Materiais (Cores e texturas)

TEXTURA DE TELHADO/GRADES/GRAMA

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  BRUNOBOSS 4 anos, 3 meses atrás.

• Autor
     |  2670 Views Posts

Bom dia Galera…
    Sou bem nova por aqui e estou engatinhando ainda no sketch e no vray…
    E preciso entregar um 3D daqui a poucos dias, mas minhas renderizações estão muito feinhas, preciso melhorá-las…

Por exemplo, o meu telhado:
    Se eu uso telha por telha, dá muito trabalho e fica muito pesado e se eu uso uma textura, na hora de renderizar fica como se fosse uma foto em cima da casa e não um telhado…

Queria saber como faço pra deixar isso mais real, tipo “inchar” as telhas, ou fazer com que a grama pareça real, essas coisas…

Sei que deve ter um nome pra isso, mas pesquisei por aqui e não achei,
    por favor, heeeeeeelp!

Sim, tem sim como “inchar” as telhas. E o nome disso é “bump” e também “displacement), que tem como função usar a mesma (ou similar) textura em cores monocromáticas e afundar o que é mais escuro e sobressair o que é mais claro, ou vice versa.
    No materiais do V-ray, na tua textura, tem a layer ativa chamada “maps”. Mas, neste caso, você usa displacement e ativa o texBitmap com a textura monocromática.
    Eu fiz um telhado assim, mas aqui não consigo ver isso agora.
    Vá em plaintextures.com e também cgtextures.com e busca estas texturas de “roof” e suas texturas bumps monocromáticas.
    Assista tutoriais no youtuve também.
    abraços

Já com respeito a grama, dá pra fazer com displacement também; mas o render irá demorar muito. Te aconselho a usar a famosa “grama infinita”. Procura aqui no forum que voce acha algo sobre ela.

Consegui fazer tudo isso Rudy,
    mas só achei as texturas, não consigo achar as “texturas bumps monocromáticas” que no caso é o que tem que selecionar lá no texBitmap…. :S :

Obrigada FGustavo… Vou procurar sim.. 😀

Brigada pela ajuda Rudy…
    Mas, só achei a textura, não achei a “textura bump monocromática” que no caso, eu preciso selecionar lá no TexBitmap :S

Vou tentar FGustavo, brigada… 😀

Transforme ela em uma textura monocromática por um programa editor de imagens, como o do próprio Windows “Microsoft Picture manager” . Vá em cores e deixe a saturação a esquerda.
    Salve como esta textura exemplo: “telhado_bump”.
    Aí vc usa ela. Vai fazendo testes.
    Se não conseguir, mesmo pesquisando no forúm, envie uma mensagem. Eu tenho um tutorial disso em algum lugar, menos aki onde estou agora.
    Mas no fórum deve ter.
    .

Como dito anteriormente.
    http://www.4shared.com/rar/tKTZ6FQk/gramatelhado.html?

Tem a grama também que é de créditos do Daniel aqui do grupo.
    .

Assim como os colegas acima, sugiro utilizar o displacement no telhado. O displacement serve justamente pra dar o deslocamento das telhas. Para que ele funcione, você deve copiar o plano do telhado e deixá-lo na mesma posição do plano de origem, só que um pouco mais acima e selecionar as duas faces para criar um grupo. Depois aplique o mapa nos dois planos e configure o displacement com os mapas. Você também pode trabalhar com as telhas modeladas, trabalhando com o esquema de layers. Você monta o telhado todo, criar uma layer dele e desliga pra continuar trabalhando sem que ela pese o arquivo. Na hora de renderizar é só ativar e correr pro abraço! hehehe
    Com a grama ainda utilizo o displacement, uma vez que ainda não aprendi a fazer uma grama infinita aceitável…
    Faça uns testes com o displacement aí e posta aqui pra gente ver como ficou.
    Abraço e bons estudos.

Veja se ajuda:

Abraço!

Obrigada galera… Vou tentar o que vocês disseram, primeiramente como displacement.. aí posto aqui pra vocês.. Abraço!

E aí, qual foi o resultado? rs
    Abraço

Vou aproveitar esse tópico aqui pra perguntar: essa grama infinita funciona na 1.49?
    Tentei de vários modos, inclusive em vez de mudar o multiplicador horizontal pra 9 no próprio V-Ray, eu fiz 9 cópias no Photoshop e depois importei pro V-Ray, mas mesmo assim fica com uma qualidade extremamente baixa.

EDIT: Deixa galera, já consegui! Eu “idiotamente” quando mudava o Image Size no Photoshop esqueci que era proporcional. Agora ficou legal. Se alguém quiser posso disponibilizar o arquivo pra download. Ficou um PNG de 27MB.

Olá pessoal! Sou iniciante no sketchup e procurei aqui no forum algum tópico falando sobre grama no sandbox ou em superfícies curvas, acho que esse é o mais adequado.
    Tenho alguns (muitos) problemas quando tento fazer grama em um projeto. Quando tento colocar grama com o displacement em uma superfície curva, ela fica toda feia e com a geometria aparecendo, no sandbox fica pior ainda. Quando tento fazer grama usando o plugin Make Fur no sandbox, ela fica boa, mas na superfície curva fica horrível.
    Alguém pode me ajudar??? Obrigado.

BRUNOBOSS,

É só procurar a resposta aq no fórum!

Aq está a resposta para a sua dúvida:
    Textura projetada

Grande Daniel, brigadão!

Você deve fazer login para responder a este tópico.