Modelagem

Flatten o SketchUp

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Autor
    7571 Views Posts

Participante

Voces sabem se o SketchUp tem algum a ferramenta tipo flatten? Porque as linhas que eu importo do cad não estão vindo no mesmo plano, mesmo depois de eu usar o flatten no autocad.

Participante

Tula…

Este termo Flatten não conheço, eu uso uma versão bem antiga do cad, mas pela teu comentário eu conheço por “thickness” – usando e colocando todas as linhas no plano z em zero não resolveria?

Participante

É que a área é muito grande, são quase 40.000m e vai dar muito trabalho fazer uma por uma, a não ser que eu esteja fazendo do jeito errado, pois o unico jeito que conheço de fazer isso no Sketchup é mover as linhas pra baixo até o plano Z, o problema é que todas estão em “alturas” diferentes, etão tem que ser uma por uma.

Participante

A solução é no CAD seleccionar tudo e por à cota zero. Qual o comando? não sei, felizmente não utilizo CAD. Mas sei que é possivel.

Mas por vezes nos levamentos topograficos é bom as curvas de nivel virem a 3D, para modelar o terreno.

Participante

kra isso já aconteceu comigo, mas isso é um desenho mal feito no CAD, para ver que estou falando a verdade, abre no cad e vai pro 3d no cad mesmo, rotaciona o desenho e verá qeu não estão todas no mesmo plano até mesmo no cad, foi mal desenhada e teria que ser consertada no CAD, não sei como pois não sou cadista.

Participante

É isso mesmo como disse o Andeciuala. Olha em ultimo caso podes me enviar o ficheiro em DXF 2000.

Que eu passo todas as linhas para o plano zero no meu programa de arquitectura.

Participante

Pois é, no Autocad eu sei como faz, é um comando chamado flatten, consta a partir da versão 2006 se não me engano, mas o meu problema é que por vezes só noto que o desenho veio do cad em 3d depois que já fiz varios progressos no SU, de maneira que meu interesse é saber se existe alguma ferramenta no SU que tenha a mesma função que tem no cad, para que eu não precise retornar ao cad pra orgainzar as linhas.
      Entretanto, reconheço que este é um questionamento infundado, uma vez que todos sabemos que o Su não roda uma plataforma profissional, sendo mais diretamente direcionado a “rascunhos” propriamente ditos, e que uma ferramenta como essa é própria de programas como o cad, de qualquer maneira, ficamos na esperança de que o Su 7 venha com ferramentas mais poderosas voltadas a quem o utiliza profisionalmente e realiza assim os maravilhosos trabalhos que vemos por aqui.
      É isso.
      Obrigada mesmo assim pelos conselhos e opniões.

Participante

tulasikfn, como eu te percebo!!!!

Eu profissionalmente tenho de usar outro programa e lamento isso muito!!

Estou à espera da V7 tal como tu, vamos ver, espero que os responsaveis pelo programa leiam estas nossas linhas…

Convidado

Olá, tulasikfn!

Bom, as maneiras que eu sei de colocar várias linhas no plano zero são as seguintes:

AUTOCAD
      Seleccionar todas as linhas e aceder às propriedades dessas entidades (é um painel que se acede com Ctrl+1) e, se forem polilinhas, colocar o valor 0 na Elevation, se forem linhas colocar o valor 0 nos campos Start Z e End Z. Se forem outro tipo de entidades, ui, aí já não sei tão bem. 😛

O comando Flatten já ouvi falar bastante mas ainda tive poucas oportunidades de experimentar (e não está disponível no meu AutoCAD 2009 LT), portanto não posso opinar sobre ele, mas acho que promete!

SKETCHUP
      Se criar um plano no plano z=0 cuja implantação abranja todas as linhas que quer planificar, de seguida seleccionar todas essas linhas, nas Sandbox tools clickar em Drape e depois clickar no plano em z=0, o SketchUp vai imprimir o desenho vectorial das linhas no plano, ficando com uma cópia planificada destas.

Abraços a todos!
      Henrique

Participante

Olá, Tulasikfn ! Já postei como resolver esse problema e só encontrei uma maneira de resolver :

1. Primeiro transformei em arquivo PDF pelo programa PDF24 dentro do CAD, ( é melhor que do CAD )…
      2. Depois de convertido vai precisar converter de novo para CAD ( .dxf ) , use o programa Aide PDF to DXF Converter 9.6
      3. Convertido em .dxf ajuste a escala, pois nas conversões o desenho sai da escala certa…

Melhor solução que encontrei até o momento… tentei diversos outros com CAD, mas nenhum me resolveu direito o problema…

A fonte do problema me disseram , é de desenhar no CAD com o osnap ligado… e ao inserir blocos que possa ter cotas diferentes, estas linhas do desenho são atraidas para pontos não desejados…na cota z….no caso de desenho 2D….

maeoka

Visualizando 9 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.