Modelagem

Chapas Metalicas – projeto para conformação

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Autor
    1226 Views Posts

Participante

Sou novo no forum e tenho visto que o SketchUp é muito utilizado para arquitetura, animação etc.. Minha dúvida é a seguinte.. é possível fazer projetos de gabinetes metálicos (projeto de conformação – dobra de chapa, estamparia etc) no SketchUp?
      Utilizo o Solidworks para essa finalidade e gostaria de migrar do Solidworks para o SkechtUp.
      O que acham? Gostaria de alguma opinião…

Participante

Nos dê exemplos do que seria pois não conheço, então não tenho como dizer, mas deve dar sim.
      Abraço!!!

Participante

é possível, porem não é adequado para isso. o Solid ( tanto o works como o Edge ) possui as funções de metal sheet da qual interpreta a linha neutra da espessura da chapa, tanto as chapas finas e grossas, alem de calcular ( quando setado para isso ) os alívios de dobra, planificação das peças etc etc.

No caso do Sketckup estas funções não existem e precisariam ser programadas via comando intergir, o que não seria nada prático

Participante

Boa tarde a todos!
      Desculpe pela demora.. mas vou tentar colocar as imagens..
      Uma é o desenho de como deve ficar a peça e a outra é a peça planificada (ou seja, o desenho para corte, estampo, dobra etc.. resumindo.. para produzir a peça)

Participante

Participante

Agora sim.. consegui colocar as imagens.. rs..

Alexandre.. acredito que vc tenha solucionado minha dúvida!
      Muito obrigado!

Aproveitando o momento, surge outra dúvida: O SketchUp consegue exportar para dxf. vc acredita ser possível criar arquivo .nc para “usinar” a peça?

Sds a todos

Participante

O SU consegue exportar em Dxf e Dwg na versao Pro e vc pode apartir de outro software usar os dados exportados para CAM

Participante

Obrigado Alexandrecamargo pela resposta.
      Vc já fez alguma peça “usinada” usando o SU?

Antes de participar leia as regras, elas lhe serão úteis. aqui
      Para postar imagens vejam as dicas aqui

Participante

não, mais já projetei gabinetes frigoríficos com ele

Participante

Modelo peças mecânicas a 3 anos e não tenho problemas com as empresas que solicito os serviços (usinagem e serralheria). Faço sempre as vistas 2D e pelo menos uma em 3D para facilitar a interpretação. A unica limitação é ter de enviar em “jpeg”, pois a maioria não possui o SKT instalado. Fico feliz em saber que tem mais gente utilizando o SKT para esta aplicação, pois é raro.

Apresente-se antes de sua primeira participação. aqui
      Antes de participar leia as regras, elas lhe serão úteis. aqui
      Para postar imagens vejam as dicas aqui

Visualizando 9 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.