Materiais (Cores e texturas)

salvar texturas

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Autor
    4680 Views Posts

Participante

Oi pessoal..
      Baixei uma tabela cheia de texturas do armazem 3D, ela só abre no sketchup mas queria salva-las numa biblioteca, como faço isso? já tentei um monte mas não dá certo, espero que vc possa me ajudar.
      Até mais, abração
      Emanuel 😕

Participante

Aloha! Baixa o arquivo no Armazém 3D, no formato zip. Depois descompacta a pasta zipada, jogando o conteúdo na pasta ” Materiais” do Sketchup. Prontinho! Qualquer dúvida, estamos na área! Bom domingo para você!

Participante

Caro amigocarioca, muito obrigado pela dica….tentei fazer o que me disse mas não deu certo, não sou lá um experte nessas coisas de baixar, zipardescompactar e tal….rsrsrs, mas vou tentar denovo, desculpe a ignorância….rsrsrs….
      Mas mesmo assim fico muito grato.
      Abração
      Emanuel 😀

Participante

Oi pessoal… estou começando a explorar o sketchup (versão 8). Não sei como salvar blocos e textura. Procurei no meu note uma pasta chamada “materiais” como o amigocarioca sugeriu e não achei nada…. =(
      Eu tenho copiado a “textura” e salvado no paintbrush e na hora de usá-las, abro e importo como textura (coloco já na face invertida)… tem dado certo, mas não sei se vai reinderizar não tentei ainda.

Porém, um sofá que eu queria colocar no meu projeto, não consegui… não sei como fazer. Fiz download do site:http://www.3dmodelfree.com/3dmodel/list428-3.htm e não sei onde salvar, pois onde salvei não ficou em formato de mobiliário… (bloco, como vocês chamam)

Outra coisa: procuro muito um sofá de 3 lugares reclinável da SOFTALY, modelo TURIM… ele tem no site da magazine luiza se vocês quiserem dar uma olhada: http://www.magazineluiza.com.br/sofa-turim-reclinavel-3-lugares-softaly/p/1219053/29/mo/msof/ QUEM SOUBER um bloco bem parecido, por favor, agradeço!!!

Att,
      danusadesign.

Apresente-se antes de sua primeira participação. aqui
      Antes de participar leia as regras, elas lhe serão úteis. aqui
      Para postar imagens vejam as dicas aqui

Participante

Olá, a pasta materiais na verdade é salva como MATERIALS. Vocês devem ir onde instalam o programa, no caso se for no caminho recomendado pelo programa (não é o caso do meu sket) o caminho seria C:/arquivos de programas (eu acho) > google> Sketchup (6,7…) MATERIALS este seria o caminho padrão caso vocês não o alteraram (configurações avançadas na hora de instalar)

e quanto as imagens que o colega falou da pasta baixada do 3dwarehouse eu sei do que está falando, ela não esta como como material (.SKM) mas sim no formato dos blocos do sketchup (.SKT) e não adianta colocar na pasta materials não! tem que clicar 2 vezes para abrir. ai aparece varias texturas espalhadas pela cena. Não é isso?

Baixei um assim e o que eu fiz?…

* Abri normalmente dando 2 cliques, depois, já no sket, cliquei sobre elas com o botão direito do mouse e fui na opção “Editar texturas ou Edit Texture”
      * abrirá a textura no programa do windows, a imagem virá como Jpeg. clique nela e salve-a em uma pasta de sua preferência. (win7 basta arrasta-lá para a tal pasta)
      * Faça isso com todas as texturas.
      * Depois use o plugin Import texture para puxa-las para o sketchup.

o tutorial do plugin esta em uma postagem recente.

(NÃO SEI SE ESSE É O JEITO MAIS PRATICO OU SE HÁ OUTRO JEITO DE FAZER , ACHO QUE NÃO, MAS É O QUE EU CONSEGUI E FICOU BOM!)

Abraço

Participante

O link do tutorial do plugin o nome não é o que eu havia falado, mas sim massmaterialimporter.RB

TUTORIAL

Participante

Oi Thiagokling, obrigada por tentar me ajudar, mas não consegui encontrar esta pasta “MATERIALS”… Será que existe a possibilidade de não ter sido instalada??? Fiz a busca no meu note e nada…

A única coisa que aparece são os ícones do Google Sketchup que eu clico e abre um novo projeto… não aparece nada de pasta de “MATERIALS”, “TEXTURES, “PLUGINS”, estas pastas (estou me lembrando agora) tinham num outro computador que eu instalei o SKT há anos atrás… mas neste não!!! Se eu desinstalar o Sketchup e instalar de novo eu perco tudo que eu fiz???

O que será que aconteceu??? =(

Participante

Ola danusa, olha só, há como tirar um print da tela e postar aqui?. as pastas material, plugins e tudo mais TEM que existir, é de la que o programa roda, ele puxa de lah TODAS as informações de TUDO que está acontecendo, essa é a chamada “PASTA RAIZ” e simplesmente não pode não have-la senão o sketchup também não há!

se desinstalar e instalar novamente não perde seus projetos não, eles são arquivos a parte.

aliás, depois que postar aqui, o print (se possivel) seria até bom talvez você reinstala-lo, assim você saberia bem onde ele foi instalado, logo que inicia a instalação, pergunta se você quer instalar no caminho padrão ou personalizado.

Mas por favor poste um print, assim veremos se você está procurando na pasta certa.

Flw

Visualizando 7 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.