Materiais (Cores e texturas)

Problemas com vidro (Não Translucido)

Este tópico contém respostas, possui 3 vozes e foi atualizado pela última vez por  wanerrodrigues 2 meses atrás.

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  • #158344

    Olá a todos, tenho um novo problema

    Se observar a imagem abaixo – V-ray 2.0 Sketchup 2016. – (Desculpe pela qualidade baixa) verá que o vidro está configurado com um “Reflection” e o mapa de reflexão “Fresnel”, em “Hiligt” está setado 1 assim como no Reflect.

    O problema é, conseguem ver um “pontilhado” em preto como se estivesse dentro da textura? Geralmente isso é atribuído a erro de baixo “Subdivision” mas nesse caso, tudo está com um “Subdivision” razoavelmente bem setado, o problema seria a textura. No próprio preview isso também ocorre, mesmo com outras cores, com bitmaps e etc. Imagino que seja um padrão do V-ray, mas não gostei do resultado e queria melhorar.

    Nesse exato momento estou renderizando uma imagem com o mesmo padrão de vidro e o mesmo problema acontece, e alguém puder me ajudar ficarei imensamente agradecido.

    Edit 01: Quando mudei o valor de Global Subdivs Mult melhorou, porém eleva o tempo de render em 400%+. Então a pergunta é, onde consigo mexer no subdivision da textura? (Na aba reflection só afeta o “Hiligt” e o “Reflect”).

    Edit 02: Retangular Light ajudou, mas ainda não ficou 100%

    • Este tópico foi modificado 2 meses, 1 semana atrás por  wanerrodrigues.
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  • #158351

    Cara, eu não entendi nada do que você disse, vamos lá:

    Qual é a sua ideia? Quer fazer um vidro translucido ou jateado?

    Coloca um print da configuração do seu material pra gente ver como você configurou.

    Veja também se você não está com faces azuis na cena.

     

    Abraços!!

  • #158354

    Então Leandro é o seguinte, na imagem abaixo, você consegue ver um “pontilhado” preto? A ideia é ser um vidro limpo, nem translucido nem jateado, como se fosse “leitoso” só que nesse caso, verde.

    Na imagem da pra perceber que ele fica diferente do esperado, apesar de refletir como vidro, “no fundo” ele possuí um ruído em preto.

    Percebi que isso também acontece em outros materiais, porém com uma intensidade menor.

    Aqui está a configuração deste em questão (Os dois tons de verde estão configurados da mesma forma).

    Percebi que se setar 10 no “Global Subdivs Mult” esse “efeito” some, porém o render demora muito, ficando inviável.

    Colocar um rectangular light na frente, com um subdivision em 100, também ajuda, mas imagino que seja só por conta de colocar mais luz na imagem.

    Uma outra coisa que percebi é que quando o material é translucido isso não ocorre, assim como quando ele é espelhado ou metálico.

    Obrigado pela ajuda

    • Esta resposta foi modificada 2 meses, 1 semana atrás por  wanerrodrigues.
    • #158367

      Esses pontos pretos podem não ser necessariamente do material, mas do que ele está refletindo na cena…

      Por isso, wanerrodrigues, você está com ambient occlusion habilitado? Ele fica na aba de indirect ilumination nas opções do Vray. Se estiver, aumente a quantidade de subdivisões para cerca de 30.

       

  • #158369

    Obrigado pela dica InnaLopes, o ambient occlusion está habilitado sim, mas a quantidade de subdivisões esta em 60.

    Vou aumentar os valores pra ver se melhora.

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