Kerkythea

Primeiro "Trabalho": Casas populares

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
    873 Views Posts

Participante

Escrevo “trabalho” entre aspas porque, como disse na minha apresentação o suketchup + kerkythea ainda são “candidatos a hobby” hoje.

A modelagem foi feita toda “no olho” com base num panfleto de casa popular que vi na rua e todos os componentes utilizados são do warehouse.

Já no kkt inseri o casal que exportei separado do sku (note lento, tive que trabalhar por pedaços), alterei a cor do carro e importei as outras casas, também exportadas separadas do sku.

Motor: 20 mlt bpt – 120 passes (renderizou enquanto estava ocupado, então não sei com quantos passes já estaria satisfatório)
      Tempo: 5h 59min
      Pc: Core 2 duo 1.5 ghz 4gb ram win 7 64bits

Participante

Bem legal o trabalho..achei o tempo de render mto alto, com core 2 duo no motor MLT realmente vai ficar com tempo alto…uma boa pós em ps tbm deixaria tudo mais realista…mas o resultado já obtido ficou mto bom.

Parabéns.

Participante

Maurício,

Obrigado pelos elogios. Vindos de você são uma satisfação. Apesar de estar longe do nível de realismo que alguns dinossauros postam aqui, também gostei do resultado.

Quanto ao tempo de render, como disse, o note ficou processando enquanto eu trabalhava. Como não fiquei acompanhando não sei ao certo com quantos passes estaria satisfatório. O quintal da casinha é todo gramado (e pra essa cena, multipliquei 3 casas), apesar de não ser visível nessa câmera. Cobri com fur e multipliquei no kkt como você ensinou em outro tópico. Penso que isso também aumentou o tempo de render.

Sobre a pós, realmente nada foi feito. A imagem está como saiu do kkt (se alguém se candidatar a dar uns toques ou fazer umas simulações, penso que seria excelente).

Perceba que o primeiro bloco de meio fio não tem bump. O mesmo ocorreu em outra tentativa de render, onde somente a parte interna do muro pegu bump e a externa não. Achei que fosse face invertida, fui ao sku, inverti exportei e renderizei novamente mas não resolveu. Alguma dica?

Participante

Belo render…eu só melhoraria o car paint!

Na pós eu tentaria “esquentar” mais a imagem, pois esta meio fria, tipo o exemplo abaixo:

abs

Participante

gostei da modelagem, ta bem legal, parabens!

Participante

ta ótimo parabéns… eu só daria um pouco mais de brilho no carro

Participante

Seguindo algumas dicas dos amigos, fiz um novo render, agora sem os muros e portões pra ver melhor as casas.

Motor: MLT. 90 passes. Desta vez esqueci de anotar o tempo de render rsrs

RogerCar,

Obrigado pela força. Senti que faltava algo pra “dar vida” às cores, mas não sabia ao certo o quê. Fiz uma tentativa no Photoshop (ajustei níveis do canal blue, mexi um pouco nas curvas, um pouquinhozinho de contraste e color balance. Depois Usei um filtro pra tentar reduzir o ruído e um gaussian blur quase imperceptível).

Sobre o bloco de meio fio que não pega bump, ainda não consegui ver a causa do problema. Acabei melhorando um pouco no PS mesmo.

Qunto à pintura do carro que os amigos comentaram, dei uma editatinha no material. Acho que melhorou um pouco.

Novas críticas, sugestões e dicas continuam bem vindas.

Participante

Gente, tenho umas dúvidas? O que significa Motor, Passes, MLT e etc? Isso são coisas do Kerkythea? To com muita vontade de escolher um render, mas to procurando o mais simples!

Participante

Holfburg,

Vou tentar explicar com meu conhecimento empírico de forma bem resumida rsrs

Motor é o conjunto de configurações pré-definidas do software para renderização. Em vez de ter de configurar tuuuudo novamente a cada render, você pode usar estes “presets” da forma como estão ou mesmo customizá-los conforme seu conhecimento e necessidades. O MLT (Metropolis Light Transport) é um dos motores disponíveis no Kerkythea.

O MLT é um motor de render imparcial (resumindo, o processo de render dele não tem início meio e fim. Ele processa a imagem e depois reprocessa, e reprocessa, e reprocessa, sempre melhorando os aspectos como cor, luz, reflexão, refração, etc, etc, etc dos materiais). Fica a cargo do usuário parar o processo de renderização quando achar que já alcançou um resultado satisfatório. Cada vez que ele “reprocessa” a imagem, chama-se PASSE.

Dá uma olhada nesse tópico: http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?topic_id=8045&forum=13

A imagem 2 mostra a imagem depois de alguns passes, começando a tomar forma. A imagem 3 mostra a mesma imagem depois de vários passes. Perceba a diferença entre elas.

Quanto à simplicidade, conheço muitíssimo pouco desse mundo 3D, mas penso que renderizadores “mais simples”, não vão oferecer resultados da mesma qualidade dos “mais complexos”. Acho que esse é um assunto bem técnico e bastante discutível.

Quanto ao Kerkythea, não acho absurdamente complicado de aprender e aqui mesmo no forum voce vê trabalhos DE CAIR O QUEIXO produzidos com ele. Além disso, ele é FREE.

Na minha opinão é um EXCELENTE custo benefício.

Mas tudo isso é a palavra de um aspirante de aprendiz que começou ontem e mal tem tempo pra ler uma página sobre o assunto rsrs.

Vamos esperar a palavra dos mais experientes!

Abraço

Convidado

Participante

Outra câmera, mostrando o outro lado da rua.

Motor: MLT. 164 passes.

Alguem sabe me explicar o que ocorreu com a porta do carro? Ja olhei se é face invertida no modelo, mas não é.

Alguém??

Visualizando 10 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2021 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.