Modelagem

Cantos curvos

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    • #1918


      Convidado

      Olá,

      Estou tentando fazer cantos curvos usando a ferramenta follow-me, mas o resultado acaba gerando rebarbas para fora do plano esperado.

      O tipo de canto a que me refiro é um canto de um cubo, por exemplo.

      Após criar o cubo, pego um dos planos e desenho uma curva próxima a aresta, com a ferramenta move elimino a quina dura da aresta ficando uma aresta curva, faço isso com as duas outras aresta do canto que desejo arredondar. Após este passos tenho um canto vazado com três arestas curvas idênticas, então aplico a ferramenta follow-me.

    • #1919


      Participante

      ola
      cweiler
      se entendi o que queres, estas complicando.
      Vamos facilitar.
      Desenhe o cubo, desenhe junto a uma das arestas a sua curva.
      Depois de dois cliques na face superior do cubo, agora clique com a ferramenta Follow Me na face da curva e pronto.
      teste
      abraços.

    • #1928


      Convidado

      Valeuz arqpadao,

      Vamos ver se estamos em sintonia, fiz os passos sugeridos, e, como resultado obtive um cubo com uma das faces totalmente arredondada em suas arestas, criando corretamente a junção nos cantos. Gostei bastante do resultado, ainda mais da facilidade para fazê-lo.

      Este era um dos problemas que estava enfrentando, e agradeço muito a ajuda.

      Se não for pedir demais, ainda gostaria de conseguir fazer este efeito em todas as faces do cubo, ou seja, ele não terá nenhuma quina “viva” (ou “reta”). Meio que uma esfera achatada em quatro lados!!!

      Valeuzs!!!

    • #1929


      Convidado

      Opa arqpadao,

      Estava fazendo meus testes aqui e consegui evoluir mais um pouco, mas ainda não cheguei lá.

      Primeiramente, montei meu cubo, após isto escolhi uma das faces e, (trabalhando como se fosse um quadrado) arredondei três de seus cantos (apenas fiz as curvas e removi as arestas de cada).

      Após isto, virei o cubo para que a face escolhida se torne a face superior. Na face frontal, onde ficou a única aresta reta, fiz o mesmo processo acima. Como resultado, minha face superior ficou quase completamenta arredondada, faltando apenas esta ultima aresta.

      Então, estou no caminho certo?

      Valeuzs!!!

    • #1930


      Participante





      1. Faça um quadrado com cantos redondos usando a ferramenta arco.) 2. Puxe para cima com a mesma altura da curva. Elimine a face superior.
      Faça o perfil do mesmo raio no interior da peça.
      3. Use Follow Me no perfil. Limpe o que for nescessário.
      4. Com a ferramenta Line feche a superficie superior e com Push Pull suba até o que seria o meio do cubo.
      Apague a face.
      Limpe qualquer linhas visíveisusando Ctrl+Eraser.
      5. Selecione o meio cubo e copie-o com Ctrl + Movimento. Mova-o para cima acima do original. Espelhe-o usando Scale -1.
      6. Mova o topo para baixo sobre o fundo. Apague as linhas das bordas do meio.

      Tente, veja se entendeu.

    • #1934


      Convidado

      Consegui arqpadao, muito obrigado.

      A única parte que não consegui foi o espelhamento com o “Scale -1”. Acabei posicionando a parte inferior centralizada nos eixos para usar como referência e utilizei a ferramenta Rotate em um dos lados.

      E outro ponto foi que precisei fazer um “intersect” com tudo selecionado para poder remover as linhas medianas.

      Valeuzs!!!

    • #1935


      Participante

      oi
      conseguiste que bom.
      isso ai, precisas usar o intersect para poder apagar as linhas da união.
      quanto o uso do Scale para espelhar, após fazer uma cópia – para se unir com o primeiro.
      Veja a imagem abaixo, selecione o desenho ative a ferramenta Scale, click em um dos grips no lado que queres – um oposto ao outro ( neste caso esta selecionado o meio por erro do salvador de tela que usa o ctrl) mas são as pontas. puxe ou empurre para um dos lados, e digite no VCB -1. Vai espelhar seu desenho.

    • #1944


      Participante

      Blz Arqpadao,

      consegui fazer tudo o que vc falou, mas achei mais fácil espelhar usando o Flip Along pq ele nem desloca o objeto e tb não precisei usar o intersect with model.
      Muito bom. Obrigado pelas dicas.
      Um abraço.

    • #1945


      Participante

      eai
      bpeclat

      tens razaão tambérm pode ser usado o “flip along” até mais simples que o “scale”. São opções.
      Burro velho quando usa um caminho acaba sempre indo pelo mesmo lugar. São estas coisa que me fazem dizer, que esta sempre aprendendo algo por mais que se tenha experiência.
      abraços e bem vindo ( acho que não vi tua apresentação no fórum).

    • #1950


      Convidado

      Belezs, consegui fazer das duas maneiras, valeu arqpadao e bpeclat.

    • #1952


      Participante

      Pessoal aqui está minha versão dos cantos arredondados, modelando um colchão
      😉

    • #1957


      Participante

      Valeu
      andeciuala

      isto que acho interessante no Sketchup, se faz a mesma coisa de maneiras diferentes. Temos opções, é só ver qual se adapta melhor ao que queremos modelar.

    • #1969


      Participante

      é isso ai :hammer: 😀

    • #12177


      Participante

      Valeu pelas dicas!!!

      abraços…

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