Materiais (Cores e texturas)
Cores – Como renderizar com a cor exata desejada?
- Este tópico contém 5 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 7 meses atrás por
hybryt.
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17/07/2011 às 15:01 #37528
Olá a todos!
Estou usando SU 8.0.3117 e Vray
Fiz toda a modelagem da minha casa, e agora estou tentando pintar, testar cores pra usar como referência pra pintar a casa “real” em breve.
O problema é q quando renderizo a cor fica diferente, não chega a ser uma diferença absurda, mas o suficiente pra atrapalhar. Como vou escolher a com certa se quando renderizo ele muda?
Tentei até um exemplo básico, renderizar um cubo simples em cinza, mas quando renderiza fica um cinza levemente azulado. Não deveria continuar cinza?
Tentei todos os tipos de color “mapping”, tentei exportar um material já na cor desejada, tentei pintar pelo sketchup, pelo Vray, tentei diminuir saturação, mudar a configuracao do “environment” no vray… enfim
Tem algum jeito de renderizar as cores com alguma fidelidade? Ou vou ter q acertar isso pelo Photoshop???
Obrigado!
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18/07/2011 às 01:36 #37539
Como a luz funciona no mundo real?
Lembre-se que o render tem como objetivo imitar a realidade através de cálculos e imagens.
Explicando de um jeito bem grosseiro:
“Seu olho só percebe a cor (o cérebro que “identifica”) por que a “cor” do objeto reflete a luz do ambiente.”Ou seja, uma vez que você tenha adicionado uma cor específica em um modelo e na hora de renderizar saiu “azulado”, de duas uma:
– Nível de OZONE das configurações do VRAY SKY está alto (céu azul).
– Filtro de PHYSICAL CAMERA está muito azul.Como renderizar com a cor exata desejada?
– ILUMINAÇÃO APROPRIADA
– MATERIAIS CONFIGURADOS CORRETAMENTEAcredito que seja isso.
Caso não tenha resolvido, poste a imagem e se possível as configurações.Quem Curtiu?
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18/07/2011 às 02:03 #37540
Só fazendo uma correção:
– Filtro de PHYSICAL CAMERA está muito azul. Se estivesse muito azul o filtro, o render sairia mais amarelado, se o filtro estivesse mais amarelo, sairia mais azulado.
Por que ? Porque, de acordo com a física, quando se observa atraves de um filtro de uma determinada cor, vermelha por exemplo, a cor vermelha do espectro da luz será anulada, ou seja, não vai chegar na fonte observadora, camera ou olho humano, chegando somente as demais cores do espectro. Funciona assim para o filtro da PC tambem.(bem, eu acho).
A cor levemente azulada se deve pelo Sun/Sky do Environment (levando em conta que tu deve estar renderizando com o Sun como fonte principal de luz).
Tire o Sun/Sky do GI e Background e habilite a “Default Light” no global Switches, dessa forma não terá mais o azulado e a sombra projetada será branca.
Coloque o Linear Multiply para color mapping e ajuste a saturação do PS, há um maior controle, as cores ficam mais vivas.
Abraços
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18/07/2011 às 16:03 #37578
Ah, e outra coisa, caso você tenha curiosidade de saber se isso acontece na vida real, pegue duas folhas de papel sulfite e coloque uma deitada e outra em pé e coloque contra o sol, veja que a sombra projetada na que está deitada no chão vai ser meio azualda.
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19/07/2011 às 13:36 #37622
A fidelidade da cor no computador sempre será uma discussão infinita, o render do Vray é um cálculo simplificado de luzes que tentam imitar a reação real das luzes e quando a Physical CAM está sendo utilizada ela é a simulação de uma câmera real.
Como o Marlonnz disse, essa câmera vem com um filtro que é configurado com azul no padrão para que quando o vraysun e vraysky for utilizá-do ele faça uma compensação das cores, isso é chamado de filtro de branco em fotografia, que o objetivo e deixar o que é branco, realmente branco: nem amarelado e nem azulado.
Na minha opinião você tem duas opções: após a iluminação estar definida, vá fazendo um sintonia fina nos materiais até acançarem a cor que você deseja ou o bom e velho Photoshop ( que tem como desvantagem a necessidade de fazem o procedimento em todas imagens).
é isso….chega !Quem Curtiu?
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20/07/2011 às 01:50 #37668
Conversei com o Marlonnz, fiz uns testes pra ver se entendi mesmo e resolvi compartilhar os resultados.
CENA: http://hotfile.com/dl/120587740/31f9907/ies_lighting_aleso3d.zip.html
(http://www.aleso3d.com/blog/?p=210)
Creditos:. aleso3d.comFiltros usados (respectivamente):
branco (RGB255,255,255), azul (RGB96,122,255) e amarelo (RGB251,224,74).
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