Materiais (Cores e texturas)

Como criar um bumpmap de parede? Marlonn, pode ajudar?

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Autor
    3510 Views Posts

Participante

um cliente quer uma casa com uma textura de parede bem especifica. Consegui uma foto dessa textura, enviada pela propria empresa que faz ela.

entretanto, como transformar em bumpmap? Pergunto pro Marlon pq ele fez um bumpmap de grafiato que ficou muito bom…

a resposta mais simples pra minha pergunta seria “coloca em tons de cinza e pronto!”.

Mas não ficaria legal…

1 – as partes mais claras da imagem não são as mais altas, e sim as superficies viradas pra cima, onde a luz está batendo

2 – as partes mais escuras da imagem não são as mais baixas, e sim as superficies viradas pra baixo, q estão com sombra

3 – assim, se essa imagem virasse um bumpmap em cinza, teria filetes fininhos mais altos que o resto, e filetes escuros mais altos que o resto. E os “platôs” altos teriam a mesma cor dos platôs fundos, e portanto, a mesma altura no bumpmap.

4 – como vemos, na verdade, o ideal seria um bump com “ilhas” mais claras (os platos mais altos) com um relevo irregular ao redor…

Convidado

Algo nesse estilo:

Preview

Textura Pequena – Repetitiva

Textura Grande – Não muito repetitiva

Espero que sirva para algo…

Abraços

Participante

oq exatamente tu fez Marlon?? Coloca um tutorial aí!

Convidado

Só abri a imagem no PS, criei um novo Layer, peguei um Brush preto macio e comecei a “pintar” onde era parte baixa da textura, depois criei um novo layer, coloquei ele para baixo do layer com os veios pretos e com a cor do Foreground branca apertei ALT + BACKSPACE. Dai copiei isso e abri um novo arquivo com 3000×3000 e comecei a colar tudo um do lado do outro e fazer as “exclusões” das repetições.

Obvio, depois de ter testado Desaturação> Levels> etc, mas o melhor e mais eficiente foi esse.

Mas e ae ? Gostou ? Serviu ?

Convidado

Ah, e para ficar verde a textura eu fiz aquela tecnica da ASGvis (CG USA), mapear normalmente, adicionar um novo layer de Diffuse, colocar o primeiro layer totalmente transparente (transparency em 255 em RGB) e colocar a cor do segundo Diffuse da cor desejada.

Dessa forma eu posso mapear e controlar o tamanho do bump pelo própio SU.

Participante

Desculpa a intromissão ae…
      Dei uma “carimbada” nas junções, ficou bem loko ein manolo, mas eu achei estranho essas marcas das uniões.
      Se achou ruim, paciencia, já era…rsrs…zueira…

Convidado

Eu optei por deixar aquelas junções (partes pretas em “algomeração”) porque achei que ficaria melhor em uma parede grande, pois teria umas partes bem diferentes de outras.

Valeu mano.

Participante

eu até sei coomo é , mas como só o Marlonn pode responder , então deixa quieto !
      ;P

APOSKAPSOKOAPSKOSAPKOPASKOKASA
      to de frescura ! 😛

Convidado

hauhauhauhauah

Ele não pediu só para mim, pediu para todos ! hahah

Mas e ae manoloko, gostou do bump ? era +/- isso ?

Participante

sim, ficou bom, valeu mesmo. Eu havia tentado de alguns outros modos mas não havia alcançado o resultado.

Eu ainda vou tentar um outro método que talvez seja o mais realista, que é realmente reproduzir o método de fazer essa textura na vida real. Olhando algumas fotos, notei que parece que são respingos de tinta e alguns “splats” de tinta… só que em vez de tinta… argamassa.

Então baixei uns brushes de splats de tinta… e vou ver o q consigo fazer, mas por enquanto vou usar o teu mesmo 🙂

Participante

Coloca ai o resultado pra “noiss” ver..

Participante

em muitos mapas voce cria o bump , colocando ele em tons de cinzae e indo no brightness /contrast do ps, liga o legacy que melhora mais ainda em algumas imagens. Alguma,s claro, por conta da mistura de cores, você pode precisar fazer uns reparos a mao mesmo.

Convidado

Tenta esse aqui Tambem pra ver se fica melhor, ou pior sei lá… hahhaha

abraços

Participante

o ideal para esta figura do primeiro post, na minha opnião seria isso:

porem ela tem ma luz central e sombra nas bordas, que podem causar efeito repetitivo.

Visualizando 13 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.