Modelagem

A modelagem está boa?

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Autor
    1127 Views Posts

Participante

Olá pessoal!
      Boa tarde, me chamo Charles Trindade e trabalho como desenhista cadista. Acompanho o fórum há algum tempo, mas este é meu primeiro post.

Comecei com o Sketchup há 3 dias e gostaria que dessem uma olhada em minha modelagem. É minha primeira. Está boa? Do jeito que fiz, será possível adicionar alguma realidade depois de renderizar no V-Ray? Achei que ficou muito artificial, mas vi alguns projetos aqui no fórum desta mesma forma, ou seja, na modelagem parece bem artificial mas depois de renderizar fica bem real. É assim mesmo que funciona?

Por gentileza, digam o que acharam desta modelagem e, se possível, me passem algumas dicas.

Obs.: eu sei que o telhado não ficou bom, rsrs. É que vou melhorá-lo com o tempo, antes de renderizar.

Link

Obrigado desde já!

Participante

Cara para o primeiro está bom, já sabe bem o programa! uma dica que dou, n sei se vc já usa é que use sempre proporções reais, A altura entre a porta e a estrutura de madeira parece ser muito e falta o recuo dos batentes de portas e janelas… enquanto estiver modelando deixe a sombra desativada… Bons projetos!

Participante

Olá Julian! Obrigado pela resposta.

Entendi o que você falou. O batente das porta e janelas eu fiz, mas pelo jeito não ficou muito visível né? Acho que coloquei pouco recuo. Mas a partir desta modelagem, você acha que dá pra fazer uma renderização que se aproxime da qualidade de uma maquete eletrônica por exemplo?

Participante

O que vai definir a qualidade do seu render é a configuração dos materiais e posição das texturas…. E isso vc só vai saber testando! no seu desenho mesmo a unica textura incompatível é a de madeira. Faça uma madeira lisa nas laterais e a de formato de deck em cima! Hj n respondo + vou pra facul… espero ter ajudado… Boa noite!

Participante

Charles vc terá que se aprofundar mais no Sketchup, pois uma boa maquete é essencial para uma boa realidade, pois a realidade mora nos detalhes, e no caos também leia os tópicos aqui do fórum tem muita coisa boa.

Avaliando o que precisa melhorar na maquete:
      -Cadê as maçanetas (quiçá as dobradiças) das portas.
      -Repetição de arbustos na direita.
      -Texturas dos pilares tem que ser invertidas, além de ser de baixa qualidade (“me parece”).
      -Telhado não gostei.

Desculpe se fui rude, mas vc pediu opinião da modelagem, continue estudando, eu estudo até hoje e ainda não aprendi tudo (desde 2006).

Participante

O caminho das pedras o pessoal já deu, só uma resalva ao “rude” do Werlei foi com os “está ruim muda isso e aquilo que eu consegui evoluir”

Participante

Ó a piadinha com “rude” aí, rapá….
      haushuahs
      Muleque, quando você achar que está bom, ainda falta muito que melhorar, é assim que funciona…

Participante

kkkk
      Tô falando sério, a primeira imagem renderizada que postei aqui achando que estava arrasando foi traumático, o filho sai do forno quentinho e você acha o desgraçado “lindo”, afinal é seu e foi vc que fez, aí vem as criticas, puts, ou vc toma coragem para estudar e melhorar ou vc desiste logo.

Participante

WerleiPurgatto escreveu:
      Desculpe se fui rude, mas vc pediu opinião da modelagem, continue estudando, eu estudo até hoje e ainda não aprendi tudo (desde 2006).

Opa, que nada! Acho muito válidas as críticas construtivas, não tem nada de “rudy” nisso… kkk! Foi mal ae Rudy…. rs!

Rudy escreveu:
      Muleque, quando você achar que está bom, ainda falta muito que melhorar, é assim que funciona…

Eu sei… não achei que a minha modelagem estava boa, pelo contrário, achei bem esquisita, por isso vim buscar umas dicas com vocês.

O que eu queria saber mesmo é se a modelagem, em geral, fica nesse aspecto mesmo, ou seja, bem artificial, parecendo um “desenho animado”… Aí depois que renderiza fica melhor né? Será que já dá pra renderizar esta modelagem pra ter uma idéia do resultado? Se puderem, me indiquem um tutorial (um tanto simples) para renderização no V-Ray.

Sobre as dicas do Werlei, não entendi “-Repetição de arbustos na direita.” Eu repeti muito, é isso? Devia colocar uns arbustos diferentes?
      – A textura dos pilares é a que vem no próprio sketchup.
      – Sobre as maçanetas e telhado, é porque não me atentei muito nos detalhes, estou visando algo inicial para renderização, para ter uma idéia de como irá ficar.

Po galera, muito obrigado pelas dicas mesmo!! Mas eu gostaria de mais opiniões… me ajudem com a renderização também…

Abraço!

Participante

Charles o certo é primeiro aprender ficar em pé depois aprender a andar, mas é difícil segurara a ansiedade né, mas vamos lá, teoricamente a textura que vc visualiza no Sketchup é a mesma de quando vc renderiza, o que muda são os detalhes que vc vai dar a cada uma destas texturas ou cores, por exemplo reflexo, bump (sombras), profundidade ou relevo, emissão de luz, etc.
      Se o renderizador que pretende usar é o vray, tem um manual dele em português aqui no fórum:
      http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?topic_id=2887&forum=16
      Além de tutoriais:
      http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?topic_id=7080&forum=14&post_id=48520#forumpost48520

E depois de renderizar vc ainda pode melhorar a imagem de saída em um editor de imagens, que chamamos de pós-produção, pesquise.

Veja os tópicos que vai ver vários trabalhos postados no SKP, renderizadas com e sem pós.

E bons estudos.

Participante

Só uma pequena correção, o Werlei mencionou bump como sombras mas na verdade bump é um map que adiciona rugosidade, ou seja, imperfeições nas superfícies. Só pra deixar claro mesmo, no mais ele disse tudo! A renderização depende de muitos fatores, e acredito que só testando mesmo para descobrir como fazer.

Abraços!

Participante

WerleiPurgatto escreveu:
      Charles o certo é primeiro aprender ficar em pé depois aprender a andar, mas é difícil segurara a ansiedade né, mas vamos lá, teoricamente a textura que vc visualiza no Sketchup é a mesma de quando vc renderiza, o que muda são os detalhes que vc vai dar a cada uma destas texturas ou cores, por exemplo reflexo, bump (sombras), profundidade ou relevo, emissão de luz, etc.
      Se o renderizador que pretende usar é o vray, tem um manual dele em português aqui no fórum:
      http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?topic_id=2887&forum=16
      Além de tutoriais:
      http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?topic_id=7080&forum=14&post_id=48520#forumpost48520

E depois de renderizar vc ainda pode melhorar a imagem de saída em um editor de imagens, que chamamos de pós-produção, pesquise.

Veja os tópicos que vai ver vários trabalhos postados no SKP, renderizadas com e sem pós.

E bons estudos.

Muito bom! Vou dar uma estudada no material aqui do fórum e, quando eu tiver melhorzinho, posto aqui novamente. Valeuzão mesmo pela ajuda pessoal!

Abraços!

Participante

Leandro se estudar a fundo vc vai ver que na verdade o bump “simula” rugosidade, já o displacement cria a rugosidade.
      Traduzindo o bump não deforma o plano ele só cria “claridades e sombras”, já o displacement deforma a superfície do plano, por isso o segundo é mais demorado na renderização, pq o computador tem que calcular os deslocamentos da textura, acho que é mais ou menos isso blz.

Participante

Boa tarde a todos.Resolvi postar alguns trabalhos pq gosto da crítica pois me ajuda a querer fazer melhor a cada dia. Porém ouvi do professor que eu deveria fazer o curso do Su todo de novo pois, minha modelagem não é boa.Como o programa é fácil de mexer, qualquer um pode faze-lo. Minha dúvida é o seguinte: o que é considerado boa modelagem? Já vi por ex diferentes maneiras de subir paredes, cada um tem um jeito de trabalhar mas nem todos sabem segredinhos como a tão falada face roxa. Existe receita de bolo então para fazer um bom projeto no Su e depois fazer o render etc.?Uma boa modelagem é a que apresenta detalhes que reproduzem ao máximo a veracidade do projeto? Sua proporção? Escala? Nos meus trabalhos,importo do Cad todo desenho arquitetônico com medidas exatas.Estou começando aprender o render KK mas não quero seguir adiante se lá atrás não estiver bom. 🙄

https://i.imgur.com/TBehvBJ.jpg

Mestre

Ele falou que sua modelagem não é boa por causa do resultado final ou por sua técnica (velocidade, eficiência, conhecimento sobre as ferramentas)?

Uma coisa é certa, quanto mais detalhes vc fizer na modelagem, tentando reproduzir oq seria no mundo real, mais realista será seu render!
      Por exemplo, seu telhado vc apenas colocou uma textura simulando as telhas, mas se colocasse telhas modeladas ficaria muito melhor.

Uma ótima ferramenta para agilizar seu trabalho de modelagem é o plugin 1001 bit tools!

Outro detalhe importante, após a modelagem, é a escolha das texturas e o mapeamento correto das mesmas!
      Veja novamente seu telhado, a textura que usou não é muito boa. Veja que ela da esse aspecto de repetição. Além disso, o mapeamento está errado, pois as telhas ficaram minusculas.

Pelas imagens que vc postou, sua modelagem não parece estar ruim. Mas com mais prática e estudo vc pode melhorar muito ainda!

Participante

Obrigada Daniel. Aceitei a opinião do professor, afinal vocês entendem melhor que a gente que tá começando. Vou fazer o curso do Su com ele. O conteúdo é muito bom e apesar que tenho livros e busco aprender com tutoriais, o curso oferece muito mais técnicas para agilizar o processo e resultados mais positivos. Aguardem rsrsr logo logo vou postar os resultados.Valeu os comentários.

Visualizando 15 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2022 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.