Modelagem

Layers

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
    2307 Views Posts

Convidado

Alguém aqui tem algum tutorial BEM simples e ao mesmo tempo bem completo sobre layers?

O negocio é o seguinte. Eu trabalho com diversos programas e todos, se não quase todos, tem esse recurso. Até pq é uma recurso tão pratico q é impossivel ver um hoje q não tenha. Acontece q no sketchup esta sendo praticamente impossivel trabalhar com layers.

Primeiro q tem um deles q não da pra apaga nem mudar o nome q é o Layer0. Tudo bem, mas acontece q se eu não tomar cuidado tudo fica ligado a ele.

Segundo se eu criar varios layers e quiser copiar o conteudo de um para o outro para depois modificar tb não da. Acontece q o objeto sempre fica ligado ao layer onde foi criado. Se eu criar um desenho em um, gerar um grupo, copiar e tentar colar em outro layer ele só aparentemente foi, pq se eu desligar a visibilidade do layer onde ele foi criado o objeto some. E isso mesmo q eu vá no layer onde ele foi criado, selecione e copiar. Va para onde quero colar, mude o layer de trabalho e mesmo assim não muda nada. Não da pra mover objetos de um para o outro, ou pelo menos não descobri como.. e infelizmente essas coisas tornam o recurso no programa quase inutil.

Eu adoro trabalhar com layers, acho q fica tudo muito mais organizado, mas dessa forma não da.

O q eu estou fazendo é criar um layer q eu possa mudar o nome ou apagar se quiser e trabalhar nele apenas, mas é só. E aí trabalhar com objetos organizando as coisas no Outline ja q com layer ou não da mesmo, e bem q o sketchup 6 poderia ter vindo com melhorias nesse sentido, ou eu é q ainda não me dei bem com a forma dele trabalhar.

Desde ja agradeço qualquer ajuda.
      Um bom dia a todos.

Participante

Ola
      Firstr

Eu não conheço tutorial específico sobre layers, se me deres teu email posso te mandar o book do SKet Versão 4.
      Todos os Cads que conheço também tem um Layer defaullt que não podes apagar.
      Quanto às coisas irem direto para ele, é que quando se trabalha com layers no Sket se você não cria algum Layer, o que for criado vai para la automaticamente.
      O que fazer: antes de desenhar um tampo por exemplo, cria-se o layer tampo, ligue o layer, ai ele passa a ser o layer ativo. o que for desenhado vai para ele enquanto ele estiver ativo.
      Este layer você pode mudar a cor e até colocar uma textura, ai tudo que você desenhar neste layer sera com esta cor ou textura.
      Bom ai queres desenhar os pés da mesa, se não criar outro layer para isso, os pés tambem serão do layer tampo.
      Veja uma coisa: foi criado o layer tampo e pés. Ai você esta no layer tampo, O tampo ja é um grupo e você resolve fazer dos pés um grupo, agora o que acontece mesmo os elementos estando em layers diferentes, você estando no layer tampo ao criar o grupo dos pés, os pés ficarão vinculados ao layer tampo.
      Então se voçê quizer desabilitar o layer pés para desenhar outra coisa, os pés continuarão aparecendo. Ai terá que explodir e editar os pés de novo até eles ficarem no layer deles.
      Moral da história: antes de desenhar algo crie o seu layer, e ative-o, depois do desenho agrupe-o e só depois mude de layer.
      Isso é chato, ja tive que voltar atrás varias vezes, para tirar um elemento do layer errado.
      Esse processos requerem atenção durante o trabalho.
      espero ter ajudado.

Participante

Ha outra coisa, quando tens objetos num layer e quiser que eles mudem de layer faça o seguinte: selecione tudo que você quer mudar de layer. Click com o botão direito do mouse sobre a seleção e click em entity info., ira aparecer a lista de layers criados ai é só trocar.
      até a proxima.

Convidado

Cara essa ultima dica foi quente. Era mais ou menos isso q eu queria apesar de ainda achar esse lance do lauyer0 meio saco.
      Eu tenho alguns desenhos por exemplo com objetos ou grupos q teoricamente estariam em outro layer. E de fato se eu fizer isso q vc comentou e verificar as info deles os objetos estão nos seus respectivos layers, MAS se eu desligar a visualização do layer0 esses objetos tb desaparecem… Ou seja, esses objetos estão onde na verdade?

Tudo bem q é recomendável tomar certos cuidados, mas como eventualmente podem ocorrer alguma desatenção seria interessante q ele tivesse uma forma mais eficiente de manipular os layers.

De qualquer forma pelo q eu entendi da pra resumir da seguinte forma:

1- não mecha no layer0
      2- crie um novo para qualquer coisa q vc for fazer e torne esse layer ativo sempre q for trabalhar com ele.
      3- caso algo escape ou vc importe algo usando “entity info” para mover e/ou caso o objeto esteja dividido da pra explodir e mover os objetos para as layer corretas.

Pois é. Acho q é isso. Eu pequei um arquivo antigo aqui e dessa forma consegui organizar tudo da forma como queria.

Obrigado pela ajuda cara.
      Até mais.

Participante

Depois de tanto tempo, isso foi demais. A dica é a descoberta mais quente dos últimos tempos. Obrigada. Pq na verdade, não sei os outros, sempre acabo me enrolando nessas camadas, apesar de prestar bastante atenção.

Apresente-se antes de sua primeira participação. aqui
      Antes de participar leia as regras, elas lhe serão úteis. aqui
      Para postar imagens vejam as dicas aqui

Visualizando 4 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.