Modelagem

Desenho em 3 Vistas

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
    953 Views Posts

Participante

Bom dia Pessoal,

Essa é a minha primeira postagem, gostaria de obter alguma dica de como fazer a projeção de 3 vistas de um objeto 3D, já achei vários tutoriais mostrando como fazer o inverso, a partir de um desenho de 3 vistas criar um objeto 3d, mas o contrário está difícil de achar…

Meu objetivo é o seguinte:

Estou montando uma máquina que ira cortar peças em 3d baseada no contorno do desenho em 3 vistas e eu queria fazer um preview da peça no sketchup usando um modelo já pronto do sketchup p/ criar o desenho em 3 vistas e depois simular a produção da peça…

desde já agradeço…

Apresente-se antes de sua primeira participação. aqui
      Antes de participar leia as regras. aqui
      Para postar imagens vejam as dicas aqui

Participante

Bom dia, Croupier.

Teu cadastro foi às 05:11h. e pedistes ajuda às 05:17h., acho bom tu se apresentar primeiro…

Participante

ué, não é só girar sua peça a seu gosto e disso fazer a vista?

Participante

ué, não é só girar sua peça a seu gosto e disso fazer a vista?

Basicamente é isso, mas a figura é bem complexa… oque eu tentei fazer ontem foi colocar a figura dentro de uma caixa e tentar desenhar o contorno da peça utilizando projeção paralela, o problema é que o desenho que eu faço não fica alinhado com a face da caixa que eu fiz, fica em cima da peça que está dentro da caixa, ou seja, eu só contorno a peça no local aonde ela está…

O recurso de interseccionar faces com o modelo resolve em parte, mas como a forma que estou usando é bem complexa fica difícil, eu teria que fazer pelo menos 200 intersecções para cada vista…

Para ser mais claro, estou montando uma máquina CNC para corte de isopor por fio quente, e queria fazer a simulação do resultado do corte no sketchup, assim eu poderia ver qual a quantidade de cortes necessários para deixar a peça final com a aparência que eu quero…

o fio se move de maneira simétrica fazendo o desenho que eu faço em DXF, então com 3 vistas (3 cortes) já é quase que suficiente para gerar uma forma simples ou uma prévia como no arquivo abaixo:
      http://sketchup.google.com/3dwarehouse/details?mid=57925902bf6ad045c7575e8ddfc89918&prevstart=0

Para ilustrar, a máquina é semelhante a essa do vídeo porém com maior área de corte para poder cortar blocos maiores:

depois do corte da primeira vista eu viro o bloco e faço mais um corte e viro o bloco e faço o terceiro corte…

para exemplificar, quero deixar um objeto 3D em 2D mantendo as caraterísicas de edição…

por exemplo de complexidade, quero pega um modelo de um carro e fazer 3 objetos 2d cada um de uma projeção paralela de cada lado do carro…

compartilhei um modelo nesse url, caso alguém queira tentar…

http://sketchup.google.com/3dwarehouse/details?mid=de59723dfc818409c7575e8ddfc89918&prevstart=0

Participante

não sei se alguém já fez isso, mas achatar um modelo também serve… vou tentar com a ferramenta de escala…

Visualizando 4 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.