Modelagem

predio de apartamentos

Visualizando 19 respostas da discussão
  • Autor
    741 Views Posts

Participante

Pessoal estou fazendo um predio de 3 andares mais cobertura.
      No principio tudo bem mas a medida que vou colocando texturas e componentes vai ficando mais lento,agora já estou no fim e pra andar é um martírio,demora pra fazer qualquer operação um século.
      Tiro a côr,a textura e melhora um pouco.As vezes quando clico em algum material a tela fica branca e depois volta.
      Tem algum maçete pra fazer trabalhos com muitos componentes e texturas?
      brigadão

Participante

E é muito fácil.

Use sempre as layers para fazer suas modelagens, crie layers para grupos de componentes tipo assim:

Layer mobilia: coloque todo móvel nela;
      Layer vegetação: só com plantas;
      Layer esquadria: só portas e janelas.

Dessa forma quando vc não estiver trabalhando com isso é só desligar a layer e o arquivo fica mais leve. Esquadria e vegetação são dos que mais pesam.

Outra coisa é colocar a textura mas trabalhar sempre no modo “shaded” que é mais leve só abra o “shaded with textures” pra dar uma visualizada.

E nunca trabalhe com o “display shadows” ligado.

Espero ter ajudado.

Participante

Me explica como monto os layers,passo a passo que sou novo mas aprendo depressa,eu já tava quase desanimando.
      Procurei na tela mas n achei.
      brigadão

Participante

iBrauna

eu tbm quero saber como trabalhar com layers…
      sou novata,e estou modelando um salão de beleza, ainda estou aprendendo…

Participante

Pessoal trbalhar com layers é facil.. crie as layers :
      vai em windows – layers na janela que vai abrir clique no (+) e de um nome pra sua layer … ja tem uma layer padrão criada .. uma dica que dou de inicio é trabalhar sempre na layer padrão , na layer 0 .. deixe sempre ela marcada com a bolinha na esquerda. PQ? Bem nao sei se ja mudou e tal mas vc trablahndo numa layer tudo que jogas nela , tudo que cria é criado naquela layer ou então se vc esta com a layer parede ativa e altera algo na layer mobilia aquilo no que esta mechendo vai se associar a layer parede .. ou seja pode dar uma zona completa.

Resumindo crie as layers como achar conveniente , mas procure sempre trabalhar na layer 0 , a default. Para colcoar alguma copisa dentro de alguma layer que criou basta clicar botão direito ir em entity info e la tem uma box escrito layer clique no drop down menu e escolha layer que quer onde fique seu bloco, desenho etc ..

deu pra entender?

aff!!! ahaha !

Participante

Padao,pra colocar o material no layer clico com o botão direito aonde??
      abs

Participante

Vc não aplica o material na layer.

A idéia das Layers (q significa “camadas” em português), surgiu com os softwares CAD, e funcionam como se a gente sobrepusesse vários papéis vegetais, cada um com um tipo de linha diferente, q no final, agrupadas, formam um só desenho completo.

É como se vc desenhasse sobre vidros completamente transparentes. Na primeiro vidro, eu desenho o terreno, no segundo vidro, as linhas da parede, no terceiro, as linhas das portas, e assim por diante.

Esse princípio existe em praticamente todos os softwares gráficos, hoje em dia, seja de edição de imagens, como o Photoshop, seja em softwares de modelagem 3D, seja nos softares CAD, ou nos de gráficos vetoriais, como o CorelDRAW e o Illustrator.

Transportando esse princípio para os softwares de modelagem 3D, como o SketchUp, as camadas não são mais planos bidimensionais, mas podemos chamar de grandes caixas transparentes (que ocupam o mesmo lugar no espaço…rs), e pelas quais eu posso distribuir os objetos da minha cena. Ou seja, eu crio uma camada Portas, e nela eu coloco todas as portas do meu desenho. O mesmo com a camada parede. Nela, coloco apenas paredes.

Para criar uma Layer, abra a janela das layers, em Window>Layers. Em seguida, clicando no símbolo “+”, vc adiciona quantas layers forem necessárias. No círculo à esquerda do nome, vc escolhe a Layer ativa, isto é, a layer na qual serão criados os novos objetos. Na caixa de seleção “Visible”, vc liga ou desliga a layer, tornando-a visivel ou invisivel.

O objetivo de ligar ou desligar as layers é poder mostrar somente o que vc deseja em cada cena, em cada desenho, e ao mesmo tempo, tornar o arquivo mais leve durante a modelagem, uma vez que a sua placa de vídeo não precisa ficar processando todos os objetos do seu arquivo, enquanto vc trabalha nele.

No AutoCAD, por exemplo, é possível atribuir uma cor para cada camada, e fazer com que todas as linhas daquela camada sejam impressas com a mesma cor. No SketchUp o objetivo não é bem esse, apesar de termos a opção “color by layer” disponível.

E como falou o phmeier, depois de criada a layer, vc abre a janela Entity Info (algo como “informações do objeto”, em tradução livre) e escolhe na lista a leyer desejada para o objetos, ou os objetos.

E só pra lembrar, a Entity Info também permite atribuirnomes aos seus grupos e componentes. Isso é muito útil para selecionar o que vc quer, através da janela “Outliner”, por exemplo.

Enfim, espero ter conseguido ajudar.

Valeu!

Participante

Cara,a sua explicação sobre as camadas não poderia ser mais clara,foi brilhante,visualizei tudo mas tenho 4 meses de sketchup,acho que já consegui muita coisa graças a vocês mas tem certas coisas que são novas pra mim,vamos lá..
      Fui em layers,lá coloquei esquadrias(só escrevi) e o ponto no meio da bolinha.
      Fui em windows e cliquei em “entity info” aí abre uma janela escrito “no selection” então me embanano,não sei com sair daí e colocar minhas
      esquadrias em layers.

abs

Participante

“No selection” aparece pq vc não tem nenhum objeto selecionado.

Selecione as suas esquadrias (os objetos mesmo, as janelas e/ou portas) e então olhe a janela Entity Info. A janela Entity Info te mostra propriedades dos objetos que vc está manipulando. Portanto, para que ela te passe as informações, vc tem que estar com algum objeto selecionado. Lá ela te diz qual a Layer do objeto, qual o nome (ou nome e apelido, no caso de componentes), se o objeto está oculto, entre outras coisas.

Participante

Só ilustrando o que os colegas falaram.

Primeiro faça o seu desenho normalmente na layer 0.

Em seguida crie a layer desejada (no caso foi a layer “esquadria”).

Selecione todo o objeto (linhas e faces) e crie um grupo.

Para alterar a layer do grupo basta selecionar o objeto e ir no menu de layers e escolher a layer desejada, a partir dai o seu grupo passará a ser do layer que você definiu.

Para “esconder” a layer, basta ir novamente no menu de layer e desmarcar o quadrinho do visible correspondente a layer que você não quer visualizar.

Participante

Deu certo,agora é só treinar com a ferramenta,brigadão.
      Ah! aproveitando,sabe como eu mantenho o traçejado no desenho,tipo coisas que estão acima de 1,50 não aparecem na planta mas para marcar o traçejado é importante,isso acontece na projeção dos beirais

Participante

Outra forma muito boa de organizar e tornar mais rapida sua modelagem é fazer o uso do Outliner, que funciona mais ou menos como Layer, mas voce nao precisa criar as Layers, ele organiza em forma de componentes e grupos, e particularmente eu prefiro trabalhar com o Outliner por ser mais prático.
      É bem interessante, testem!

Participante

Fala, Sterf.

Na verdade, o Outliner é um gerenciador de objetos. Isto é, ele lista todos os grupos e componentes do seu arquivo, permitindo que você selecione ou desselecione os objetos da sua cena. Ele tem papel bem diferente das layers.

Por sinal, usando apenas o Outliner não é possível saber a qual layer um determinado objeto pertence. Em programas como Corel, isso é possível, pois ele lista lá a “Camada 1”, e abaixo, todos os objetos da “Camada 1”; “Camada 2”, e abaixo, todos os objetos da “Camada 2”.

Para usar o Outliner corretamente, seus grupos e componentes precisam estar sempre nomeados corretamente, caso contrário, vc não saberá identificar o objeto que vc deseja selecionar, pois aparecerá apenas uma mega lista com vários “Group” ou .

Imagine que vc tenha 64 cadeiras em um ambiente, e queira esconder 32 à sua escolha. Pelo Outliner, vc teria ir selecionando uma a uma, verificando se a cadeira q vc selecionou é de fato a q vc queria selecionar e em seguida, dar o comando “Hide” nelas. Se vc colocar as 32 cadeiras em uma layer, vc pode sempre esconder ou mostrar, quando quiser, com apenas um único clique.

Na verdade, o uso de um não elimina o uso do outro, e todos auxiliam na organização do arquivo. O importante é saber exatamente a função de cada ferramenta do programa, para poder dar fluidez ao seu trabalho.

É isso… Valeu!

Participante

Ah, só pra completar, o Outliner só mostra faces e arestas agrupadas ou componentes. Faces e arestas soltas no arquivo não são listadas.

Participante

Pô Alex, brigadão cara, você acabou de tirar até uma dúvida que eu tinha com essa explicação, valeu mesmo.
      Pois é, eu faço sempre o uso de Layer e Outliner, aprendi com o tempo que é extremamente crucial termos uma modelagem perfeitamente organizada, pois aumentamos nossa produtividade e maximizamos o tempo de trabalho!!!
      Valeu mais uma vez

Participante

gente, q tudoo,essas informações, pq fica dificil ir modelando ,com um monte de coisas na frente…..kkkkk
      agora só falta eu seguir as dicas de layers,e ir pra festa..rsrsrs
      espero q consigo fazer direitinho…acho q entendi… mas,vamos ver lá na pratica!!!

Participante

E o traçejado como faço???

Participante

Fala, macintosh.

Indicar projeções por linhas tracejadas, até onde sei, não é possível no SketchUp, uma vez q o objetivo dele não é fazer desenhos técnicos.

Eu não sei se o Layout tem algum recurso desse, pois nunca usei. Sempre q faço desenhos técnicos de fato, utilizo o AutoCAD.

Valeu.

Participante

É ,vou ter que aprender o autocad…….

Participante

existe um plugin que faz linha stracejadas ..

Visualizando 19 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.