Modelagem

Modelagem da Informação no SketchUp

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Bruno Siller 3 anos, 7 meses atrás.

• Autor
     |  194 Views Posts

Quando o SketchUp foi inventado mais de uma dúzia de anos atrás, a nossa equipe imaginou uma ferramenta que seria simples de aprender e simples de usar, mas poderoso e capaz de construir modelos complexos de todos os tipos de coisas do mundo real. SketchUp, nós sonhamos, seria uma ferramenta que fez a concepção, a construção e a operação das coisas mais fáceis, mais rápidas e mais eficientes. Talvez , mesmo, mais divertidas.

Texto traduzido. Leia mais aqui.

Acho meio absurdo já chamar isso de “Modelagem da Informação” ou BIM. E acredito que antes disso a equipe deveria se esforçar para melhorar a modelagem orgânica no programa. Mas, avanço é avanço.. Vamos ver no que dá.

O Sketchup foi criado para ser prático e ao mesmo tempo genial na sua forma de modelar. Sketch = rascunho UP= cima Um ótimo rascunho. Se queremos trabalhar com objetos orgânicos, creio que ele não é o ideal.

Mas o que me anima é ver o programa de atualizando todos os anos.

~Sketch = Rascunho~
    Rascunho com o famoso 5D?
    Acho mais util modelagem organica… Ter que depender de plugins, ou até mesmo da criação no 3DS Max para exportação pro sketchup, e isso acaba deixando o trabalho um pouco mais complicado para quem trabalha com arquitetura e quer sair das retas.
    Eu já fiz uso de bastantes programas de modelagem 3D.. Pra arquitetura, sem dúvida o Sketchup me agradou mais, porém sinto falta de algo orgânico sem depender do Artisan, 3DS Max e até Round Corner.

Acredito que o BIM seja o futuro do SU. É um caminho sem volta e necessário para seus usuários. A grande maioria dos profissionais de outros países está migrando por pura necessidade para a plataforma BIM e está fazendo isso por meio de ferramentas pouco intuitivas e que, apesar de toda sua lógica integrada, continuam sendo utilizadas da mesma forma que os CAD”s 2D. São ferramentas que representam para o profissional algum tempo na edição dos desenhos, mas não são instrumentos práticos para a construção integral da forma. A prova é que muitos ainda fazem seus estudos iniciais de forma no SU e o desenvolvimento posterior na sua plataforma BIM de preferência. Para os interessados na questão, recomendo os artigos do professor Dennis Fukai, do insitebuilders.com. O professor Fukai vem desenvolvendo um importante trabalho por meio da publicação de livros e artigos voltados para a utilização do SU como ferramenta efetiva de construção no canteiro. Ele é ainda um crítico voraz do BIM que conhecemos.

Concordo com o BrunoSiller, creio que eles poderiam se preocupar com a ampliação da capacidade do SKT com arquivos grandes, orgânicos, uma versão 64bits também antes de se “jogar” no BIM.
    Sim, programas específicos para bim, como o Revit da Autodesk, não são nada intuitivos quem dirá simples de se aprender, porém o BIM não se trata apenas de facilitar o desenho em si, mas sim de toda informação que está dentro do modelo, como quantitativos de material de todos os elementos inseridos no desenho, entre outras possibilidades como simulações e encontrar incompatibilidades de projetos!
    Só de não perder tempo fazendo o levantamento de quantitativos ja poupa um tempo precioso na elaboração do orçamento!
    BIM é um “modelo de construção” não basta sair modelando, ele necessita de um planejamento muito diferente de um projeto feito em CAD”s 2D, pois para fazer um projeto em BIM, é necessário conhecer o processo da construção física. Não basta ser um “cadista”, BIM está além do desenho, é um verdadeiro banco de dados!

Pois é Kassio. Agora mesmo estou fazendo um projeto com telhas modeladas em um computador razoável e estou tendo dificuldades de desempenho.
    Tal dificuldade que não encontro no 3DS ou até mesmo Autocad.
    Não sou contra a implantação do BIM, pelo contrário.. Sou a favor. Porém seria mais a favor no melhoramento da plataforma do Sketchup.
    Mas como eu disse… Melhoramento é melhoramento. Vamos ver.

Você deve fazer login para responder a este tópico.