Modelagem

Juntando uma cena com o background: oq fazer com a linha do horizonte?

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Thiago-Luz 7 anos, 8 meses atrás.

• Autor
     |  956 Views Posts

Bom, seguinte, essa pergunta é dificil de explicar em um título… e o tópico é pra trocar idéias.

Bom, seguinte, em muitos renders que vejo, o pessoal coloca MUROS ao redor das casas, e renderiza a imagem de modo que a linha do horizonte fique ATRÁS desses muros. Então no Photoshop, inclui um background. Facil fácil… pois a coisa mais dificil é JUNTAR A LINHA DO HORIZONTE do seu modelo com a linha do horizonte de um background.

Com um muro na frente, não se vê tal junção.

Entretanto… como fazer SEM muros? Onde terminar seu terreno???

Se o terreno for pequeno, onde ele terminar (nas laterais, ou no fundo), vai começar bruscamente o BACKGROUND, que DIFICILMENTE criará um efeito de continuidade com o terreno feito no Sketchup.

Se vc criar um terreno BEM GRANDE, dependendo da altura da camera, a linha do horizonte do terreno chegará bem perto da linha do horizonte real da cena (ponto de fuga) , mas MESMO ASSIM é muito dificil dar uma continuidade entre esse terreno e o background escolhido. A quebra de continuidade pode se dar por MUITOS fatores, entre eles diferenças de iluminação, objetos próximos na foto do background (se tiver um muro escondendo o horizonte, pode-se fazer parecer que o objeto no background está logo ali… mas se o terreno continuar para longe, o efeito não funciona… aquele “poste de luz” vai parecer ter 300 metros de altura, por sair da linha do horizonte e ser tão grande)

Exemplos
    Essa aqui é a casa de praia que tenho q fazer, sem NENHUM muro ao redor… e num terreno plano.Pra tentar esconder o limite do terreno modelado, fiz uns morrinhos de grama no final, e coloquei o background por trás. Mas ficou uma porcaria na minha opinião, começando pelo fato de que a grama até está legal se vc pegar somente a parte com a casa, mas qdo ela vai pro fundo e continua com todo esse contraste e colorido, fica bem irrealista

nessa aqui, eu cortei fora a grama modelada, NO PHOTOSHOP, e inclui um background com um gramado na frente. Por isso que há essa perfeita continuidade entre o background e o modelo.

ENTRETANDO, isso não daria certo em um modelo q necessita de grama vista mais de perto

clássico angulo em que muros e vegetação escondem a junção do background com o modelo

nessa aqui o efeito foi fácil de fazer pois a casa está de frente pra descida de um morro, então eu fiz a inclinação do terreno e logo após ele para. Nem é possivel ver esse corte no terreno.

essa é uma questão, se o ponto de fuga estiver alto demais por causa do angulo que a imagem foi renderizada, e atrás do terreno tiver o céu sem uma ligação com o terreno, pode parecer que a casa está no pico de um morro. Obviamente NO CASO ABAIXO, ela realmente está

e aí galera… quais suas técnicas, idéias, etc?

Vc tocou num ponto importante, onde eu destacaria as 3 coisas mais importantes (pra mim) em trabalhos 3d, modelagem, humanização e pós-produção…. não adianta querer fazer um piso quase infinito… aliás vc até pode, depois o correto seria criar uma espécie de névoa ou degrade no fundo da imagem no ps dando a sensação de distância sem que a imagem simplesmente morra do nada….

Outra coisa é você inserir ou no modelo ou no ps, vegetações rasteiras, assim fica fácil inserir um BG logo após o término do terreno e inserir depois arvores mais altas e boa..

Mas tb é importantíssimo configurar um material de grama bom no sketch para não sair um verde ultra asceso o que dificultará muiiiito na inserção de um BG, e claro, escolher adequadamente o melhor BG possível…. em termos eu diria (não a você mas de maneira geral) largar de preguiça e perder as vezes um dia inteiro só pra achar alguns bons BGs

🙂

tem algum exemplo de boas vegetações rasteiras pra inserir?? Tu tá falando de algo tipo uma “treeline” mas de vegetação rasteira?

Você deve fazer login para responder a este tópico.