Modelagem

edição de modelos e reparação de linhas

Este tópico contém respostas, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por  Roberto da Costa Nery 4 meses, 4 semanas atrás.

• Autor
     |  603 Views Posts

Pessoal estou com dois problemas que podem ter solução conhecida por usuários mais experientes que eu. Estou editando um modelo que baixei no 3D Warehouse e estou editando as superfícies para impressão em 3D. Em várias vezes quando puxo uma linha de ponto a ponto ele deixa ela toda irregular não importa quantas vezes eu a apague e recomece do zero. Isso está impossibilitando de “fechar” os modelos pois mesmo fazendo de triângulos em triângulos na figura do exemplo tem tantos vértices que impediriam e não seria possíveis fechar um superfície completa sem deixar “frestas”. Caso alguém saiba como resolver ou dizer o que estou fazendo de errado me ajudem. O segundo problema deve provavelmente estar ocasionando o primeiro. Como faço para eliminar as linhas fantasmas que aparecem em azul e que não aparecem no modelo qdo não está sendo editado??!

Tem um monte de linhas ocultas aí, pode ser isso mesmo o problema!

Para exibir os elementos ocultos, vá no menu Visualizar>Geometria oculta.

Agora vou te recomendar alguns plugins pra te ajudar a corrigir o modelo:

1. CleanUp³ – Vai limpar as linhas perdidas e elementos sobrepostos. Só tome cuidado, pois ele apaga qualquer linha que não fizer parte de algum plano, assim, se vc precisar dessa linha depois não terá mais;
    2. Solid Inspector² – Faz alguns reparos nos sólidos e se não for possível fazer algum reparo ele indica os problemas. Veja os tutoriais dele pra entender como utilizar;
    3. s4u Make Face – Cria faces automaticamente em TODOS os pontos onde for possível. Ele pode criar faces internas em seu modelo, aí basta utilizar os outros dois plugins anteriores pra corrigir isso. Pode não ser adequado para alguns tipos de objetos, pois pode criar faces onde vc não deseja.

Muito obrigado! Sou novo aqui no forum. Sua explicação ajudou demais mesmo!.

Você deve fazer login para responder a este tópico.