Kerkythea

Retomada, novos renderes e mlt

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  elsonfabiano 8 anos atrás.

• Autor
     |  236 Views Posts

oi a todos,
    eu comecei a aprender o KT no ano passado, desenvolvi razoavelmente (não trabalho com maquetes eletronicas propriamente, sou arquiteto, então meu objetivo é uma apresentação digna para meus projetos, e com o menor esforço possível, e o KT tem me servido muito bem) embora não chegue às obras de arte de alguns daqui (antes ainda no orkut).
    Por alguns meses tive de interromper minha “relação” com o KT porque meu trabalho se intesificou um tanto fora do controle, mas agora estou tentando me reorganizar, reaprendi o KT rapidamente (até o nível que eu estava) e embora meu conhecimento atual jah me sirva razoavelmente progredir eh sempre necessário (preciso progredir principalmente em iluminação e tempo de render).

Embora não seja do gosto da maioria, ultimamente tomei um gosto muito grande pelo motor MLT, pelo menos no meu computador – e com meu conhecimento – conseguir um resultado razoavel nele (com uns 25-30 passes) não demora muito mais do que com o photomap (e considerando o tempo muito menor que eu gasto configurando a cena, já que no mlt configura-se muito menos coisas eu até economizo tempo, já que posso fazer diversas outras coisas de meu trabalho e outros projetos enquanto o motor mlt fica rodando por umas duas horas em média). Faço a pós produção no photoshop duplicando a camada, deixando-a transparendee aplicando gaussiam blur, conforme vi em uma dica no blog do kt e tenho gostado bastante do resultado, gosto do visual aparentemente desfocado mas com as arestas bem definidas, dá um certo aspecto de “sonho” e “imaginação” às imagens que acho até conceitualmente interessante, é um acabamente diferente da maioria das imagens renderizadas, mas não acho que pior.

Tenho varias dúvidas pra ir tirando por aqui, e este forum e o blog estão otimos, por ora, sobre iluminação, não tenho conseguido fazer o motor mlt “reconhecer” as minhas luzes pontuais e spots vindas o SU (SU2KTspotlight e SU2KTpointlight), no mlt elas desaparecem, se renderico com photomap elas aparecem. eh só comigo? ou no mtl essas luzes não são reconhecidas mesmo?? outra coisa, é possível fazer um bonito spot utilizando planos emissimos (material emissivo) tipo daqueles que junto à parede formam aquela area iluminada triangular??

abaixo seguem algumas cenas de três projetos que renderizei com o mlt, uma cozinha, uma fachada e um jardim (o projeto da cozinha foi feito rapidamente, para catalogo), comentários e dicas são sempre bem vindos:

p.s.: Gosto também de deixar as imagens pouco mais escuras do que a maioria das pessoas faz.
    p.s.2: o upload parece ter piorado um pouco a qualidade das imagens.

Elson, primeiro, bem vindo ao Fórum.
    Para apresentações segue o link: http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewforum.php?forum=9, certo..

Olha não entendi quase nada do que você falou pois não uso o KT, mas gostei das imagens que você postou. No fórum, há pessoas que são fera em KT, e tenho certeza que você poderá aprender muito com eles.
    Lembrando que esse fórum é de SU na verdade, você melhorará suas modelagens com as excelentes dicas que são postadas aqui.. Praticar e ouvir os conselhos, a melhor forma para melhorar os resultados..

vlw..

elsonfabiano seja bem vindo. Agora, não estou conseguindo ver as imagens…

Assis II

muito obrigado pelas boas vindas lucas e assis.

lucas, eu já vi muitas das dicas de SU no forum, realmente excelente, é que cheguei aqui pelo blog do KT e por um instante até me esqueci que KT é apenas um subforum dete forum, em breve me apresentarei lá no local apropriado.

assis, não sei porque, também consigo tornar visíveis pra mim mesmo as imagens (se alguem souber o que eu fiz de errado por favor me ajude), mas como vc deve saber é só vc clicar nelas com o botão direito (no iconezinho de foto que não abre) e pedir pra abrir em nova guia (ou janela) que elas abrem em meu album do picasa.

obrigado denovo, até mais

Tutorial para colocar imagem nos posts.

Elson tentei editar seu post mas não estou conseguindo selecionar os links.
    Deve ser porque o post esta muito grande.
    Tente dividir o post em dois.
    Vou ver com a adimnistração.

😐 tentei postar só quatro imagens e também nao consegui.
    sobre o tutorial, obrigado, mas minhas imagens estão todas no picasa e o tuto é do imageshak.

mas se alguem tiver o interesse meu site|blog é: http://www.novaarquitetura.tk

consegui é muito complicado.

Entrei no seu blog.
    cliquei na sua imagem.
    abriu noutra pagina.
    pedi as propriedades de sua imagem
    copia a URL completa
    coloquei no seu post
    selecionei todo o link
    E va no botão imagem

ao fazer isso vai pedir uma autorização de script no topo da página
    diga sim e va no botão imagem de novo.
    de ok para a direita
    e diga o tamanho de imagem que queres 500 a 700 é bom.
    Ufa
    ta pronto

Estou usando agora um outro adicinador de imagens:
    http://imgur.com/

Não sou muito conhecedor de kerky…..
    Mas os renders estão bem legais….
    só o que eu sugeriria é em algumas imgs um Background cairia bem e tb achei umas das iternas com muita granulação…..
    Mas em geral tão muito bons…
    ……..
    abraços….

ola, por favor me ajudem quero postar uma imagen e nao sei onde entrar pra fazer isso

5º e 8º comentario tem o tutorial sobre postar imagens..

Ah, agora sim deu para olhar as imagens!

elsonfabiano é o seguinte, sua modelagem está muito boa, agora eu achei as imagens muito saturadas e meiu desfocadas. Ajeitando isso ficará 10.

Assis II

nandim,
    realmente a falta de um background mais elaborado foi um pouco de preguiça mesmo (e falta de boas imagens a rapida disposição). O granulado é do mlt e realmente e primeira imagem interna eu terminei com menos passes que as demais… o resto da granulação acho que é em parte iluminação um tanto ruim também, que é o que eu estou tentando aprender melhor neste momento. 🙂
    obrigado…

assis II,

obrigado, realmente tenho muito mais pratica com SU do que com KT, mas ainda preciso melhorar muito em ambos, o desfoque eu particularmente achei até meio “charmoso” para as imagens (sobretudo porque,s e vc reparar, as arestas continuam rigidas, portanto com definição), mas o pessoam tem dito isso pra mim mesmo…
    obrigado…

Olá Elson
    Adorei suas imagens
    Isso é prova de que com Kerkythea se pode Chegar a realismos surpreendentes
    Como os colegas disseram, as imagens internas estáo com serrilhado, isso porque não deste tempo suficiente ao render, pois o MLT demanda de tempo para produzir uma imagem limpa, ou se não minimiza esse serrilhado em um editor de imagem.

Quanto as Luzes, comigo não acontece esse erro de elas não acenderem nesse motor, mas em todo caso pode voltar a colocar essas luzes (lampadas) dentro do render mesmo.
    Veja nesse blog tem qualquer coisa sobre o assunto (confirmo) e vc conhece o blog: http://kerkytea.blogspot.com/
    Abraços

oi joshen, sobre as luzes permaneco tendo esse problema com elas nesse motor, acabei de renderizar uma outra praça, onde inseri pointlights dentro das luminárias e elas não acenderam (a cena inclusive ficou um tanto escura porque deixei o sol fraco já imaginando que as luminárias ajudariam a iluminar, depois consertei um pouco no PS mas nao ficou tao bom, mas tive de deixar assim mesmo, to upando elas depois posto).
    Os renderes do Jardim que eu postei neste mesmo topico, dentro das luminárias da praça (do mesmo modelo alias) eu colloquei um triangulo (prisma) com material emissivo ao invés das pointlights e elas acenderam, como vc pode ver nas imagens. O problema é que eu tenho a impressão que as lampadas forjadas com planos emissivos não “sombream” tão bem quanto as point e spotlights, mas tb nao sei bem se isso é caracteristica dos planos emissivos mesmo ou se eu que não os sei configurar para atuarem como lampadas…

aqui eu consigu ver as imagens bem direitinhu, bem legais porem, estão meio “sujas” parece…
    vlw

abaixo seguem os renderes de uma praça, o qual eu comentei no post acima, reparem que as luminárias estão com as luzes apagadas e eu coloquei spotlights dentro delas….

oi gustavo, parte dessa “sujeira” é um granuladinho que sempre sobra do mlt, mas a maior parte não está nas imagens no meu computador não, mas ao fazer upload pro blogger/picasa ele piorou muito a qualidade delas, estas ultimas que eu postei acima (apesar da qualidade do render delas ter ficado pior, por causa da baixa iluminação) eu salvei em png (as outras estao em jpg) e qualidade manteve-se, vou fazer só png agora.

Você deve fazer login para responder a este tópico.