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Olá Jane, bom dia.
Existem vários fatores a serem levados em conta quando o assunto é um render demorado como o seu.
Mas pelo que vc relatou, seu problema não é o V-Ray, mas sim pode ser a sua cena. Principalmente se vc costuma baixar modelos ou cenas do 3D Warehouse, vai importando-os na sua cena, e mesmo quando vc os deleta da sua cena, os materiais e texturas continuam no arquivo da sua cena, fazendo com que ela fique cada vez mais pesada.
O SketchUp, tem dificuldade em lidar com cenas bem pesadas.
O que são cenas bem pesadas? São aquela que contém muitos polígonos, normalmente milhares ou até mesmo milhões, em objetos muito complexos e muito bem detalhados. E muitas vezes a gente não se dá conta ou não percebe isso.
O que vc pode fazer quanto a isso?
Primeiro, vc pode usar um comando do próprio SketchUp, que é o Purge Unused (ou Eliminar Não Usados). Ele vai limpar sua cena, deixando seu arquivo mais leve.
Mas se quiser deixar sua cena bem mais leve, use o plugin CleanUp, esse sim fará uma limpeza profunda na sua cena, removendo itens não utilizados, geometrias ocultas, faces duplicadas, materiais desnecessários, etc. Sua cena melhorará absurdamente depois que usar o CleanUp. Inclusive vc pode usar ele mais de uma vez, conforme for trabalhando na sua cena.
Por fim, mas não menos importante na questão de otimização da sua cena, use Proxy para objetos mais complexos e pesados da sua cena, como vegetações, por exemplo.
Quanto à renderização, algumas dicas básicas quanto à otimização podem ajudar bastante também.
No V-Ray, em Global Illumination, você pode trocar o modo Brute Force pelo Irradiance Map, na opção Primary Rays. Isso fará com que a iluminação seja calculada mais rapidamente, acelerando o seu render.
Outra coisa interessante e útil que vc pode fazer ao renderizar, é usar o Modo Progressive, ao invés do Modo Bucket que é o padrão do V-Ray (são aqueles quadradinhos que varrem toda a imagem). Explico: no Modo Bucket, cada bucket renderiza até chegar no limite do valor especificado no Noise Limit do Raytrace, ou até mesmo nem renderiza. Já no Progressive Mode, o render vai “ficando limpo” em tempo real e vc pode ir acompanhando esse processo, podendo parar o render quando achar que já está boa a imagem naquele estágio, dessa forma ganhando tempo, pois ao contrário do Modo Bucket, não vai precisar esperar até o render terminar de fato.
Por último, já que vc tem uma RTX 3070, pode usar a renderização via GPU, que ao invés do processador do seu PC, a GPU é muito mais rápida. Você pode usar o modo CUDA ou RTX nas configurações de render do V-Ray. Eu tbm tenho uma RTX 3060 e renderizo pela GPU no modo CUDA, é muito mais rápido que por Buckets. E tbm tbm o modo Híbrido, no qual vc pode usar tanto a GPU, quanto a CPU (processador) juntos, mas isso só no modo CUDA.
Faça testes aí com essas formas, vc irá se surpreender.
Essas são só algumas formas de melhorar seus tempos de render.
Mas o conselho final é: Não mude para o Enscape, vc vai se decepcionar muito se fizer isso. Pois o Enscape, apesar de ser muito mais rápido, não chega nem na unha da qualidade e do fotorealismo que o V-Ray entrega. Não dá pra comparar.
Boa sorte, faça teste e comente aqui os resultados.
Espero ter ajudado.
Obrigado, meu caro @danielreple!!
Daniel, agradeço imensamente pelas boas vindas do meu canal e vídeo aqui no fórum.
Todo começo é mais difícil e ter o seu apoio e de todos usuários daqui é uma ajuda enorme.
Com relação à intro, realmente ficou um pouco grande, mas foi só por ser o primeiro vídeo do canal. Nos demais vídeos, será bem menor.
Fiquei muito feliz por ter gostado do vídeo e do conteúdo. E claro, tbm por ter curtido e se inscrito.
Essa semana terá vídeo novo, se Deus quiser.
A ideia é continuar com conteúdos de relevância e levar conhecimento gratuito a todos que atuam nessa apaixonante área de 3D.
Muito obrigado, Daniel!
Sim, meu caro Daniel, isso acontece com todos os blocos que eu baixo.
Também nunca usei nenhuma dessas duas dicas que vc acabou de me dar. Vou testar as duas (e a da Thais tbm) e depois volto aqui para descrever o resultado delas.
Enquanto isso, caso surgir alguma outra ideia/dica sobre esse problema, por favor, postem aqui.
Obrigado!
@danielreple, tudo bem??
Talvez você tenha razão quanto à questão se o SU ainda fosse do Google…
Concordo tbm com o Allan, que o SU melhorou muito o desempenho…
Mas não concordo totalmente sobre updates relevantes, pelo menos quanto aos últimos.
Eu esperava mais das duas últimas atualizações… esperava mais do que pesquisar por comandos, tags e cenas no SU 2022, por exemplo.
Acho que o que realmente todos os usuários apaixonados como a gente esperam, é que o SU tenha uma relação paramétrica mais robusta com o Layout e principalmente que seja capaz de lidar com arquivos muito pesados de milhões de polígonos, sem congelar a viewport e sem retornar os odiados BugSplats por conta disso.
Será que isso seria pedir muito? Seria um sonho de consumo? Rsrsrsrsrsrs.
Abraços!
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