Modelagem

Superfícies criadas com a ferramenta line

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Autor
    1922 Views Posts

Participante

Galera, tenho observado no youtube que muita gente consegue criar superfícies usando apenas a ferramenta line. Não se trata de polígonos feitos em um dos planos ortogonais do espaço de desenho do SU mas sim superfícies irregulares. Observei isso em vários vídeos onde o cara modela carros com essa técnica, como nesse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=tzjA0GPdQrw&feature=related.
      Mais especificamente quando ele começa a modelar os panos que formam a superfície do carro. Os vídeos são muito rápidos e não dá pra ver direito os comandos, só dá pra ver ele modelando.
      Estou precisando criar uma superfície mas com a ferramenta sandbox não fica do jeito que eu preciso. A única alternativa seria usar essa técnica do vídeo.
      Aguem teria um tuto ou texto explicando melhor como funciona isso?

Grato.

Participante

cara mas nao tem misterio nenhum , nem tecnica diferente do que se faz no dia a dia .. ele so liga os pontos nas retas ..a diferença é que as retas nao estão no mesmo plano, nivel e tal .. mas é so isso .. ligar os pontos

Participante

É. Ele usa muito o processo de subdividir manualmente, ligando os vértices e traçando as diagonais. Mas ele usa também um plugin em alguns momentos, e me parece ser o Simple Loft, que postaram aqui há pouco tempo. Pode reparar, que em alguns momentos ele seleciona uma aresta superior, uma aresta inferior, aparece uma caixa de diálogo e a superfície é desenhada automaticamente.

Com quase toda certeza, ele usou o Simple Loft, com 1 segmento.

Valeu!

Participante

Na verdade, vi o vídeo de novo e confesso que o plugin não é esse, apesar dele também servir para o caso. A primeira vez q assisti, pensei se tratar do SoapSkin and Bubble, mas a caixa de diálogo era diferente.

Lendo os comentários no YouTube, alguém pergunta: “how do you auto-fill between lines?”. Ele responde: “auto-fill…skin plugin”. Em seguida, ele fala para ver no site dele.

Ou seja, ele usa um plugin chamado Skin, que está na base de dados do Sketchucation, conforme pude conferir.

http://www.sketchucation.com/extensions-index/?row=253

É só digitar Skin que ele lista uma 1/2 dúzia de plugins. Não sei qual exatamente é o que ele usa, mas enfim, já tá aí a dica.

Valeu!

Participante

Eu não assisti o vídeo pois aqui no trabalho é bloqueado, mas eu também utilizo este plugin, e recomendo, pois é muito bom, basta selecionar as linhas e clicar em um botão e ele fecha os polígonos automaticamente, e ainda pergunta se era da forma que você desejava, Se você “dizer” não, ele tentar fechar os polígonos de uma forma diferente.

eu baixei aqui:

http://www.crai.archi.fr/RubyLibraryDepot/Ruby/em_geo_page.htm

Existem 3 versões nesse site, skin, skin22, e skin23, particularmente eu uso a skin, nunca tive nenhum problema com bug nem nada, mas também nunca testei as outras.

Abraço.

Participante

ah sim sim .. é tipo um make faces , ou soap e etc .. mas é que or apaz tava perguntando de tecnica e que ele nao consegue fazer .. o que disse é que a tecnica em si nao é bicho de 7 cabeças …. reparei nessa hora que vc fala do plugin e tal .. mas da para fazer manualmente tranquilo tb , , so gasta um pouco mais de tempo !!!!

Mas vou dar uma conferida nele … quero ver se ele é mais util que o do homer simpson 😀

Participante

em grandes superfícies, ele realmente é bom.
      Mas o do homer simpson eu não dispenso por nada, esse é essencial. hahahah

Participante

Muitos dias depois…
      .
      Obrigado pela atenção e respostas.
      Embora a técnica não seja “alienígena”, confesso que não consegui fechar as superfícies. Ou melhor, ora consigo ora não. Utilizo o skin mas às vezes, na superfície que tentei fazer, nem com ele eu consegui.
      Mas tá tudo bem. Depois de ralar bastante, e tentar várias técnicas diferentes, consegui fazer o que eu queria. Não ficou “profissional” mas serviu pro meu propósito.
      .
      Obrigado a todos pela ajuda.

Participante

Lembre-se de esconder as linhas utilisando “ctrl+E” geralmente dá um aspecto melhor.

Participante

O jeito mais fácil de fazer isso é criar sempre triângulos. Não importa a posição dos três vértices do triângulo, eles sempre vão fazer um plano. Depois você consegue mover e girar as linhas de seu modelo em qualquer direção sem que o plano suma.

Visualizando 9 respostas da discussão

Você deve fazer login para responder a este tópico.

© 2020 - SketchUp Brasil, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Angelo Rocha, criação de sites, temas e plugins para WordPress.