Materiais (Cores e texturas)
Como criar um bumpmap de parede? Marlonn, pode ajudar?
- Este tópico contém 13 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos, 8 meses atrás por
Carloss.
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25/05/2011 às 21:43 #35038
um cliente quer uma casa com uma textura de parede bem especifica. Consegui uma foto dessa textura, enviada pela propria empresa que faz ela.
entretanto, como transformar em bumpmap? Pergunto pro Marlon pq ele fez um bumpmap de grafiato que ficou muito bom…
a resposta mais simples pra minha pergunta seria “coloca em tons de cinza e pronto!”.
Mas não ficaria legal…
1 – as partes mais claras da imagem não são as mais altas, e sim as superficies viradas pra cima, onde a luz está batendo
2 – as partes mais escuras da imagem não são as mais baixas, e sim as superficies viradas pra baixo, q estão com sombra
3 – assim, se essa imagem virasse um bumpmap em cinza, teria filetes fininhos mais altos que o resto, e filetes escuros mais altos que o resto. E os “platôs” altos teriam a mesma cor dos platôs fundos, e portanto, a mesma altura no bumpmap.
4 – como vemos, na verdade, o ideal seria um bump com “ilhas” mais claras (os platos mais altos) com um relevo irregular ao redor…
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25/05/2011 às 23:17 #35039
Algo nesse estilo:
Preview
Textura Pequena – Repetitiva
Textura Grande – Não muito repetitiva
Espero que sirva para algo…
Abraços
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25/05/2011 às 23:26 #35040
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25/05/2011 às 23:30 #35041
Só abri a imagem no PS, criei um novo Layer, peguei um Brush preto macio e comecei a “pintar” onde era parte baixa da textura, depois criei um novo layer, coloquei ele para baixo do layer com os veios pretos e com a cor do Foreground branca apertei ALT + BACKSPACE. Dai copiei isso e abri um novo arquivo com 3000×3000 e comecei a colar tudo um do lado do outro e fazer as “exclusões” das repetições.
Obvio, depois de ter testado Desaturação> Levels> etc, mas o melhor e mais eficiente foi esse.
Mas e ae ? Gostou ? Serviu ?
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25/05/2011 às 23:33 #35042
Ah, e para ficar verde a textura eu fiz aquela tecnica da ASGvis (CG USA), mapear normalmente, adicionar um novo layer de Diffuse, colocar o primeiro layer totalmente transparente (transparency em 255 em RGB) e colocar a cor do segundo Diffuse da cor desejada.
Dessa forma eu posso mapear e controlar o tamanho do bump pelo própio SU.
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25/05/2011 às 23:36 #35043
Desculpa a intromissão ae…
Dei uma “carimbada” nas junções, ficou bem loko ein manolo, mas eu achei estranho essas marcas das uniões.
Se achou ruim, paciencia, já era…rsrs…zueira…
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25/05/2011 às 23:40 #35044
Eu optei por deixar aquelas junções (partes pretas em “algomeração”) porque achei que ficaria melhor em uma parede grande, pois teria umas partes bem diferentes de outras.
Valeu mano.
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25/05/2011 às 23:54 #35045
eu até sei coomo é , mas como só o Marlonn pode responder , então deixa quieto !
;PAPOSKAPSOKOAPSKOSAPKOPASKOKASA
to de frescura ! 😛Quem Curtiu?
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26/05/2011 às 18:53 #35069
hauhauhauhauah
Ele não pediu só para mim, pediu para todos ! hahah
Mas e ae manoloko, gostou do bump ? era +/- isso ?
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30/05/2011 às 15:21 #35186
sim, ficou bom, valeu mesmo. Eu havia tentado de alguns outros modos mas não havia alcançado o resultado.
Eu ainda vou tentar um outro método que talvez seja o mais realista, que é realmente reproduzir o método de fazer essa textura na vida real. Olhando algumas fotos, notei que parece que são respingos de tinta e alguns “splats” de tinta… só que em vez de tinta… argamassa.
Então baixei uns brushes de splats de tinta… e vou ver o q consigo fazer, mas por enquanto vou usar o teu mesmo 🙂
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30/05/2011 às 15:26 #35187
Coloca ai o resultado pra “noiss” ver..
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31/05/2011 às 13:20 #35229
em muitos mapas voce cria o bump , colocando ele em tons de cinzae e indo no brightness /contrast do ps, liga o legacy que melhora mais ainda em algumas imagens. Alguma,s claro, por conta da mistura de cores, você pode precisar fazer uns reparos a mao mesmo.
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31/05/2011 às 17:07 #35241
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23/10/2011 às 11:08 #42343
o ideal para esta figura do primeiro post, na minha opnião seria isso:
porem ela tem ma luz central e sombra nas bordas, que podem causar efeito repetitivo.
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