Modelagem

Ajuda com modelagem no SU: Suavizar gradativamente uma superfície curva e formas que vão aumentando

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
    837 Views Posts

Participante

Me desculpem pelo título do tópico, e pela falta de pesquisa caso já tenha sido discutido isso aqui. Porém, eu não sabia como nomear o tópico da forma mais correta para ser compreendido, e não sabia também como fazer a pesquisa.

Minha primeira questão é a seguinte. A imagem abaixo são brises curvos que se encontram em brises retos, porém eu gostaria de ir suavizando esta curva até que o último brise seja só reto, não exista mais a curva. Não sei se dará para compreender pela imagem e pela minha explicação, mas se alguém entender e consegue me dar uma luz, seria ótimo!

Minha segunda questão é referente a imagem abaixo. Eu gostaria de fazer uma escadaria que siga esta forma, e os degraus vão aumentando (ou “crescendo”) gradativamente. Tentei ir fazendo manualmente, aumentando os lados com a mesma dimensão, mas dá muito trabalho, e sempre dá algum erro.

Espero ter sido o máximo clara possível, acho que não soube explicar bem… Já agradeço a atenção de vocês. (:

Participante

ola ArquiFer
      O sketchup não faz isso que esta querendo de forma automática, só com modelagem manual.
      A não ser que exista um pluguin que eu não conheço.
      Mas os brises pode ir fazendo com o Follow Me.
      Faça o perfil dos brises.
      Crie o caminho que cada mivel deverá seguir e use o follow me.
      O trabalho é braçal.

Participante

Ah, verdade. Nunca exploro direito a ferramenta Follow Me. Valeu a lembrança, padão.
      Sobre a escadaria, bem que podia existir algum plugin que fizesse isso. Trata-se de um tipo de “anamorfose” da forma, seria interessante ter algo que facilitasse esse tipo de exploração da forma no SU. Mas acho que pensei aqui uma forma braçal mais fácil de fazer. Parar de pensar na escadaria, e fazer os degraus num mesmo plano, e só depois colocar cada um no seu nível. Eu tava fazendo diretamente cada degrau no seu nível, fica mais difícil…

Obrigada pela atenção. :3

Participante

Só reiterando a sugestão do Padão: quanto ao brise, a solução é modelagem de cada peça individualmente com Follow Me/Siga-me.

Na escada, duas opções: fazer como vc disse toda a peça no plano e, em seguida, colocá-las em sua posição no espaço, ou tentar uma modelagem orgânica. Para isso uma boa ferramenta é o plugin Artisan

http://artisan4sketchup.com/

Sucesso.

Participante

Eu fiz o brise com o Follow me e foi TÃO fácil, agora não me esqueço mais dessa ferramenta. A escada fui fazendo como eu disse, num mesmo plano, ficou boa até… A sorte é que não eram muitos degraus, senão seria bem demorado.

Olha, legal esse plugin! Depois irei testá-lo. Valeu!

Visualizando 4 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.