Modelagem

Como ajustar a escala de uma planta (JPG) importada no Sketchup

• Este tópico contém 3 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos atrás por psdias.
Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
    8826 Views Posts

Participante

Olá, pessoal !

Sou novato no Sketchup (nem mesmo sou desenhista), e solicito ajuda para o que segue.

– Preciso redesenhar um trecho de uma planta topográfica de um terreno, usando o Sketchup.

– A planta foi feita no AutoCad, mas não tenho o arquivo – tenho somente a planta em papel.

– Escaneei o trecho que me interessa e salvei em formato JPG.

– Importei o arquivo JPG no Sketchup e desenhei “por cima” da planta.

– O desenho ficou bom, mas está fora de escala, pois ao fazer a importação, simplesmente
      redimensionei a figura JPG em um tamanho suficiente para vê-lo na tela, e desenhei por cima.

Pergunta:

– Como faço para que o desenho que fiz “por cima da planta” fique na escala o mais próxima
      possível da escala do desenho ?

– Por exemplo: A frente de um terreno que aparece na planta tem 11 m (o desenho está na escala 1:500).
      Porém, devido ao tamanho que deixei planta, na importação do JPG, essa frente do terreno ficou com
      uma medida totalmente diferente (0,801 m).

Obs.: Tentei executar essa operação no AutoCad 2010, mas meus conhecimentos em AutoCad são ainda
      menores que meus conhecimentos do Sketchup.

Espero ter sido claro. Muitíssimo obrigado pela atenção de todos !
      Paulo

Participante

não sei se entendi muito bem a pergunta:
      Já tentou aplicar o scale na planta que vc fez??
      seleciona ela toda e aperta “s” depois ajusta para o tamanho desejado…
      mas como vc citou que a planta é em papel, já tentou reproduzi-la com a escala real, tipo ir traçando as linhas ao lado da img com o valores de escala, assim não haveria erros, talvez desse um trabalinho a mais, mas acho q nada muito dificil…..
      ……
      espero ter ajudado…
      abraços……

Participante

é simples…carrega na letra “t”, e mede a distância onde dizes q tem 0,801 m, e depois digita o valor real que são os 11m e carrega no ENTER, vai surgir a pergunta se queres redimensionar o desenho, dizes que sim…

Participante

Olá, Namdim e Gersy !

Graças às dicas de vocês, conegui fazer o que eu precisava !

Muito obrigado !
      Paulo

Visualizando 3 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.