Modelagem

Referente ao Modelagem no SU

Visualizando 19 respostas da discussão
  • Autor
    660 Views Posts

Participante

Boa Noite Padão,

Gostaria de uma ajuda de V.Sª referente a modelagem no SU. Tenho notado que preciso aperfeiçoar mais ainda minhas habilidades em modelagem. Para tal, comprei o Livro: Sketchup Pro 7 passo a passo que tem como autor João Gaspar. Pelo fato Padão de estudar sozinho em casa, e não ter uma orientação ou mesmo uma pessoa pra trocar idéia, pergunto a V.Sª: É esse o caminho que devo seguir para melhorar na modelagem de meus desenhos? Existe outro tipo de livro que seja mais explicativo do que este que comprei ? Com vossa grande experiência, mim ajude nessa orientação. Como devo proceder? como faço para melhorar meus desenhos? aonde busca ajuda em exercícios que mim façam aprimorar na modelagem dos meus desenhos.

Desde já agradeço e confio que V.Sª possa mim dá uma boa orientação, pois sou aposentado e também apixonado pelo SU, mais reconheço que para chegar a um nível melhor, tenho que melhorar e muito em modelar os desenhos.

Abraço,

alagoaro

Participante

alagoano este livro do joão gaspar é muito bom, ele aborda todos os comandos do su de forma bem detalhada.

O aperfeiçoamento de qualquer atividade se baseia em estudo e prática, recomendo que procure no google imagens por planta baixa, irá encontrar diversas plantas humanizadas de casas ou apartamentos a venda.
      Voce pode modelar essas plantas, até respeitando os mobiliários.

Acho que o que você fez é um ponto crucial no SU, muitas pessoas chegam aqui usando o sketchup a duas ou três semanas e querem algum tipo de ajuda com render, sendo que o que precisam na verdade é melhorar a qualidade de modelagem.

A riqueza de detalhes é muito importante para um resultado final de uma imagem (seja render ou não). Atente-se sempre a isso.

a um tempo o padão pediu a colaboração com tutoriais, e eu me disponibilizei a ajudar, em breve postarei na seção de tutoriais um review sobre as ferramentas do su separadas por categoria.

Participante

Bom dia Sette,

Agradeço ao amigo pela franqueza nas palavras. Vou sim procurar Plantas baixas e modelar alguns trabalhos para cada vez mais mim aperfeiçoar na arte de modelar. Como te falei não tenho ninguém aqui na minha cidade que possa trocar opiniões e dicas, certo. Espero contar com vc para avaliar os meus trabalhos de modelagem.

Desde já estou a disposição também do amigo.

OBS: Se o amigo precisar de uma cópia deste livro, mande seu nome e endereço completo, que mandarei xerocar o mesmo e lhe enviarei pelos correios com grande satisfação.

Abraço

alagoano

Participante

Boa Tarde Alagoano, concordo com o que o Sette falou, e me parece tbm que o Andeciuala (http://andeciuala.blogspot.com/) vende um curso de Sketchup por DVD, além do VRay for Sketchup. Tente entrar em contato com ele se lhe interessar. Vale muito a pena!

Participante

Ola Alagoano, demorei…
      Não sei se em sua cidade ou arredores tem um curso de Sketchup.
      Um curso (presencial, melhor ainda) se aprende mais rápido e muitas perguntas são repsondidas. No meu curso que é presencial, mostro muitos truques e dicas de uso do Sketchup, que com certeza não se acha nos tuts.
      Mas na falta de um curso, leia, pesquise, veja vídeos, que vais aprender bastante.
      Veja no meu hd virtual, vais encontrar tutoriais inclusive em português..

Participante

Há, por favor, V.Sª é forte vou me sentir peça de museu assim.
      pode me chamar de Padão ou Fernando…

Participante

Outra dica importante é saber organizar sua modelagem, com layers, componentes e grupos, de forma que os objetos sejam independentes entre si, facilita para futuramente texturizar ou renderizar, sem falar que voce pode habilitar/desabilitar determinados objetos para uma visualização específica ou para deixar o arquivo mais leve para continuar modelando.
      E com certeza muitas coisas você só aprende na base de erro ou com alguém te dando essas dicas.

Sempre que tiver alguma dúvida de como se modela algo ou se travar em alguma operação dê uma pesquisada no fórum, se for um caso específico mostre com alguma imagem sua dúvida, que eu e muitos usuários termos o prazer em responder.

Participante

Sette, Boa tarde.

Agora tenho certeza que meus 57 anos de idade, 10 de aposentado, não vou ter muita dificuldade em aprender muito mais a modelar no Sketchup, pois com o incentivo de todos vcs e as orientações, estudadrei mais ainda. Padão perguntou se na minha região tem curso de SU. Somente em BH que tem tal curso. Eu comprei o curso em vídeo da Render: Curso Sketchup 7 Essencial, e outros materiais que tenho vou mim virando. Pretendo comprar o curso em DVD do Andeciaula.

Grato pela força de todos.

alagoano

Participante

Padão,

Mim desculpe mais a minha intenção não foi colocá-lo tachá-lo de velho não, é que aprendi que pessoas que mim tratam com deferencia merecem serem tratadas por Vossa Senhoria.
      Outra coisa, estou querendo fazer o download de um Script que faz curvas bezier, mais não consigo entender: Lá fala que após fazer o download do script tem que colocar o mesmo na Pasta de Scripts do Sketchup, que está na mesma pasta em que eu fiz a instalação do softwere. Se puder mim dê mais essa orientação.

Aqui na minha cidade não tem curso de sketchup e não tem ninguém que trabalha com o mesmo. Vc não tem um curso em DVD que eu possa comprar, inclusive com suas dicas?

Desde agradeço a paciência que tem tido comigo e também as orientações que tenhe mim dado.

Abraço

alagoano

Participante

kkkkkkkkkkk
      alogoano, estava pegando no seu pé, estava brincando contigo, até porque isso não me atrapalha em nada, é que fazia muito tempo que não ouvia ou via o termo.

Quanto ao plugin, de onde baixou? do site do google sketchup?
      tem um link la que fala de plugins e entre eles tem esse do bezier, e se não me engano eles falam que devem ser instalados outros que são importantes para que tudo funcione correto.

Mas o bezier pode e deve ser instalado na pasta plugins do Sketchup.
      veja:

Scripts do Ruby de amostra
      Paramétrico
      Para poder usar alguns outros scripts desta página, você precisa instalar este script.
      Fazer o download do script “parametric.rb”
      Bezier
      Uma ferramenta para criar curvas de Bezier em duas ou em três dimensões. Uma vez instaladas, as curvas de Bezier (Bezier Curves) aparecem como um item do menu Desenho. Este script também é um pré-requisito para o script “onion_dome.rb” abaixo.
      Fazer o download do script “bezier.rb”

Participante

Padão,

Já consegui, graças a sua orientação, baixar o script Belzier. Ele vai dereto para o Draw do SU. Muito bom mesmo. Baixei também um plugin que chama-se: “multiple pusch/pull, vc seleciona várias faces de paredes, por exemplo, e ele pede a medida ai extruda todas ao mesmo tempo.

Grato, mais vc continua sendo Mais que V.Sª.

abraço

alagoano

Participante

Boa Tarde Padão.

Acabei de modelar uma casa e estou postando no Forum para vossa avaliação. Não sei como postar o arquivo por isso salvei em Jpeg e estou enviando para criticas e sugestões. Tenho estudado bastante e praticado a modelagem no SU.

abraço

alagoano

Participante

Ola Alagoano
      è isso ai, exercitando bastante que se vai longe.
      Atente para a txtura de seu páteo.
      a cerca que fecha o alpendre esta muito pesada, com madeiras muito grossas.
      o seu telhado precisa de volume, as àguas são apenas lâminas.
      seu esforço será recompensado.
      parabéns.

Participante

Boa Noite Padão,

Seguindo seu conselho referente ao telhado, apliquei um pusch pull nas telhas e realmente ficaram diferentes, pois as que coloquei anteriormente estavam como “láminas”. Vê se melhorou mais a aparência do telhado.

Abraço

alagoano

Participante

Boa noite Sette,

Gostei da suas dicas referente ao telhado, agradeço muito. Olha como estou sempre recorrendo a vc, não tenho vergonha alguma em te perguntar: Tenho muita dificuldade no Sketchup com referência a “inclinação”. Ex: faço um retângulo nos eixos x,y depois faço extrudo em 15 cm. Faço uma linha no mid point deste retângulo, e com a ferramenta “move” levanto no eixo Z – azul, a altura 30cm. PERGUNTO: Este telhado tem uma altura de 30 cm, e qual a “inclinação” dele. Sette, no Auto Cad eu sei como achar a inclinação do telhado, mais no SU não sei não. Outra coisa: Faço um telha no eixo x,y e como faço a Inclinação da telha para que se encaixe no telhado que fiz de 30 cm de altura. Amigo desculpe fazer estas perguntas, mais vc tem me ajudado bastante e mim tire mais esta dúvida. No auto Cad eu sei alinhar a telha que está no eixo x,y ao telhado que está inclinado.

Abraço e aguardo sua preciosa ajuda.

alagoano.

OBS: Tenho estudado sempre seu tuto referente ao telhado. Muito bom aquele tuto. Sete vc falou que ia colocar no setor de tutorial, um referente a disposição das ferramentas do SU. Pergunto se o amigo já colocou.

Participante

Na verdade não precisa usar o push pull para se fazer o telhado.

Geralmente eu maro a linha da cumeeira, e faço a inclinação da seguinte forma.

Por exemplo se voce quer uma inclinação de 30% para cada 1 metro sobe 30cm.

Veja

No midpoint da linha de cumeeira eu faço uma linha no eixo vertical em uma distância qualquer.
      No midpoint da linha do beiral eu traço 1 metro em direção a linha de cumeeira, em seguida eu traço a minha inclinação no caso 30cm e vai dar os meus 30% de inclinação, em seguida eu traço essa linha determinada pela guia rosa que é paralela com minha ultima linha traçada. até que ela se cruze com a linha vertical do beiral.
      Depois disso é só fechar o triângulo e usar o push pull para terminar o telhado.

obs, as linhas de guia podem ser feitas nas extremidades também.

com relação ao tutorial das ferramentas ainda não tive tempo de produzir, mas assim que possivel o farei.

Para inserir as telhas corretamente tenho um tutorial onde ensino a criar um componente de telhas que ja alinha automaticamente na inclinação.

veja: http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?topic_id=2768&forum=16

Participante

Boa tarde Sette,

Muito Obrigado mais uma vez por sua orientação clara e precisa. São pessoas como vc que fazem que iniciantes como eu não desistam nunca de aprender. Vc é uma pessoa iluminada, como Fernando Padão, onde o conhecimento que tem distribui em forma transmissão aos outros.

Parabéns amigo

Abraço

alagoano

Participante

Bom, alagoano eu até tinha a opção de mecher com o sketch por cursos aqui na minha cidade, mas o que há de opções de cursos, são sempre mais básicos, e como o sketch tem uma interface bastante dedutiva me neguei a fazê-los, e não me arrependo, o segredo para pegar uma certa prática, velocidade e alguns macetes dentro do sketch, é realmente trabalhando nele.

ai conforme vc for desenvolvendo vai surgir perguntas, tipo assim:

Uai, toda vez que importar essa planta eu preciso ficar fazendo as linhas nela tudo de novo para criar faces???

ai vc posta a pergunta aqui, e alguem vai te responder…
      Não cara usa o plugin makefaces que ele faz isso pra vc ne 1 minuto.

depois vc vai querer criar janelas e portas, ai vc vai ver que modelar esquadrilhas toda vez da trabalho, ai vc vai vir aki perguntar se tem um jeito mais rápido…
      Alguém irá te responder que vc pode criar blocos para usá-los sempre para facilitar na hora de fazer janelas, ou te recomendará alguns plugins como, 1001 bit Tools ou Make Door ou make Window.

ai assim vc vai desenvolvendo, ficando + rápido.

Convidado

Eu acabo de baixar o sketchUp. Estou achando super interessante, mas não consigo baixar o plugin Belzier. Eu gostaria de modelar algumas peças e não consigo sem isto. Vc pode me ajudar?

Apresente-se antes de sua primeira participação. aqui
      Antes de participar leia as regras, elas serão muito importantes para entender como o fórum funciona. aqui
      Para postar imagens vejam as dicas aqui

Att,
      Marlonn H. Ferreira Zanela – Moderador

Participante

Acho que eu consigo te ajudar carioca, mas com o cadastro completo e com pelo menos um apresentaçãozinha :).
      Forte abraço..

Visualizando 19 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.