Kerkythea

Problemas com Sol

Visualizando 18 respostas da discussão
  • Autor
    3776 Views Posts

Participante

Pessoal…
      1 – tenho um arquivo aberto dentro do KT, faço uma série de ajustes de texturas etc.
      Preciso desligar o KT.
      Como faço para salvar o arquivo que estou trabalhando e continuar depois ajustando o que ainda falta sem perder o que já foi feito.
      Novato é isso mesmo.

2- tenho meus ajustes de sol.
      aplico um globals e a sombra que tinha vinda do Su não aparece mais, como resolver isso?

3- Outra situação, o sol é ajustado no Su, mas ao renderizar não aparece no KT

Observação: Quando exporto, é dito que o sol foi enviado, e no KT o Sun esta ligado.

Obrigado

Participante

padão tambem so novato no kt mas vo tenta ajuda rsrsr, ta abilitado o SHADOW, ve tambem ai o MULTIPLER se ta com valor mais de 1.1 e verifique se em ATTENUATION esta em “none”. ve se resolve ai.

Participante

Não sei o que esta rolando, aonde esta o furo…
      Justamente hoje que estava com pressa, resolveu dar erro…

Participante

Fala padão!
      1)Para salvar a cena para continuar depois é só apertar no disquete azul ou apertar CTRL+S ou ainda File>Save Scene,daí ele pede para você dar um nome e salvar,normalmente eu salvo em cima do arquivo que foi importado,daí ele só pede para substituir.
      2)Rapaz sobre esse problema com a sombra nunca tinha visto,mas pode ser o vidro,qual você escolheu? também dá para notar que na sua cena pura do SU o sol tá entrando pouco,só um pouco na mesa e no sofá isso?se for tenta alterar a posição do sol ou até mesmo da modelagem para o sol entrar mais diretamente dai testa de novo,ou também aumentar o valor do multiplier dele.Percebi que o SOFT SHADOWS seu tá marcado,tenta desmarcar ele,aqui sempre deixo desmarcado.
      Sobre o globals também nunca ocorreu comigo,talvez o mestre maurício possa dar uma solução.

Participante

Oi Padão,

As vzs pode acontecer de vc colocar um global e ele alterar automaticamente o multiplier do sol, é dificil mas as vzs pode acontecer e isso é resolvido facilmente indo lá e aumentando o multiplier dele. Mas no teu caso já está em 3.000 q é um valor q era pra estar aparecendo, então vejo q o problema não está no sol….daí é só a gente ver qual o outro fator que poderia estar faendo o sol nao chegar ao interior da sua cena….e agora vendo as imagens…vejo q o problea provavelmente está no VIDRO… acho q vc não usou o J4 q é o vidro correto a ser usado qdo queremos q a luz do sol entre no ambiente.

Ficamos no aguardo pra saber qual foi o desfecho disso.

Abraços!!

Participante

Que troço maluco.
      Vidro pra mim é vidro, sendo transparente ou translucido e em ambos passa luz, com mais ou menos intencidade.
      Estava usando o vidro G4, troquei para J4 e resolveu.
      Tem um monte de vidro que vai servir para que se só o J4 o sol passa????????????
      Louco isso, quando puder vou testar um por um.
      Obrigadão pessoal, vou começar de novo.

Participante

Curioso, mesmo eu não usando o kerky, também fiquei com isso na cabeça de só um vidro passar luz…….
      …….
      padão, to curioso pra ver essa cena ai no kerky…..hehehe

abraços……

Participante

Oi Padão,

Não querendo defender os criadores da biblioteca, pq tem muitas q nao gosto..mas nessa de vidro terei q discordar de vc pq acho mto boa e em vidro temperado o sol nao passa…passa luz…tanto q passou luz nesse teu ambiente senão tua imagem ficaria preta…mas os raios solares mesmo, que produzem sombras fortes, só passam em vidro normal e o j4 é o melhor, tanto q falo isso no curso do dvd em 2 capítulos, no avançando no render e no fazendo background no sketchup mas tu esqceu hehe..mas é normal mesmo a gente geralmente lembra depois q passa um aperto e tenho certeza q vc nunca mais esqcerá.

Mas tbm… as bibliotecas são materiais pré configurados mas isso nao quer dizer q nao podemos mexer nelas, um exemplo é o plástico q só tem amarelo..mas a gente vai lá e edita e coloca da cor que queremos e vc pode ter um vidro temperado e deixar o sol entrar desativando o shadow caster dele, porém vc nao estará reproduzindo a física real…e já que tem um vidro bom pra isso prontinho ali pq não usá-lo? Os outros são mto bons em mesas de vidro..garrafas..etc.

Fico no aguardo pra ver se com o J4 resolveu.

Abraços.

Participante

Nandinho,

Todos passam luz…pois o ambiente do padão está iluminado apenas com luz natural, mas não do jeito q ele pretendia…pois se quisermos um efeito de luz forte com um ambiente iluminado apenas com luz natural com sombras projetadas no ambiente..somente o J4 já está pronto pra isso, mas nada impede q editemos os demais e são muitos, em uns a gente diminui o reflexo, em outros o índice de refração etc.. mas são coisas q acho desnecessárias uma vez q já existe um pronto e mto bom.

abração.

Participante

Tem umas coisas que ainda não me acertei, mas vai la, como esta ficando.
      Aguardo comentários e observações.

Esse é uma das apresentações que tenho para segunda-feira.

Participante

ta ficando muito bom heim padão, eu mudaria o tapete ponha um felpudo e ponharia reflexo na mesa tambem

Participante

Ta ficando ótima,

Falta substitir estes spots por IES, e caso precise após colocar as IES, ativar as origens da luz.
      Tem um material preto acima do sofá da esqrda q precisa de edição pq ta mto morto…o teto ta mto granulado, acho q as softshadows ta causando isso, eu no seu lugar desativaria de todas as luzes deixando só ativadas para o sol, mas com soft shadows ativada só fica bom do PM high pra lá.
      No corredor tem um ma pointlight estourando no teto, eu mudaria para um spot com fallof aberto até antes de encostar no teto.ficaria bem aberto mesmo.

No mais..parabéns..ta ficando show, vc trocou o vidro para J4?

Abraços.

Participante

Participante

Mauricio:
      Sabes que coloquei IES. entrei numa pasta copiei e colei para não ter erro, depois qeu falaste fui conferir e realmente estavam diferentes.
      O material preto é um anel da luminária.
      O forro granulado acho que é devido a um vidro jateado que coloquei na luminária de teto.
      Como mudar de uma pointligth para uma spot sem sair do kerky ?

Nesta com luz solar, na luminária do teto coloquei reflexo demais, só agora vi o resultado.

Participante

Oi Padão,

Ta linda a imagem..com certeza a apresentação de segunda já está garantida com qualidade. Gostei muito do enquadramento, tu fica dando uma de modesto mas tu é o cara.

Pra colocar o spot vc vai usar o Merge do KT…Antes disso vai apagar la no sketchup o point, coloca o spot light, deixa o spot selecionado e exporta somente ele …com um nome diferente exemplo: Spot do Padao (lembre-se de não acentuar, nem colocar til, etc.), Depois lá no Kerkythea com teu projeto atual aberto todo editado do jeito q está…vai em File >> Merge.

Vc vai colocar em Lghts : Add New current (adcionar novo para o atual) e em tdas as outras opções vai deixar em Throw Away New (Jogar fora novo).

Quem lê assim eu falando os passos imagina q é difícil, mas vc tem o curso aí onde eu ensino o Merge e vc vê q é fácil fácil, como a maioria das coisas no KT quando temos um aprendizado correto.

Agora imagina vc eu aprendendo isso sozinho rsrs.

Grande abraço!

Participante

Vo dar uma dica aki inédita aki no fórum e vai servir para este teu corredor q está estourando luz no teto e serve pra todos terem uma melhor iluminação no ambiente.

Pra ter uma iluminação de spot q substitua o point em internas, pq geralmente o point como emite luz para todos os lados, inclusive pra cima e acaba estourando no teto..então acabo usando o spot com o fallof bem abertão e eu fazia isso na mão lá no kt abrindo ele ao máximo e é meio chatinho, então esses dia resolvi achar um número exato para ele aberto nesses casos.

Para ter uma abertura máxima pra ele iluminar bem o ambiente coloque o Spot no Sketchup, no Hot spot deixe em Zero e no Fallof coloque o valor 177, e quando exportar para o kt já terá o spot aberto totalmente com uma iluminação mais abrangente no ambiente sem estourar para o teto.

Na primeira imagem temos a iluminação com point ligt e na segunda com spot light com fallof em 177.

.

.

Abraços.

Participante

Boa Maurício,ótima dica…uma mão na roda agora!!

E padão, a cena tá ótima,cada vez melhorando mais,como disse anteriormente,tá evoluindo muito!parabéns!

Participante

HUm!
      Mais uma dica interessante do Prof. Maurício
      Acredito que nessa altura essa valerá muito para o Arq. Padão.
      A propósito o Arq. Padão está num nível alto, grandes renders!
      E boa apresentação Arq. Padão
      Obrigado Prof. Maurício

Participante

Eu também to com problema com o sol, já dei uma olhada e nada acontece. Coloco a iluminação central no ambiente e coloco os vidros adequados, mas na hora de renderizar não há luz natural, nem colocando um global. Uso o 2008 e o 64 bits e continua, isso em qualquer arquivo, mesmo eu mudando a posição do sol.

Visualizando 18 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.