Modelagem

Aumentando em Escala

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
    177 Views Posts

Participante

Tenho esta peça desenhada com 3cm de altura. Preciso aumentar ela para 5cm, porem as espessuras de 0,44, 1,6 e 3,2 não podem alterar.

Tem como aumentar o tamanho sem que ests espessoras aumentem junto?

Mestre

Não tem como fazer isso, se alterar a escala altera tudo proporcionalmente mesmo….

Neste caso, o mais fácil é selecionar o contorno interno, copia-lo para o lado, alterar a escala, ir fazendo o offset e re-extrudar todo o resto.

Participante

@danielreple, bom dia

No CATIA V5 existe uma função de tabela onde se define varias alturas e espessuras das camadas. Deste modo posso seleciotar todas as 1ª, 2ª e 3ª alturas e espessuras de cada peça de um mesmo desenho e selecionar na tabela quel dimensão ela irá receber. Desta maneira consigo alterar o desenho inteiro sem ter que redesenhar tudo novamente. Poderia alterar tudo em escala e depois redefinir as medidas pela tabela.

O Sketchup possui algo parecido?

Mestre

@feej10, nunca trabalhei com este outro programa, mas acredito que a modelagem nele seja paramétrica pelo que vc falou, né?

A modelagem básica do SketchUp não é paramétrica, portanto, infelizmente, não é possível fazer isso que vc quer, a não ser que vc modele com algum plugin que trabalhe de forma paramétrica. Tem que ver se tem algum plugin com essa aplicação que vc está utilizando, mas não me lembro.

Revendo seu modelo, vc quer só alterar a espessura? Se for só isso, e o grupo foi criado paralelo aos eixos, é só escalonar no eixo azul. Crie uma linha com a altura que vc quer, iniciando em um dos lados dessa parte que vc quer aumentar, e deixe a mesma com 5cm, depois é só escalonar no eixo azul utilizando o final da linha como referência.

Visualizando 3 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.