Modelagem

Modelagem de luminária explodida – HELP

Este tópico contém respostas, possui 3 vozes e foi atualizado pela última vez por  Daniel Riglione Reple 4 meses atrás.

  • Autor
     |  561 Views Posts
  • #155944

    Alguém tem ideia de como fazer essa modelagem ou alguém já fez?

  • #155966

    Não sei se alguém já modelou esta luminária, mas se você quiser modelar ela, precisará dividir pra conquistar, observar o todo em partes.
    Veja o rascunho abaixo e perceba que fica mais fácil quando se reconhece um padrão.

    Após ter divido a esfera em fusos (pedaço, fatia, etc) e os fusos em peças, você cria um grupo para apenas um fuso, transforma as peças em componentes, cria cópias circulares em volta do eixo da esfera e modifica um pouco a rotação de cada peça pra ficar mais próximo da realidade.

    Você usará as ferramentas básicas do SketchUp e precisará de plugin apenas para rotacionar cada peça individualmente, de forma aleatória e em ângulos pré-determinados por você. Eu recomendo o Scale and Rotate Multiple do Chris Fullmer.

    Segue uma ilustração do que falei.

    Sendo este exercício apenas para fins didáticos, a sua versão deve ter uma quantidade de arestas superior a minha (5x ou mais) para que a luminária tenha curvas e não fique com resolução baixa (poligonal), como se vê na animação.

    Espero que a dica tenha lhe ajudado.

  • #156933

    @meireles, excelente explicação!

Você deve fazer login para responder a este tópico.