Modelagem

Medida exata até uma linha inclinada

Visualizando 16 respostas da discussão
  • Autor
    1077 Views Posts

Participante

Olá gente! Uso há pouco tempo o SketchUp por causa de alguns trabalhos de Geometria Descritiva, que ficam facilmente feitos e visualizados através deste software.

Ainda estou tendo dificuldade em algumas coisinhas que estou conseguindo resolver aos poucos, mas tem algo que ainda não consegui descobrir.

Quando se tem duas retas, digamos que perpendiculares. Como eu poderia depois de ter marcado um ponto numa das retas, colocar exatamente 10 centímetros por exemplo, desse ponto pra coincidir exatamente na outra reta sem precisar colocar um zoom altíssimo e com 6 algarismos significativos e tudo zerado? Porque isso dá uma boa perda de tempo..

Abçs

Participante

Acho que entendi (Será?)

Eu normalmente faço assim digamos:

Criei uma reta In the Blue Axis (a linha azul)
      Então pego a ferramenta Tape Measure (aquela fita métrica)
      Clico sobre a linha criada anteriormente
      Arrasto na direção que vai estar a linha perpendicular
      Digito o valor de milimetros da distância uma da outra
      Clico ENTER
      Cria-se uma linha pontilhada infinita
      Apartir desta tenho como saber onde deve ficar a outra

É isso que queres? se não é explique novamente.

Participante

Não era bem isso..
      Com outras palavras: Têm duas retas quaisquer se cruzando (retas r e s). Marco um ponto (A), digamos que há 5 centímetros da interseção das retas na reta r. Como eu faria para marcar um ponto B na reta s a 10 centimetros de distância do ponto A, criando a reta AB.

Valeu Holt pela ajuda!

Participante

Os procedimentos para marcar distancias estão corretos, mas no Sketchup uma linha quando é cortada por outra, divide esta em duas partes, portanto mesmo fazendo a marcação da distancia entre os novos pontos e desenhando uma linha de um ponto ao outro, se alinha ainda que cruza ainda estiver lá esta nova desenhada ainda sera duas.
      Para esolver isso fa da linha que cruza um grupo. Me fiz entender?

Participante

Não entendi arqpadao..
      Como assim fazer da linha que cruza, um grupo?
      E como vou fazer a marcação da distância do ponto B, de 10 cm da A?
      Muito complicado isso.. rs

Valeu

Participante

me adiciona no msn e tento te explicar.
      arqpadao@hotmail.com

Participante

Vou tentar ser o mais claro possível..

Partindo do ponto B, eu quero marcar um ponto A na reta r, com 6m do ponto B.
      É como se eu pudesse clicar no ponto B com o lápis, levar o lápis até a reta r, apertasse o shift para eu poder clicar onde for que vai estar na reta r, e com exatos 6m do ponto B.
      Me entenderam?
      É possível isso?

Valeu gente!

Participante

Ali para medir eu usei a ferramenta Tape measure que é aquela fita métrica.

Qualquer dúvida é só falar.

Participante

Olha , , eu devo estar muito estupido .. pq nao consegui chegar ao pedido .. mas o caso é de exatidão no tamanho ou de coincidir pontos? Pq realmente se te m que ligar essas duas retas, sendo na b a altura exata em que 6 m bastem para chegar na r .. o lance da fita métrica é tranquilo .. e se trantando de axatidão de tamanho .. é só digitar o valor que quer … tipo seleciona o primeiro ponto , alinha a reta na direção que quer .. . digita o valor e enter .. vai ser exato.

Desculpe qualquer bobeira ! 😆

Participante

😉 Qualquer problema que der em relação a isso você consegue resolver dando uma medidas com a Tape Measure é só racha um pouco a cuca… E digamos que acaba sendo difícil de explicar aqui pelo fórum :S
      Sempre tente medir puxar de cá e de lá antes de postar.

Participante

Tipo, o negócio é conseguir automatizar pra colocar um valor qualquer, e esse valor bater em cima da outra reta. Se eu apenas digitar um valor da maneira convencional da Tape Measure, pode ultrapassar a reta ou ficar antes, e não coincidir como eu quero. E o caso é de exatidão no tamanho. Como falei, o valor tem q ficar em cima da outra reta. E se olhar melhor, o valor pode ter dois pontos na reta: um mais pra baixo e outro mais pra cima, sacam?
      Não sei se to usando da maneira errada a Tape. Eu achei na hora que você postou, que a Tape servisse para eu sempre que marcar de um ponto qualquer um valor, o valor fosse coincidir em cima da reta que eu tivesse posto a Tape, entenderam isso? Como se a Tape fosse um fixador também, e não uma referência.

Participante

Fala, pessoal.

Bem, na “minha” geometria, isso se consegue desenhando um simples círculo, com o centro no ponto “B”, cujo raio é a medida desejada (os 6m no caso). Basta o círculo estar no mesmo plano formado pelas retas “s” e “r”.

Assim, os pontos de interseção entre o círculo e a reta “r”, com toda certeza, estarão a 6m do ponto “B”. E isso também funciona fora do SketchUp, usando papel, lápis (ou lapiseira) e compasso, ok?….rsrs

Valeu!

Participante

Gyrados, deppois de nossa conversa pelo msn conseguiste resolver seus problemas de desenho?

Voltando a questão de trigonometria e tentando matar de vez esta discussão, como bem colocou o lexqui. vai ai o demosntrativo da solução.

Participante

Lexqui, muito obrigado por essa solução, tão simples, rápida e prática! Era exatamente isso que eu estava querendo!! =D
      E valeu também arqpadao por toda paciência comigo lá no msn, e também me ajudou a conseguir fazer a linha se dividir automaticamente (bastava utilizar a versão mais recente do Sket). Holt e phmeier, valeu também!
      Tudo resolvido sim, até agora.. rs

Abração galera! 😀

Participante

Nossa arqpadao nunca iria pensar nisso” Foi um Prazer ajudar.

Como se a Tape fosse um fixador também, e não uma referência.

O Tape é uma referência só…

Participante

Parece que o assunto está encerrado satisfatoriamente, e sou novo no SU, mas gostaria de submeter à opinião dos colegas uma outra solução:
      Traço a reta “r” vertical (eixo azul), em seguida uma reta inclinada “s” ha um certo angulo qualquer, que intercepta a reta “r” em algum ponto, na tela ou fora dela. Marco o ponto de partida X na reta “r”; inicio do ponto X, a minha reta de intercepção “C”, de comprimento especificado, numa direção aproximada qualquer buscando a reta “s”, não importando se alcançando-a ou não (o comprimento de “C” é defindo) digitando o valor de “C” e dando ok. Seleciono a reta “C”, escolho “girar”, coloco o centro do transferidor de girar, no ponto X, alinho com a reta “C”, giro até alcançar a reta “s” e dou ok. Pronto! Não sei que atende também ao que o Gyrandos quer.

Participante

Era exatamente o que eu estava fazendo… até ler sua resposta, aqui na segunda página…
      Quase paguei mico colocando uma imagem quase igual a sua arqpadao!

Abraços a todos,
      Eug

arqpadao escreveu:
      Gyrados, deppois de nossa conversa pelo msn conseguiste resolver seus problemas de desenho?

Voltando a questão de trigonometria e tentando matar de vez esta discussão, como bem colocou o lexqui. vai ai o demosntrativo da solução.

Visualizando 16 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.