Modelagem

Modelagem de luminária explodida – HELP

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    1000 Views Posts
    • #155944


      Participante

      Alguém tem ideia de como fazer essa modelagem ou alguém já fez?

    • #155966


      Participante

      Não sei se alguém já modelou esta luminária, mas se você quiser modelar ela, precisará dividir pra conquistar, observar o todo em partes.
      Veja o rascunho abaixo e perceba que fica mais fácil quando se reconhece um padrão.

      Após ter divido a esfera em fusos (pedaço, fatia, etc) e os fusos em peças, você cria um grupo para apenas um fuso, transforma as peças em componentes, cria cópias circulares em volta do eixo da esfera e modifica um pouco a rotação de cada peça pra ficar mais próximo da realidade.

      Você usará as ferramentas básicas do SketchUp e precisará de plugin apenas para rotacionar cada peça individualmente, de forma aleatória e em ângulos pré-determinados por você. Eu recomendo o Scale and Rotate Multiple do Chris Fullmer.

      Segue uma ilustração do que falei.

      Sendo este exercício apenas para fins didáticos, a sua versão deve ter uma quantidade de arestas superior a minha (5x ou mais) para que a luminária tenha curvas e não fique com resolução baixa (poligonal), como se vê na animação.

      Espero que a dica tenha lhe ajudado.

    • #156933


      Mestre

      @meireles, excelente explicação!

Visualizando 2 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2021 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.