Modelagem

Modelagem de luminária explodida – HELP

Este tópico contém respostas, possui 3 vozes e foi atualizado pela última vez por  Daniel Riglione Reple 4 meses atrás.

• Autor
     |  561 Views Posts

Alguém tem ideia de como fazer essa modelagem ou alguém já fez?

Não sei se alguém já modelou esta luminária, mas se você quiser modelar ela, precisará dividir pra conquistar, observar o todo em partes.
    Veja o rascunho abaixo e perceba que fica mais fácil quando se reconhece um padrão.

Após ter divido a esfera em fusos (pedaço, fatia, etc) e os fusos em peças, você cria um grupo para apenas um fuso, transforma as peças em componentes, cria cópias circulares em volta do eixo da esfera e modifica um pouco a rotação de cada peça pra ficar mais próximo da realidade.

Você usará as ferramentas básicas do SketchUp e precisará de plugin apenas para rotacionar cada peça individualmente, de forma aleatória e em ângulos pré-determinados por você. Eu recomendo o Scale and Rotate Multiple do Chris Fullmer.

Segue uma ilustração do que falei.

Sendo este exercício apenas para fins didáticos, a sua versão deve ter uma quantidade de arestas superior a minha (5x ou mais) para que a luminária tenha curvas e não fique com resolução baixa (poligonal), como se vê na animação.

Espero que a dica tenha lhe ajudado.

@meireles, excelente explicação!

Você deve fazer login para responder a este tópico.