Modelagem

Modelagem de Engrenagem

Visualizando 7 respostas da discussão
  • Autor
    1495 Views Posts

Participante

Pessoal, bom dia. Estou precisando aprender a modelar engrenagens. Alguem sabe como fazer, pois já procurei tutorial sobre o assunto e não encontrei. Desde já agradeço a ajuda e atenção dispensada.

Participante

pegue as medidas corretas e mãos a hobra, pegue seu pc, escolha ferramenta line vai lá… Existem ferramentas que facilitam isso, mas pelo jeito você não as conhece, como por exemplo circle, protector, intersect with model, o que eu realmente recomendo é que comesse a estudar o sketchup. Pois muito vem pra esse software com a ilusão de que é uma coisa fácil e qualquer um pode.
      Poder até pode, mas se quizer ficar profissional mesmo e fazer o que fazemos, há uma grande trilha a percorrer, tutoriais são o que não faltam, tem livros, tem videos, tem aqui mesmo na comunidade várias dicas e tutoriais.
      Então mãos a hobra.

Participante

Eu trabalho com desenho mecânico e te digo, o melhor é desenhar no autocad e depois estrudar no SU. Não que o Su não sirva pra isso mas o autoCad se tem mais precisão e facilidade para executar este tipo de desenho. Uma vez definido uma vista é só exportar pro SU e fazer a festa. Dá um tempinho que eu vou fazer um tutozinho, dai eu posto aqui, ok?

Participante

iBRAUNA, Boa noite. No momento estou trabalhando com modernização de equipamentos antigos e a empresa não quer comprar o autocad e só me permitiu instalar Sketchup por ser gratuito; então não tenho outra saida. O que puder ajudar agradeço….

Participante

goulart
      procure na rede, existem muitos cads gratuitos, acredito que vais achar um que lhe serve.

Participante

Olha jgoulart, o mais difícil vai ser um dente com precisão. Se conseguires isso, o resto é fácil demais:
      1 – Clique na ferramenta ;
      (Dica: Quando clicar na ferramenta antes de clicar na tela digite , olhe que isto será escrito no campo de texto, no canto inferior direito. Isso fará teu círculo ficar com menos arestas);
      2 – Tente começar a fazer o círculo na interseção dos três eixos, red, green e blue, isso vai facilitar o desenho;
      3 – Ainda segurando o círculo pelo mouse, digite o raio do teu círculo e dê ;
      4 – Pronto já temos o círculo, o seu centro deve estar na interseção dos três eixos. Agora vamos fazer o dente da engrenagem;
      5 – (Faça essa parte fora do círculo) Com a ferramenta desenhe um quadrado/retângulo com as dimensões externas de um dente da peça;
      6 – Clique na ferramenta “select” dê dois cliques no quadrado/retângulo que você desenhou, ele ficará selecionado e seus contornos ficaram azul.
      7 – Clique na ferramenta – passe na linha que está paralelamente mais próxima da borda do círculo e veja que se vc colocar o cursor no meio da linha vai aparecer um quadradinho azul claro indicando que ali é o centro da linha. Clique no local do quadradinho e vc amarrará o movimento pelo ponto médio da linha;
      8 – Arraste o dente até a borda do círculo;
      (Tente colar o dente na borda do círculo no alinhamento de um dos eixos red ou green)
      9 – Selecione somente o dente com dois cliques da ferramenta ;
      10 – Clique na ferramenta e clique na interseção dos três eixos;
      (antes de outra coisa dê um clique no do teclado, isso fará uma cópia automática do dente)
      11 – O programa está pedindo outro ponto para rotacionar, portanto clique no ponto médio da face superior do dente (mesma coisa do passo 7) e arraste pra um dos lados. O dente deve estar duplicado e querendo que vc escolha um local para fixá-lo.
      12 – Agora antes de clicar em qualquer outra coisa tecle no “x” do teu teclado e em seguida digite quantos dentes a peça deve ter. Ex.: x12;
      (Isso fará o programa destribuir sozinho doze dentes a mais pela borda do círculo).
      13 – Agora use a ferramenta e faça a extrusão da tua peça na altura desejada.
      Fora os ajustes é isso. Fácil né não… hehehe
      Agora no sério. Temos algumas dificuldades para que fique uma peça perfeita: Tem que ter certa habilidade pra fazer um dente com as pontas curvas por exemplo, no autoCad isso é super rápido. Com o tempo vc descobrirá como transformar os dentes e o círculo numa peça só. Tem que fazer alguns cálculos (talvez meio complicados) para saber quantos dentes podem ser dispostos durante a borda do círculo. Enfim alguns probleminhas que só serão superados com o tempo de experiência que vc terá com o sketchup. Se quiser mais dicas me adiciona no skype o meu é inacio.brauna
      Espero ter ajudado e boa sorte.

Ah dá uma olhada nesta animação do youtube

Participante

iBRAUNA copiei todas as dicas, os calculos de diâmetro e tamanho de dente eu conheço, e como o meu objetivo é fazer apresentações de como vai ficar a reforma/modernização do equipamento para o cliente, acredito que suas dicas vão atenter perfeitamente, Logo te retorno. Valeu.

Participante

Pessoal, tb. Sei que to sumido. Minha região ñ tem linha pra net a mais de 6 meses e o 3G é pessimo. Procurei por muito tempo algo relacionado a mecânica e ñ encontrei. Agora venho divulgar um site que possui alguns plugins interessantes. Modelagem de engrenagem ( vc pode especificar até mesmo o diâmetro do eixo e o tamanho da chaveta), modelagem de rasgo de chaveta e um muito bom para estruturas metalicas parecido com o Profile Builder. Para que gosta de mecânica, aproveitem. O site é este.http://www.ohyeahcad.com/download/index.php

Visualizando 7 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.