Modelagem

Problemas com ângulos

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
    648 Views Posts

Convidado

Olá

Estou desenhando um toldo, daqueles do tipo de acampamento, de formato hexagonal, porém não estou conseguindo deixá-lo dobrado, como se estivesse armado, em formato de “A”.
      Se traço um linha no meio dele e puxo pra cima, suas larguras são alteradas, aumentando de tamanho.
      Se corto ele no meio e giro as metades dele para baixo, elas acabam não girando no eixo, que no caso, seria o corte que eu fiz.
      Não consegui montá-lo já no ângulo que desejo pois não consigo ter uma precisão de suas reais medidas.
      O que estou fazendo de errado? Como faço para desenhar na medida que desejo se ele estiver a 45 graus do chão?

Abraços e obrigado,

Flávio.

Participante

Talvez o problema seja que alguma linha diagonal do hexágono esteja inteira, todas elas devem possuir um endpoint no centro.

Eu simulei seu toldo da seguinte forma:

1- gerei um hexágono com a ferramenta Polygon e digitando 6s (6 sides);

2- com a ferramenta Line tracei uma diagonal completa;

3- depois tracei a segunda diagonal em duas etapas, de um vértice até o centro e do centro até o vértice oposto;

4- o mesmo procedimento para a terceira e última diagonal;

5- com a ferramenta Move/Copy posicionei o cursor sobre o cruzamento das diagonais, cliquei e arrastei o ponto de união delas para cima, se preferir, após iniciar o movimento pressione e solte a tecla “seta para cima” para restringir o movimento no eixo azul.

Boa sorte

Convidado

Olá Letake.

Tentei fazer do jeito que me explicou, mas não sei se fiz errado ou não, mas o meu resultado não era o que eu desejava anteriormente.
      Só para confirmar: pretendo fazer no Sketchup algo parecido como esta foto, ( http://www.backpacking.net/makegear/cat-tarp/tarp-set-up_small.jpg ) porém precisarei ter as medidas exatas das laterais que estarão caindo para baixo, pois quando faço no plano e vou deixar em ângulo, acabo perdendo suas reais medidas.

Abraços!

Participante

Prezado Flavio,

Abaixo esta o arquivo que fiz conforme a imagem que passou… não fiz o caimento da lona no decorrer do fio, mais foi feito de maneira simples..
      1- criei o exagono
      2- extrudei até a altura necessária
      3-criei linhas perpendiculares para determinar a espessura da lona (esta meio exagerada pode-se melhorar)
      4-apaguei as linhas que estavam sobrando!

Se não entender, me avisa que eu faço um passo-a-passo no SU pra vc!

pegue aqui o arquivo

Abraços
      ERJKILLER-2007 😉

Convidado

Olá!

Obrigado pelo modelo, ErjKiller! Porém, eu posso aumentar o comprimento e diminuir a largura e ainda poder colocar o toldo em qualquer ângulo em relação ao chão?
      Um passo a passo seria muito bem vindo!

Obrigado,

Flavio

Participante

Prezado Flávio,

Antes de mais nada, crie um grupo da figura
      1. selecione todo o toldo;
      2. clique sobre a seleção com o botão direito do mouse e selecione MAKE GROUP;
      3.Você pode redimensionar utilizando a ferramenta SCALE;
      4.Quanto a modificação do ângulo, você pode utilizar a ferramenta MOVE/COPY, basta escolher o lado e rotacionar.

Espero ter auxiliado!!!
      Abraços
      ERJKILLER-2007 😉

Convidado

Sou novo aqui no fórum, e faz mais ou menos uma semana que estou tralhando com o SU e gostaria de estar compartilhando o conhecimento com todos aqui.
      Bom, sobre esse problema com ângulo, eu não consegui fazer o que ErjKiller falou, talvez fiz alguma coisa errada, mas achei outra forma de fazer o seu toldo Flávio, ai vai os passos:

1 – Crie o hexágono
      2 – Trace uma linha (com a ferramenta Line) no meio do hexágono (entre duas extremidades)
      3 – Selecione a ferramente Rotate e faça com que o cursor fique na vertical e segure a tecla shift. Vá até o desenho (na Face) e solte a tecla shift ( lembrando q o rotate deve continuar na vertical ) em seguida clique na face (no cursor aperece – On Face). Nisso vc terá q clicar no 2 ponto, tb na face. Agora é só vc digitar o ângulo.
      4 – Agora o hexágono deve estar formando um ângulo. Mas será necessário você rotacionar ele todo novamente, para alinhar com o chão. Pronto!

OBS: Lembre-se de soltar a tecla shift na hora de clicar na face, pois senão você irá criar uma cópia da face.

Qualquer coisa, só avisar.
      Abraço!

Visualizando 6 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.