Kerkythea

Kerkythea

Visualizando 44 respostas da discussão
  • Autor
    2943 Views Posts

Participante

Digamos que aqui seja o lugar para discutirmos outros assuntos relacionados ao Sketchup, como por exemplo renderizações, (diga la administrador) ou devemos abrir outro item no fórum?
      Bem passando o introdutório, fiz meu primeiro teste com o Kerkythea V7, usando o basico do Kerky (importação e render, sem nenhuma configuração adicional.
      foto 01 render no Sket. 352kb

foto 02 render no Kerky básico. 288kb

vejam as difirenças.
      até

Participante

arqpadao,

Acabei de instalar o Kerkythea. Proponho a vc e todos os interessados a colocarem uma arquivo do sketchup de modelo e trabalharmos em cima dele no Kerkythea.

Assim postaríamos um tutorial para aperfeiçoamento.

O que achas?

Um abraço.

Participante

Ai
      Solar
      boa idéia, podemos tentar.
      Precisamos definir um modelo padrão em Sket que tenha vários elementos, que englobem luz, iluminção, texturas, transparências e espelhos com certeza.
      Uma vez definido o modêlo, este deve ser publicado no 3dwarehouse para que todos os interessados possam baixa-los. é por ai?
      A versão anterior do Kerky tinha um banho em Sket bem bom para este exemplo, mas não achei mais este arquivo, por um acaso tu terias? vamos nessa, nos falamos por ai, qualquer coisa tem meu email no forum que vale para o MSN.
      bom domingo a todos.

Participante

Ontem fique brincando no Kerkythea até as 3 da manha (e tenho que levantar as 6 para levar meu filho na aula) utilizei um projeto antigo de uma guarita de condomínio residêncial para praticar, e me agradei muito com os resultados, apesar de encontrar alguns erros meus, você pode ver nas imagens que o forro do pergolado esta em bloco com o pergolado, e era para ser de ripas, e o vidro da guarita não esta com um reflexo e refração legal, mas em compensação o resto dá pro gasto.

1ª imagem original do SU

2ª rederização de dia em close

3ª rederização com paisagem ao fundo

4ª renderização noturna em close frontal

5ª rendferização noturna em close lateral

É isso ae!!!

Participante

Ola! Baixei o kerkythea, ainda nao consegui fazer nenhum render, e tambem tem um problema tem que ter uma placa de video boa para fazer os renders, pois toda vez que peço para renderizar, o programa trava e fecha sozinho.

Me deem uma dica para começar a usar esse programa
      valeu
      Comefeio

Participante

Entre no site do kerkythea e baixe os tutoriais na parte dos Downloads, o plugim para SU, as bibliotecas de texturas, aproveite enquanto é de graça, não sei muito ingles não estendi a metade do que esta escrito lá mas fui na pratica olhando qual os caminhos o escritor do tutorial tomava e fazendo igual, foi assim que aprendi SU a um ano atras, quando não tinha tutoriais em portugues.

Eu tenho um Celeron 2,4 com 128 MR e o programa funcionou bem, apesar das renderizações terem demorado uns 15 minutos cada uma.

o site é :
      http://www.kerkythea.net/joomla/index.php?option=com_remository&Itemid=43

Participante

Mais algumas imagens, estava testando os materiais liberados do site oficial e as luzes do ambiente (que coloquei no SU) e a do sol, repare na textura das páginas dos livros, o que esta em pé esta errada, problemas e defeitos que aprendemos só na pratica, e o erro é que as paginas estavam com a mesma textura quando exportei do SU para o KT:

Somente o sol

A luz e o sol

Somente a luz

São Componentes de SU retirados da Net, só mudei a tela do Notbook para a imagem que estava vendo na hora que estava trabalhando no KT.

Convidado

como faço pra exportar pro kt??
      baixei ele mas nao sei com integrar, preciso do pro?

Participante

Baixe também o plugin, que esta em:

http://www.kerkythea.net/joomla/index.php?option=com_remository&Itemid=42&func=select&id=7

Salve as arquivos do SU2KT em suas respectivas pastas (Componentes e plugin) .

Depois de terminar o desenho no SU é só ir no Menu > Plugin e exportar para o KT , só fazendo isso o render já fica bom, mas aí vai entrar a pratica em mexer nos materias (já tem alguns liberados para download no site, vidros ,plasticos, pintura de carros, tecidos e luzes).

Leia os tutorias em inglês (que estão na sesão de Downlod do site KT) e se não conseguir ler, siga as figuras (eu fiz assim), fazendo isso consegui criar uma grama mais real , usar o bacground com uma imagem de céu (sky) colocar luzes no projeto (Componets > KT-Light) e etc.

Convidado

entao, nao sei o q acontece…
      de umas 10 perspectivas q eu exportei pro kerkythea e mandei renderiza, só o telhado de uma q ficou colorido…
      como eu ja vi varias pessoas falando que é só exporta e manda renderiza q ja fica bom (perspectivas externas), eu nao sei o q acontece, o q to fazendo de errado…

vlw

Participante

eumesmo a tradução da primeira parte do tutorial > Getting Started do KT esta falando a seguinte:

1. SUPERFÍCIES DIANTEIRAS E TRASEIRA:

1.)Certifique-se que todas as superfícies estão mostrando a parte dianteira. Ao modelar em SU você tem um back-side da parte dianteira. O lado da frente (front-face) é uma cor de bege ou creme e o lado de trás (back-face) é azul / purpura.

Se uma face se transformar em roxa depois de usar as ferramentas “Push/pull” ou “Follow me” você simplesmente clique com o botão direito do mouse na superfície e escolhe “Reverse face”.

A razão porque isto é importante é que se você quiser renderizar uma imagem, será muito importantes que todas as superfícies estejam como no modelo ao lado. Se não a imagem renderizada falhará. Isto é as cores e/ou as texturas materiais desaparecerão. Além disso, é bom praticar ao modelar, que você tenha somente superfícies de front-face.

Não tema as back-faces!
      Todas as árvores, folhagens, etc. mostrarão as back-face. A coisa mais importante a saber, é que se você colocar uma textura em uma back-face, que pode ester a vista no SU, mas ela desaparecerá ao renderizar. Se você aplicar uma cor ou uma textura em uma front-face, esta estará reconhecida e mostrado também na back-face.

Para que você possa ver se as superfícies forem orientadas corretamente,

selesione View > Face Style > Monochrome
      (no SU v5 – View > Rendering > Monochrome)
      Ou clique em “Monochrome” icone da barra de tarefas “Face Style”.

Participante

Mais um teste, é uma sena presenciada na semana santa.

Abraços

Participante

Olá pessoal
      ainda sou novato aqui neste forum, mas tbém andei fazendo algumas pesquisas sobre kerkythea, e achei muito interessante a maneira como podemos iluminar uma cena, usei esta cena de estudo que baixei de um forum de CG, na proxima ja vou postar alguma cena que fiz no sketchup como foi proposto, mas gostaria de compartilhar os estudos que fiz então resolvi postar a cena pra verem, usei uma configuração baixa.
      usei sky color,
      GI- setup photon mapping + final gathering(SW) –
      photons – 10000 moderate
      Gathering – rays 500 many Accuracy – Good
      Ray tracing – Production AA – Lower – medium

Joao Carlos

http://www.visao3dmt.com

Convidado

legal a imagem, tenho uma dúvida, baixei o kt ligth para o su e só vieram 3 tipos de iluminaçao, é sói isso?
      tb baixei no site do kt componentes de iluminação, vc já usou ?

Participante

legal a imagem, tenho uma dúvida, baixei o kt ligth para o su e só vieram 3 tipos de iluminaçao, é sói isso?
      tb baixei no site do kt componentes de iluminação, vc já usou ?

O Marcelo seguinte baixei direto do site o Kt Light e joguei pra dentro dos componentes a pasta inteira, mas tem varios luzes lá…. voce tem duas opções, se inserir a iluminação usando sketchup, depois vocês só configura a intensidade no kerkythea, ou pode inserir direto no kerkythea, que lá no site tem varios tipos de luzes. to fazendo um teste aqui e logo vou postar a imagem com algumas configurações que usei …

até breve

Joao Carlos
      http://www.visao3dmt.com

Participante

o topico é um pouquinho antigo mas o assunto é esse mesmo, então vamos lá ^^

Estou apanhando um pouco (muito) na parte de iluminação, a parte de materiais ja li tudo e to sacando mais como que faz.
      Embora eu faça os ajustes de posição global e de imagem de fundo (céu) quando mando renderizar as sombras ficam intensas demais. Alguem poderia dar um esclarecimento básico de como fazer essa parte de iluminação externa?

Participante

Olá pessoas, esta é minha primeira participação no Forum e gostaria de parabenizar a todos pelo bom trabalho em equipe.

Tenho algumas dúvidas:
      Sou iniciante no Sketchup, conheço-o a pouco tempo mas estou aprendendo bastante enquanto fuço e procuro manuais na internet.
      Baixei recentemente o Kerkythea mas não consegui renderizar direito alguns testes que fiz com o SU.
      Não consegui dar reflexo e transparencia em vidros e as texturas que usadas no SU não saem tão realistas quando renderizadas no Kerkythea, além disto, as linhas ficam extremamente grossas dando um aspecto horrível ao resultado.

Alguém poderia me ajudar?

Grato a todos! 😉

Participante

Bom sobre a linha grossa….eu sei que tem um comando que desabilita isso…só não sei qual é…pq nao fui eu que fiz no meu..foi um tecnico que ajustou meu sket!
      Alguqm aqui pode dizer qual é o comando?

Sobre textura e vidro..isso são plungis que vc deve baixar diretamente do site do kerkythea..pq realmente se vc faz o rende com as texturas do Su…ele fica parecendo que é uma unica coisa q só muda a cor.

entra la no site…q vc vai ver a quantidade de material q tem..assim com tem varios tipos de ceu,arvores e mutio mais coisa!

Participante

fuça no menu VIEW/EDGE STYLE que lá tira as linhas

Participante

Ia falar isso agora..que eu tinha cahdo onde era!!!

Td bem..
      é la msm!

Participante

É isso mesmo, no menu Styles, se não me engano, tem como modificar as linhas e selecionar linhas mais finas ou mais grossas, descobri isto fuçando esta madrugada.
      Quanto ao Kerky, infelizmente não consegui progressos muito grandes, apenas consegui configurar os pontos de luz, raio de iluminação, potência de luz, etc, mas ainda me falta as texturas, vou continuar fuçando!

Valeu!

Participante

Ahh vc já conseguiu mta coisa…como faz isso?

A textura é naquele esquema..baixa do sit..joga na pasta de plungins…e renicia oprogama.Depois selecionao local ondvc quer aplicar e escolhe o mterial utilizado!

Era isso que queria saber?

Tem mais alguma coisa?

Participante

Bem, o comando para desabilitar as linhas grossas é view>edges styles> deixa habilitado só display edges… sempre que vc iniciar um arquivo novo o vai estar ligado por isso as linhas ficam grossas.

Mas de qualquer espessura, linhas não são exportadas para o KT. Prá vc fazer uma divisória de uma gaveta para outra por exemplo, deverá rebaixar um espaço entre as duas.

Quanto aos vidros levados direto do SU para o KT antes de exportá-los vc deve colocar na frente do nome do material as letras TG_ assim com o underline mesmo. Isso fará o KT deixar o material transparente.

Para mudar esse nome abra a janela de materiais, clique na casinha, no quadradinho do material e no campo com o nome na parte superior escreva na frente TG_

Espero ter ajudado.

Participante

Essa do TG_ eu nao sabia como fazia….

brigadão!

Participante

iBrauna escreveu:

Bem, o comando para desabilitar as linhas grossas é view>edges styles> deixa habilitado só display edges… sempre que vc iniciar um arquivo novo o vai estar ligado por isso as linhas ficam grossas.

Mas de qualquer espessura, linhas não são exportadas para o KT. Prá vc fazer uma divisória de uma gaveta para outra por exemplo, deverá rebaixar um espaço entre as duas.

Quanto aos vidros levados direto do SU para o KT antes de exportá-los vc deve colocar na frente do nome do material as letras TG_ assim com o underline mesmo. Isso fará o KT deixar o material transparente.

Para mudar esse nome abra a janela de materiais, clique na casinha, no quadradinho do material e no campo com o nome na parte superior escreva na frente TG_

Espero ter ajudado.

essa do TG_ eu sabia, li no manual, mas não consegui mesmo assim, coloquei a textura de vidro, mudei a transparência para algo em torno de 60%, renomeei para TG_vidro e exportei para o Kerky, renderizei e tá lá opaco igual um pedaço de madeira (risos).. mas não desisto, vou fuçar mais, só preciso de tempo!!
      Valeu galera

Participante

tisantana

Vc renomeia o material para “TG_vidro” ou apenas acrescenta o prefixo ao nome verdadeiro do material , por exemplo “TG_Translucent_Glass_Green_Dark”?

Acho que só funciona no segundo caso.

No meu sempre dá certo. Dá um tempinho que eu vou pegar uma imagem com vidro e postar aqui.

Participante

No meu ele fica transparente..mas fica um tranparente fume…

Não fica na cor que tah no Su..

Estranho ne!?

Participante

iBrauna escreveu:

tisantana

Vc renomeia o material para “TG_vidro” ou apenas acrescenta o prefixo ao nome verdadeiro do material , por exemplo “TG_Translucent_Glass_Green_Dark”?

Acho que só funciona no segundo caso.

No meu sempre dá certo. Dá um tempinho que eu vou pegar uma imagem com vidro e postar aqui.

Tá ai… au renomeio para TG_vidro porque acho que fica mais fácil identificar depois… não sabia que tinha que apenas acrescentar o TG na frente.

por Gabrielef em 22/01/2009 13:57:04

No meu ele fica transparente..mas fica um tranparente fume…

Não fica na cor que tah no Su..

Estranho ne!?

Olha se você não está colocando alguma cor no vidro ainda no sketch, caso esteja usando o vidro padrão, tente editá-lo e colocar a cor branca.

Participante

Cor branca?

Como eu faço isso?

Participante

Gabrielef escreveu:
      Cor branca?

Como eu faço isso?

Quando você seleciona o ícone do balde (Materials), abre uma guia com os materials que você pode usar, quando selecionar o vidro, mude para a aba Edit e modifique a cor do vidro no círculo cromático, aproveitando também para mudar, se quiser a transparência e até modificar o nome do Material que você está usando.

Participante

tentarei…

Vou dar uma mexida agora a tarde e depois falo se consegui…

Vlw!

Participante

Ola pessoal!
      Eu sou nova aki no forúm e tenho uma duvida:
      Onde encontro o Download da “pasta de spot light” do sketchup?
      Eu procurei no meu sketchup mas n encontrei ,logo concluir que ela deve ser baixada.

Alguem pode me ajudar?

obrigada 😉

Participante

Não..acho que não tem lugar onde vc possa baixarr..eu acho..

Pois quando vc instala o Kt..ela instala junto automaticamente….pelo menos no meu foi assim!!!

Participante

Sibele escreveu:
      Ola pessoal!
      Eu sou nova aki no forúm e tenho uma duvida:
      Onde encontro o Download da “pasta de spot light” do sketchup?
      Eu procurei no meu sketchup mas n encontrei ,logo concluir que ela deve ser baixada.

Alguem pode me ajudar?

obrigada 😉

Olha Sibele existe esses Spots que vc quer numa pasta chamada “KT Lights”. Elas na verdade são luminárias já configuradas pro Kerkythea só que são inseridas como componentes no Sketchup. Não lembro agora de onde baixei mas vou dar uma olhada e posto aqui ok.

Participante

Exatamente!

eu ja trabalhei com esses componentes – Spot light, no Sketchup, no meu antigo emprego,sei exatamente como usa-los,como trabalhar eles no Kertkythea e tudo mais, mas como eu tenho memoria fraca kkk n lembro d onde baixar, c tem q baixar ,etc. Eu seria mto grata c v olhasse e postasse o link aki p mim.

Obrigada,
      e estou adorando participar do fórum 😀

Participante

Pronto Sibele custei mas voltei hehehe. Olha ai o que eu te prometi ( e pra toda galera interessada no Kerky, é claro ) faz o download do arquivo su2kt3_05.zip neste link no Kerkythea:

http://www.kerkythea.net/joomla/index.php?option=com_remository&Itemid=42&func=startdown&id=2

Depois siga estas instruções do tutorial em português do Kerky:

1. Para isto, feche o SU.
      2. Em sua pasta componentes (C: Arquivos de programas
      Google Google SketchUp 6 Components) você deve
      criar uma pasta chamada KT-Lights, SU2KT, Kerkythea
      ou qualquer outro nome que desejar.
      3. Abra o tutorial SPK do arquivo compactado.
      4. Dentro do SU, abra o quadro Componentes (Windows >
      Components) e click no ícone “In Model”.
      5. Dê um click com o botão direito no arquivo
      “su2kt_pointlight.skp” e escolha “Salvar como” e salve-o
      na pasta que você criou.
      6. Repita o procedimento anterior para o arquivo
      “su2kt_spotlight.skp”.

Se você abaixou o programa instalador do SU2KT, você terá
      uma biblioteca de componentes com vários tipos de luz,
      incluindo os componentes de Luz Pontual e Luz Spot.

1. No SU, abra o quadro de Componentes e escolha a
      biblioteca KT-Ligths.
      2. Selecione o componente de luz e o coloque no local
      desejado do seu modelo.

Prá quem não sabe, esta é uma maneira para inserir diversos tipos de luminárias no Sketchup já configuradas para o Kerkythea.

Participante

o/
      Valeu!!!

assim q chegar em casa vou baixar!

vc at deixo explicadinho ai p mim ^^ mtooo bom! 😀

Participante

Gente..to com um problemão…

estou fazendo uma composição de estrutura metália e usando uma escada tipo como se ela fosse com rede de metal sabe/

Será que existe esse componete para o Kt,pq qdo coloco do su e exporto pro kt ele não e´porta o componete qdo fazer o rende!

me ajundm..

Participante

Gaby, tenta colocar essa textura q exportou do SU (rede metálica) sobre um vidro transparente e sem reflexo(aquele mais simples do KT).

Já funcionou comigo dessa forma, para aplicar a textura nesse mesmo tópico eu enviei o macete ouro dia ok?

Boa Sorte!
      E a próposito poste os seus trabalhos assim fica mais facil para ajuda-la pois veremos o nível q vc está….

Participante

Procurei aqui e não achei seu macete…foii nesse topico mesmo?

Como assim vidro mais simples do kt?Os vidros já vem do Su não é?

Participante

Gabrielef escreveu:
      Procurei aqui e não achei seu macete…foii nesse topico mesmo?

Como assim vidro mais simples do kt?Os vidros já vem do Su não é?

1- Tá aq o link do macete que falei:http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?topic_id=645&viewmode=flat&order=ASC&start=20

2- O vidro mais simples do KT que me refiro, é o que se encontra na biblioteca original do KT(aquele biblioteca de materiais que vc baixa do site do KT), chama -se “Thin Glass” que está em “Basic Pack”.

3- Tente aplicar a tela de metal(também serve para grades metálicas) sobre este material como explico no link acima…

Até hj essa técnica tem dado certo comigo, em caso de dúvidas me envie um e-mail que passo o resultado prévio p/ vc como fiz outro dia

Participante

Olá

Valeu pela dica realmente deu certo .aprendi mais uma … brigadão.

Participante

De nada Alex estamos aq para isso: TROCAR CONHECIMENTOS, sempre que precisar disponha! Se eu souber ajudar estarei a disposição!!!

Participante

Descupa não ter respondido antes….
      E acabei nem vendo a resposta aqui mas descobri uma coisa…precisava dessa rede metálica..entao arrisquei e deu certo meu….

Apliquei nos lugares que eu precisava q fosse tela metalica….no meu caso..uma escada inteira…e uns paramares..mas isso nao vem ao caso….

Entao…apliquei o vidro normal do su…aqule simples,remoniei com o Tg_na frente..e por cima dele joguei a tela do Su msm…..e num é que deu certooo…

Quando faz o rende…aparece só a tela.
      Porem qdo eu jogo apenas a tela e se faz o rende..a tela não aparece…

Será que descobri um macete..ou alguem ja sabia isso!

Participante

Que Bacana! Parece que sua descoberta é um poco diferente da minha mas é mt bom saber que medo de aprender vc ñ tem, conrinue assim!

Visualizando 44 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.