Materiais (Cores e texturas)

Criar materiais usando o plugin massmaterialimporter.rb

Visualizando 19 respostas da discussão
  • Autor
    2368 Views Posts

Participante

Devido ao grande numero de dúvidas de como utilizar esse plugin resolvi fazer esse tutorial.

Primeiro faça o download do plugin massmaterialimporter.rb (é facilmente encontrado em uma simples pesquisa pelo google.)
      ou aqui:
      http://www.crai.archi.fr/RubyLibraryDepot/Ruby/EM/massmaterialimporter.rb
      Clique com o botão direito e selecione Salvar Destino como…

Em seguida vá na pasta plugins do sketchup, (geralmente fica em Arquivos de programasGoogleGoogle Sketchup 6Plugins), e copia o arquivo massmaterialimporter.rb para essa pasta.

Para visualizar o plugin dentro do sketchup voce tem que liberar a janela Plugins no Sketchup.

Abra o sketchup e vá em Window>Preferences

A seguinte janela se abrirá

Vá em extensions e selecione os quadrados e clique em OK.

Repare que aparecera um novo grupo de ferramentas que é o sandbox (muito útil em algumas modelagens) e também a janela Plugins.

Nessa janela Plugins aparecerá todos os seus plugins.

Para transformar os materiais de JPG para SKM que é o formato dos materiais do sketchup, va na janela Plugins e clique em Import Materials.

Abrirá a seguinte janela, To Pick this Diretcory: Pick Any Image File + OK… (na imagem ja selecionei a pasta onde estão minhas imagens que serão transformadas em texturas.)

Então é só procurar a pasta onde salvou sua imagem.jpg e clicar em abrir.
      A janela se fechará automaticamente.

Clique na ferramenta Paint Bucket, (baldinho de tinta) e selecione a opções in model, repare que todas as imagens que estavam na pasta vão aparecer no sketchup.
      Ao lado clique nessa seta preta (indicada pela seta azul) e em seguida na opção “save collection as…”

Abrirá uma janela como esta:

selecione a pasta onde deseja salvar e pronto.

Se salvar na mesma pasta em que estavam as imagens .JPG verá as duas extensões .JPG/.SKM

Observação importante: na pasta que salvei tinha 7 arquivos, mas só foram importados 4, não sei bem porque isso acontece, mas quando eu renomeio os arquivos tirando acentos esse erro para de acontecer.

Agora basta colocar as imagens na pasta materials do sketchup

E quando voltar no baldinho de tinta seus materiais estarão lá.

Dica: Organize seus materiais pelos nomes dos arquivos, por exemplo se você baixou 10 imagens de telhado e 5 de tijolo, salve os nomes das imagens de acordo com os materiais, exemplo telhado01.jpg, telhado02.jpg, e assim por diante.

ps: por favor caso esteja faltando alguma coisa, ou algo não tenha ficado bem explicado avisem.

Seguindo esses passos não tem como o plugin não funcionar, se estiver tendo algum problema verifique todos os processos mostrados aqui.

Participante

cara espero que agora por favor entendam !! eu ainda acho que tinha gente baixando o manual achando que era o plugin !!! . mas parabens ai pela iniciativa !

Participante

Parabéns Sette pelo tutorial.
      Para quem esta começando se confunde com esse Scritp.

Abraço

Participante

Antes que me esqueça novamente, muito obrigado.

Participante

Owwwww, Meu Deus q blz. Tah muito bom esse material, vlw msm! 😀

Participante

q maravilha…. agora com esse plugin, consegui uma textura de graffiato q queria…
      muito obrigado pessoal expert desse forum, vcs são dezzz
      vlw

Convidado

Que maravila esse plugin!! Parabéns pelo tutorial também.
      Eu usava um método “arcaico” que era o de abrir os .SKM com o winzip e trocar os jpeg com as texturas que precisava, dava um “trabalhinho” mas era o jeito de conseguir o material exato que precisava… Agora nem tem graça (hehehe) e dá para fazer um monte ao mesmo tempo 😀
      Essa mereçe um :pint:

Participante

Boa noite Sete,

Não estou conseguindo fazer o donwload deste plugin – massmaterialimporter.rb, se puder mim ajude a baixar o mesmo. O link que vc postou eu não consigo encontrar este plug-in.

Abraço

alagoano

Participante

Está nessa página

http://rhin.crai.archi.fr/RubyLibraryDepot/Ruby/en_ren_page.htm

Clique com o botão direito e em seguida “salvar link como…”

Convidado

Tenho uma dúvida, tem como transformar SKM em JPG?

Porque eu uso esses objetos em 3D para outros fins, e não tem como importar essas imagens em SKM.

Convidado

vá no material editor, clique na casinha (ou selecione “in model”), selecione a imagem (material) a ser exportado, clique com o botão direito sobre ela e clique em Export Texture Image e depois é só exportar onde quiser.

Convidado

e cara, se apresente ao forum poxa.
      não pergunte antes de se apresentar.

Participante

Na Janela Materiais, clica com o outro botão do mouse em cima da textura, sub-menu [Exportar imagem de textura] e vc poderá salvar como JPG.

Participante

valeu. de muita ajuda pra começar! parabens!

Participante

Há alguma chance do autor do tópico ou um administrador atualizar este tópico?

Mestre

É… um dos problemas de hospedar imagens fora do site… se elas forem apagadas do outro site, elas não aparecem mais aqui.

Estamos trabalhando para mudar muita coisa aqui no portal! Em breve teremos muitas novidades, dentre elas espero que esse problema seja resolvido.

Acho melhor começarmos a corrigir este tipo de problema depois dessas mudanças, pra não perdermos informações novamente!

Não analisei o tópico inteiro, tem mais algum problema além das imagens?

Participante

Desculpem a minha total ignorância.

Não conheço esse plugin, então pergunto a vcs:
      Para que serve na prática esse plugin???

Obrigado!

Participante

Como o post foi feito em 2009, seria bom atualizar o caminho da pasta plugins. Creio que ninguém mais usa a versão 6 do programa. Ou pelo menos manter o caminho antigo e acrescentar o novo.
      E o link do plugin agora é http://www.crai.archi.fr/rld/plugin_details.php?id=241

Participante

Olá kear!

Digamos que você tem uma pasta com imagens que você já sabe que vai usar como textura.
      Ao invés de importar de um em um, esse plugin vai lhe ajudar importando todas as imagens que estão na pasta, de uma vez só.

Participante

Obrigado Meireles pelas explicações.

Visualizando 19 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.