Kerkythea

separar objetos com mesmo material no kerkythea

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
    1874 Views Posts
    • #12831


      Participante

      Olá a todos,

      sou novo por aqui. Meu nome é Felipe, e sou arquiteto do Rio de Janeiro.
      Já uso sketch a um bom tempo, e descobri o Kerkythea a pouco tempo, e tenho achado o software mto bom, e já consegui resultados muito bons na minha opinião. Pra quem apresentava projetos aos clientes só em sketch, com o kerkythea o cliente quase baba na reunião, fica uma imagem com qualidade muito boa mesmo e é bem tranquilo de mexer, ainda mais com as dicas de vocês. O que já ouvi falar por aqui é que o Kerkythea tem 95% da qualidade do Vray, com a vantagem de ser gratuito. O que acham?

      Bom, já vi que vcs são especialistas e experts no assunto. A minha dúvida do dia é a seguinte. No o Sketch, eu costumo separar os ítens do modelo por função no projeto (herança do AutoCAD), e vejo q no kerkythea ele automaticamente agrupa os ítens por material. Se o vidro da esquadria (layer esquadria) estava com o mesmo material (mesmo nome) do que o vidro do tampo da mesa (layer móveis), eles ficam agrupados.

      Mas como eu desenvolvo o projeto junto com o 3D, tem acontecido o seguinte: eu quero simplesmente substituir a mesa, por uma igual e maior (ou seja preciso apenas esticar ela no sketch e trazer ela de novo pro kerkythea). E aí, como está tudo agrupado, eu vejo até o momento como única solução ter q voltar ao sketch, e re-exportar o arquivo todo e reconfigurar tudo de novo. Uma baita perda de trempo, certo?!!

      Daí eu conheci o merge, através do qual eu posso trazer só certas coisas pra um mesmo arquivo já em andamento no kerklythea, que elas já se inserem na posição certa na cena. Se eu trago a mesa com o nome do material renomeado, ele não substitui pela existente, apenas acrescenta a nova sem que eu consiga apagar a que eu não quero mais (pois apagaria todos os vidros juntos) e se eu trago a mesa com o nome do material mantido, o Kerkythea interpretaque eu trouxe só o vidro da mesa (pois eu não selecionei todos os vidros no sketch, até porque mtos deles estão dentro de componentes), e acontece de eu conseguir substituir a mesa, mas fico sem todos os outros vidros do modelo que tinham o mesmo nome do vidro da mesa.

      Enfim, acho q eu me estendi um pouco , mas espero que possam me ajudar. Acho que é uma questão de organização do modelo desde o sketch.
      Como vcs aconselham que eu organize os layers no arquivo do sketch?
      Mesmo que eu use um mesmo material, com um mesmo bitmap, por exemplo “madeira” vale a pena eu ter vários nomes de material que usem esse mesmo bitmap? Ex.: madeira-mesa, madeira-piso, madeira-telhado, de modo que eu possa manipular melhor o arquivo no Kerkythea?

      Abraço a todos!
      Felipe

    • #12832


      Participante

      Bom dia Felipe…
      Muito bom esse assunto seu, tenho a mesma duvida.
      Primeiramente seria interessante você se apresentar aos usuários do forum. Como?
      Regras do fórum e apresentações Antes de postar leia as regras do Fórum SketchUp Brasil. Se você é novo por aqui, aproveite e apresente-se aos membros do grupo! Sejam todos bem vindos! Moderador Administrador arqpadao
      Bem vindo e que suas duvidas sejam respondidas…
      Abs

    • #12833


      Participante

      Felipe, como vc percebeu o KT reconhece materiais e não objetos, então temos que nos preocupar em diferenciar cada material dos objetos em cena, o “certo” é renomear cada material no SU, e isso leva um tempo, mas isso vai muito de cada usuário. Eu gosto de renomear apenas materiais chave nas minhas cenas para não passarem despercebido, principalmente quando existem vários materiais diferentes. Mas acho que o mais importante mesmo é aplicar os materiais diferentes com relação aos objetos no SU, mesmo que estes não sejam os definitivos, aí no KT vc pode dar uma ajustada, mas se estiverem iguais… já era. Outra coisa, só exporte o arquivo quando tver certeza que finalizou a modelagem, se vc usar indiscriminadamente o merge vc provavelmente tera alguns probleminhas, só use em ultimo caso mesmo.

    • #12854


      Participante

      Obrigado!!!
      Bom, acabei usando o merge mesmo, e trouxe pro kerkyhea além do vidro da mesa todos os vidros q apareciam na cena. Se exportasse tudo de novo ia ter q configurar tela de tv, espelhos e outros materias de outras cenas.

      Assim q tiver um tempinho posto as imagens.
      Abraços,
      Felipe

    • #12860


      Participante

      Tb faço igual a você felipe!
      Quando já tô com a cena configuradinha e veja que faltou o “#@x*” do vidro da mesa!rss eu seleciono ele no sketchup e coloco pra exportar apenas a seleção e depois mesclo com o desenho configurado. Aí é só correr pro abraço! Mas como disse nosso expert Band, se usar em um material que aparece muito na cena, pode às vezes dar problema.

      T+

Visualizando 4 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.