Modelagem

Não consigo modelar sobre arquivo dwg

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
    2145 Views Posts

Participante

Fala ae galera…

Utilizo muito o 3d max e o autocad para fazer minhas maquetes eletronicas, mas a pouquissimo tempo me rendi a praticidade do Sketchup.

“No olho” consigo até fazer umas coisas legais, mas quando tenho que ter precisão as coisas desandam…

Já segui varios tutoriais, os da google e outros encontrados na internet, e nada funciona…

Faço normalmente todo o processo de importação do arquivo dwg, desde sua configuração no AutoCad até as unidades de medida no Sketchup e escala. Mas quando ligo um vertice ao outro com o comando Line, a “parede” não se fecha como deveria…

Não sei onde estou errando…

Ai acabo tendo que fechar todos os vértices para formar a parede para depois dar o pull/push

Uma outra dúvida: como extrudar uma parede na dimensão que eu quero? Como eu faço para levantar uma parede a 3.56m por exemplo?
      Ou colocar uma janela exatamente a 1.52m de altura do piso?

Alguma luz?

Participante

Falaê!

Primeiro, sobre a importação. Se vc está selecionando as escalas corretamente, presume-se que seus objetos estejam no tamanho desejado, previsto no CAD, certo? Vc já conferiu tudo? Já usou a “trena” e confirmou as medidas?

Quanto a não fechar as áreas, repare se o desenho do CAD está sendo importado comom um grupo. Se vc seleciona uma aresta e aparece um cubo azul em torno de todas as arestas do desenho do CAD, ele está agrupado. Vc só conseguirá fechar as áreas se entrar no grupo ou explodir o grupo.

Se o desenho do CAD estiver impreciso, também pode dar problema. É comum (principalmente quando o arquivo do CAD não é nosso) que linhas venham tortas, mesmo que com ângulos microscópicos, ou que vértices venham abertos, por falta de OSNAP mesmo. Já tive problemas desse tipo.

E quanto a determinar o tamanho das coisas, o SketchUp é bastante preciso sim. Se vc quer que uma linha tenha exatos 4,675m, basta começar a desenhá-la e digitar 4,675m ou 4675mm. Se estiver desenhando em polegadas e vc digitar uma medida em metros, ou milímetros, colocando a unidade, ele aceita também. E assim funciona com praticamente todas as ferramentas.

Agora, atente para um detalhe. Vi que vc digitou medidas separadas por ponto (.). No SketchUp, diferente do CAD, as casas decimais são colocadas separadas por vírgula (,) e os valores dos eixos, por ponto e vírgula (;).

Participante

Muitissimo obrigado pela ajuda.

Com relação a escala já estava tudo ok mesmo, medidas corretas.

Eu estava usando o dwg com cada layer representando um objeto, mas todos com bondary (BO)… vou explodi-los para ver se funciona..

Não sabia dessa da virgula ao invés do ponto… valeu!!!

Vou tentar agora e ver como fica..!

Obrigado.

Após o teste…

PERFEITO!

Valeu lexqui! 1ª dúvida, solução imediata!!

Visualizando 2 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.