Kerkythea

Melhor configuração

Visualizando 38 respostas da discussão
  • Autor
    4679 Views Posts

Participante

Olá pessoal.
      Por favor, gostaria de saber qual a melhor configuração para renderizações de imagens externas?

Obrigado.

Participante

Kra melhor configuração é difícil, não existe uma receita de bolo pra isso. No meu caso fui tentando resultados por etapas.
      Testava o sol como ficava na cena. Depois descobri os globals, que ajudaram um bocado.
      Depois testei texturas, cores… bumps. Acho que o segredo é mirar um elemento e estudar ele a fundo. Querer fazer a melhor cena posível nos primeiros renders é difícil e acredito qualquer um se perde.
      Vai gastando tempo, fazendo e refazendo até achar que está realmente melhorando.
      Bons estudos.

Participante

manolo, essa pergunta é muito evasiva…depende do render que você usa…do ambiente…uma infinidade de variáveis…dá uma pesquisada aqui no fórum que com certeza vai achar algo últil, ou passa mais detalhes da sua cena…
      Abraços!

Participante

Cara essa pergunta até pensei em fazer, mas acabei desistindo. Depois de tanto ler sobre configurações e fazer projetos aprendi que. Cada projeto, cada render é unico. Nao consigo renderizar o mesmo projeto e deixa-los iguais. É tentativa e erro.
      Valeu.

Participante

O George está certíssimo, vc tem que testar e testar ate ficar bom

Participante

Rapaz…….
      Eu tb quando comecei com renderizadores, tb buscava uma “configuração” padrão, com o vray que eu utilizo isso é quase impossível….
      Com o kerkhytea já não sei dizer ao certo…
      ……..
      Mas o que o pessoal disse ai é essencial, teste, teste e mais teste, pois cada cena é uma cena…..
      …….
      a minha dica é tentar entender o renderizador e suas funcões, ai não vai ter tempo ruim pra saber o que mudar e onde mudar……hehe
      ……
      abraço…….

Participante

Pra você ter uma idéia. A alguns dias atrás fiquei a tarde toda aqui no serviço renderizando e testando uma melhor configuração para uma parede de pedra. Até cheguei a postar algo a respeito. E vou te dizer que acho que da pra melhorar muito minha configuração da pedra. Mas com os testes que realizei cheguei mais perto de algo mais padrão pra uma certa situação.
      Se essa vida de desenhista fosse fácil, não teria graça.

Participante

Mais uma vez o Georgeo está super certo. O maximo que dá pra fazer é isso, deixar certos “padrões” de iluminação para certas situações, tipo “o que usar / quando…”. Algo assim. Na verdade é bem isso ” Se essa vida de desenhista fosse fácil, não teria graça.” O legal é testar e testar… até que todos vivam felizes para sempre rsrsrs

Participante

Obrigado pessoal, vou continuar testando!

Participante

Isso aqui pode render um bom tópico.
      Por exemplo, gostaria de deixar madeira com ar acetinado e não consigo.
      vejam um exemplo.

Seria muito interessante ter uma técnica para isso, um config de textura para se chegar nesse aspecto.

Participante

Que imagem linda Padão, qual o renderizador? É Vray?

Participante

Foi feita com o Vray sim.
      Mas sei que o Kerky pode dar esse tipo de acabamento também, só não sei qual a melhor regulagem para isso.
      Posso ficar testando e testando até achar.
      Mas acredito que a comunidade Kt tem esta alma de se ajudar, e se alguem sabe como fazê-lo que possa compartilhar com os demais.
      obrigado desde já

Participante

Olha uma feita no KT

Participante

Eu já comentei sobre esse lance de madeiras lá no tópico do grupo de estudos e inclusive mostrei exemplos renderizados por mim….mas vo montar um material legal sobre isso e postar em um tópico exclusivo pra configuração de madeira e postar aqui e no blog pra ficar de forma mais organizada pra achar e servir como fonte de consulta. Não vo prometer pra agora isso pq to com trabalho até o teto e quero descansar natal e ano novo….mas será o assunto da minha próxima postagem.

Abraços.

Participante

mauriciocamargorj escreveu:
      Eu já comentei sobre esse lance de madeiras lá no tópico do grupo de estudos e inclusive mostrei exemplos renderizados por mim….mas vo montar um material legal sobre isso e postar em um tópico exclusivo pra configuração de madeira e postar aqui e no blog pra ficar de forma mais organizada pra achar e servir como fonte de consulta. Não vo prometer pra agora isso pq to com trabalho até o teto e quero descansar natal e ano novo….mas será o assunto da minha próxima postagem.

Abraços.

Opa, esse material seria de muita utilidade, até pq não é todo mundo esta acompanhando o grupo de estudos, inteiramente… Vou aguardar ansioso, tenho certeza que sera uma otima referencia.

Participante

clap, clap, clap. (palmas)
      Legal Mauricio, sempre cooperativo.
      Vou reler os post do grupo, não me lembro disso, mas se comentastes vou achar.
      abraços.

Participante

Ficamos no aguardo prof. Maurício
      Enquanto testamos por aqui também.
      Mas ficam as dicas, Para quem está atentar:
      O segredo está no Shininess e este depende do Specular. Quanto maior o valor no Shininess menor e mais brilhante o acetinado e vice-versa. Então faça assim:
      1. Em Specular bote a cor branca e podes reduzir a sua percentagem o quanto for necessário (estou usando 50% do branco)
      2. Em Shininess, altere o valor para 2 e vai testando valores altos até o resultado te agradar.
      Mas só com edição avançada mesmo é que se consegue um bom resultado.

Abraços e Sucessos

Participante

Boa dica Joshen, essa eu não sabia.
      Valeu obrigado.

Participante

Estou fazedndo um ambiente com uma madeira clara, vou testar com as dicas do Joshen e posto aqui os resultados e a configuração que usei

Participante

Joshen,

Tem como vc mostrar alguma imagem com essa dica q vc deu??? Pois o shininess apenas muda o raio de projeção do polimento…q por padrão fica em 128.000 mas a gente sabe q alterando isso muda a projeção do polimento e nao alteraria tanto assim o apecto do material…eu já fiz vários testes com vários tipos de madeiras….e ao meu ver vai muito além disso, pois os resultados bons q tive foi editando materiais do KT q levam refraçoes com texturas processuais…porém não quero entrar no mérito de criação de materiais complexos..até pq eu não criei..apenas editei fórmulas prontas para chegar a um determinado resultado…então qdo eu postar…já vo trazer a fórmula pronta e com o render feito pra gente poder estudar.

Fico no aguardo da tua imagem…pra gente saber como é fica.

Abraços.

Participante

Olá prof.
      Não quero estar errado, Já que fui ousado com a dica acima e disse que tinha encontrado o “segredo”. Também não quero “cogitar” Mas o que acho que consegui é isso aí:

Specular Shininess
      O Specular, representa a propriedade de superfície microscópicas do material. Aumentar este valor irá tornar a superfície do material suave e o reflexo mais nítido e espelhado. A redução do valor irá fazer o oposto e tornar a superfície microscópicas mais áspera e, portanto, a reflexão será mais borrada. Um valor de 50 000.000 irá produzir um espelho perfeito. A qualidade da amostragem Specular Shininess é controlada com o valor de rastreamento fuzzy localizado no painel de render. Médio ou alto dará resultados aceitáveis na maior parte do tempo. Você pode seleccionar uma atenuação como Cosine, Fresnel ou None para a reflexão especular. Se você quiser usar fresnel, a cor especular tem que estar em 1.000 fresnel caso contrário pode não funcionar com precisão e você terá que usar um valor maior que 1.000 IOR para obter qualquer reflexão. Se você usar Procedural Fresnel ele já usa Atenuação do Fresnel e nós não queremos usar o dobro de Fresnel.

Fonte: Kerkythea Material Editor de Patrick Nieborg.

Minha máquina é humilde meu resultado não foi o desejado, mas teve grande aproximação:

Configurações usadas na cena de teste:

Não sou design de interiores por enquanto, meu trabalho são maquetes externas, por isso meu aprendizado está sendo voltado para esse tipo de trabalho. Mas até agora não consegui resultados satisfatórios com a luz natural. Tentem e o mestre Maurício fará o Tutorial, mas vamos contribuir todos.

Abraços e sucessos
      José Osvaldo Henrique

Participante

Oi Joshen,

Vc deve ser sempre ousado e sempre procurar criar materiais e técnicas, pois muita coisa eu mesmo criei pra poder trabalhar..mas o resultado é importante se mostrado, por isso pedi para q mostrasse a imagem pra gente ver se vale a pena investir na dica dada..talvez a cena q vc usou não favoreceu, de repente uma cena parecida com q o padão deu como exemplo a qual tem uma mesa de madeira, ficasse melhor…particularmente acho q a imagem não mostra algo diferente do q ja vimos com relação a madeira.

Uma coisa deve ser muito bem frisada…nem sempre o que a gente vê na janela de pré visualização de material fica fiel nos motores parciais como os Photon Maps…nos imparciais como o MLT ficam totalmente fiéis…mas nos parciais, para determinados materiais, dá uma certa diferença e vai ser esse o foco da minha abordagem na edição de material de madeira…pois o shininess nos motores parciais funcina de forma meio equivocada e quase nem se nota a presença dele na cena, apesar de ver ele na pré visualização, daí temos q usar outros meios pra se chegar no resultado desejado.

Deixa eu só dar uma desafogada aki nos trabalhos e a gente vai estudar isso juntos aqui no fórum.

Abraços.

Participante

Joshen e Mauricio estou achando ótima esta discução, assim que tiver um tempinho vou testar os comentários feitos.
      Me parece que se a coisa rolar neste nível teremos muita informação técnica pela frente.
      Venho notando o desempenho e o esforço do Joshen em melhorar cada vez mais.
      Meus parabéns, você merece.
      abraços.

Participante

Joshen, vc merece todo sucesso, por todo seu esforço e contribuição. Um grande abraço cara, vc é 10

Participante

Bom pessoal estou acompanhando a discusão e tenho uma dica a “brasileira” de edição para madeiras. Como muitos materiais para serem elaborados precisam de uma configuração que envolve programação e conhecimentos que muitas vezes não são para nós simples mortais tive a seguinte idéia fazendo projetos a algum tempo.
      A biblioteca de materiais do KT dispõe de vários tipos de madeiras configuradas corretamente, o problema é que são madeiras que na maioria das vezes não encaixam naquele projeto que você esta fazendo então o que você faz? Escolhe uma madeira da biblioteca e troca o material dela mantendo todo o resto da edição já pronta. Segue um exemplo a baixo, já fiz muito isto principalmente para piso mas pode ser feito nas cores de todos os materias e também nas texturas previamente configuradas.

Participante

aomarco, só vi essa dica agora. vai me ajudar bastante.

Participante

Estava lendo esse tópico aqui e vi que o Mestre Maurício Camargo havia comentado a possibilidade de criar um tópico sobre configuração de madeiras… Fiquei super curioso! Professor se for possível posta esse estudo para nós, 🙂 Gostaria muito de trazer mais realidade a texturas de madeira, é muito importante!

Abraço!!!

Participante

Acho esse ponto interessante.
      Oque da realismo a uma cena depende bastante de edição de materiais também, eu estudei uns tempos edições e enfim criei minha biblioteca, acho que cada um pode fazer isso conforme vai aperfeiçoando técnicas e etc.

Uma cozinha por exemplo.
      Precisa de metais, só que um metal de torradeira não é o mesmo de uma pia, e o cromado da cadeira não pode ser como um liquidificador em inox.

Participante

O bom do Kerkythea é a velocidade de renderização principalmente em prévias, assim fica mais fácil estudar e ajustar por tentativas. Agora como o Roni falou, eu mesmo as vezes sou desorganizado, ao encontrar o metal que se encaixa por exemplo na torradeira tem que salvar as configurações daquele material, porque senão toda vez tem que refazer as tentativas.

Participante

pessoal, e por falar em material,

como fica o inox ? preciso de dicas para isso, usei o material pronto do KT, mais o inox depende de onde ele esta fica horrivel, fica preto.

na minha cozinha postada aqui no forum, o inox, no foguao e no depurador, ficou razoavel, e na cuba da pia e na tornderia ficou preto, assim tb aconteceu com talheres que coloquei sobre uma mesa que ainda esta em teste, logo postarei.

agradeço informação sobre uma boa configuração para este material.

grato

Carlos

Participante

Legal Marco.

Participante

Realmente to devendo esta matéria sobre madeiras, mas o Roni postou um tutorial sobre o piso de madeira que já adianta o que eu iria dizer, pq isso mexe com o reflection e specular mesmo. Vo até pedir pra ele postar esse material aki com imagens pq eu atualmente to sem tempo até pra me coçar…to me mudando de residência, esposa grávida..aulas no instituto, trabalho até o teto etc. etc. então vo essa ajuda ae pro nosso garotão prodígio.

Com relação aos metais pedido pelo Carlos..nem todas as bibliotecas são boas, eu uso as Metals Ashkmin MLT e esse tipo de biblioteca só fica bom renderizando no Motor 7 pra cima e tbm no motor 19, pq leva granulação e materiais com granulações nas propriedades exigem uma qualidade bem maior na escolha do motor.

Abraços.

Participante

entendi, Maurico, vou fazer outros testes com novas bibliotecas, então pode ser tb que esteja vendo preto pois estou randerizando no motor 7, para ter uma previa, antes do render final, pelo que entendi não conseguirei ver resultado nos inox , neste motor.

mais esta biblioteca que estou usando não deve ser la estas coisas, pois no render da cozinha tinha usado o motor 12, deveria ter ficado bom, correto?

grato

Carlos

ps. parabens pelo Baby, 🙂

Participante

Professor Maurício,
      Como faço para conseguir uma boa iluminação no teto em cenas internas em abiente fechados sem auxílio da luz do sol?

Participante

Grande MARCILIOSOUSA, deixai passar desapercebido mas vejo que moras qui perto…Sou de Fortaleza e vejo poucos do Ceará por aqui, eh um prazer te-lo conosco… O professor respondeu aqui: http://kerkytea.blogspot.com/2010/10/melhorando-minha-iluminacao-central.html Vou dar uma dica: http://www.kerkytea.blogspot.com ,da uma voltinha desde os tópicos mias remotos até os mais recentes estudando e testando tudo que vc vai ficar afiado, o resto da aqui no sketchupbrasil…
      Abraços cearense, rsrsrs!!! EH nois

Participante

Mas q papo bom esse , heim galera!
      Eu tb quero muito aprender mais sobre configuração de madeiras, e assim que tiver disponível pra gente, pode ter certeza que quero acompanhar de perto isso.
      Muito obrigado ao Padão, Mauricio, Roni, Joshen e todos que disponibilizam de seu tempo para dar uma força aos colegas!
      Abração Geral!

Participante

Na verdade, existem outros métodos para se deixar o granulado adequado com a realidade, e sem usar motores imparciais, estou desenvolvendo um tutorial do mesmo, para o pessoal que precisa renderizar com Photomap e mesmo assim precisa de qualidade no specular sampling.

Participante

MAs esse ajuste roni feito próprio KT ou usando PS… EH bem ruim configurar para ficar sem granulado, será um tuto bem interessante, fico no aguardo… Tem previsão?
      ABraço

Participante

Depende muito cara, estou esperando o ultimo vídeo chegar em pelo menos 150 views, para lançar outro tutorial.

Visualizando 38 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.