Materiais (Cores e texturas)

Aplicando textura sobre superfícies curvas.

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
    3605 Views Posts

Convidado

Boa tarde a todos do fórum.

Estou tendo um probleminha e resolvi recorrer a vocês.
      Preciso colocar a graduação em um béquer que fiz no sketchup. Primeiro eu faço a figura, depois importo e aplico como textura, porém a figura tende a cobrir o béquer inteiro e eu quero que ela fique apenas na parte da frente do béquer, para que seja igual à graduação de um béquer de verdade.

Como faço para a textura se limitar ao tamanho que eu coloquei antes de projetá-la?

Aguardo a resposta ansiosamente.

Abraços.

Participante

Desculpe ñ sei se entendí sua dúvida mas vou tentar ajudar. Em caso de superfícies curvas eu dou softhen smooth na superfície até que aparecer as linhas dos planos, em seguida clico com o butão direito do mouse sobre a face a ser corrigida, vou em texture>position para arrumar a textura como ela deve ser, se a superfície curva estiver em um bloco vc deverá fazer esse processo dentro do bloco, depois que está como desejado eu volto a dar um softhen smooth para desaparecer novamente com as linhas das faces da superfície…

Espero ter ajudado!

Participante

boffo escreveu:

Como faço para a textura se limitar ao tamanho que eu coloquei antes de projetá-la?

Em superfícies curvas, o comando Texture>Position não está disponível.

Depois de aplicar sua textura de béquer, clique na aba “Edit” (“Materials”) e experimente modificar o “Aspect Ratio”.

Abraço,
      Eug

Convidado

Bom dia!
      Fui muito vago ao explicar o que eu quero, então agora vou tentar ser mais explicito.
      Imaginem uma garrafa daquelas pequenas de Coca-cola. O logotipo impresso nela não pega a garrafa inteira, certo? Ele fica apenas na parte da frente da garrafa.
      Eu quero fazer a mesma coisa, porém em um béquer.
      Toda vez que eu insiro uma textura numa superfície curva, a textura envolve toda a superfície. O que eu quero é delimitar este espaço, como o logo da Coca faz nas garrafas.

Abraços atenciosos!

Participante

Acho que peguei a sua ideia…

mas não sei se o su faz isso….

Ja pensou em aplicar essa textura separada..e depois inserila no seu bequer como seu posse adesivo…

Não sei se fme expliquei bem….
      Tipo duas peças que se encaixam..faz separado e depois coloca a graduação.

Participante

Eu usaria intersect with model, deixava o espaço destinado ao rótulo em uma face separada, ligue o hidden geometry, importe a imagem e insira ela da seguinte maneira: File —> import —-> selecione a figura, clique no começo do rótulo, e com a tecla shift precionada clique no outro vértice do rótulo, use a ferramenta paint bucket, vá em sample paint e pinte as outra subdivisões do rótulo, veja a imagem.
      Era isso?

Participante

Entendi o que você quer e acho que a solução do Alisson deve funcionar.

Uma outra idéia é você preparar esta textura com margens bem grandes, de forma que seu logotipo fique bem isolado no meio.

De uma forma ou de outra, a gente tem sempre o que aprender por aqui.

Abraços,
      Eug

Participante

vejam este video

Convidado

Obrigado pela atenção de todos no fórum.
      O problema foi resolvido de acordo com as instruções do Alisson.

Até logo!

Participante

nao sabia essa do projected do video ai, boa arqpadao

Participante

Só pra adicionar!
      O skt aceita imagens em formato *tga! Ou seja neste caso do rotulo eu costumo usar este tipo de arquivo assim o que não for parte da textura fica como transparente!

Visualizando 10 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.