Modelagem

Como criar uma Malha articulada

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    1555 Views Posts
    • #43895


      Participante

      Ola pessoal… blz?

      faz muito tempo q eu não entro aki no forum, mas agora surgiu uma barreira no meu projeto, e preciso da ajuda de vc”s.

      Estou criando um projeto que vai utilizar uma cobertura em painéis de fibra de vidro com concreto. Estes painéis serão colocados um uma estrutura metálica espacial. Pra ficar mais claro, é só acessar o link

      http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://buildipedia.com/on-site/from-the-job-site/zaha-hadids-heydar-aliyev-cultural-centre-turning-a-vision-into-reality&ei=7AjWTtXsA-Xs0gGz3ZCQAg&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=2&ved=0CCoQ7gEwAQ&prev=/search%3Fq%3Dheydar%2Baliyev%2Bcenter%2Bzaha%2Bhadid%2Bmaterial%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1920%26bih%3D943%26prmd%3Dimvnso

      depois de armado toda estrutura de metal, serão colocado os painéis, que são feitos a partir de moldes. Pretendo tornar o sistema mais industrial, ou seja, criar os painéis a partir de um só molde triangular e plano, reduzindo custos e tempo de obra. Apenas nos acabamentos e bordas que seriam feitos novos moldes, ou até feito através de formas instaladas in-loco.

      Gostaria de usar um software de computação gráfica para fazer este estudo de forma utilizando um mesmo tamanho de painel, e como utilizo o sketchup, pensei ter algum plugin q me ajudasse.

      segue a dúvida: como criar uma malha em que todos os “pedacinhos” desta malha ficassem intactos (como se fosse um bloco) e eu pudesse movimenta-la, como se suas arestas fossem articuladas, para criar a forma q eu desejasse?

      Ja tentei as ferramentas de terreno, mas ela altera a geometria dos “pedacinhos”…

      Pensei em fazer uma maquete físcia com pedacinhos de algum material rígido ligados por fita, papel sulfite ou linhas… mas teria limitações, além disto, não tenho definido o tamanho dos painéis, podendo mudar durante o processo de criação da forma, desde que sejam todos iguais.

      desde já agradeço.

      _________________________
      Editado por Administrador:
      Bem vindo ao fórum.
      Por favor, preencha seu cadastro de forma completa.
      Apresente-se antes de sua primeira participação. aqui
      Antes de participar leia as regras. aqui
      Para postar imagens vejam as dicas aqui

    • #44008


      Participante

      Dei uma olha no projeto de Zaha Hadid. Se vc pretende fazer algo semelhante, penso que a saída é usar as ferramentas de terreno e quando estiver definida a malha tentar separar os módulos para a produção em série. Outra alternativa seria usar um modelador orgânico.

    • #44081


      Participante

      Ola Riceles,

      as ferramentas de terreno do sketchup é uma boa saída para definir a forma, mas ele acaba alterando a geometria dos módulos, separar os módulos e verificar quais são iguais seria praticamente inviável. Pensei em trabalhar desde o início com um único módulo, já pensando em modelar e estudar a forma de acordo com este módulo pré-determinado.
      Em relação a outros softwares, pensei no 3dmax q trabalha com animação, assim poderia juntar todos os módulos e fazer com que suas arestas se tornem articulações, mas não sei trabalhar com 3dmax. pensei em elaborar a forma com as ferramentas de terreno do sketchup, e depois sobrepor módulo a módulo esta forma pré-determinada… bom.. de qualquer forma vlw pela ajuda.. estou tentando utilizar o MODO para fazer esta sobreposição módulo a módulo.

      grato

      _________________________
      Editado por Administrador:
      Bem vindo ao fórum.
      Por favor, preencha seu cadastro de forma completa.
      Apresente-se antes de sua primeira participação. aqui
      Antes de participar leia as regras. aqui
      Para postar imagens vejam as dicas aqui

Visualizando 2 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2021 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.