Modelagem

Como Modelar Um Rasgo de Chaveta em um eixo?

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
    794 Views Posts

Participante

Estou tentando modelar um rasgo de chaveta em um eixo e só consigo quando o rasgo parte da ponta; quando o rasgo esta inserido no meio do eixo não consigo. O rasgo interno possui as 2 extremidades arredondadas com o raio da metade da largura da chaveta e uma profundidade variada de acordo com normas técnicas; e o da extremidade somente arredondado do lado interno. O rasgo da ponta já consigo fazer com a ajuda de um companheiro do fórum, mas não consegui arredondar a ponta. O rasgo interno ainda não consigo executar de nenhuma forma. Agradeço desde já a ajuda.

Participante

jgoulart

Porque fizeste um novo tópico de um mesmo assunto já existente? por favor para a organização do forum siga colocando as tuas duvidas de um assunto na sequência deste assunto.
      Se puderes delete este e siga no anterior. Para não criar duplicidade de assunto.
      Obrigado

Em tempo: depois te responderei no tópico anterior.

Participante

arqpadao, boa noite. Está havendo um engano. Não existe tópico com este assunto no forum, e sim, um comentário no tópico “PLUGINS”, que a maioria não deve ter nem mesmo percebido. Só abri um tópico porque não consegui resolver o problema e ninguem se manifestou além de voce. Me desculpe se cometi um erro; mas não encarei o comentário como tópico. jgoulart.

Participante

desculpe jgoulart, é que ja tinha lido este teu comentário em outro momento, e achei que seria bom mante-lo na mesma sequência daquela questão para que as respstas seguisse um caminho.
      não foi por mal.

Participante

bom jgoulart, eu sou novo no forum e tbm no programa, mas esse é meu primeiro post ajudando alguem.. espero ter entendido direito oq quis dizer.
      vejo q seu caso é mais mecanico, certo, eu tenho bastante conhecimento em engenharia mecanica, ja trabalhei com cad e ProE (pro enginner de modelamente 3d) mas faz um tempão q não mexo, e o proE é um dos melhores q eu acho para engenharia mecanica.
      bom.. esqueci de falar, eu nao faço mais mecanica, agora estou na engenharia civil, por isso q o sketchup me chamou a atenção..kkkk

vamos la.. fui no sketchup e fiz assim meio q meia boca essa chaveta rapida, só q daí é só vc fazer com suas medidas eu acho. montei uma sequencia de imagens, q acho q pra quem ja está meio familiarizado ja consegue entender bem.

aí vao os links..

http://img38.imageshack.us/i/tuto1i.png/

http://img34.imageshack.us/i/tuto2a.png/

http://img9.imageshack.us/i/tuto3v.png/

espero q seja mais ou menos isso amigo.

um abração! 😀

Participante

obs: o trabalho q tive foi de centralizar no eixo, e depois só usa intersect with model e deleta o q precisa.

ps: poxa agora q vi q dava pra colocar imagem junto com o post, peço desculpas por deixar só os links.

Participante

Leonardo, agradeço seu interesse em ajudar, só que usar o intersect nestes casos dá muito trabalho e eu desiste deste metodo. Atualmente eu uso para este fim um Plugin especifico para desenhar e estrudar em superficies curvas, fica perfeito e é muito rapido de usar. Eu desenho o formato da chaveta direto na superficie curva e estrudo na profundidade que desejo. O plugin é o Joint Push Pul. Valeu a colaboração.

Visualizando 6 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.