Materiais (Cores e texturas)

efeito de cromado

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
    4561 Views Posts

Participante

Pessoal, como sou meio novo no sketchup, pesquisei no fórum sobre efeito de cromado, usando o Vray, mas não consegui entender muito as explicações que achei em alguns tópicos. Alguém sabe alguma técnica mais simples pra fazer esse efeito?? Tenho um cliente que me pediu para renderizar os banheiros da casa que estão construindo e sei que trancarei nos metais do banheiro. Agradeço desde já a qualquer ajuda.

Participante

Cara, a resposta está vindo um pouco atrasada mas espero poder ajudar:
      Para o efeito cromado no v-ray você criar um material sem coloração e aplica 100% de reflexão;
      Ou você importa pro seu modelo pelo v-ray os materias que já vem junto com o programa, que existem umas 15 variações de metal, uma delas o chrome.
      Bom isso já basta.

Participante

Engraçado, eu particularmente, não gosto de usar espelho pra simular cromado. Já vi um bom número de pessoas trabalhando dessa forma, mas eu acho que tem como fazer melhor.

Como já expliquei em um tópico antigo, eu prefiro usar um material de cor mais escura, como um cinza chumbo, e aumentar bem o Fresnel IOR. E fazer uso da anisotropia e rotação também ajuda para obter resultados mais realistas, porque um polimento perfeito é muito difícil de se obter, e principalmente, de manter. A superfície cromada fica embaçada, manchada com facilidade, prejudicando a reflexão.

Se confrontarmos os materiais reais, pondo lado a lado uma superfície cromada e um espelho, saberemos fazer a distinção. Vamos identificar o que é o metal e o que é o espelho (eu sei q espelho tem uma camada metálica atrás, mas o resultado é nitidamente diferente. Não identificamos espelho como metal, certo?).

Bem, pelo menos é o q eu costumo fazer. Em alguns testes, achei q o contorno dos objetos com alguma camada diffuse fica mais definido, evitando de misturar o objeto com o fundo da cena.

Mas, como tudo é teste, se o material sem diffuse for satisfatório na cena, tudo bem.

Valeu!

Participante
Visualizando 3 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.