Kerkythea

Texte com IES fica granulado

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Autor
    977 Views Posts

Participante

Estou começando textes com luzes IES e ao fazer o render apareceu esse granulado do meio pra baixo na imagem. O granulado não acompanha a luz, quando fiz na parede contrária não acontece. A definição usada foi PM-High+AA 0.3.
      Alguem saberia explicar o motivo?

Participante

Oi Ibrauna,

Esse problema aí nao tem relação com a IES não, é problema na modelagem. Veja se as faces não estão inversas, ou se existem faces coplanares aí q ocasionam isso, se ainda assim continuar o problema, tire a espessura da parede e do piso.

Abraços.

Participante

Olá professor, Feliz Ano Novo.
      Bem eu me policio e antes de exportar qualquer modelagem ao KT, eu faço alguns procedimentos “obrigatórios”. Deleto materiais, componentes e layers que não estejam sendo usadas. Vejo a modelagem em monocrome, para ver se não há faces invertidas e também uso o plugin Cleanup que denuncia e corrije faces complanares. Valeu pela dica vou tentar e posto aqui novamente com o resultado.

Participante

Parece bobo o que vou lhe dizer IBrauna, mas issoa já ocorreu comigo, não eram faces invertidas, nem era no kt o problema, no meu caso foi algum erro na exportação, tudo que ha de 120cm para baixo estava renderizando granulado, fiz de tudo e descobri que se eu subisse a maquete +ou-120cm do eixo zero(no SU) e exportasse novamente resolveria o problema….
      Tente esta opção creio que dará certo, só não me pergunte porque, pois não saberei responder , este problema só ocorreu com um arquivo depois nunca mais …
      Boa sorte, qd descobris sua solução, poste aq!

Participante

Que bobo que nada Inovação, sua solução resolveu o problema. O granulado sumiu. Tambem gostaria de saber porque… a gente fica curioso não é. Obrigado pela dica.

Participante

Bobo ou não resolveu meu problema tb…Huahuahuahuahua….
      O motivo esta desconhecido…Mais vamos batiza-lo como….”Bug do 120cm”,rsrsrsrsrsrs

Participante

Postei esta dúvida a quase um ano atrás e na ocasião obtive uma solução. Só que hoje ao me deparar com este problema que nunca mais havia me ocorrido, apareceu outro problema. Ao levantar a modelagem em 1,20m todas as cenas sairam do lugar, é claro. Como são muitas cenas tenho que reeditar todas elas. Será que hoje alguem descobriu porque acontece este granulado de 1,20m pra baixo?

Participante

Já esperei ajuda aqui até meu tópico desaparecer na fila, mas sem deixar de tentar descobrir por si só. Por isso desvendei mais um mistério que afetava meus renders no KT.
      A granulação acontece simplesmente se eu colar o spotlight no teto. Veja nos gráficos os resultados.

Participante

Olá iBrauna
      Valeu pela descoberta. Já viu depois de muito tempo um descoberta incrível. Obrigado por compartilhar (embora isso nunca tivesse acontecido comigo).
      Uma pergunta amigo: Qual é a versão do exportador que usas? Só curiosidade mesmo.
      Abraços e sucessos.

Participante

Nossa esse tópico deveria ser batizado de “Seus problemas acabaram!”
      Valeu mesmo pessoal

Participante

Oi Ibrauna, comigo nunca aconteceu, mas sua dica, provavemente deixou todo mundo esperto.
      As vezes falta de retorno nos obriga a resolver sózinhos as questões apresentadas. Isso, podes ter certeza que te torna uma pessoal especial.
      Me lembro de seus primeiros trabalhos aqui. “Quem te viu e quem te vê.”

Participante

Mesmo assim obrigado a todos que tentaram ajudar… acho que a grande corrente que corre nas veias deste forum nos ajudar a desenrolar situações antes desesperadoras rsrsrsrs.
      Também não quero sacramentar que só esse fato cause esse problema. No meu caso os 3 ultimos trabalhos com luzes IES que fiz apresentaram esse granulado e ao refazê-los separando a luz do teto tudo foi resolvido.
      E no meu caso a luz estava grudada ao teto só para o ambiente ter uma luminosidade.
      Em nenhum deles eu estava mostrando a origem da luz.

Participante

É iBrauna, esse é um problema q praticamente só vc mesmo poderia resolver pq vc mesmo o criou, pois qdo comecei a estudar kerkythea pelos tutoriais do site oficial eles sempre recomendavam jamais originar a luz partindo de uma face, inclusive ensino ao pessoal a fazer uma linha pra ter como referência esse afastamento, mas geralmente a luz fica apagada, no teu caso meio q conflitou aí deu esse granulado.

Mas já vi tbm um caso em q acontecia esse granulado aí e foi resolvido só desabilitando o softshadows.

O Kt é bem prático mas tem umas regrinhas nele q se a gente não seguir acababa sendo fatal.

Abraços.

Participante

Puxa vida professor e vc deixou eu quebrar a cabeça né… rsrsrs brincadeirinha.
      Eu fico feliz por vc me confirmar que pode ocorrer esse problema mesmo. Na verdade até esse momento ainda estava com medo de ser algum outro fator conciliado a esse.
      Obrigado mais uma vez.

Visualizando 13 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.