Kerkythea

Soft Shadow

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    • #25236


      Participante

      Bem, a questão:
      este teste fiz no Vray e gostei da suavização da sombra no encosto da poltrona.

      ai tentei várias vezes no KT e não estou conseguindo.

      Na imagem abaixo do Kt – (mudei os valores varias vezes e não deu em nada).
      Radius 0.200
      Multiplier 0.800
      Iradiance 1.000

      Alguém sabe como conseguir o resultado da primeira imagem?
      obrigado

    • #25245


      Participante

      ê Padão, nao sei nada de KT. Mas no Vray essa suavização é dada pelo tamanho do sol, e da qualidade da sombra. No Vray Enviroment> GI color [no M] vai aparecer o da imagem abaixo:

      01 – é justamente o tamanho do sol, que deixa a sobra mais esfumaçada. Porem se somente aumentar o tamanho do sol, a sombra ficará cheia de ruídos.
      02- Entao tem que aumentar a qualidade da sombra, aumentanto o subdvis. É proporcinal: quanto maior o tamanho do sol, maior tem que ser a qualidade, pois senao ficará com os ruídos.
      PS: Size= 3 e Photon Subdvis= 1500 são config que eu coloco em meus renders.

      Sei que sua intenção é saber no KT, mas talvez tenha algo parecido *–*. Espero ajudar

    • #25247


      Convidado

      Padão (levando em consideração as propriedades da Omni Light do Vray), ja tentou aumentar mais o Radius ?

    • #25265


      Participante

      Posso estar errado, mas o motor influencia um pouco.

    • #25267


      Participante

      Marinho, estas relações no Kt não existem, pelo menos acho que não.
      Marlon quando aumento o Radius a sombra fica toda cheia de pontos- veja:

      Apocalipse: testei alguns motores mas não deu, ai deixei no MLT uns 26 passes. Só que não sei usar o Photoshop para suavisar os pontilhados, para ver se funciona.
      quem souber, por favor.

    • #25278


      Participante

      ahaha, o Mauricio ta fazendo falta aqui hein… kkk… cancela as férias ai pra socorrer agente… kkk

    • #25290


      Participante

      Tambem estou tentando alguma coisa, mas nao estou conseguindo. Assim que eu tiver uma imagem melhor eu posto.

    • #25297


      Participante

      Fala galera!
      vou pegar o trem andando mas vou tentar ver se ajudo em algo:
      – certa vez lembro que o Maurício falou que se for usar o softshadows,utilize o moto de render CUSTOM SETTINGS, pois a partir do momento que você seta a sombra você tem que usar um motor de render que permita a sua setagem, que seria o custom settings = configurações personalizadas.
      – outra coisa que notei é que o aumento do radius da shadow aumenta absurdamente o tempo de render

      daí saí fazendo uns teste com a cena do pessoal do vray, mas só voltado para essa questão das shadows mesmo:

      nessa só fiz ativar o soft shadows, com as setagens padrões dele e ativei também o ultra fine das shadows no setup do render.

      nessa só aumentei o valor do radius para 5.000

      aqui subi o valor do radius para 20.000


      aqui deixei com 10.000 e foi o resultado que mais gostei pois não ficou tão marcado e nem tão granulado…
      outra coisa que notei é que esse valor do radius varia de cena para cena…os mesmos 10.000 que usei nessa não ficariam bom em outra cena, então basicamente é sair testando…lembrando que pesa no render e pelo menos para mim que busco renders mais rápidos para clientes é um pouco inviável o uso…

      e respondendo ao Padão, para suavizar esse granulado pode-se usar a ferramenta BLUR TOOL(desfoque) que fica na paleta da esquerda do PS…daí é só dar um zoom na imagem e ir desfocando o granulado.

      espero ter ajudado!
      Abraços!

    • #25300


      Participante

      Isso aí Guigolino
      Para além de ligar o soft shadow é necessário ir em Render/Setup/Ray Tracing… em Soft Shadow escolher o “Fine” ou o “Ultra Fine”– esses dão as melhores suavizações, contanto que seja renderizada em “Custom Settings”.
      Se for em um outro motor: PM e MLT, PM principalmente o uso do PhotoShop é necessário.
      Uma coisa é que as configurações no kerkythea diferem de computador para computador (a configuração de cada um).
      Fiz algumas experiências com a mesma cena, e para além de mexer nos dados acima, ainda em Render/Setup/Global Ilumination …altere o “Accuracy”para 0.15 – Good
      que melhora muito os raios de luz e consequentemente as Sombras suavizadas.
      OBS: (se estiver errado me corrijam) Esse método de render sem materiais (no grupo de estudo do V_ray, chamam Override – material totalmente branco) é o chamado Render volumétrico. E esse é um motor característico do kerkythea que pode ser configurado no Sketchup mesmo e se Chama Clay. sigam o Link: Render Volumétrico com Kerkythea

      Render em Custom Setings + Soft Shadows ligada

      Clay render ou “Render Volumétrico” + Soft Shadows ligado

      Mais dicas, futuramente no blog abaixo.
      Desde já abraços

    • #25314


      Participante

      Galera!

      Ótimo tópico!

      Parabéns, os resultados são ótimos!

      Abraço a todos!

    • #25321


      Participante

      Oi Guiolino e Joshen, legal as dicas, vou testar e depois comento,
      Valeu.

    • #25322


      Participante

      Boa dica Joshen a do Clay render…parabéns, não lembrava dessa opção apesar de ter visto o mestre maurício falar nas aulas…

      agora ficou bem parecido mesmo com a cena do vray que o padão postou…

    • #25340


      Participante

      Eu já havia aberto um tópico sobre este assunto, a algum tempo atrás e somente oito meses depois, obtive um resultado satisfatório. Quem quiser ver a dica que o Professor Maurício deu leia aqui.

    • #25347


      Participante

      Oi Ibrauna, fiz uma coisa que sempre fico puxando a orelha da turma, não postar sem pesquszar.
      Bem, fiz alguns testes ontem com os comentários feitos pelos colegas e não resolveram a questão, nem de perto ficaram como queria (ver imagem Vray).
      depois de usar o MLT, tentei retirar o granulado usando o filtro do PS e tambem não ajudou, qunado chegou no nivel de limpeza do granulado o desenho ficou desfocado.
      Ou existe uma solução, ou vou ter que conviver com a possibilidade do KT não resolver satisfatóriamente sombras leves.

    • #25348


      Participante

      Tambem fiz um teste. Renderizei em Custom Settings, coloquei o Softshadows e usei o Ultrafine. Na configuração do sol soft shadow – e global settings volume lighting. A luz do dia deixei as 7:30 horas da manha, nao rotacionei o arquivo no sket, para cheagar a uma iluminaçao apropriada. Realmente so funcionou no custom setting.
      Tentar ajeitar setar a sobra e renderizar em outro motor fica dificil.

      O resultado me agradou muito a sombra ficou muito parecida com a do v-ray que o arqpadao enviou.
      Ta ai o verdadeiro grupo de estudo. Todos fazendo testes e pondo o resultado final e configurações afim de uma melhora para todos.

    • #25361


      Participante

      Tai, Georgeo, é isso mesmo, ficou muito bom ta suave.
      Podes passar as setagens que fez e onde fez, para que possa testar, quero chegar neste resultado.
      Legalzão.

    • #25362


      Participante

      Fiz novamente o teste e anotei a setagem da sena. Espero que ajude.





      Tempo de render 3min e 40seg.

    • #25413


      Participante

      Georgeo, foi muito boa a sua dica e seu tut.
      Fiz os ajustes sugeridos e deu certo, preciso ajustar outras coisas, mas as sombras ficaram como estava esperando.
      Tem umas “luzinhas” no encosto que deveriam estar ali…
      Tempo de render 2min 37 s. (todo o ambiente)

    • #25415


      Participante

      Joshen, mto linda a ultima imagem. O que vc fez pra ela ficar com esse tom de branco?

    • #26671


      Participante

      Olá Izabel (o seu é com “z” mesmo?) risos
      Tem um link na minha postagem que mostra o video: Renderização Volumétrica- Clay Render.
      Abraços

    • #27492


      Participante

      Na minha humilde opinião, por mas que nosso amigo Padão tenha se esforçado, a imagem gerada pelo vray, ainda é superior. Mas nada que tire o seu mérito, todos sabem que o Padão é fodastico em seus trabalhos.
      Muito obrigado por compartilhar suas experiências.

      Grande abraço.

    • #27506


      Participante

      Padão o problema da luz no encosto é o uso do motor.
      Sempre que isso acontecer, tentar usar um motor maior que ele.
      Link: Kerkythea – Render Methods
      Abraços

    • #27518


      Participante

      Aproveitando o gancho, o que sei sobre motor de render, resume a:

      04 = testes gerais.
      06 e 07 = mais usados.
      08 = dizem q é perda de tempo usar.
      19= o mais complexo, demora pacas.

      é isso.

    • #29360


      Participante
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