Kerkythea

Sobre o KT 2008 e o KT 2011 (Maurício Camargo).

Visualizando 16 respostas da discussão
  • Autor
    1618 Views Posts

Participante

Boa Noite,

Hoje a comunidade do kerkythea no Brasil aumentou muito, assim como quantidade de imagens geradas de qualidade pelos usuários do programa no Brasil que também só vem aumentando muito e hoje somos a comunidade com maior número de materiais disponíveis para estudo, materias gratuitos onde o usuário tem todo um amparato correto para iniciar e materiais pagos que é o caso do meu curso em dvd e o curso presencial no Instituto Bramante aqui no RJ. Temos um blog fantástico que é o Kerkythea Dicas e Truques que seria uma espécie de caixa de dicas gratuitas para todos e também as dicas, compartilhamento de imagens e informações no fórum Sketchup Brasil e nas comunidades do orkut . E toda essa quantidade de material aliada à praticidade, rapidez e qualidade do programa fez com que hoje o Kerkythea seja um renderizador respeitado no mercado profissional.
      No entanto junto com o crescimento do número de usuários é natural também haver um crescimento no número de questões , que muitas vezes pra quem está iniciando e até para usuários avançados ainda ficam um pouco vagas com relação ao programa e a empresa que o criou. E devido à grande quantidade de emails que recebo todos os dias eu tive a oportunidade de perceber quais são as principais dúvidas que cercam o uso do programa atualmente e com base nessa minha observação venho esclarecer questões muito importantes.

1 – O kerkythe é realmente gratuito? O que a empresa ganha com isso?

O kerkythea é totalmente gratuito assim como o Blender que é um dos melhores programas 3d do mundo, a empresa ganha através de doações, que é uma cultura que não funciona muito aqui no Brasil mas lá fora funciona muito bem.

2- O kerkythea 2011 é bom? O que mudou em relação ao primeiro?

O kerkythea 2011 Echo Boost é direcionado para a plataforma 64 bits que é a plataforma atual, pois a plataforma 32 bits já é obsoleta e não aproveita todos os recursos de uma máquina top, então tendo um programa em 64 bits vc ganha muito desempenho fazendo com o que o programa funcione muito mais rápido. Então não adianta nada um usuário que tem Win 7 32 bits instalar o kt 2011, vai continuar a mesma coisa, então o programa só é recomendado para quem tem Win 7 64 bits. O que me impressiona é que o Kerkythea é gratuito e tem uma versão 64 bits e o Sketchup que é pago não tem uma versão pra esta plataforma.

Importante: Como a versão 2011 ainda está em fase beta, só instale quem for Usuário Avançado que tenha bom domínio do funcionamento das pastas de instalação do programa, caso vc não tenha conhecimento avançado, continue com a versão 2008 que ainda assim é uma execelente versão e aguarde a versão final do KT 2011.

3- Porquê a mesma empresa tem o Kerkythea, o Twilight Render e o Thea Render e qual a diferença entre um e o outro?

Imagine se Sony vendesse apenas um modelo de som, se a Fiat vendesse apenas um modelo de carro…isso limitaria seus compradores a seguirem sempre o mesmo padrão e apesar de não ser comum, a Solid Iris, empresa do Grego Ioannis Pantazopoullos que criou o Kerkythea, colocou no mercado 3 tipos de renderizadores com o mesmo princípio de macanismo, porém são renderizadores com características diferentes mas com muitas coisas em comum e agora vamos falar um pouco sobre estes outros dois.

Twilight Render – Renderizador pago, é o único programa atualmente capaz de Renderizar Objetos Animados dentro do Sketchup, é o único capaz de renderizar as animações geradas no Sketchphysics, com uma licença muito barata ( 50 dólares ) e é um programa extremamente prático , simples, que gera imagens de qualidade, não precisa exportar o arquivo do sketchup, pois ele funciona dentro do sketchup de forma bem intuitiva e foi criado para aqueles usuários que focam mais em animação dentro do sketchup e também querem um render básico de arquitetura com qualidade sem sair do Sketchup.

Thea Render – Renderizador pago, com a interface bem parecida com a do kerkythea porém com ferramentas a mais, uma delas é o displacement map e a possibilidade de configurar para fazer renderizações com objetos animados dentro dele. Ele também tem muito mais opções de configurações avançadas de materiais e tem os motores imparciais, como exemplo o MLTainda mais rápidos que o do KT….Então porquê o Kerkythea é mais famoso que ele? Porque junto com o aumento de ferramentas vem o aumento da complexidade em configurar e o resultado final é bem parecido com o do Kerkythea, então todo mundo, inclusive eu, prefiro o KT, mas para o profissional que quer acesso à ferramentas mais avançadas tem a opção de pagar e ter o Thea.

Resumindo: O Twilight é o Microondas, o Kerkythea o Fogão de 6 bocas e o Thea Render o Fogão Industrial.

4- O que podemos esperar para o futuro com relação ao Kerkythea?

O Kerkythea é muito lucrativo para a Solid Iris através das doações e ele também divulga os outros programas da empresa, então a empresa está sempre investindo no programa. Muita gente diz que programa foi criado em 2008 mas só teve atualização 3 anos depois , mas quem usa o programa desde 2008 sabe que isso não é verdade, pois, desde esta época de 6 em 6 meses eles sempre atualizaram o exportador, ou seja, a engine era de 2008 mas o programa teve atualizações importantes de 6 em 6 meses e sempre trazendo melhorias muito significativas e hoje temos um processo de exportação extremamente rápido e com a possibilidade de inserir lâmpadas IES pelo Sketchup. Hoje podemos mesclar em um mesmo projeto modelos do Sketchup com modelos de 3d Max e de Blender diretamente no programa e agora com a versão 64 bits o Kerkythea já está muito a frente de muitos outros programas e o fato do Kerkythea rodar fora do Sketchup é uma grande vantagem pq isso possibilita ele trabalhar solto e de forma independente fazendo as renderizações de forma muito rápida, o que o faz ser o renderizador de qualidade mais rápido da atualidade.

Então tenham certeza de uma coisa, o melhor do Kerkythea ainda está por vir, pq eu mesmo ainda não comecei a renderizar profissionalmente com os blocos de Max e pouquíssimos usuários tiveram acesso a isso e junto com o Marco Aurélio e com o Roni estarei vendo uma forma de aumentar o acesso à todos a estes blocos de Max e juntos iremos explorar ainda mais essa capacidade desse programa que quanto mais eu estudo, mais me apaixono.

Por: Maurício Camargo

Participante

Excelente trabalho Mauricio! Para quem tinha duvidas ainda, acho que elas acabaram agora.
      E sua palavras só vem a reforçar, a escolha que fiz (Kerkythea) como o meu renderizador.

Participante

Vlw Georgeo.

Grande abraço.

Participante

tb me identifiquei muito com o KT, espero embreve quando eles fizerem poder usa-lo na versão 2011 no Mac. pois ainda não foi portado, rs rs

Participante

Carlos,

Se vc realmente quer trabalhar com o KT a minha recomendação seria vc migrar do Mac para o Windows, até pq depois da chegada do Win 7 64 bits ficou tudo muito equilibrado, se vc tiver um bom pc o windows não trava, é muito estável e muito rápido, o Mac hoje vive mais pela tradição e isso que estou dizendo foi relatado na Revista Info.

A Solid Iris, empresa criadora do Kerkythea, nunca deu muito foco à versão do Mac, então pra vc não ficar meio que solitário, o ideal seria migrar. Eu mesmo nem dou suporte no meu curso para a plataforma Mac, quando a pessoa se diz usuário de Mac eu já digo logo q não dou suporte à esta plataforma e se a pessoa comprar ela responderá por si mesma, pq se tratando de Kerkythea, é uma platafprma muito pouco explorada.

Grande Abraço.

Participante

eu até tenho um PC tb, que deixei pra minha filha, mais meu trabalho profissional envolve Mac, no photoshop porfissionalmente, só usam Mac, mesmo alguns PCs não deixando nada a desejar. as agencias de propaganda e Graficas, adotaram esta ferramente desde o inicio.

o sistema da Apple já é 64 bits a alguns anos, porem precisa de um parrudo. aqui no trampo o meu tem 16 nucleos, (tinha postado errado em outro topico, rs).

mais vc tem toda razão, o pessoal do 3D aqui, que trabalha com MODO, cinema 3D, e outros, estão usando PC e um forte servidor para render.

meu PC em casa, coitado, acho que não aguenta não, to pensando em montar uma supermaquina mesmo , mais agora não poderei gastar, estou gastando com a casa, rs rs

ja tenho até uma boa configuração. enquanto isso vou me aventurando e aprendendo no mac mesmo.

valeu

Carlos

Convidado

Fugindo um pouco do assunto do tópico, por que não da um Boot do windows pelo Mac?

Participante

Ola Maurício, gostei muito do seu texto, reafirmastes as coisas que já tinhas me dito em conversa informal outro dia, e ainda complementastes os assuntos com novas observações.
      Muito obrigado, como disse o Georgeo, sei que escolhi bem meu renderizador, aliás com sua ajuda.
      Abraços.

Participante

não tentei ainda nativamente, marlonnz

mais virtualizado ficou uma porcaria, ahahah

Carlos

Participante

Aee Prof. Maurício – Excelente matéria

Participante

Eu sou usuário do vray…..
      Mas com a mente aberta aos outros renderizadores….
      Gostei bastante do post Maurício…….
      ….
      Realmente o kt é uma ferramenta e tanto……renders como os seus os do Roni entre outros, me enchem os olhos com tamanha qualidade….
      …….
      parabéns pelo post…..
      gostei da criatividade na comparação: microondas, fogão de 6 bocas, forno industrial….hehehehehe
      …..
      abraços…..

Participante

O que devemos levar em consideração sempre é que o prof. Mauricio nos incentiva sempre a equilibrarmos velocidade e qualidade nas imagens. E isso já me ajudou bastante como ontem, onde um cliente sumido me ligou dizendo que me havia feito o pagamento e precisaria das imagens(e eu perdi as imagens do cara…!!) Tive de renderizar 3 imagens ontem a noite no desespero para entregar para o reaparecido cliente. O kerkythea quando utilizado focando qualidade e não tempo consegue atingir resultados que não deixam nada a desejar a nenhum renderizador.

Participante

À muito, muito tempo que me havia convencido de que o KT é o melhor se nos basearmos qualidade/tempo.

Cada um se entende com esta ou outra forma de trabalhar ou renderizar e eu escolhi o KT como meu renderizador de eleição.

Maurício, suas palavras reafirmam minhas convicções!

Na minha opinião apenas mudaria o KT para “fogão industrial”…..hahahaha brincadeirinha!!!

Participante

Eu mesmo já tive a oportunidade de usar outros softwares de renders no principio, mas nenhum se pareceu com o kerkythea, portanto me achei também apaixonado pelo Kerkythea. Admiro a defesa (por acaso justa) daquilo que o prof. Mauricio faz do Kerkythea até dá a impressão que o Prof. faz parte do time dos programadores do Kerkythea, por isso essa informação dá confiança de novo nas escolhas que fizemos. Obrigado mestre.
      Abraços e sucessos

Participante

Oi Joshen,

Quem dera eu fazer parte do time de desenvolvedores, mas meu contato com eles começou quando em 2009 coloquei o kerkythea e as bibliotecas de materiais disponíveis no meu site, pois, os alunos do instituto ficavam me mandando muitos emails dizendo que não conseguiam achar o programa no site oficial etc. e eu saí hospedando um monte de materiais no meu site pessoal, que por ser tudo gratuito eu achava q poderia fazer isso e foi quando os caras vieram de bicho no meu email pedindo pra q eu retirasse tudo do site, e me explicaram tudo, q mesmo sendo gratuito eu precisava de autorização e que eu fazendo isso prejudicava eles pq a pessoa deixava de ir no site oficial e assim tirava toda a possibilidade de uma possível doação e elas tbm não veriam os créditos dos autores etc. E foi quando eu percebi que eles zelavam realmente pelo programa e de imediato fiz o que eles pediram e ao invés de colocar o programa hospedado, coloquei os links etc. e ano passado eles entraram em contato comigo pedindo pra colocar o meu vídeo apresentando o kerkythea e também me parabenizando por todo o trabalho que eu faço com o kerkythea no Brasil e foi aí que me senti a vontade para fazer todas as perguntas que eu queria e assim estreitei o contato com eles, o que me deixou ainda mais convicto da escolha do meu renderizador.

Abraços.

Participante

Eu ainda não tinha comentado aqui sobre essa super materia do nosso professor maurício, Representante Kerkythea no Brasil (Moral dada pelos desenvolvedores, rsrs) 🙂 … E relendo me deu vontade de pesquisar mais sobre a empresa e os outros softwares da mesma. Com certeza o Kerkythea vem evoluindo e nós usuarios temos crescido juntamente com ele, a cada dia encontro coisa nova no KT.Sobre o comentario do Mauricio a cerca do Thea render e a alegria de termos um software gratuito que tem semelhanças com ele, podendo obter resultados espetaculares. Resolví colocar aqui o Linck do video de apresentação da galeria do Thea Render para inspirar nós usuarios do KT a usar o maximo dele que tem praticamente a mesma tecnologia do Thea R.! (Espero não ter tirado o foco da comunidade que eh o Kerkythea)

http://www.youtube.com/user/TheaRender

Abraços a todos e valew professor pelas informações que só orgulha toa comunidade!

Participante

Acho bem legal a galera do kerky crescendo junto com o
      soft aqui, principalmente pelo fato de ser um motor free
      e tão bom quanto um pago. Parabéns ao Mauricio, aos usuários
      e aos desenvolvedores.

Visualizando 16 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.