Materiais (Cores e texturas)

Ajuste de texturas

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Janaina 3 anos, 8 meses atrás.

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  • #2003

    Para quem não sabe regular suas texturas, aqui vão dicas para isso.
    Ao aplicar suas texturas, muitas vezes elas ficam fora de proporção como mostra a figura 1, para isso vamos ajusta-las.
    Figura 1

    Na figura 2 vemos que ao clicar sobre a textura com o botão direito do mouse, irá aparecer o comando Texture > Rotate, entre outros.
    Ao clicar, vão aparecer 4 “grips” como mostra a figura 3.
    Figura 2

    Observe que os grips tem cores diferentes, o vermelho é o principal.
    Devemos coloca-lo em um ponto inicial de nossa face como referência do ponto de partida da paginação da textura.
    Figura3

    Na figura 4 abaixo podemos ajustar a textura puxando o grip azul para cima mantendo o eixo do transferidor na vertical até a divisão da textura não mais dividir a face em dois momentos de textura.
    Figura 4

    Podemos fazer este ajuste também puxando o gripe verde mantendo seu eixo como mostra a figura 5.
    Figura 5

    O grip verde nos ajuda a rotacionar a textura para ângulos que iremos fornecer no VCB, por exemplo textura a 45 graus.
    Figura 6

    Os grips azul e amarelo modificam o plano das texturas de forma trapezoidal como mostram as figuras 7 e 8. Isso pode ser útil quando temos que ajustar alguma imagem que importamos para nosso desenhos e que elas vem fora de esquadro.
    Figura 7

    Figura 8

    Na figura 9, aplicamos uma textura na face superior e esta textura esta muito pequena, fora de proporção. Podemos usar a opções acima ou ajustar de outra maneira, como mostraremos a seguir.
    Figura 9

    Vamos observar a figura 10, ao clicar em In Model > Edit, vão aparecer várias opções de ajustes das texturas como cores, transparência e tamanho destas texturas. Vejam as duas janelinhas em baixo que dizem que as texturas tem determinados tamanhos na vertical e horizontal.
    Agora modifique os números destes quadros e verá que as texturas mudam de tamanho.
    O tamanho será modificado proporcionalmente na V e na H porque existe um bloqueio entre elas (veja simbolo de uma corrente). Se quebrar a corrente poderá modificar os valores independentemente, que nem no Corel Draw.
    Figura 10

  • #7351

    não sei se aqui seria o local correto para perguntar isto…..

    se nao for eu crio outro topico para minha pergunta…

    gostaria de saber como faço para rotacionar uma textura……?

    por exemplo….. quero colocar azulejos no banheiro… mas nao quero eles em fila…. e sim em diagonal…..tem como rotacionar??
    tentei editar e ver se aparecia a opção de “rotate”… mas nao encontrei

    alguem saberia me informar?…. ou teria ja alguma textura neste engulo?

    aguardo

  • #7356

    não tenho certeza mas acho que so pegando um material assim como vc quer, pegar um onde os azulejos são de fila em fila para mudar o ângulo acho que não, bom se tiver algum jeito quero saber Tb 😛

  • #7357

    é só usar a tecnica da figura 6

  • #7361

    Então eu entendi errado, eu pensava que ele queria pegar uma seria de azulejos um atrás do outro e fazer estilo assim:

    mesmo pq se essa é a duvida é só usar a técnica da figura 6 como disse o nosso amigo arqpadao

  • #7382

    vou tentar o esquema da figura 6….. e ver o que acontece…

    acho q foi a unica coisa q realmente eu nao tinha tentado… creio que nao tinha entendido…

    VLADSTEPS… nao era esse nao…… he eh ehehe

    era só virar o conjunto inteiro mesmo!

  • #7777

    ola pessoal

    gostaria de saber como faço para colocar minhas texturas bump la em material para façilitar um pouco
    rsrs

    ate consigo importar mas elas ficam na pasta “no modelo” daí queria que ficassem em uma paste separada como “”bump maps”. vlw

  • #7780

    se tens uma textura no “in model” clique com o botão direito do mouse sobre a textura e “save as”
    salve onde voce quiser.

  • #7782

    arqpadao escreveu:
    se tens uma textura no “in model” clique com o botão direito do mouse sobre a textura e “save as”
    salve onde voce quiser.

    😎 Vivendo e aprendendo. 😆

  • #8915

    uma coisa muito estranho aconteceu comigo ehhe.. aqui no trabalho tenho o sketchup 7 e nele consigo importar as imagens normalmente usando o import.. ja em casa, nao consigo fazer isso, pois no import nao tem as opcoes de texture etc etc.. so importar o skp… alguem tem ideia de como resolver isso? valeu ai

  • #10870

    Voce usa a versão pro?
    Que certos recursos de Import e Export são restritos a versão pro do programa.

  • #11100

    Oi Moderador,
    lendo a sua explicação sobre ajuste de textura, gostaria de saber se essa opção de rotacionar o material é oferecida só na versão Pro.
    Uso a versão free e não consegui ver essa opção quando clico com o botão direito do mouse na textura.
    Eu costumo salvar uma outra jpg com o material rotacionado no ângulo que quero e utilizo como se fosse outra textura.
    Se você puder me responder, fico grata.
    rblanna

  • #11102

    a importação das texturas (imagens) pode ser feita por qualquer versão.

    Se não estas conseguindo editar as texturas, pode ser que esteja com elas aplicadas num grupo. precisando assim entra em modo de edição do grupo e selecionar face por face.

  • #11125

    Eu consegui fazer a rotação da textura de uma das faces do meu modelo. Não tinha entendido que a opção de Escalar/Rotacionar a textura estava dentro do menu Texture/Position/clicar no pin verde e rotacionar usando o transferidor, que só neste momento aparece.
    Obrigada,
    Raquel

  • #11184

    muito bom esse passo-a-passo de ajuste de texturas, vou testar no piso, colocar em diagonal… valeu padao!!!

  • #11194

    bom dia galera

    esse ´bump´ é tipo um efeito de profundidade???
    como aplico isso???
    procurei na busca do site digitando bump mas no deu resultado nenhum
    achei q aqui eu encontraria alguma coisa

    valeu

  • #17805

    Pergunta:
    toda vez que uso um material ele vem com dimensões:
    25cm na horizontal
    25cm na vertical.

    e sempre preciso configurar para 1m, tanto na horizontal e vertical.
    como eu pré-configuro para quando eu aplicar o material ele já vir com 1m no mapeamento?

  • #17806

    não dá para pre configurar.

    Você pode ir pelo Paint Bucket do SU e alterar para 1m, facil.

  • #17808

    hum, obrigado!

  • #17811

    Pandini é salvar o material com outro nome. Clica em criar textura, um icone no topo lado direito do editor de materiais, lá você coloca o valor que quer para seu material, altere o nome e depois do material pronto clique sobre ele com o botão direito e clique em salvar como e guarde o material na pasta do materias do Sketchup no diretorio do programa. Assim você poderá usa-la em outros projetos.

  • #17815

    Isso é um metodo para o SU, mas o que ele disse e como ele disse é para o VRAY, pois o Vray quando importa uma imagem ele da o tamanho para padrão de 25 cm.

  • #26986

    vou deixar minha duvida aqui antes de criar um novo topico.
    como eu trabalho com o max 2009 eu ainda sempre exporto 3ds e percebi que algumas texturas de modelos que eu uso ela vem em pedaços ou seja somente a parte que ela compreende na face, so que quando eu texturizo sempre salva a imagem toda e não recortada como esses modelos, sera que o cara ja aplicou recortada ou e alguma função do SU que eu não conheço.falo isso pois e uma coisa que acho interesante e ate otimiza na hora do render pois e uma textura menor.

  • #42058

    Boa tarde a todos,

    Então eu não consegui achar exatamente a minha duvida e assim como o colega que postou antes não sei se exatamente é esse o lugar, mas vou deixar a minha duvida.

    Eu modelei um sofá com base em uma foto que achei da net, ele ficou legal. Ai eu apliquei o “subdivide and Smooth” e ficou melhor ainda pois arredondou a malha da maneira certinha.

    Ai gerei uma imagem com a textura da foto em JPG, e quando entrei no sketchup e criei o material pra aplicar lascou tudo, a imagem não ficou bem distribuida, ficou um monte de repetições que não consigo tirar, alguém saberia como resolver isso?

    abrs,

  • #52451

    Gente, tentei pegar uma imagem de textura e salvar na pasta Materials do Sketchup, mas nao consigosalvar ela em .skm alguem sabe como fazer isso?

  • #52460
  • #52461
  • #71763

    Olá, bom dia!

    Sou iniciante, tenho várias dificuldades com o sketchup, principalmente pq meu note não me ajuda muito. Porém, meu trabalho é projetar e necessito dessa ferramenta, por isso me escrevi no forum p/ melhorar as técnicas de modelagem 3D.
    Estou fazendo uma ambientação e aplicando texturas, o que geralmente está acontecendo é que qdo estou clicando p/ aplicar a textura no bloco, outros elementos recebem ela e/ou as texturas dos demais blocos não aparecem mais, ou seja, os elementos deixa de ter a textura e passa a ter uma simples cor. A partir disso, não consigo mais aplicar textura alguma, além disso, as cores ficam escuras, parecendo uma sombra. Alguém pode me ajudar?

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  • #73046

    Olá !

    Estava reformando minha casa e fui procurar algumas dicas de textura, muito boa a sua colocação, bem prática e bem completa, gostaria de deixar minha dica aqui também o site da Coral, eles tem várias dicas de pituras , inclusive texturas: http://www.coral.com.br/ambientes.aspx
    Quem quiser dar uma olhada vale a pena.

    Abraços

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  • #73052

    Obrigado!

  • #73904

    Não consigo salvar as texturas que uso com frequência no SU como padrão, preciso editar a textura toda vez que inicio um novo arquivo.

    ARQPADAO, quando vc diz:
    “” se tens uma textura no “in model” clique com o botão direito do mouse sobre a textura e “save as”salve onde voce quiser”

    Seria para eu salvar as texturas e torná-la padrao?
    Não entendi!!
    😕

  • #73914

    Janaina
    Quero dizer que com este procedimento, uma imagem JPG que importares para dentro do sket, poderás salva-las como uma textura do Sket com extensão .skm.
    Entendestes?

  • #73937

    Agora entendi!! Obrigada Padao!

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