma boa ideia você renderizar em Metropolis light transport,os gráficos melhoram.
      abraços.

Participante

Motor- Metropolis Light Transport
      Tempo de render-2 horas e 45 minutos
      Pós Produção-Adobe photoshop CS4
      configuração da máquina-Windows Vista Home basic
      Processador Intel(R)Core(TM)2 Duo CPU

já que o arquivo do SU ficou muito pesado,decidi não modificar nada,mas em breve tentarei melhorar o gráfico e modificar um pouco.

Participante

Trabalhos muito bons , parabens a todos !

Participante

Ai, uma perguntinha,
      fiz um teste com o motor MLT durante uma hora. Claro que ficou granulado também e mais que o do Thiago que ficou mais de 2 horas.
      Quanto tempo aproximadamente seria nescessário ficar renderizando para que chegassem no nivel do render do Mauricio neste tópico??????????????????

Participante

padão
      eu não tanta experiência com o motor MLT,mas ai vai a dica :
      você deixa renderizar acho que umas 2 ou 3 horas,quanto mais tempo você deixa lá renderizando,melhor fica.
      porque depois de usar feramenta reduzir ruído no photoshop com a foto muito granulada,vai deixar ela meio estranha,por isso,recomendo deixar renderizando de 2 ou 3 horas.
      abraços

Participante

Padão,

Queria só lembrar que a minha imagem não foi renderizada em MLT, foi renderizada no motor 7…comecei testando com MLT, e acho q até cheguei a te mostrar…mas tava demorando muito e vi q pra sair o granulado ia demorar uma eternidade…daí voltei para os photon Maps.

O ponto principal é que acho que o pessoal está ignorando a minha recomendação inicial de colocar a resolução alta……isso é um fator crucial para ter um render de qualidade. As imagens aqui postadas estão muito boas mas se colocassem a resolução alta da mesma forma que eu coloquei (6456×3272) com certeza o q já está bom ia ficar ainda melhor, pois o traço da imagem fica com uma ótima qualidade quando a gente reduz…esta minha reduzi pra 1500..os pixels se agruparam e deram mais vida à imagem.

Participante

Apocalipse,

Parabéns pela imagem…sei q vc está começando agora e é isso aí está no caminho certo…mas realmente tem mta coisa pra melhorar.

Achei q suas imagens tem alguns excessos principalmente de contraste q acho q vc exagerou na pós… tens uns excessos de reflexão e tbm está bastante serrilhado…mas é isso aí…é estudar e render de amnhã sempre será melhor que o de hoje.

Abraços.

Participante

Thiago,

Parabéns…tua edição de materiais ficou mto boa..mas o motor MLT precisava aí de mais passes para definir mais a imagem e tbm vc precisa ter um domínio de ps pra finalizar isso. Tente renderizar nos photon maps pra ver como fica.

Abração!

Participante

Maurício
      valeu pela dica,agora mesmo estou vendo como é que fica nos photons
      em breve postarei novamente minha cena com photon maps.
      abraços

Participante

Olá pessoal
      Uns tempos sem net, quantas novidades!
      Pra já todos estão de parabéns
      O pessoal está bombando mesmo com o Kerkythea.
      Já fiz o Download de minha cena e meus resultados de tempos em frente do computador vem aí.
      Abraços e sucessos.

Participante

Oi Mauricio, sei que não usastes o MLT, a´pergunta éra quantas horas aproximadamente se levaria para chegar naquele nivel de render.
      mas acho é uma pergunta dificil de responder.
      Foi apenas uma curiosidade…

Participante

Não sei se já aconteceu com vocês, mas precisei exportar 4 vezes só na quarta tentativa consegui que o KT interpretasse a existência de 2 pontiligths e 5 spotlights, nas 3 primeiras e só localizou uma pontilight.

Por que isso acontece?
      Tem explicação?

Participante

Fala mestre Padão!
      isso deve ser bug,ou lag,alguma coisa tipo assim.

Participante

Aqui nunca aconteceu isso não Padão,pelo menos que eu tenha notado…

Belos trabalhos galera,com as correções sugeridas peloas amigos os trabalhos só tedem a melhorar!
      No do apocalipse uns ajustes nas reflexões e na saturação já ajuda bastante e no do Thiago só achei um pouco estranho a distorção da imagem…a TV ficou muito distorcida,mas PARABÉNS a vocês que estão se empenhando e participando!

Bons estudos galera!

Participante

Valeu mauricio, como sempre seus comentarios sao
      de grande valia. To aprendendo muito com vcs!!!!!!
      Segue mais um::::
      Motor: mlt
      tempo: 2h45
      pos: ps4

Participante

achi bem legal kra, so fico meio granulado rssrs

Participante

ah ficou bem mais legal assim apocalipse, a tv está aparecendo agora sem aquele reflexo… e com tapete fica melhor (eu acho pelo menos)

… esse xbox 360 mostrou seu estilo hein… hahaha… se meu esposo colocar o dele no quarto, ai sim eu mato ele… hahaha

Participante

Padão…

Oi Mauricio, sei que não usastes o MLT, a´pergunta éra quantas horas aproximadamente se levaria para chegar naquele nivel de render. mas acho é uma pergunta dificil de responder. Foi apenas uma curiosidade…

Não me lembro direito mas acho que o Mauricio me disse uma vez (quando eu usava o KT) que o ideal era no minimo 20 passes, acho que era 20, não tenho certeza.
      Abraços e parabéns à todos pelos trabalhos

Participante

Olá Galera!

Thiago, ótimo render com a cena original, parabéns!

Apocalipse, a segunda cena ficou bem melhor, continue assim.

Grande Abraço a Todos!

Participante

Padão e outros…
      Achei o comentário feito pelo Mauricio

Tenho várias cenas renderizadas em 19-MT que é um motor imparcial de render e requer uma boa máquina pra fazer os cálculos de iluminação. Meus trabalhos renderizam nesse motor de render em média em 40 minutos. Em Photon Map esta mesma cena não passaria de 10 minutos. Porém tudo depende mto da sua máquina e do domínio que vc tem do programa, ou seja, configurar o render, as luzes, sombras, materiais, fatores externos, enfim…são muitos fatores que ficaria inviável explicar aqui. Eu dou aula aqui no RJ no Instituto Bramante http://www.institutobramante.com.br e faço muitos testes pra poder levar as cenas pra sala de aula. Tenho 1 Athlon 2200 com 2 GB de ram que comprei ha 8 anos atras e um Quad 9300 com 8GB de ram que é minha máquina principal de trabalho. Sempre testo nas duas máquinas e já constatei que muitas vezes o problema não é na máquina, mas sim na maneira como configuramos a cena, pois tem cenas que renderizam com quase o mesmo tempo em ambas. Em Metrpolis Ligth 1 passe não pode demorar mais que 10 minutos, no quad demora em média 2 minutos e a partir de 23 passes a cena já pode ser parada. No render imparcial se vc não parar a cena ela vai renderizar infinitamente. Abraços.

Espero ter ajudado e se estiver “daninhando” o tópico, me desculpem
      Abraços

Participante

oi DÉrcole
      Era isso que queria saber.

“Em Metrpolis Ligth 1 passe não pode demorar mais que 10 minutos, no quad demora em média 2 minutos e a partir de 23 passes a cena já pode ser parada. No render imparcial se vc não parar a cena ela vai renderizar infinitamente”

Obrigado

Participante

segue ai pessoal minha imagem, tive pouco tempo pra mexe. assim que der uma arrumada posto de novo.

tempo render: 20minuto
      pc: core2duo 4gb ram placa gforce 9800
      motor: 6-photonmap

Participante

Com relação ao MLT,

Hoje meus estudos com relação ao KT já evoluiram em outro sentido…pq eu renderizava em MLT pra ter mais qualidade de traço e hoje tenho essa qualidade de traço aumentando bastante a resolução original e rendrizando no PM High + aa…..mas ainda assim a iluminação não é tão realista quanto o do MLT….mas não adianta estudarmos algo que não aplicaremos no nosso dia a dia…..inclusive testei o MLT nesta cena e pra chegar a 24 passes ia demorar mais de 1 hora…e hoje em dia não tem como eu ficar esperando mto assim senão atrasa tudo aqui.

Mas é válido aqui para o grupo a gente testar o MLT pra ver como ela fica.

Participante

Apocalipse…é isso aí…melhorou bastante…gostei muito do seu piso.

Parabéns!

Participante

Soni,

Pra quem começou agora no kt, tua cena está muito boa.

To achando a intensidade do sol excessiva e tbm a forma como a sombra está projetada está mto agressiva, o cliente se imaginaria torrando aí em cima dessa cama….to achando tbm a textura de madeira mto distorcida e tem algumas coisas de edição aí pra melhorar…mas no geral..parabéns!

Participante

Oi, Soni! Ficou muito bom! Adorei o render e como não poderia deixar de observar, adorei o esquema cromático do ambiente!

Participante

Olá
      Enquanto aprecio as cenas já postadas, quero felicitar o Soni pela sua pressa na aprendizagem (rsrss). O cara tá vir.
      Mas quero levantar uma pergunta. Em meus testes não estou conseguindo ter uma boa iluminação interna, apesar de a luz do sol ser projectada para dentro.
      Que dicas me dão?
      Desde já sucessos.

Participante

Joshen,

Tira a cortina..eu tirei a minha…renderizei…depois fiz outro render mais básico..recortei ela e coloquei.

Abraços.

Participante

Joshen!

A iluminação natural nem sempre clareia o ambiente como queremos, muitas vezes deixa muita sombra. Mas uma dica que utilizo bastante e os ajustes na janela de visulização de render do KT:

Em TONE MAP existem 4 opções de correção de luminosidade, opacidade etc, tem o GAMA CORRECTION, LINEAR COLOR MAPING, EXPONENTIAL COLOR MAPPING e por ultimo o que eu utilizo para clarear mais a cena sem perder a originalidade das texturas que é o EXPONENTIAL HSCV COLOR MAPPING.

Altere as configurações da opção DARK, eu uso entre 1.50 e 3.00 e fica bom, ai depois regulo um pouco mais no PS e no Photo Filter.

Compare a minha cena original do KT e a Editada e veja que no PS e Photo Filter da pra conseguir bons resultados em iluminação!

Espero ter ajudado!

Grande Abraço a todos!

Participante

Olá Prof.
      Retirei as cortinas, mas ainda assim a iluminação natural interna é muito fraca, a minha cena internamente está muito sombreada.
      Quanto a essa dica de juntar partes renderizadas em separado já não é problema pra mim.
      Posto minha primeira cena interna.
      Abraços

Participante

Sem a cortina nao era pra estar acontecendo isso..verifica o multiplier do seu sol..e coloque no minimo 3000

Abraços.

Participante

Olá W_Alexi
      Essa é a maior rota de fuga.
      Mas pensei que isso só acontecia comigo.
      Obrigado pelas dicas, logo logo minha cena diurna aparece por cá
      Abraços

Participante

Joshen!

Estamos aí, precisando é só pedir!

Grande Abraço!

Participante

Esse ai foi mlt de novo, com 3h30min
      Dei umas mexidas no photoshop, acho que to
      aprendendo hehehe… Sra Towers, meu pc fica no quarto
      e minha esposa detesta… kkkk

Participante

Apocalispe,
      parabéns pelo seu render!ficou parecido com o meu.
      como você fez pra aparecer as sombras feitas pelo sol no render?na minha cena renderizada em MLT não apareceu as sombras emitidas pelo sol.
      abraços.

Participante

Qual vidro vc usou? Segundo o pessoal aki
      tem vidros que nao permitem a passagem da
      luz do sol, eu usei o “thin glass” do pacote
      basico do KT.
      Uma pergunta, se eu adicionar
      uma cena a mais no skt, como eu exporto somente
      essa cena pro KT?

Participante

Apocalipse,

O melhor vidro é o j4…..teu render ta ficando bom, mas ainda ta mto granulado e mto borrado devido às edições no ps…mas é isso aí, esudando e evoluindo.

Vo pedir para que retifique suas postagens de imagens colocando a configuração do seu pc, conforme descrito na regra de postagem.

Abraços.

Participante

Valeu mauricio, vou tentar usar os photons com
      alta resolucao que vc indicou!!!

Participante

olha eu aki de novo hehe…
      Mauricio, segui sua dicas e vc tem razao,
      com alta resolucao os detalhes ficam melhores

tempo de render: 4hs30
      Motor:07 photonMap com 2048×1536 +PS4

Participante

Apocalispe
      parabéns pelo seu render!ficou bem interessante aquele efeito de photoshop na porta da varanda,você também suavisou as sombras no photoshop ou elas não foram modificadas?

Participante

Oi Apocalipse,

Bela imagem!……mas to achando teu tempo de render mto alto mesmo pra um ambiente iluminado apenas com luz natural. Eu só mexeria em 2 detalhes..na madeira q esta mto reflexiva e no rejunte do piso q ta mto grosso…no restante parabéns.

Grande Abraço.

Participante

Bela imagem Apocalispse!só atentar em algum detalhe para não subir tanto o tempo de render e as também para as dicas do Maurício.Parabéns!

Abraços!

Participante

apocalipse, rapaz…..
      curti demais tua cena…..
      esse efeito da iluminação na “janela” ficou muito show…..
      só enfatizo as dicas dadas pelo mestre maurício, referente ao piso e a madeira…..
      MAs no geral ta muito bom kra…
      só achei o tempo meio alto…..
      …….
      parabéns…..
      ……..
      abraços……

Participante

Apocalipse
      Impecável sua cena, melhorou bastante.
      Estás de parabéns amigo.
      Todo sucesso para si.
      Abraços

Participante

Brigado pelas criticas pessoal.

Thiago Eu usei a ferramenta intervalo de cores
      na luz da janela, depois dei ctrl+c e colei numa
      nova camada por cima da original, dai usei
      a ferramenta desfoque – caixa, nao mexi
      nas sombras, ate porque ainda to apren-
      dendo a mexer no ps.

Mestre Jedi Mauricio(kkk), o reflexo
      da madeira eu que quis mesmo, mas como
      nao foi do agrado na proxima modifico, com relacao
      ao rejunte, nao acho que esteja grosso ficou apenas
      uma mancha preta que e do arquivo do mapa do bump,
      que por algum motivo teima em aparecer. Com relacao
      ao tempo de render, nao tem jeito por causa da minha
      maquina que e muito ruim.

Nandin Eu vi uns trabalhos, nao lembro se tem algum seu tb,
      com luz estourada, e achei o maximo, virei um fa desse efeito.

Joshen Thanks !!!!!!!

Participante

Tambem gosto do efeito de BG estourando…é questão de gosto mesmo.

Participante

parabéns apocalipse, se comparar a 1º e essa ultima sua imagem éstá 200% melhor!!!

Participante

Olá pessoal
      Finalmente minha primeira tentativa sai:
      Quando dizia que minha cena apesar de a luz solar ser projectada para dentro ainda assim ela apresentava um sombreado dentro que me deixava doido:
      Vejam aí:

Então em Tone Map na janela de visualização da renderização escolhi a opção EXPONENTIAL COLOR MAPPING e em DARK apliquei 8:

O resultado que me deixou um pouco satisfeito é este:
      Em Tone Map, escolhi eXPONENTIAL HSV COLOR MAPPING e em DARK também 8:

O sol acabou ficando muito estourado
      As imagens ainda não se encontram no nível dos meus caros aqui.
      Mas estou melhorando, pena que meu computador para cenas internas, hum!

Renderizador: Kerkythea 2008 Echo Edtion
      Motor: 06. PhotonMap – Medium+AA0.3
      Tempo: 00h:44min:13seg
      PC: Dell Latitude D630; Intel (R) Core (TM) 2Duo CPU, 2 Nucleos 2 Processadores Lógicos; 2 GB RAM
      Tipo da placa: Mobile Intel(R) 965 Express Chipset Family, Intel Corporation compatível
      Windows: Seven Home Eidition
      Obs: tamanho: 2460 x 1684 e reduzi no Gimp para 1230 x 842

Participante

Apocalispe
      minha dica pra deixar mais realista seu render é usar a ferramenta desfoque nas sombras,ou seja,use a ferramenta nas bordas,pode ajudar muito para aqueles renders que saem com a sombra muito reta,parecendo um retângulo no chão,não parecendo uma sombra.

Participante

nossa 100 post…quem diria hein padão que suas dúvidas resultariam num tópico legal como este…

Joshen: cara eu gostei da sua cena, também tive o mesmo problema com o sol, mas editei ele para um mult. de 4000 e a iluminação melhorou bastante,tenta fazer isso…ainda não tive tempo de dar um up na cena,mas assim que der faço. Abraços!

Participante

Pois é Guigolino, essa rendeu.
      Estou devendo meu render, assim que der eu coloco.
      Que bom que estou cheio de trabalho. Só tira um pouco o meu tempo de estar com vocês. Essa turma é boa…

Participante

to postando um novo estudo.

motor: 6 map
      tempo: 34 minuto
      pc: core2duo 4gb gforce9400
      edição: gimp

imagem com nova pós

Convidado

Aeee Vitor !!!

Não tava comentando aqui, porque não sou do KT, mas o seu eu vou comentar… hahahhaha

Melhorou bastante os seus renders, em comparação ao Podium. Você se encontrou com o KT mesmo. Só falta mudar para o Photoshop agora, ai vai ficar um brinco as Pós.

A madeira ae da Parede ficou com o reflexo muito limpo, nitido, parece metal, fora as repetições da textura.

O rejunte do piso ficou muito largo.

Pela sombra, parece que o Sol vem do lado direito, e não do lado esquerdo como você ilustrou ai na Pós.

No mais ta fócks a cena.

Quero ver a Noturna agora eim.

Abraços

Participante

valew marlonn, depois que terminei a edição que percebi a direção do sol rsrsrsr, dai ja era, mas ta valendo.

Participante

Ta valendo soni…tens evoluido bastante em pouquíssimo tempo!

Assino embaixo dos coments do so Malonnz.

Abração!

Participante

Apesar de eu tb não ser usuário do kerkhy……
      To só acompanhando a evolução do pessoal…..
      E soni, concordo com o Malonn, tu se achou no kerky hein….hehehe
      muito legal o render…..
      To gostando de ver o pessoal evoluindo nos renders……
      ……
      abraços..

Participante

Até parece que o Soni está numa de “De ja vu” (é assim que se escreve? Ah, abredito que me entenderam)
      Soni o seu desenvolvimento é bem marcante. Parabéns amigo e Sucessos

Guigolino, obrigado por gostar de meus renders, mas eu até já tentei com 4 no Multiplier do Sol, o resultado foi muito esquisito, a luz projectada no interior era muito forte mas o sombreado não mudava assim!

O que os demais dizem?

Abraços e Sucessos

Participante

Bom dia, pessoal!

Apocalipse: Ótimos resultados cara! Parabéns

Joshen & Soni: Grande evolução de vocês também, parabéns!

Ótima semana a todos!

Grande Abraço!

Participante

Bom dia, pessoal. Estava dando uma olhada nos posts e não sei se tenho razão no que vou comentar:
      Como é um tópico de estudos acho que os elogios (são sempre importantes) poderiam ser suprimidos ou minimizados dando-se ênfase aos comentários técnicos para a evolução de cada trabalho/autor, que com isso mais adiante os elogios virão com certeza.
      Acho que levar uma critica construtiva pela orelha é melhor do que “legal voce esta evoluindo” e ficar por ai. Isso não faz com que a gente venha a ter noção real do que ou como precisamos mudar para o render ficar melhor.
      O que acham disso?

Participante

Falou e disse
      Olá Arq. Padão. Na verdade também vi poucos dados técnicos por cá.
      Por isso a recomendação é bem dada.
      Na verdade eu acho que é assim que o grupo deve e vai funcionar, não é isso colegas?
      Uma coisa que não está sendo destacada técnicamente falando, é a pós produção!

Minha pergunta é o que podemos fazer na pós produção no Photoshop ou outro programa similar?

Para quem começa a mexer com Photoshop agora tem dessas questões.
      Desde já obrigado
      Sucessos

Participante

Oi Padão e joshen.

Eu particularmente tenho dado muitas dicas aqui e atentado pra tudo q o pessoal diz, particularmente não constatei isso que vc ta dizendo…e inclusive dei minha opinião técnica no render de cada um….o apocalipse e o soni fizeram ups baseados em dicas do pessoal o q foi mto legal ver. E acho também que nem podemos cobrar algum tipo de opinião pq é tudo muito relativo, as vzs o q é feio pra um, é bonito pra outro.
      Com relação a parte técnica, tanto eu quanto outros participantes experientes que eu convidei pra cá já demos setagens prontas de valores de iluminação, BG, rejunte etc etc..inclusive já dei as dicas de resolução e os motores de render..a modelagem do ambiente feita com muito cuidado por mim e por vc e disponibilizada..ou seja>>O Mapa está dodo dado aqui.
      Pra mim renderização é o seguinte .. é pegar e cair pra dentro..ouvir os mais experientes..cair pra dentro novamente e assim vai..a evolução é um processo gradativo q só acontece com prática e eu acho que o objetivo do tópico está sendo atingido…muitas dicas estão sendo dadas…acho q mais do q isso só se a gente renderizar pra pessoa.

Com relação ao que o joshen destacou…eu particularmente postei minhas duas imagens e disse tudo que eu fiz…não lembro qdo foi q outras pessoas postaram o render com a imagem sem e com pós…mas a receita de cada um é coisa pessoal…eu como professor passo…mas nao podemos cobrar isso dos colegas. Acho q dizendo o que eu fiz estou contribuindo bastante..mas ensinar passo a passo a fazer eu particularmente só ensino no curso…até pq ensinar em fórum mesmo que eu quisesse…seria um ensino precário.

Abraços!

Participante

Joshen,

Nem comentei na sua imagem, pq acho q eu disse mais de mil vzs que tinha q tirar o cortina pra luz entrar ..eu disse q fiz dois renders o qual de um tirei a cortina no ps e coloquei na cena anterior…e ainda falei isso diretamente pra vc aqui e quando vi que teu render estava escuro e com a cortina, eu preferi nem comentar. O caminho foi todo dado mas vc ainda assim preferiu aumentar a iluminação global estourando a cena. Não entendi pq vc disse q nao está sendo abordado de pós..pq eu disse diretamente pra vc que a cortina teria q ser tirada e depois colocada no ps. Alguem aqui tbm disse como melhorar as sombras com blur…foi tudo dado aqui..acho q mais do que isso fica complicado.

Abraços.

Participante

Olá Prof. Maurício
      Ainda assim digo que existem poucos dados para melhorar os renders já postados. Ao contrário, não falava do prof. que antes tem dado dicas a cada cena postada, mas do pessoal que está participando do grupo de estudo.
      Prof. Maurício não peço um passa-a-passo de pós produção, mas dicas gerais de pós produção. Acompanhei muito bem o Up que o Prof. fez na segunda imagem e achei um grande contributo. Mas de uma forma geral ou quem sabe uma receita simples (risos).

Para o pessoal que está renderizando em MLT, encontrei um bom tuto para diminuir o granulado da cena:
      http://www.allanbrito.com/2009/06/18/truque-para-minimizar-o-granulado-dos-renderizadores-unbiased/
      Abraçoas

Participante

Entendo e acho pertinente a observação do Padão para não perderms o foco da essencia do grupo, mas fazendo um balanço do grupo acho que foi produtivo, pelo menos para mim, mas vou me atentar mais ao que o Padão disse que é altamente pertinente.
      Achei a cena disponibilizada muito boa, pois sem querer me forçou a procurar uma saída para o “sol” que não entrava com força.Com as dicas dos amigos consegui arrumar uma setagem boa para isso. Sempre que tive alguma dificuldade perguntei e fui prontamente respondido(como no caso do tapete do Maurício). Apesar de concordar com o Padão, acho que o objetivo do grupo era isso, sanar as dificuldades que foram aparecendo e compartilhar informações, e particularmente consegui.Acho que na maioria os amigos tamém tiveram, prova disse é a evolução de alguns, por ex. o Apocalispe, que chegou numa imagem bem legal após dicas e mais dicas da galera aqui.
      Desde já agradeço a todos pelas dúvidas respondidas e por participarem.

Abraços!

Participante

Bom, outra forma que encontrei de deixar a cena mais clara foi ligando os spots, mesmo que fraquinhos e adicionando uma transparencia na cortina…foi o que fiz no meu e acho que deu certo, mas a alternativa mais interessante seria a do Maurício mesmo, que evita o aumento no tempo de render.

Participante

Galera, minha opiniao e que o topico tem sido de muita
      ajuda acho que pra todos. Temos que ter nocao que nem
      todas as duvidas podem ser sanadas pelo topico, caso
      contrario ficara muito congestionado. Devemos ouvir
      os mais experientes, pois a critica de cada um aqui
      e como se fosse a de um cliente de voces. No caso da
      pos, existem milhares de tutos na rede, e so dar uma
      procurada que em uma semana qualquer um faz
      uma graca no photoshop.
      Por ultimo, devemos seguir a risca as orientacoes do
      padao e do mauricio a respeito das diretrizes do topico,
      se nao vira bagunca!!!!

Um empurraozinho pro pessoal que quer pos:

http://www.tutoriaisphotoshop.net/2006/10/arquivo-de-tutoriais.html

Participante

Meu comentário não foi para gerar polêmica, só para dar uma sacudida. Eu estou muito contente com o rumo que este tópico tomou, em experiências anteriores e em outras situações a coisa não teve este impacto.
      Como já comentei antes este grupo esta focado e interessado, o processo esta em alto nível.
      Parabéns à todos os participantes.
      Abraços.

Participante

Parabéns a todo pessoal que está participando e peço desculpas por estar um pouco atrasado. Porém estive viajando e estou bastante corrido, mas logo posto o meu trabalho tambem. Abraços

Participante

Queria dizer pro pessoal o que eu realmente espero do grupo de estudos.
      Eu com o kerkythea nunca procurei atingir realismo de máquina fotográfica, sempre busquei ter um trabalho de qualidade, porém rápido e prático..claro que com a experiência é natural que consigamos atingir imagens cada vez mais realistas, mas isso nunca foi prioridade, pq vejo muitas pessoas fazendo observações em trabalhos, sem levar em conta o tempo que o profissional perderá fazendo tal procedimento. Na hora de avaliarmos um trabalho, temos que antes de mais nada avaliar a finalidade do trabalho…se é pra cliente residencial, se é comercial…se é pra construtoras. Então como eu disse lá na proposta inicial é estudarmos a VIABILIDADE das técnicas usadas tendo o fator TEMPO X QUALIDADE … se coloquem em uma situãção real.
      Eu não espero daqui estudo de realismo..quem quiser atingir tal realismo fique a vontade…mas quero aqui discutir situações reais….produção, fatores financeiros que estão agregados em uma renderização…enfim…vamos atentar para a realidade…pq quem lhe dá com o cliente real e realmente tem uma demanda de trabalho sabe que não tem tempo pra bancar o artista, então eu espero que atentamos para coisas que realmente tem importância para os clientes, não é pq é render de estudo q tem ser imagem de câmera digital, pois se eu quisesse isso eu nao estaria nem no sketchup, estaria no 3d max.

Essa é a minha visão, mas respeito quem pensa o contrário.

Grande Abraço.

.

Participante

concordo em com o mauricio, o pessoal que trabalha com o cliente, infelismente ñ tem tempo de fica buscando o realismo total, pois o custo beneficio ñ tem, sempre busco uma imagem de boa qualidade e ñ o realismo total.

Participante

mauriciocamargorj escreveu:
      não é pq é render de estudo q tem ser imagem de câmera digital, pois se eu quisesse isso eu nao estaria nem no sketchup, estaria no 3d max.

Essa é a minha visão, mas respeito quem pensa o contrário.

Grande Abraço.

.

Mauricio, na minha opinião, o uso somente dessa ferramenta em preferencia ao sketchup, não vai garantir essa qualidade que fala… Na minha area por exemplo, 95% das pessoas usam os 3DMAX, mas nem de longe consegue essa diferença em qualidade….em todas as montadoras que atendo, os projetistas de max, ficam curiosos pra saber que ferramenta uso, pois eles não alcançam o mesmo resultado em qualidade e tempo.

Participante

Oi Jef,

Com certeza usar o max não é garantia de realismo, mas tenho amigos que usam o max e realmente geram imagens que chegam a confundir até os olhos mais apurados…mas o trabalho que eles têm pra se chegar a tal resultado é muito grande…o prazo de entrega é bem maior…mas eles trabalham em escritório de designer para arquitetura os quais o escritorio ganha 5.000 pora cada imagem e paga R$ 1.200 por mes pro funcionario. A diferença do max pero sketchup é que a gente consegue colocar blocos de geometria mais detalhada sem pesar tanto, daí se consegue uma qualidade melhor nos renders …que no 3d max tem um cálculo de iluminação mais real, porém, pouquíssimas empresas podem pagar por isso, daí a grande migração de profissionais do max para o sketchup…posso dizer isso com toda certeza, pois dou aula em media para 30 alunos por mes no instituto e muitos alunos engavetam o curso de 3d max e partem para o sketchup…pq sabe q se ele nao for prático,,,ele vai perder dinheiro…pq render não dá dinheiro…o q dá dinheiro é um bom projeto e cair pra dentro da obra…e tendo um bom render de qualidade no kerkythea gerado em 15 minutos pra apresentar para o cliente é o que muitos precisam.

Nunca vou esquecer, quando fui dar um treinamento em um grande escritório de arquitetura aqui do RJ ao ensinar a colocar os globals eu disse para o dono do escritório que é um arquiteto muito bem sucedido, que se ele quisesse depois eu poderia a ensinar a ter mais controle sobre o fundo no Photoshop e ele disse pra mim: ” Tendo o céu já está bom, até porque a maioria das minha obras são de coberturas, e se eu perder tempo no photoshop eu vou estar perdendo dinheiro”. Como ele é muito bem sucedido, eu tirei como lição que a praticidade tem um grande valor.

Acho que temos que saber diferenciar o render artístico o qual a gente faz pra satisfazer o nossa necessidade de arte e o render que a gente apresenta para o cliente. To dizendo isso pq to percebendo que aqui no fórum todo vejo muita gente citando aspectos que são irrelevantes e chegam até a inibir profissionais que estão começando e querem postar seus projetos aqui.

Participante

mauriciocamargorj escreveu:
      Oi Jef,

Com certeza usar o max não é garantia de realismo, mas tenho amigos que usam o max e realmente geram imagens que chegam a confundir até os olhos mais apurados…mas o trabalho que eles têm pra se chegar a tal resultado é muito grande…o prazo de entrega é bem maior…mas eles trabalham em escritório de designer para arquitetura os quais o escritorio ganha 5.000 pora cada imagem e paga R$ 1.200 por mes pro funcionario. A diferença do max pero sketchup é que a gente consegue colocar blocos de geometria mais detalhada sem pesar tanto, daí se consegue uma qualidade melhor nos renders …

Claro, concordo muito contigo, é muito dificil aplicar esse nivel de realidade comercialmente..digo até por mim, no começo, tentava inserir o cenario de pavilhão, que me pesava demais no pc e deixava o calculo de iluminação complicadissimo…até o dia que um cliente final me perguntou…..o que vc vende???? o cenario, ou o projeto….entendi, que o background era dispensavel…e parti para o fundo branco…que no final, me ajuda a vender um projeto em cima de alguem que tentou fazer como eu fazia, pois a minha apresentação fica mais limpa….ganho mais e trabalho mais rapido.

Ultimamente o unico lugar que tenho visto renders, muito preocupados com o realismo, são nas publicidades de ramo imobiliario de grandes empreendedoras…minoria absoluta no mercado

Participante

Hum!
      Boa conversa aí em em cima. Grandes dicas de profissionais experientes.
      Prof. Maurício me perdoe (em geral o pessoal do fórum – Grupo de Estudo) por qualquer atrevimento indevido.

Quanto a minha cena:
      Nos detalhes não mencionei que havia tentado a renderização sem as cortinas e que o resultado não mudava de maneira nenhuma. Como não via diferença entre a cena com Cortina e a Cena sem cortina, preferi renderizar já com a cortina incrementada. O prof. pode confirmar:

É possível que aconteça também com alguém, lá ficaram as dicas da iluminação Global.
      Pós produção é um bicho de 7 cabeças, mas um render bem feito compeça nê!?
      Parece curioso prof. mas quero agradecer por seus “ralhões”, despertaram o que não via (risos) [com todo respeito]. Joshen – Abraços

Participante

Oi pessoal,

Como eu faço para anexar minha imagem e colocar no fórum? Alguem pode me ajudar por favor?

Abraço a todos

Participante

vc ospeda sua imagemaqui e depois abre a caixa para envia mensagem e clica no icone “imagem” e cola o lá, depois é só da ok e pronto.

mas explicado que isso se se eu desenhar rsrsrsrsrsrrs (zuera)

Participante

Valeu soni, mas não entendi mto bem. Se puder desenhar…. rsrsrsrs
      Na verdade não achei esse icone para enviar a imagem pra ca

Participante

Participante

Ola pessoal do estudo. Desculpa pela demora de postar algo, mas é que os dias pra mim tem sido corrido. Outra coisa, minha imagem nao esta de acordo com o que foi solicitado pelo Padao. É por que aqui no trabalho nao tenho nenhum programa para fimalizaçoes, so o Photofiltre. Este desenho esta sem nehum tipo de pos produçao. O desfoque fiz no proprio Kerky. Nao vi muita vantagens pela demora que me causou.
      Por isso optei por fazer um desfoque.
      Render 1h:37m
      Motor : 6
      Computador
      ADM Athlon 64×2 dual Core 4200
      2,21Ghz
      2,00 Gb ram

Participante

Uploaded with ImageShack.us

Participante

Oi pessoal,

Fiz meu primeiro teste

Na imagem acima usei
      Motor 10
      O tempo de render foi de +- 20 min
      O PC é um pentium dual core com 1 Gb de ram
      Só coloquei um desfoque no PS (CS) e uns brilhinhos nos spots. Ainda faltam algumas coisas, fiz essa bem rapido, não deu tempo ainda de incrementar mta coisa

Participante

ola izabel, gostei bastante de sua cena, so ñ consegui intende essa quadro atraz da cama, e o piso fico sem menhum reflexo, gostei bastante da cortina, e a decoração fico legal tambem bem acomchegante com os tons marrons.

Participante

Bom pessoal, vou postando minhas imagens, tentei de várias formas e segui várias dicas dadas aqui nesse tópico mesmo… tentei tirar a cortina e coloca-la em outro programa depois, mas eu não tenho nem idéia de como se usa o photoshop, não fiz nenhuma pós produção por isso.

Renderizei no motor 8
      meu note é um pentium dual core, 4 GB RAM, 2.00GHz, windows 7 64 bits … demorou cada imagens uma média de 30 minutos, falo a média pq não fiquei proxima o tempo todo e não vi exatamente o tempo dos dois… bom ta ai…

Participante

uma coisa que gostaria ja de pedir ajuda é como colocar a imagem na tv, eu tentei de tudo… isso é uma coisa que só faz na pós produção?? aliás disse que não fiz nenhuma produção mas usei o photoscape pra escrever meu nome em baixo…rsrs

valeu galera, obrigada!

Participante

Izabel, muito legal suas imagens, gostei demais da textura que vc usou na cama muito bonito!

Participante

Geogeo,

Teu render ficou bom, mas achei q o desfoque ficou excessivo…pra ambiente de estudo o ideal é vc fazer mesmo no conforto do seu pc com tdos os softwares a sua disposição…desfocar no kt é dar tiro no pé tbm..pq vc nao tem mto controle e aumenta paca o tempo de render.

Pelos seus trabalhos sabemos q pode ir bem mais além.

Mas vlw aí a postagem.

Abração.

Participante

Izabel,

Pelos seus trabalhos eu já esperava ótimos resultados e mais uma vez vc me surpreendeu, pois o render esta bem legal..bem limpo e a decoração ficou mto aconchegante…eu daria uma prenchida nas bordas do tapete com o ps mesmo..achei tbm q o reflexo lá na poltrona meio q nao combinou.

No mais…parabéns pela bela imagem.

Abração

Participante

Sra Towers,

Pra quem começou no kt agora e ainda estudando sozinha..está mto bom…evoluiu mto das imagens anteriores pra essa. Qualidade de render é um processo gradativo, o de amnhã será melhor q o de hj e assim vai…fico mto feliz em ver esse ótimo resultado. Tem uns excessos de reflexão q é natural..nem vo citar pq sei q nas proximas vc ja vai calibrar tudo melhor….mas no geral..mto bom mesmo.

Com essa sua imagem já se tem uma boa apresentação, vc já está em um nível de poder mostrar renders para os clientes.

Parabén pela imagem e por estar participando ativamente aki com a gente.

Abração.

Participante

Joshen,

Agora que vi teu post hehe….vc dizendo q ta quebrando a cabeça pra fazer a pós etc.

Calma cara! vc já adquiriu o curso em DVD q ja ta chegando aí em angola…ninguem aprende tudo sozinho…eu aprendi photoshop na faculdade e a partir disso criei aplicações para arquitetura…tenha calma filhão….tenho certeza que em breve tua visão de renderização será outra.

Abração!

Participante

Rosiele, gostei da sua imagem, so achei que tem muito reflexo na madeira, exprementa coloca um bump nela, ja a imagem na tv é posto direto no SU como material, no KT vc só coloca a imagem para emitir luz”fraquinha” como uma tv mesmo.
      obs: me corrijam se eu estiver errado.

Participante

Tem vários alunos q ja me mostraram belas imagens pelo email de suporte e até agora não postaram aqui…estão escondendo o ouro né??..cade vcs?? vamos sair da moita pessoal!!!

Participante

Mauricio, muito obrigada, fico feliz com suas palavras, você é um grande incentivador para os iniciantes!

Soni, vou tentar fazer isso, eu tentei colocar a imagem nessa TV até pelo KT, mas não deu…rsrs… obrigada.

e quanto aos reflexos acho que fiz pelo menos uns 10 testes, e depois que achei que estava bom, quando fiz no motor 8 o brilho ficou muito mais forte, ai perdi a linha … rsrs… mas eu vou treinando por aqui, vou tentar dar uma melhoradas.

Participante

SraTowers, gostei da sua cena..o Maurício já fez todas as considerações, só modificar que vai ficar muito bom.Também tenho esse problema com os reflexos…sim, tenta colocar um bump na madeira também…Abraços!

Participante

Bom dia, pessoal!

Pelo que estou vendo estão saindo ótimas imagens, parabéns a todos que estão particiando e postando.

Georgio!
      Ótima imagem cara, só achei com muito desfoque como o Mauricio comentou, tirando isso o resta ta show!

Izabellima:
      Seu render ficou muito bom, mas considere as palavras do Profº Mauricio, com relação ao excesso de reflexo da poltrona, tente colocar somente o polimento para dar um efeito melhor, trabalhe um pouco mais a textura da colcha e o painel da cabeceira, verifique tambem o material emissivo da sanca no gesso. Mas como disse a composição em si está bem legal, nos próximos terás resultados ótimos.

SraTowers!
      Pra quem disse que está começando, sua imagem está muito boa, a cena limpa e a iluminação uniforme, só me atentaria para a madeira, que está com excesso de reflexo, como o pessoal disse um bump resolve. No mas a cena ficou linda!

Parabéns a todos!

Grande Abraço!

Participante

Sra Towers,

Tem mtas tecnicas para colocar imagem na TV, mas uso uma que acho bem fácil: Eu sempre uso apenas dois blocos de TV que tenho (para LCD), um com o suporte p/ bancada e uma para tv suspensa. As duas eu baixei e ambas já vem com a textura certinha (essa que usei vem com os simpsons e a outra com outro filme). Eu mando pro KT sempre com a mesma imagem que está na tela e lá eu mudo. Se vc quiser te mando os blocos. Não sei se dá pra mandar por aqui, mas se não me passa teu email que te envio. Vc vai ver que é bem fácil. E aí depois os detalhes de TV ligada e tals se quiser te passo tbm.

Abraço

Participante

Pessoal valeu pelas dicas. Como disse eu fiz esse bem rapidinho e tem que melhorar umas coisas.
      Quanto ao piso eu não estou conseguindo deixar como eu quero, ta ficando estranho toda vez (Mauricio, por favor me socorra!) e a cadeira ali vou tirar o reflexo e deixar só o polimento e posto pra ver como fica. E o painel.. ah esse painel. Era pra ser um painel vazado com iluminação por trás, mas vou ter que ajeitar pq ficou mto bagunçado. Vou ajeitar tudo aqui e posto pras vcs avaliarem.

Abraço a todos

Participante

Guigolino e W_alexi muito obrigada! dia 13 vai fazer 1 mês que estou usando o KT, penso que minhas evoluções estão até bem, agradeço as dicas!

Izabel, se der pra mandar os blocos ficarei muito feliz, meu email é rosielle.larissa@hotmail.com, se der pra manda junto uma breve explicação de como colocar a luz na tv eu agradeço mais ainda…rs…

muito obrigada
      abraço pessoal!!

Participante

Oi Izabel,

O piso não tem mistério não…é specular..reflexo e se for o caso o bump…no mesmo esqma q vc já faz mesmo…não existe fórmula pq cada cena é uma cena e o render pode se comportar de forma diferente…daí é cair pra dentro da tentativa erro pra achar o tom certo.

Abração.

Participante

Uau!Agora sim, elas estavam faltando vieram e estão bombeando a gás (risos) Izabel e SraTowers é bom vos ter por cá e ainda mais ver os vossos estudos. Adorei vossas cenas. para SrsTowers, queremos ver outra com o efeito televisão ligada: Bota a foto no sketchup, escalona ela lá e exporta para renderizar, já no kerkythea segue as dicas do nosso famoso blog: http://kerkytea.blogspot.com/2009/02/efeito-televisao-ligada.html
      Ah. Izabel vai ajudar vc afinal.

Olá prof. Maurício, essas são reacções de filhos ansiosos, vou ficar mais calmo e esperar o material. Abraços para o prof.

Georgeo curiosa essa desfocagem, como é que se faz a no kerkythea mesmo!? Adorei sua cena, sem pós, já dá!
      A_Alexi abraços aí
      Abraços pessoal

Participante

Oi Turminha animada.
      Desculpem a demora, mas a correria esta grande, e já estava me sentindo mal de ainda não ter colocado nada. Bem então…

Motor: 06 PhotonMap Medium +AA0.3
      Resolução 1614×850
      Tempo de render: 7min 37 sec.
      Sem pós.
      PC = AMD Phenom II X4 945 3.0 GHz
      32 bits 4 G Ram.
      Nvidia 240 GT 2.0 G Mem.
      OBS. Expousure 1.5

Podem baixar a lenha…

Convidado

Muito legal Padão !!!

Se fosse Vray, eu te falaria para aumentar os valores de Max e Min do IR e Subdivs do LC… heheh, mas como não é, então não posso falar.

Aquele celular ali, não vai acabar a bateria não ? =D

Parabens.

Abraços

Participante

Hiiiii, fiquei boiando, Marlonn.

Convidado

HUASHUAHS

Ta bom, esquece a 2ª linha do Post. Eu falei aquilo por causa das manchas e pontos de luz estranhos nas sancas (acho que é isso).

Falei ali do Celular que ta em cima do criado falante (mudo… hhahaha) que ta ligado, mas ta com muito brilho na tela, dae vai acabar a bateria rapido ! hahaha

Participante

Parabéns Padão, muito bom mesmo, gostei. Bela evolução.

Participante

Oi Galera, fiz essa outra imagem aí acertando alguns erros que o pessoal comentou. Mas ainda assim não gostei. O painel com iluminação ficou estranho, esse é só exemplo do que vcs não devem fazer nesta cena. Eu queria ilumando mas não queria usar o self luminance pq o pc que estou usando é uma jaca, então fiz o seguinte: no difuse coloquei a cor branca e repeti, e no umbra e penunbra tbm deixei branco e aumentei o valor para 8. Como o Mauricio citou no meu problema com piso, cada cena é diferente, então assim, eu particularmente não gostei desse efeito nessa cena, mas em outras já deu certo. Vejam e digam o que acham. Estou renderizando outra e vou tentar por a luz ali do painel na pos produção. Depois mostro. Bjs

Participante

Valeu Joshen! e obrigada pelo link, a imagem já está praticamente pronta, só vou fazer mais um ajuste que não gostei muito…rs … mas prepare-se, hoje a noite já coloco as imagens…rs

e claro, uma agradecimento mais que especial a IZABEL, que me encaminhou o e-mail com os blocos e com a explicação toda detalhada de como utiliza-los corretamente! muito obrigada.

Abraços pessoal!!

Participante

OBS. A minha imagem esta apenas com o Sun ligado e as luminárias estão com configuração de ambra e penambra acionado.
      Com isso, fiquei qestionando porque apareceu as manchas brancas como se a sanca estivesse ligada?
      Se alguém puder comentar isso, ficaria contente.
      Neste momento sou tão aprendiz quanto vocês.

Participante

Entre outros, gostei muito do trabalho da Izabellima. criativa como ambientação. Sou meio seguinho e com imagens pequenas fica dificil ver detalhes, podes amplia-las?

Participante

O Mauricio é or-concour.

Participante

Guigolino, esta show, se adiantou e já fez uma noturna que seria noutro estágio, mas isso não desmerece seu trabalho, posso estar errado mas não tem muito “brilho”?

Participante

Belo trabalho do alexi, gostei muito do ajuste que fez no piso de madeira.
      Mudastes as luminárias para quadradas, produtos que estão na moda, ficou muito dez.
      As luminárias de cabeceira achei que estão muito claras para pouca luz que emanam delas.
      maravilha.

Participante

Georgeo, achei seu trabalho meio sem “foco” deve ter sido o uso inadequado do PS, não seria isso. Fiquuei curioso.

Participante

SRa Towers – não gostei muito desta combinação de cores em tons de amarelo e vermelho, não valorizou seu trabalho. madeiras como o Marfim estão fora de moda.
      Mas parabéns pelos esforços,

Participante

Eu estou impressionado com a participação deste grupo, nunca nestes anos todos de fórum, tinha visto tanto engajamento.
      Mauricio estas de parabéns, estas formando um grupo de usuários de KT, que demostram interesse, esforço e qualidade.
      E isso é graças ao seu trabalho e dedicação.
      Meus parabéns.

Participante

Bom dia, Pessoal!

Izabellima!

O painel ficou bem legal, com relação a poltrona você colocou o polimento, ficou bem opaca, mais acho que deve ser pela ausencia de iluminação interna, coloque uma IES que melhora bastante. Mas tirando esse detalhe a cena e a ambientação ficaram ótimas. Um dica, sua sanca de luz novamente esta estranha, quando for configura-la não esqueca de habilitar o EMITER.

Padão!

Ótima cena, parabéns. Quando a sanca de luz a aos spots emitindo luz, para desabilita-los você tem que ir no Material Editor e na Caixa, Self Luminance, deletar a textura que apararece no Radience, e deixar apenas o Difuse em 100% no reflectance, o material permanece-ra branco, porem não emitira nenhuma luz.

Isso é o reverso que a Izabellima tem que fazer no de-la.

Me corrijam se estiver errado.

Grande Abraço a todos!

Segue minha diurna em HD

Resolução: 2428×1160 ppi
      Tempo de Renderização: 58:41min

Participante

Padão. No meu trabalho eu quis mostrar que da para fazer um desfoque proporcional , pelo kerkythea. Sem precisar usar um photoshop.
      So achei que leva muito tempo para renderizar.

Participante

Oi Padão, gostei bastante da sua imagem, a ambientação ficou linda… sobre a minha, sinceramente estou totalmente desatualizada do que está ou não na moda, desde que terminei meu técnico em edificações em 2005 parei e não tinha mais olhado pra área de designer nem arquitetuta. Preciso mesmo de umas dicas…rsrs… valeu pela atenção.

Como você mesmo disse esse grupo de estudos está indo além das minhas expectativas, já aprendi várias dicas aqui, hoje a noite vou postar minha imagem com algumas modificações, vou deixar com essas cores mesmo, depois eu as modifico e posto e novo.

Obrigada pelas considerações Padão! Estou mesmo me esforçando bastante, estou adorando isso!
      Abraço.

Participante

Caraca vcs estão violentos aki nas participações…fiquei algumas horas sem poder vir ao fórum e agora não sei nem como pegar o bonde novamente rsrsrs. Vo voltar aki as páginas pra poder responder à galera e fazer os comentários…mas ainda tem gente na moita que me mostrou render por email e até agora nao colocou aki ..e são renders bons. Vamo sair da moita galera!! rsrs.

Participante

Padão,

Belo resultado!

A primeira coisa q eu notei e tenho notado em todos os seus renders, inclusive citei no da sinagoga.. é q vc usa o preto total e daí o kt entende como ausência de material, tem q colocar um cinza o mais escuro possível ,mas não preto e daí o preto da tua poltrona ficou como material ausente e não está interagindo com a iluminação.

Já que o render está a Jato (7 min.) vc poderia tbm aumentar para o PM High+aa q pode ser q este motor corrija as manchas no branco do teu ambiente q com a cortina fez com q vc aumentasse o tom e causou as manchas. Nesse aí nao vi outra solução além da de tirar a cortina pq em todos os meus testes deu mta mancha inclusive esse efeito de sanca ligada onde nao existe é pq ali no vão a iluminação é mais complexa e com pouca luz natural e sem luz artificial nenhuma acaba acontecendo aquilo.

No restante ficou mto bom…parabéns!

Participante

Izabel,

Teu ambiente está lindíssimo…gostaria que vc aumentasse a resolução pra ter uma aprensentação melhor, a imagem está muito pequena…logo na abertura do tópico o padão postou minhas recomendações para a resolução q iriam ajudar bastante aí a apresentar melhor este belo ambiente com direito a Instance brush e tudo.

Parabéns!

Participante

W_Alexi,

Mais um belíssimo render com ótima pós produção….Belíssima imagem!

Parabéns!

Participante

Então pessoal,

Essa foi a ultima imagem que fiz, tirei todas as luminárias e deixei só a iluminação solar, acredito que tenha ficado melhor. Vejam aí o que pode melhorar. Abraço a todos

Participante

Izabel,

Agora sim da pra gente ver bem….realmente um belo trabalho…gostei muito do seu piso.

Seu ambiente ficou muito aconchegante e vc misturou alguns tons e formas clássicas com modernidade.

Parabéns!

Participante

é assim mesmo izabel..a minha tbm fica assim…o problema é q sua outra a gente clicava e ela aumentava quase nada.

Tá ótimo assim.

Abraços.

Participante

Ah! Padão, clique na minha imagem que ela fica grande, é que não sei colocar direito ainda rsrsr.

Abraço

Participante

Mauricio,

estou com um problema já faz tempo. É na iluminação, estou usando aquela tecnica de expandir o spot para iluminar geral, a iluminação em si fica boa, mas o problema é essa bola de luz que sempre se projeta em algum movel. Eu ia te perguntar no email, mas talvez essa seja a mesma dúvida de mais pessoas. Estou colocando a imagem em anexo pra vc ver. Só renderizei em quick mesmo.

Participante

Izabel,

Só diminuir ou tirar o specular do material e isso será resolvido.

Abraços

Participante

Nossa galera…muito bom os trabalhos de vocês, a Izabel tá de parabéns,render e composição de cores muito boa.

Padão o0 que mais me chamou atenção foi seu tempo de render..fiquei abismado com a qualidade do render em relação ao pequeno tempo de renderização,lógico que há coisas há melhorar como o maurício citou,mas para tão pouco tempo de render está muito bom.

Alexi,adorei o efeito do BG,se for possível compartilha comigo se tem algum segredo.

Abraços e bons estudos galera!

Participante

e ai pessoal… bom conforme disse hoje a tarde está ai minhas imagens! meu pc é um dual core 4 gb de memória 2 GHz windows 7 64 bits…

as promeiras imagem demoraram uma média de 30 minutos, como já havia as postado, no motor 8… com as dicas fiz a outra imagem no motor 6, demorou só 8 minutos ! e achei bonito…

essa outra camera foi a mesma coisa…

bom, eu não mudei as cores da imagem por que não deu tempo, o Padão me deu alguns toques e vou faze-los por aqui… como podem ver tirei o excesso de reflexo e coloquei a imagem na tv, a cena é infantil mas eu adoro..rsrs…

espero comentários para saber se esse quantia de reflexo está melhor e no que eu posso melhorar mais… muito obrigada pessoal.. abraços!

Participante

ah claro, novamente não posso deixar de agradecer a Izabel!! a TV só funcionou certinho com a ajuda dela!!

Participante

Olá pessoal bom dia! Sexta feira, que beleza. Temos que montar uma vídeo conferencia na sexta pra galera se reunir e tomar uma cerveja juntos 😛 rsrsrsrs.
      Mas vamos aos coments da manhã:

Mauricio, mto obrigada pela dica, tirando o specular realmente funcionou, mas e quando é o caso de um material, geralmente pronto (como a minha cadeira) que não tem como a gente tirar o specular senão altera a textura. O que fazemos? Essa bola de luz já está me deixando deprimida, no de ninguém tem isso, só no meu. Me ajude por favor!!!!

Sra Towers,

sua TV ficou linda (me deu até vontade de assistir A Dama e o Vagabundo de novo). Parabéns! E fico muito feliz em ter contribuído. Sempre que precisar pode contar comigo, não sei mta coisa mas no que puder vou ajudar.

E pessoal, isso aqui está virando uma selva virtual! Só tem fera aqui! rsrsr Cada imagem mais linda que a outra e é muito legal ver a diversidade de estilos, cores e o mais importante a evolução de cada um. Coisas mais lindas a cada imagem. É isso aí pessoal, como diz a frase do nosso amigo: “Ninguém é tão bom quanto nós juntos” (é algo assim, mas é bonito).

Abraço a todos, depois escrevo mais

Participante

Gostaria de parabenizar todos os trabalhos exibidos neste fórum, todos excelentes, sou um novo aluno do Maurício e espero em breve postar aqui minha imagem.

Abraços à todos.

Antes de participar leia as regras. aqui

Participante

Seja bem vindo Rodrigo. Já se apresentou lá no tópico de apresentações?

Abraço

Participante

Fiz uma nova renderização com o motor 7
      Agora levou 14 min e 22 sec.
      O livro da cabeçeira ficou luminoso…
      Não sei se é impressão mas o BG perdeu foco.
      Com relação ao material preto que o Mauricio falou – tinha colocado um material de couro – um material é composto – e realmente tinha um deles que estava com preto.
      Não sei se melhorou.
      As vezes fico tão envolvido no meu trabalho que não percebo certos erros, me mostrem.
      obrigado

Participante

Padão,
      muito boa a sua imagem….
      minhas observações vão para o criado mudo, parece que há uma luz no interior dele (emitindo), tb achei o BG meio embaçado e a tv, acho que merecia um emissive mais intenso….
      ……
      Mas no geral, ta muito bela a img….
      e o tempo também me impressionou, 14 min, com uma ótima qualidade..
      ……
      abraço……..

Participante

Olá pessoal
      Hum, este grupo de estudo está valendo pra valer (risos) fiquei sem palavras para expressar que está saindo daqui “experts” em fotorrealismo.
      Estão todos de parabéns pelas belas cenas. Um especial parabéns para SraTowers que está “funfando” numa de sucesso com suas cenas,
      Arq. Padão simplesmente a cenas está espectacular só os detalhes proferido pelo senhor.

Minha cena nocturna por fim aparece e me deu várias respostas (curioso né?):
      1.Então acabei descobrindo finalmente que preciso de outra máquina
      2. Uma cena iluminada não passa no meu computador no motos MP acima do motor 5 +AA 0.3 (fazia 1 hora e não avançava mais)
      3. Não sou bom de pós produção (que pena pra mim mesmo!)

Então renderizei minha cena em MLT num tempo de 02h:10min:13seg e o resultado vejam aí:

Botei um quadrado dentro do abajur e coloquei uma luz de 45w da biblioteca do Kerkythea e não gostei do resultado ate parece uma spot light.

Renderizador: Kerkythea 2008 Echo Edtion
      Motor: 19. MLT
      Tempo: 02h:10min:13seg
      PC: Dell Latitude D630; Intel (R) Core (TM) 2Duo CPU, 2 Nucleos 2 Processadores Lógicos; 2 GB RAM
      Tipo da placa: Mobile Intel(R) 965 Express Chipset Family, Intel Corporation compatível
      Windows: Seven Home Eidition
      Pós Produção: Gimp 2.6.10
      Obs: tamanho: 3690 x 2526 e reduzi no Gimp para 1024 x 768

Abraços e sucessos

Participante

Mto bom Padão..o render está belíssimo, limpo, bem definido e bem realista e o melhor dele está no tempo. Agora sim a poltrona ficou mto boa.

Com relação às observações do BG e do criado mudo, não é q o livro ta iluminado..é q deu mancha no render mesmo e só o me resta dizer a velha frase….Não existe render pronto sem pós produção..sempre tem uma mancha, algum desfoque no bg et. etc. etc…o photoshop serve pra corrigir isso.

Parabéns..este render realmente me surpreendeu pela qualidade e tempo.

Abraços.

Participante

Joshen,

Pra mim este é o melhor render seu. Claro q falta uma boa pós, uma IES etc. mas já tens aí um belo trabalho um bom traço característico do MLT.

Abraços.

Participante

E ae galera !!!

Bem esta ai o meu render, eu tava “na moita” como disse o prof mauricio camargo rsrsrs, eu estava apanhando do meu navegador aqui… tava dando erro… mas enfim… deu certo….
      Teve um detalhe que o prof mauricio camargo me deu uma dica de fazer uma pos no PS, que foi a coxa, pq eu tentei colocar a textura dela listrada, mas nao consegui… ficou tudo bagunçado as listras, fiz questao de deixar ela desse jeito para compartilhar com vcs a dificuldade q tive.
      eh isso galera at + e obrigado a todos pelas dicas e criticas =)

Diurna: 6 horas (texturas exageradamente grande)
      Noturna: 1 hora e 12 minutos
      Ambas em motor de render 06-Photomap medium + AA 0.2
      Pentium 4 3,2; 2,5 ram e GeForce 9500 1GB

Parabens a todos pelas belissimas imagens !

Participante

Oi Nandim
      Sobre a luz no criado-mudo eu achei que o livro é que tinha ficado “luminoso” mas o Mauricio ja fez um comentário.
      Na tv coloquei só a imagem.
      Como este exerciccio 1 era só para fazer com luz natural, não coloquei iluinação alguma.
      Nas dicroicas, parece que tem luz, mas não. Só tem um config de umbra e penumbra.

Mauricio, esta ficando bom é? fico contente em saber.
      Vejo que alguns já estão fazendo suas noturnas, mas preferi manter a sequência dos trabalhos.

Participante

ERICK: mandou muito bem kra…….gostei demais da composição da tua cena…..como vc disse a unik crítica é para a textura da colcha……mas fora isso muito bom…….
      o por do sol ta show…..
      ……..
      Padão: entendi…..é que achei que tinha algo iluminado….hehehe…..
      mas é só um detalhe que não tira a beleza da cena……
      …….
      abraços……

Participante

Bem pessoal, vou fazer uma breve explicação aqui do meu render.
      Na diurna deu 6 horas de render devido alguns testes que fiz, na empresa onde trabalho, temos imagens de altissimas resolução, tipo 8000×8000 px…. então fui fazer um teste com essas texturas no render…
      bem, o resultado foi catastrófico, 6 horas de render…. já na noturna eu reduzi as texturas para 800 x 600 e deu 1 hora e 12.
      Me corrijam se estiver errado, mas só notei diferença no tempo de render, pq no final tanto a textura em alta qto a menor deu o mesmo aspecto na imagem, creio que 800 x 600 é grande ainda para textura mas deu para mim tirar um bom aprendizado nesse render.

NANDIM, valew pelos elogio !!!

Participante

Olá pessoal
      Prof. Maurício, fico alegre por lhe ter convencido (rsrsrs)
      ErickSantos, show de bola as suas imagens. Sucessos amigos
      Arq. Padão o que é isso de Umbra e Penumbra? Achei interessante como faço para colocá-la em minha cena?
      Gostaria que alguém fizesse uma pós produção na minha cena noturna e postasse ou me me mandasse por e-mail, ficarei agradecido, imensamente. joshen47@hotmail.com
      Abraços e sucessos

Participante

Erick parabéns! muito bonita as duas cenas, o por do sol ficou show de bola! eu não tenho os olhos tão treinados, mas particularmente achei também que as duas imagens não tiveram tantas mudanças pelo tanto de demora por causa das texturas… ficaram lindas!

Joshen, meu amigo! obrigada pelos elogios, fico muito feliz por já estar vendo que consegui evoluir um pouquinho…rs

abraços!!

Participante

muito bom erik, so achei estranho este mar de fundo rsrsrs.

Participante

erik legal teu render.
      é msm,esse fundo de mar é meio estranho,mas faz parecer que é um quarto de cruzeiro rsrsrs!

abraços.

Participante

e olha eu aqui de novo…rs
      bom dessa vez tentei mudar tudo…hahaha…

PC: note dual core 4 GB 2 GHz windows 7 64 bits
      motor 6 – apenas 8 minutos cada cena!

não consegui tirar o “granulado” que ficou no espelho, acho que isso seria para uma pós produção… espero comentarios!

valeu pessoal, abraços!

Participante

Caraca, vc ta evoluindo muito rapido, suas cenas
      estao cada vez melhores.
      Uma dica, muda o material do lençol pq ele e que
      ta “segurando” um maior realismo na cena.

Participante

parabens, ta evoluindo muito mesmo, assim que eu tiver um tempo vo da um up na minha tambem rsrsrsr

Participante

Erick,

Belíssimo trabalho..só a colcha mesmo como o pessoal já disse aí.

Dica para todos : O kerkythea não faz mapeamento complexo, tipo este da colcha, este mapeamento tem q ser levado pronto do sketchup, pois mapeamento é função do modelador e não do renderizador.

Parabéns !!

Grande Abraço.

Participante

Sra Towers,

Tive a honra de ser o primeiro a ver esta bela cena…e vc evolui a cada renderização. Parabéns!

Abraços.

Participante

Oi Padão,

É pra fazer a diurna e a noturna mesmo…eu q só tive tempo de fzer a diurna e ao invés de fazer a noturna, preferi dar um up na cena e agora to sem tempo de pegar nela novamente e só voltarei a renderizar novamente na cena da segunda edição q precisamos ja começar a ver qdo ela começará..pq daki a pouco o servidor vai estourar de tanto post em um só tópico rsrs.

Abraços.

Participante

Joshen
      Vamos ver se posso explicar.
      Vi nas video- aulas do Mauricio que voce coloca uma luz numa luminária e a luz acende , mas a luminária fica apagada como se a luz não viesse dela.
      Para fazer isso e não usar o Self Luminance que faria o render demorar mais – se usaria um outro recurso.
      Vá no Edge Outline – caixa a direita bem em baixo.
      Voce encontrará o Ambra e o Penambra.
      Selecione o fundo de sua luminária digite 5.000 para ambra e penanbra e coloque em Color a cor branca.
      Assim quand o voce colocar uma luz em uma luminária dentro da luminária ficará um branco “luminescente” dando o efeito que se vê na realidade.

Participante

Padão,

Só lembrando q na vídeo aula ensino isso pra apenas acender os spots pq são pequenos pontos, mas pra uma luminária eu nao recomendo esse efeito não, pois no outline não se tem emissão de luz, e tira totalmente o aspecto original do objeto.. tirando muito do realismo da cena…só recomendo o outline para pequenos pontos mesmo,,,para grandes pontos de luz sem usar o self luminance o ideal é acender pos em PS usando a mesma técnica de acender a tv no ps, foi assim q iluminei aquela luminária do render daquele ambiente que sua esposa projetou.

Participante

Ai Mauricio, nosso teacher, é não fui bem claro, mas é isso mesmo.

Participante

Quanto ao comentário do Mauricio de dar pane no servidor.
      Vou bloquear e este e começar um novo para noturnas. OK

Visualizando 207 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.