Materiais (Cores e texturas)

Dúvida sobre Textura Aplicada em Tecido

Este tópico contém respostas, possui 4 vozes e foi atualizado pela última vez por  Alexandre Ribeiro 4 meses, 2 semanas atrás.

• Autor
     |  431 Views Posts

Boa tarde.

Gostaria de saber se há como contornar o problema abaixo em relação à aplicação da textura no tecido (o tecido foi um componente que peguei no 3d warehouse).

Pode-se notar que na face superior do componente a textura fica correta, porém nas dobras do tecido ela fica “desconfigurada”. Há alguma forma de contornar isso?

Segue imagem:

Desde já obrigado.

Ola @gio-lima!

Faz uma pesquisa no youtube com o seguinte titulo: “Mapeamento de textura no Sketchup”, vais encontrar bastante videos mostrando como resolver seu problema.

Se der certo avisa!

vlw!

Boa tarde @edenilsonalmeida

Desculpe pela demora, é que fiquei um tempo sem mexer no projeto.

Consegui uma solução parcial pro meu problema, uma vez que ficou bem melhor do que antes, mas a imagem ainda apresenta distorções, como pode ser visto abaixo.

Mas bem, está 100 vezes melhor que antes.

Obrigado pela dica!

Pra mim, esse é o maior problema do SketchUp, que ainda não tem uma solução realmente ótima para todos os casos de mapeamento de texturas, mas por enquanto existem algumas alternativas:

1. Textura projetada, que acho que foi oq vc utilizou. Essa alternativa é boa quando o angulo entre as faces não é muito acentuado, se não acaba causando essa distorção;
    2. ThruPaint do plugin Fredo Tool, que é um dos melhores, senão o melhor;
    3. Plugin SketchUV, alternativa que pode resolver alguns mapeamentos que o ThruPaint não tenha produzido um bons resultados;
    4. Plugin QuadFace Tools, acho que é o que tem maior potencial de futuramente ser o plugin para mapeamento de textura que produzirá ótimos resultados em qualquer modelagem.

@danielreple Nesse caso eu utilizei o SketchUV;

Mas vou ver se testo estas outras alternativas que você indicou, e depois coloco aqui os resultados.

Bom dia a todos. Eu também sou iniciante no sketchup e pretendo usar ele para apresentação dos meus levantamentos topográficos. Estou começando a fazer uma biblioteca com os blocos que mais uso. E no primeiro bloco já tive problemas, estou salvando um orelhão e não consigo projetar a logomarca da oi na parte curva do orelhão, já tentei projeção e até desenhei um contorno na imagem da logo para tentar jogar (projetar) na parte curva e nada. Vou adicionar um conjunto de imagens do meu problema. E desde já agradeço a atenção de todos!

Você deve fazer login para responder a este tópico.